Prefeitura realiza concorrência pública para empresa de limpeza pública
Prefeitura de Ilhéus fecha o cerco contra crise no Aeroporto de Ilhéus
Odontomóvel encerra programação de atendimentos deste mês na zona sul
Ilhéus participa da 4ª Parada Gay neste domingo
Novenário de Nossa Senhora Aparecida começa do dia 3
Ilhéus é pioneira em biofungicida que combate a vassoura-de-bruxa
Prefeitura reforma cemitério do Banco da Vitória
Prefeitura realiza concorrência pública para empresa de limpeza pública
A prefeitura de Ilhéus realizou na manhã desta sexta-feira, dia 25, a seção da abertura das propostas de preço da concorrência pública 001/ 2008, cujo objeto é a contração de uma empresa especializada na área da engenharia sanitária para execução dos serviços de conservação e manutenção da limpeza de vias e logradouros públicos na área urbana do Município de Ilhéus.
Na seção foram abertos os envelopes das empresas Qualix Serviços Ambientais Ltda. e a Construtora Marquise S.A. De acordo com Presidente da comissão de Licitação Silvan S. Oliveira o próximo passo será o envio das propostas ao setor responsável para análise das propostas e posterior divulgação do resultado da concorrência.
Prefeitura de Ilhéus fecha o cerco contra crise no Aeroporto de Ilhéus
O município de Ilhéus ajuizou esta semana uma ação civil pública na justiça federal da cidade contra a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), referente à restrição de operações feitas por instrumentos no Aeroporto Jorge Amado. Segundo informações da Procuradoria Jurídica do Município, mesmo tendo sido notificado para que cumprisse a referida ordem judicial, a ANAC e a Infraero se negaram a cumpri-la sem emitir qualquer justificativa plausível. “Desta forma, esses dois órgãos estão desrespeitando a ordem judicial proferida pelo juiz federal Pedro Alberto Holliday”, afirmou um dos advogados.
Ainda de acordo com informações da Procuradoria Jurídica, ao tomar conhecimento da situação, o município de Ilhéus adotou as providências cabíveis, informando a grave ofensa ao estado de direito democrático e à autonomia e independência do poder judiciário, determinada pela Constituição Federal de 1988. O município aguarda, agora, a ação do juiz para que dê efetividade à ordem judicial, inclusive sob pena de que a ANAC e a Infraero tenham que pagar multa de R$ 5 mil reais, por cada dia em que a ordem for descumprida. “O pedido já se encontra na mesa do juiz para despacho. Esperamos em breve a decisão para que seja restabelecida a tanto as operações por instrumentos como os vôos noturnos”, salientou.
Atual situação do Aeroporto Jorge Amado – O aeroporto Jorge Amado vem sendo prejudicado desde o início da crise área no país, em 2006. Há cerca de um ano, foram impostas restrições de pouso, passando de oito vôos diários para cinco, além da redução de 110 metros da pista, não permitindo o tráfego de aeronaves do tipo A-320. Por último, a ANAC decidiu suspender a orientação de vôo por instrumentos e os vôos noturnos.
Por ano, passam pelo Aeroporto mais de 450 mil pessoas e mais 80 cidades da Bahia utilizam seus serviços. Considerado um importante vetor de desenvolvimento regional, a falta de normalidade dos serviços prestados por esse equipamento vem causando diversos transtornos para a economia, principalmente para os setores do turismo e informática.
Odontomóvel encerra programação de atendimentos deste mês na zona sul
Para encerrar o cronograma de atendimentos do mês de setembro, a Unidade Móvel Odontológica – Odontomóvel – realiza visita aos moradores da zona sul de Ilhéus. Na próxima segunda, dia 29, o serviço móvel atende aos moradores do bairro Ilhéus, já na terça-feira, dia 30, o Odontomóvel presta atendimento às crianças e adolescentes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. Na última quinta-feira, dia 25, foi a vez da comunidade do bairro Novo Ilhéus receber a visita da Unidade.
Os atendimentos são realizados das 8 às 17h, período em que a equipe, formada por cirurgião dentista e auxiliares, realiza tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo, além de suporte às famílias atendidas pelo programa Bolsa Família.
De acordo com técnicos da Prefeitura Municipal responsáveis pelo Odontomóvel, a programação de atendimentos do mês de outubro, deve, novamente, contemplar os bairros mais afastados do centro da cidade, e principalmente as localidades da zona rural. Maiores informações sobre o calendário de atendimento odontológico mensal podem ser obtidas por meio do telefone (73) 3234-3712.
Ilhéus participa da 4ª Parada Gay neste domingo
Considerado o maior evento gay do sul da Bahia, a 4ª Parada da Diversidade Gay de Ilhéus deve levar centenas de pessoas à Avenida Soares Lopes neste domingo, dia 28. Assim como nas outras edições, o evento contará com a animação de DJ’s, trios elétricos, performances de go go-boys, go go-girls, transformistas e shows musicais. Durante o evento, a Prefeitura de Ilhéus através da equipe da Coordenação Municipal de DST/ AIDS estará realizando a distribuição de preservativos e material informativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e medidas de prevenção.
A concentração da Caminhada do Orgulho GLBT e Diversidade acontece a partir das 14 horas em frente à Praça Castro Alves, de onde segue em direção ao Centro de Convenções retornando para a Praça. Logo após, é a vez do show da cantora Márcia Alencar animar o público. De acordo com a organização, o evento, que já integra o calendário turístico da cidade, deve reforçar, mais uma vez, “o respeito pela diversidade, através de mensagens contra a homofobia e o preconceito”, afirmou.
Ainda como parte da programação voltada para a diversidade sexual, o Teatro Municipal de Ilhéus sediou nesta sexta-feira, dia 26, a 1ª Mostra de Cultura, Educação Sexual e Cinema GLBT de Ilhéus, onde foram exibidos vídeos, filmes, além da apresentação de artistas locais e grupos de dança. Durante o evento foram realizadas coletas para exames de HIV e sífilis, aconselhamentos, distribuição de preservativos masculinos e material informativo. Ainda na sexta-feira, foi realizado a 2ª Parada Mix, no restaurante Red Grill, na Avenida Lomanto Junior, no Pontal.
O evento é realizado numa parceria entre o Grupo Eros, Coordenação Municipal DST/AIDS, Sistema Único de Saúde – SUS, Ministério de Saúde, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO e o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Teatro Municipal de Ilhéus, Jornal Tabu, Grupo Gay de Canavieiras e Região e Grupo Gay da Bahia.
Novenário de Nossa Senhora Aparecida começa do dia 3
A comunidade do Malhado começa a festejar sua santa-padroeira, Nossa Senhora Aparecida, no dia 3 de outubro, com a abertura do novenário que traz o tema “Com Maria, discípula missionária, escolhemos a vida”. O inicio dos louvores à santa contará com a participação do bispo-diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli. Ele Também estará presente aos festejos do dia 12 de outubro. A festa deverá reunir centenas de devotos de Ilhéus e de paróquias de cidades vizinhas. Prefeitura, Câmara de Vereadores e empresas privadas se integram às comemorações pelo dia da santa-padroeira do Brasil e da Paróquia do Malhado.
Para 12 de outubro está prevista alvorada, com queima de fogos de artifício. Acontecerá às 5 horas da manhã e uma hora depois haverá o oficio de Nossa Senhora. Por volta das 9h30min, os devotos poderão acompanhar missa solene. Às 11h30min, a carreata que sairá da porta da Igreja da santa vai percorrer ruas do Malhado, zona norte, e outros bairros e centro da cidade. A santa segue em cima do carro do Corpo de Bombeiros, que será acompanhado por dezenas de veículos. A consagração a Nossa Senhora Aparecida será realizada às 15 horas. Às16 horas, vai haver procissão e benção do Santíssimo Sacramento.
A primeira noite do novenário em louvor a santa-padroeira do Malhado terá como sub-tema “Maria, felizes são os pobres, porque deles é o reino dos céus”. Até o dia 11 de outubro, quando será encerrado o novenário serão desenvolvidos os sub-temas “Mãe Aparecida, ajudai-nos a amar o próximo, nosso irmão!”; “Mãe Aparecida, ajudai-nos a amar e respeitar o nome do Senhor!”; “Mãe Aparecida, ajudai-nos amar a vida de seu principio a seu declínio!”; “Mãe Aparecida, ajudai-nos a promover a cultura da vida!” e “Mãe Aparecida ajudai-nos a viver a fidelidade ao amor!”.
Além destes temas os devotos da santa poderão acompanhar o desenvolvimento do novenário através de outros sub-temas, a exemplo de “Mãe Aparecida, ajudai-nos a praticar o direito e a justiça!”; “Mãe Aparecida, ajudai-nos a proclamar a verdade!” e “Mãe aparecida, queremos ser uma igreja!”.
Ilhéus é pioneira em biofungicida que combate a vassoura-de-bruxa
Ilhéus é a cidade pioneira ao desenvolver um biofunficida que combate a multiplicação da vassoura-de-bruxa na lavoura cacaueira. Na última quinta-feira (25), o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) licenciou o uso do produto Tricovab (Tricoderma stromaticum), produzido pela Ceplac local. Esta é uma das últimas etapas do processo de regularização e registro junto ao Ministério da Agricultura.
De acordo com o presidente do Condema, Antônio Fernando Ribeiro Silva, o licenciamento ambiental do biofungicida é um grande avanço para que, em breve, o produto possa ser comercializado. Após o registro no Ministério da Agricultura, Ilhéus será responsável pelo único produto natural que combate o fungo causador da vassoura-de-bruxa. “O Tricovab não cura a doença, mas ajuda no controle da proliferação”, explicou o presidente.
O Tricoderma stromaticum, que compõe o Tricovab, foi descoberto pela Ceplac há mais de 10 anos. Ele impede a multiplicação do Crinipellis perniciosa, que origina a vassoura-de-bruxa. Os pesquisadores conseguiram reproduzir o fungo antagônico milhões de vezes, podendo ser distribuído aos produtores de cacau. O biofungicida mata a praga de inanição, vencendo-a na disputa de alimento e espaço.
Prefeitura reforma cemitério do Banco da Vitória
A Prefeitura de Ilhéus fez obras de reforma no cemitério do Banco da Vitória, bairro localizado na zona oeste, a cinco quilômetros da sede do município. Os trabalhos fazem parte da estratégia da Secretaria de Serviços Urbanos, no sentido de preparar o espaço para o Dia de Finados, 2 de novembro. A medida se estenderá para as demais unidades localizadas na grane faixa territorial de Ilhéus e visa oferecer bem-estar para familiares e amigos que visitam sepulturas de entes queridos.
Para melhorar o aspecto do cemitério do Banco da Vitória e dotá-lo de estrutura para a realização de sepultamentos, foi preciso construir uma capela, muro, alvenaria de contenção e passarela para facilitar o acesso. O espaço recebeu nova pintura e sua entrada, melhoramentos. A construção do muro foi necessária para impedir o trânsito de animais no interior da unidade. Como não existia caixa para o depósito de ossos, a Prefeitura mandou instalar este tipo de recurso, como informou o gerente de Cemitérios, Marcos Clement.
As instalações do cemitério do Banco da Vitória se encontravam em péssimo estado de conservação, devido ao descaso por parte das administrações anteriores, Sensibilizado com as condições do espaço, a atual gestão municipal autorizou a reforma, que correspondeu às expectativas de moradores do bairro, principalmente aqueles que possuem entes queridos sepultados no local.
Outros – Os trabalhos de limpeza no Cemitério do Basílio, este situado no bairro do Malhado, zona norte da cidade, já terminaram e o espaço está passando por processo de pintura em sua capela. Até o Dia de Finados, quando os cemitérios recebem mais visitantes, a Secretaria de Serviços Urbanos se empenhará para deixá-los em condições de oferecer comodidade aos visitantes.
Trabalhos de limpeza são feitos normalmente nas unidades da Vitória e Barreira, ambas localizadas no perímetro urbano. A gerência de Cemitérios do município informou que a unidade do Salobrinho se encontra em boas condições de receber visitantes, mas antes do Dia de Finadas passará por serviços de limpeza e pintura. Outras unidades da zona rural terão este mesmo tipo de tratamento por parte da administração municipal.