Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura constrói escadaria para beneficiar comunidade do Nerival

Prefeitura aposta na recuperação de áreas

Prefeitura quita folha salarial dos servidores efetivos

Fascinarte participa da Semana do Idoso no Abrigo São Vicente

Ilhéus conclui ações educativas da Semana Nacional do Trânsito

Prefeitura constrói escadaria para beneficiar comunidade do Nerival

A Prefeitura de Ilhéus investe em obras de infra-estrutura no alto Nerival com o objetivo de melhorar o acesso dos moradores à localidade do bairro da Barra, zona norte da cidade. Os trabalhos são partes do projeto de urbanização das áreas íngremes de Ilhéus e a proposta é facilitar a vida de quem reside em comunidades carentes de serviços essenciais. A construção de uma escadaria no acesso que leva à torre do Nerival, atende a uma antiga reivindicação dos moradores e visa melhorar as condições de moradia da comunidade.

A construção integra o elenco de obras realizadas pela Prefeitura na comunidade e vai beneficiar centenas de famílias. Como as demais escadarias construídas pela atual administração municipal, a do alto Nerival também será dotada de corrimão, isso para oferecer mais segurança às pessoas idosas e às crianças. O novo acesso receberá postes com lâmpadas para que os moradores transitem com mais tranqüilidade à noite, uma vez que a iluminação inibe a ação de marginais.

As obras são coordenadas pelas Secretarias de Engenharia e Obras e de Serviços Urbanos de Ilhéus. Os trabalhos são tocados com recursos do próprio município, para garantir mais qualidade de vida às famílias que residem em locais sem infra-estrutura necessária ao convívio humano.

O novo acesso contará com contenção de encostas, medida adotada pela Prefeitura para evitar que a erosão destrua o trabalho. São mais de 100 metros lineares de escadaria. É construída com a proposta de transformar a realidade de centenas de famílias que habitam nas duas partes do morro, conhecido ainda como Cuscuz.

Na localidade, os trabalhos não se limitam à construção da escadaria. Além disso, outros recursos estão sendo utilizados pelas duas pastas da administração municipal, para oferecer qualidade de vida à comunidade. Em outro acesso, a prefeitura está adotando recomposição de paralelos, no sentido de recuperar uma via.

Outras partes elevadas da cidade recebem o mesmo tratamento por parte da administração municipal. O alto Boa Vista, conhecido como Pacheco, é uma delas. Esta localidade está sendo beneficiada com drenagem pluvial e pavimentação a paralelos, na ladeira que dá acesso para avenida Petrobras. Mambape, Luiz Gama, Gamboa, Coqueiro e Esperança são algumas das localidades que a Prefeitura está levando serviços de Infra-estrutura urbana.

Prefeitura aposta na recuperação de áreas

A Prefeitura de Ilhéus aposta na recuperação de espaços urbanos para humanizar a cidade e criar condições de disponibilizar áreas voltadas ao lazer da população e ao tráfego de veículos e pedestres. As ruas Clemente Mariano e Ipanema, ambas no bairro do Malhado, zona norte, fazem parte desta iniciativa coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos do município. Uma das propostas do projeto visa devolver a área totalmente urbanizada à comunidade, impedir o mato e evitar a infestação dos animas peçonhentos e insetos que ameaçam a saúde pública.

Neste primeiro momento dos trabalhos no local, além do início da limpeza da área que fica em um dos lados do canal do Malhado, a iniciativa consta ainda da retirada do mato da cavidade entre a Clemente Mariano e a Ipanema. Este tipo de procedimento destina-se impedir a possível obstrução das águas do canal pelo acúmulo de terra, no fosso que despeja na estação auxiliar de tratamento da Embasa e na praia, esta em dias de chuvas.

As máquinas já começaram a atuar na parte da rua Clemente Mariano e em seguida irão para a Ipanema.Técnicos lotados na Secretária de Serviços Urbanos da Prefeitura informaram que está sendo retirado grande número de caçambas de entulho e outros detritos. A iniciativa da Prefeitura corresponde às expectativas das comunidades dos dois logradouros e de outros próximos, isso no sentido de solucionar alguns problemas causados pelo abandono da área pelos gestores passados.

Depois que for feita à limpeza de toda área e do canal do Malhado, a Prefeitura vai utilizar o espaço que fica atrás das escolas Odete Salma e Estadual Estado do Ceará como área de lazer e entretenimento, em dias de domingo. Neste local, a Prefeitura vai abrir rua e pavimentá-la, além de construir calçada em toda extensão.

Com este tipo de projeto, a Prefeitura está dando uma nova face para Ilhéus. Outras áreas receberam o mesmo tratamento e agora são bastante procuradas pela população, a exemplo das praias do Malhado e do Cristo. Bem mais limpas, elas passaram a ser mais freqüentadas. Alguns espaços estão sendo aproveitados para a pratica esportiva, o que reduz a incidência de jovens no mundo da droga.

Prefeitura quita folha salarial dos servidores efetivos

Todos os servidores efetivos da Prefeitura Municipal de Ilhéus receberam hoje, dia 25, o pagamento salarial referente ao mês de setembro. A informação é da Secretaria de Finanças, que também salientou que todos os servidores lotados na Secretaria de Educação receberam seus respectivos salários na última terça-feira (23), enquanto que os ocupantes de cargos comissionados serão atendidos na próxima terça-feira, dia 30.

Desde que assumiu o governo, em setembro do ano passado, a nova administração municipal vem pagando a folha salarial religiosamente dentro do próprio mês trabalhado, possibilitando desta forma que todos os servidores possam agendar seus compromissos financeiros. Adianta a Secretaria de Finanças que em outubro, além do salário, o servidor receberá 20% do décimo-terceiro; mais 30% em novembro, e mais 50% restante em dezembro.

Fascinarte participa da Semana do Idoso no Abrigo São Vicente

Integrantes do Projeto Fascinarte participam nesta sexta-feira, dia 26, de diversas atividades alusivas ao encerramento da Semana do Idoso, que acontece a partir das 16h30min no Abrigo São Vicente de Paulo. Promovido pela Fundação Cultural de Ilhéus, o projeto é gerenciado pela Fundação Cultural de Ilhéus – Fundaci e tem como objetivo socializar e elevar a auto-estima e bem estar de pessoas com idade acima de 50 anos.

Durante o evento, o grupo fará uma apresentação de dança dos anos 60. Na última quinta-feira, dia 25, o grupo apresentou mesma coreografia para público da Praça da Urbis, zona sul da cidade. De acordo com informações da Fundação Cultural, o Projeto conta atualmente com a participação efetiva de 27 integrantes e vem sendo coordenado pela professora Flávia Weschenfelder. “Além dos integrantes que participam ativamente, o projeto também recebe a participação freqüente de muitas pessoas que integram grupos da melhor idade”.

Desde que foi criado, em abril deste ano, o grupo tem realizado diversas participações em eventos da Fundação Cultural, tanto na cidade, como em municípios circunvizinhos. Danças regionais da Bahia, danças marroquinas, country e anos 60 são algumas das especialidades do grupo, formado em sua maioria, por mulheres.

Todas as quintas-feiras, o Projeto Fascinarte desenvolve todas as quintas-feiras, gratuitamente, aulas de ioga, incluindo relaxamento e alongamento, canto-coral (Madrigal Fascinarte) e dramatização. As aulas são realizadas sempre a partir das 14 horas no Teatro Municipal de Ilhéus e também contam com a participação de filhos e netos dos integrantes.

Ilhéus conclui ações educativas da Semana Nacional do Trânsito

Iniciada em Ilhéus na segunda-feira (22), a Semana Nacional do Trânsito chega ao fim. Após várias atividades educativas em torno do tema “A Criança no Trânsito”, o evento promoveu as últimas ações na tarde desta quinta-feira (25), com a simulação de um acidente. As ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrans), CIRETRAN, Polícia Militar, Centros de Formação de Condutores, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Clínicas de Trânsito.

A Semana Nacional do Trânsito foi marcada por palestras em escolas, stands, blitzen educativas e simulações de salvamentos. O objetivo do evento foi conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre as medidas de segurança para as crianças, além de ensinar os pequenos sobre como se portar no trânsito.

Após a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito, que aconteceu após um café da manhã oferecido no Hotel Barravento, foram iniciadas as atividades nos stands instalados na Rua Jorge Amado. No local, profissionais da Setrans, CIRETRAN e Corpo de Bombeiros ficaram à disposição da comunidade para dar orientações e distribuíram material informativo. Crianças e adolescentes que passavam pelo local também puderam participar de atividades recreativas, como pintura e distribuição de esculturas em balões, além de brincar na cama elástica. Alguns equipamentos utilizados no socorro das vítimas de acidentes de trânsito também ficaram expostos

Durante a Semana Nacional do Trânsito, houve ainda blitzen educativas realizadas pela Polícia Militar, Setrans e CIRETRAN. Abordando motoristas, ciclistas e motociclistas, os profissionais davam orientações sobre as normas do trânsito e quais equipamentos de segurança devem ser utilizados, enfocando a proteção das crianças. Com a Lei Seca em vigor há três meses, também foram utilizados bafômetros. “Caso fosse encontrada qualquer irregularidade, os condutores eram multados”, informou o gerente de educação para o trânsito da Setrans, Maurício Rocha.

Com o intuito de atingir o público que compõe o tema central da Semana Nacional do Trânsito, foram palestras nas escolas públicas e privadas de Ilhéus. Entre as orientações passadas às crianças estavam a atenção ao atravessar as ruas, a importância da utilização da faixa de pedestres e do cinto de segurança. Também foram enfocados o respeito à sinalização e como andar de bicicleta respeitando as leis de trânsito e sem riscos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *