Prefeitura Municipal de Ilhéus

Estudantes da rede municipal recebem atendimento odontológico nas escolas

Coordenação de DST/AIDS de Ilhéus apóia eventos sobre diversidade sexual

Prefeitura inicia instalação de novos abrigos de ônibus

Empresários participam da segunda rodada de negócios do Fam Tour

Projeto social de surfistas visa limpeza de praias em Ilhéus


Estudantes da rede municipal recebem atendimento odontológico nas escolas

Alunos de nove escolas e creches da rede municipal estão sendo beneficiados pelo Programa Piloto de Prevenção Bucal, que oferece atendimento odontológico nas próprias unidades de ensino. O serviço oferecido pela Coordenação de Saúde Bucal foi iniciado no dia nove deste mês e, até outubro, deverá atender mais de 20 mil crianças com idade entre cinco e 12 anos.

Os atendimentos do Programa Piloto de Prevenção Bucal são realizados em um veículo adaptado com consultório portátil. Nele são realizados diversos procedimentos, como limpeza, aplicação de flúor e cariostático (produto que impede a progressão da cárie), além de obturação feita com um cimento à base de ionômero de vidro, utilizado para pequenas cavidades. “Os casos mais complexos, são encaminhados ao Centro de Referência Odontopediátrico, no Lions Clube Pontal”, disse o coordenador, Carlos Ocké.

A equipe do novo serviço da Coordenação de Saúde Bucal é prestado por dois cirurgiões-dentistas e um auxiliar de dentista, supervisionados por um odontólogo sanitarista. Além de prestarem os atendimentos, os profissionais também realizam um trabalho educativo focado na prevenção, como a escovação supervisionada após a merenda. Aprendendo como cuidar dos dentes e gengivas, os alunos ficam protegidos de várias doenças.

Outra ação realizada pela equipe do Programa Piloto de Prevenção Bucal é o levantamento epidemiológico, que é uma pesquisa para saber quais são os problemas bucais mais comuns. De acordo com a dentista Kélvia Zanon, na creche Fé e Alegria, que foi o primeiro estabelecimento de ensino visitado, 90% dos alunos nunca havia recebido atendimento odontológico. “Com o consultório portátil, estamos dando uma oportunidade para que as crianças possam ser tratadas, evitando problemas mais graves, e prevenindo doenças futuras, comuns aos adultos”, declarou a dentista.

Coordenação de DST/AIDS de Ilhéus apóia eventos sobre diversidade sexual

A Coordenação Municipal de DST/ AIDS de Ilhéus está apoiando os eventos sobre a diversidade sexual que irão acontecer neste final de semana. Em parceria com o grupo Eros, o órgão dará suporte à 1º Mostra de Cultura, Educação Sexual e Cinema GLBT e a 2ª Parada Mix, que serão realizadas na sexta-feira (26), e também a IV Parada Gay da Diversidade, no domingo (28).

De acordo com a coordenadora do DST/AIDS de Ilhéus, Kátia França, além de enfatizarem a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, os eventos visam o combate à discriminação e a garantia dos direitos humanos. “Todos têm o direito de ter sua opção sexual respeitada e também de ter acesso à informação e às medidas que garantem o sexo seguro”, complementou.

Durante a 1º Mostra de Cultura, Educação Sexual e Cinema GLBT de Ilhéus, que acontecerá no Teatro Municipal, a equipe da Coordenação Municipal estará em frente ao espaço cultural. Das 10 às 18 horas, serão realizadas coletas para exames de HIV e sífilis, aconselhamentos, distribuição de preservativos masculinos e material informativo. E, no mesmo dia, às 22 horas, acontecerá a 2ª Parada Mix, no restaurante Red Grill, na Avenida Lomanto Junior, no Pontal.

O ponto alto das atividades alusivas à diversidade sexual será no domingo, quando acontecerá a IV Parada Gay da Diversidade de Ilhéus. O evento acontecerá a partir das 14 horas, na Avenida Soares Lopes. Estão previstos trios elétricos, DJ’s e performances de gogo-boys e gogo-girls. Ainda será montado um palco onde haverá um show da cantora Márcia Alencar. A equipe da Coordenação Municipal de DST/ AIDS também estará presente no evento, realizando a distribuição de preservativos e informando o público sobre o que são as doenças sexualmente transmissíveis e como se prevenir.

Além da presença dos técnicos nos eventos e o oferecimento de serviços, a Coordenação Municipal de DST/ AIDS de Ilhéus também forneceu camisetas para as iniciativas. “Ao invés de doarmos, os interessados em adquirir o produto doaram dois quilos de alimento não perecíveis para pacientes com HIV que vivem em situação de extrema pobreza”, explicou a coordenadora, Kátia França.

Prefeitura inicia instalação de novos abrigos de ônibus

Os usuários do transporte coletivo em Ilhéus estão sendo beneficiados a partir desta semana com a instalação de 52 novos abrigos de ônibus. De ontem (23) até o próximo sábado (27), a Secretaria de Transporte e Trânsito (Setrans) irá concluir a instalação de oito abrigos, tendo iniciado os trabalhos na avenida Lomanto Júnior, no bairro do Pontal, que ganhou quatro equipamentos, e em frente ao Hospital Geral Luís Viana Filho, na avenida Brasil, que recebeu um novo abrigo.

Segundo a Setrans, os trabalhos serão reiniciados com a instalação de mais sete novos abrigos de ônibus, desta vez destinados a atender os usuários do transporte coletivo na avenida Itabuna e no Parque Infantil, bairro do Malhado. Posteriormente, outras localidades serão atendidas dentro de um cronograma previamente elaborado pela secretaria para beneficiar não só a zona central da cidade como também os bairros que se encontram carentes deste equipamento.

Ainda como melhorias na área do transporte urbano, a Setrans continua investindo na realização da pintura de sinalização horizontal nas ruas e avenidas do centro da cidade, e o próximo passo será investir na eficientização semafórica, o que resultará em maior segurança para motoristas e pedestres.

Empresários participam da segunda rodada de negócios do Fam Tour

Nesta quinta-feira, dia 25, empresários do ramo hoteleiro de Ilhéus e de Canavieiras participam da segunda rodada de negócios do Fam tour – evento promovido pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) com o objetivo de familiarizar os operadores estrangeiros aos destinos e produtos mais visitados e procurados no país. O evento conta com a participação de representantes de operadoras e de agências de turismo, jornalistas e empresários da Argentina, Uruguai, Chile, entre outros países da América do Sul, que estão visitando a Costa do Cacau.

Na Bahia, somente a chapada Diamantina, Salvador e a Costa do Cacau estão entre os locais escolhidos para sediar o Fam Tour. Em Ilhéus, a primeira rodada do evento aconteceu na última quinta-feira, dia 18, no Hotel La Doce Vita. Durante cada rodada, os participantes de cada cidade se apresentam e um vídeo promocional das cidades que fazem parte da visita também é exibido como forma de reforçar as belezas e peculiaridades de cada local visitado.

Os Fam Tours fazem parte do programa Caravanas do Brasil, da Embratur, que visita alguns roteiros mais procurados pelos turistas no Brasil. Lugares como a Amazônia, Chapada Diamantina, Costa do Cacau, Chapada Diamantina, Fernando de Noronha e Florianópolis fazem parte do roteiro do programa. Em Ilhéus, a terceira e última rodada do Fam Tour acontece no dia 02 do próximo mês. O evento conta com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e da Associação de Turismo de Ilhéus – Atil.

Projeto social de surfistas visa limpeza de praias em Ilhéus

Cerca de 60 surfistas de Ilhéus estarão reunidos nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 8 da manhã para participar do mutirão de limpeza de um trecho de praia do litoral sul, promovido pelo Projeto Social Madureira Surf. A iniciativa, alusiva ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, comemorado no último dia 20 e pela chegada da primavera, acontece entre os km 0 e 4 da rodovia Ilhéus – Olivença.

O mutirão faz parte das ações do “Praia Limpo, Surf Limpo” – movimento lançado pelos surfistas que integram o projeto como forma de chamar a atenção da população para a necessidade de manter as praias limpas. De acordo com a organização do projeto, a iniciativa também serve para estimular a preservação e conservação do meio ambiente entre os surfistas mais jovens. “Dessa forma, eles poderão dar continuidade ao projeto, assegurando uma praia mais limpa e agradável à todos”.

Após o mutirão, os surfistas participam, no mesmo local, de palestra com o professor de biologia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Emerson Lucena, e ainda de campeonatos de surf e bodyboard. O mutirão, que ainda de acordo com a organização deve ser implantado também em outros trechos de praia da cidade, recebe apoio da Prefeitura Municipal, Centro de Recursos Ambientais – CRA e de lojistas do centro e da zona sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *