Prefeitura Municipal de Ilhéus

Comunidade católica de Ilhéus homenageia Santa Teresinha

Semana do Idoso de Ilhéus começa com várias atividades

Ilhéus inicia ações educativas da Semana Nacional do Trânsito

Prefeitura reconstrói a escola do alto do Basílio

Comunidade católica de Ilhéus homenageia Santa Teresinha

A comunidade católica de Ilhéus vem realizando festa desde ontem (22) até o dia 1º de novembro para homenagear Santa Teresinha, a padroeira da avenida Esperança, sempre às 19 horas. Este ano, o tema central da décima-segunda festa é “O espírito nos envia em missão” e no ponto alto no encerramento estão previstas alvorada às 5 horas; missa da quarta-forte, às 9 horas; e missa-festiva, às 19 horas. A coordenação do evento é do padre José Alvino de Cristo.

De acordo com a programação, o tema dia hoje (23) é “Para avançar na construção de uma igreja inculturada”, tendo como responsável Associação Acalanto e grupo Passe Adiante, dirigida aos moradores daquela avenida, enquanto amanhã (24) o tema será “Para cantar com gratidão as misericórdias do Senhor”, voltado os visitantes, dizimistas, aposentados, comerciantes e estudantes.

Para a quinta-feira (25), o tema será “Para prosseguir na missão de profetismo social da igreja”, tendo como convidados motoristas, políticos e profissionais liberais. Na sexta-feira (26), o padre Cristo fará a homilia será “A exemplo de Maria, fazei tudo o que o filho vos disser” e os convidados serão o seminário de Ilhéus, professores e as paróquias de Santo Antonio da Barra, de Santa Rita e do alto da Conquista.

No sábado (27) o tema do dia será “Para que a igreja não corra o risco de morrer de asfixia ou inanição”. Os convidados são a comunidade de São Lucas, Luiz Gama, Nossa Senhora de Fátima, do alto do Basílio, adolescentes e jovens. No domingo (28) o tema será “A partir da ação de graças eucarística”, dirigida comunidade de Nossa Senhora da Conceição, escola Reino da Alegria e as crianças.

Para a segunda-feira (29) o tema será “Para recuperar as raízes espirituais e místicas do catolicismo”. Os convidados são a comunidade de São Paulo Apóstolo, da avenida Princesa Isabel e no dia do encerramento (30), o tema será “Testemunhos”. Os convidados são os enfermos, as pessoas que receberam graças e da área de saúde.

Semana do Idoso de Ilhéus começa com várias atividades

A Secretaria de Saúde de Ilhéus, através do Centro de Atenção ao Diabético, Hipertenso e Idoso (Cadhi), deu início às atividades da Semana do Idoso, na manhã desta terça-feira (23). A abertura ocorreu com uma caminhada, reunindo vários grupos e associações. O ponto final foi a praça em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, onde aconteceram apresentações de dança e poesias.

As atividades da Semana do Idoso seguem até quinta-feira (25), com palestras e atividades físicas. O tema deste ano é: Exercício Físico na terceira idade, uma questão de qualidade de vida. As ações contam com o apoio do Departamento de Ciências da Saúde da Uesc, Grupo De Bem com a Vida, Associação dos Pré-Idosos do Sul da Bahia, Grupo Renascer, Grupo Arco-Íris, além do Tiro de Guerra.

Na tarde desta quarta-feira (24), as atividades da Semana do Idoso serão realizadas no Auditório da Justiça Federal. A abertura será às 13 horas, com o professor Davi Barbosa, seguido do filósofo Lindomar Coutinho, que falará sobre “Alegria de Viver”. Após um breve intervalo, o pneumologista Fábio Goulart ministrará palestra sobre doenças respiratórias na terceira idade e seus meios de prevenção.

O último dia do evento (25) será marcado por uma caminhada, que sairá da praça em frente ao Teatro Municipal a partir das 7h30min. A chegada será na Cruzada do Bem pelo Bem. “Aproveitamos a comemoração do dia nacional do idoso, celebrado no sábado (27), para lembrar a todos da importância em se investir na qualidade de vidas das pessoas com mais de 60 anos, que são tão ativos quanto os mais jovens”, disse a coordenadora do Cadhi, Gisele Rocha.

Ilhéus inicia ações educativas da Semana Nacional do Trânsito

“A Criança no Trânsito” é o tema central da Semana Nacional do Trânsito deste ano. Em Ilhéus, as atividades foram abertas nessa segunda-feira (22) e seguem até quinta-feira (25). Com palestras em escolas, stands e blizes educativas, o objetivo do evento é conscientizar motoristas e pedestres sobre as medidas de segurança para as crianças. As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrans), CIRETRAN, Polícia Militar, Centros de Formação de Condutores, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Clínicas de Trânsito.

A abertura da Semana Nacional do Trânsito em Ilhéus aconteceu na manhã da segunda-feira, com um café da manhã oferecido às autoridades municipais, no Hotel Barravento. Na ocasião, foi abordada a Lei Seca, a importância da Semana Nacional do Trânsito e o tema deste ano. Os palestrantes foram o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, José Daniel de Jesus, a psicóloga, Rosângela Machado, o gerente de educação para o trânsito da Setrans, Maurício Rocha, e o coordenador da 13ª CIRETRAN, Capitão Washington Fonseca.

Após a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito, foram iniciadas as atividades nos stands instalados na Rua Jorge Amado. No local, profissionais da Setrans, CIRETRAN e Corpo de Bombeiros ficam à disposição da comunidade para tirar dúvidas sobre a legislação, além de distribuírem material informativo e exporem alguns equipamentos utilizados no ordenamento e fiscalização do trânsito.

A Semana Nacional do Trânsito ainda abrange blitzes educativas realizadas pela Polícia Militar, Setrans e CIRETRAN. As atividades abordam motoristas, ciclistas e motocilistas, orientando-os sobre como se portar adequadamente no trânsito e quais equipamentos de segurança devem ser utilizados, enfocando a proteção das crianças. Com a Lei Seca em vigor há três meses, também estão sendo utilizados bafômetros para medir a concentração de álcool nos organismos dos condutores.

As palestras nas escolas públicas e privadas de Ilhéus também integram as atividades da Semana Nacional do Trânsito. Entre as orientações passadas estão os cuidados ao atravessar as ruas, a importância da faixa de pedestres e do cinto de segurança, o respeito à sinalização, o uso correto da bicicleta e dos equipamentos de segurança.

Prefeitura reconstrói a escola do alto do Basílio

As obras de reconstrução do Centro Comunitário do Basílio entraram em fase de acabamento e os trabalhos deverão se concluídos dentro de uma semana, segundo informação de técnicos da Secretaria de Engenharia e Obras do município. Completamente abandonado pela administração anterior, o estabelecimento ficou sem condições de receber os alunos matriculados no ensino fundamental de 2ª a 4ª séries. Com a reconstrução, os estudantes transferidos para outros estabelecimentos da rede municipal retornarão as salas da unidade escolar e desfrutarão de dependências adequadas e confortáveis.

A atual administração encontrou o espaço destelhado e com as partes elétrica e hidráulica deterioradas. Localizado ao lado do Centro Médico do Basílio, as ruínas do estabelecimento escolar estavam servindo de depósito de lixo e entulhos, além de abrigo para marginais. A iniciativa da prefeitura permitiu à reconstrução de toda estrutura física, que passou por processos de intervenções nas seis salas de aula e a dos professores, depósito e cantina, sanitários masculinos e femininos, piso, pintura e reparos na parte externa do prédio.

As intervenções promovidas pela Prefeitura de Ilhéus no Centro Comunitário do Basílio compreendem, ainda, instalação de forro na cozinha e outras dependências, polimento do piso e colocação de antiderrapante. O espaço destinado à socialização também foi recuperado. A escola é construída numa área de 400 metros quadrados e vai proporcionar mais comodidade para os estudantes e tranqüilidade para suas famílias.

Outras obras estão sendo realizadas em escolas da rede municipal com o intuito de oferecer espaços apropriados ao ensino e ao aprendizado. O organograma da Secretaria de Obrai inclui um total de 52 escolas, sendo que, desse numero 36 já passaram por processos de intervenções nas partes elétricas e hidráulicas. Com as reformas, a Secretaria de Educação do município busca meios para permitir que o ensino se torne mais prazeroso para o educando e o educando.

As intervenções que estão sendo realizadas pela Prefeitura nos estabelecimento da rede municipal irão continuar enquanto houver necessidade de recuperar as salas que irão permitem o ensino infantil e fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *