Sebrae lança programa para internacionalizar pequenas empresas

Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas vai atuar para fortalecer a presença das micro e pequenas empresas no mercado externo; lançamento será nesta quarta-feira (1º) em Brasília.
O Sebrae lança nesta quarta-feira (1º), às 12 horas, em Brasília, o Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas. A proposta é apoiar a manutenção desse segmento empresarial no mercado externo. O programa terá ainda ações para fortalecer as empresas no mercado doméstico, cada vez mais competitivo em função da globalização econômica.

O lançamento será na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), na 902 Sul. Participam o diretor-presidente do Sebrae, Paulo Okamotto; os diretores da Instituição, Luiz Carlos Barboza (Técnico) e Carlos Alberto dos Santos (Administração e Finanças); o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Welber Barral; o diretor de Comércio Exterior do Banco do Brasil, Nilo Panazollo; e o diretor de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira.

A meta do Sebrae é capacitar 4 mil empresas de todo o País para atuar no comércio exterior nos próximos dois anos. Parte desse público será identificado pelo Sebrae e Apex-Brasil. Entre as ações estão consultorias, cursos e autodiagnóstico feito por meio do site www.internacionalização.sebrae.com.br, que estará disponível a partir do dia 1º de outubro.

O Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas está alinhado à Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada em maio deste ano pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Uma das quatro grandes metas dessa política é incrementar a participação das micro e pequenas empresas no comércio internacional.

O programa tem a parceria do Banco do Brasil, Apex-Brasil, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e MDIC.

Exportar x Internacionalizar

É importante ressaltar que existe uma diferença entre o conceito de exportar e o de internacionalizar. Uma empresa pode ter uma ação pontual de exportação, ou seja, fazer apenas uma venda para fora do País, e não ter capacidade suficiente para se manter no mercado externo por fatores como baixa capacidade de produção, qualidade ou promoção. Já a empresa que passa por um processo de internacionalização adquire condições para entrar e permanecer no mercado exterior.

Serviço:
Assessoria de Imprensa: Beatriz Borges (8111-6924) ou Alessandro Soares (9977-9529) ou 3348-7138

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *