Comunidade católica de Ilhéus homenageia Santa Teresinha
Semana do Idoso de Ilhéus começa com várias atividades
Ilhéus inicia ações educativas da Semana Nacional do Trânsito
Prefeitura reconstrói a escola do alto do Basílio
Comunidade católica de Ilhéus homenageia Santa Teresinha
A comunidade católica de Ilhéus vem realizando festa desde ontem (22) até o dia 1º de novembro para homenagear Santa Teresinha, a padroeira da avenida Esperança, sempre às 19 horas. Este ano, o tema central da décima-segunda festa é “O espírito nos envia em missão” e no ponto alto no encerramento estão previstas alvorada às 5 horas; missa da quarta-forte, às 9 horas; e missa-festiva, às 19 horas. A coordenação do evento é do padre José Alvino de Cristo.
De acordo com a programação, o tema dia hoje (23) é “Para avançar na construção de uma igreja inculturada”, tendo como responsável Associação Acalanto e grupo Passe Adiante, dirigida aos moradores daquela avenida, enquanto amanhã (24) o tema será “Para cantar com gratidão as misericórdias do Senhor”, voltado os visitantes, dizimistas, aposentados, comerciantes e estudantes.
Para a quinta-feira (25), o tema será “Para prosseguir na missão de profetismo social da igreja”, tendo como convidados motoristas, políticos e profissionais liberais. Na sexta-feira (26), o padre Cristo fará a homilia será “A exemplo de Maria, fazei tudo o que o filho vos disser” e os convidados serão o seminário de Ilhéus, professores e as paróquias de Santo Antonio da Barra, de Santa Rita e do alto da Conquista.
No sábado (27) o tema do dia será “Para que a igreja não corra o risco de morrer de asfixia ou inanição”. Os convidados são a comunidade de São Lucas, Luiz Gama, Nossa Senhora de Fátima, do alto do Basílio, adolescentes e jovens. No domingo (28) o tema será “A partir da ação de graças eucarística”, dirigida comunidade de Nossa Senhora da Conceição, escola Reino da Alegria e as crianças.
Para a segunda-feira (29) o tema será “Para recuperar as raízes espirituais e místicas do catolicismo”. Os convidados são a comunidade de São Paulo Apóstolo, da avenida Princesa Isabel e no dia do encerramento (30), o tema será “Testemunhos”. Os convidados são os enfermos, as pessoas que receberam graças e da área de saúde.
Semana do Idoso de Ilhéus começa com várias atividades
A Secretaria de Saúde de Ilhéus, através do Centro de Atenção ao Diabético, Hipertenso e Idoso (Cadhi), deu início às atividades da Semana do Idoso, na manhã desta terça-feira (23). A abertura ocorreu com uma caminhada, reunindo vários grupos e associações. O ponto final foi a praça em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, onde aconteceram apresentações de dança e poesias.
As atividades da Semana do Idoso seguem até quinta-feira (25), com palestras e atividades físicas. O tema deste ano é: Exercício Físico na terceira idade, uma questão de qualidade de vida. As ações contam com o apoio do Departamento de Ciências da Saúde da Uesc, Grupo De Bem com a Vida, Associação dos Pré-Idosos do Sul da Bahia, Grupo Renascer, Grupo Arco-Íris, além do Tiro de Guerra.
Na tarde desta quarta-feira (24), as atividades da Semana do Idoso serão realizadas no Auditório da Justiça Federal. A abertura será às 13 horas, com o professor Davi Barbosa, seguido do filósofo Lindomar Coutinho, que falará sobre “Alegria de Viver”. Após um breve intervalo, o pneumologista Fábio Goulart ministrará palestra sobre doenças respiratórias na terceira idade e seus meios de prevenção.
O último dia do evento (25) será marcado por uma caminhada, que sairá da praça em frente ao Teatro Municipal a partir das 7h30min. A chegada será na Cruzada do Bem pelo Bem. “Aproveitamos a comemoração do dia nacional do idoso, celebrado no sábado (27), para lembrar a todos da importância em se investir na qualidade de vidas das pessoas com mais de 60 anos, que são tão ativos quanto os mais jovens”, disse a coordenadora do Cadhi, Gisele Rocha.
Ilhéus inicia ações educativas da Semana Nacional do Trânsito
“A Criança no Trânsito” é o tema central da Semana Nacional do Trânsito deste ano. Em Ilhéus, as atividades foram abertas nessa segunda-feira (22) e seguem até quinta-feira (25). Com palestras em escolas, stands e blizes educativas, o objetivo do evento é conscientizar motoristas e pedestres sobre as medidas de segurança para as crianças. As ações são realizadas pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrans), CIRETRAN, Polícia Militar, Centros de Formação de Condutores, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Clínicas de Trânsito.
A abertura da Semana Nacional do Trânsito em Ilhéus aconteceu na manhã da segunda-feira, com um café da manhã oferecido às autoridades municipais, no Hotel Barravento. Na ocasião, foi abordada a Lei Seca, a importância da Semana Nacional do Trânsito e o tema deste ano. Os palestrantes foram o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, José Daniel de Jesus, a psicóloga, Rosângela Machado, o gerente de educação para o trânsito da Setrans, Maurício Rocha, e o coordenador da 13ª CIRETRAN, Capitão Washington Fonseca.
Após a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito, foram iniciadas as atividades nos stands instalados na Rua Jorge Amado. No local, profissionais da Setrans, CIRETRAN e Corpo de Bombeiros ficam à disposição da comunidade para tirar dúvidas sobre a legislação, além de distribuírem material informativo e exporem alguns equipamentos utilizados no ordenamento e fiscalização do trânsito.
A Semana Nacional do Trânsito ainda abrange blitzes educativas realizadas pela Polícia Militar, Setrans e CIRETRAN. As atividades abordam motoristas, ciclistas e motocilistas, orientando-os sobre como se portar adequadamente no trânsito e quais equipamentos de segurança devem ser utilizados, enfocando a proteção das crianças. Com a Lei Seca em vigor há três meses, também estão sendo utilizados bafômetros para medir a concentração de álcool nos organismos dos condutores.
As palestras nas escolas públicas e privadas de Ilhéus também integram as atividades da Semana Nacional do Trânsito. Entre as orientações passadas estão os cuidados ao atravessar as ruas, a importância da faixa de pedestres e do cinto de segurança, o respeito à sinalização, o uso correto da bicicleta e dos equipamentos de segurança.
Prefeitura reconstrói a escola do alto do Basílio
As obras de reconstrução do Centro Comunitário do Basílio entraram em fase de acabamento e os trabalhos deverão se concluídos dentro de uma semana, segundo informação de técnicos da Secretaria de Engenharia e Obras do município. Completamente abandonado pela administração anterior, o estabelecimento ficou sem condições de receber os alunos matriculados no ensino fundamental de 2ª a 4ª séries. Com a reconstrução, os estudantes transferidos para outros estabelecimentos da rede municipal retornarão as salas da unidade escolar e desfrutarão de dependências adequadas e confortáveis.
A atual administração encontrou o espaço destelhado e com as partes elétrica e hidráulica deterioradas. Localizado ao lado do Centro Médico do Basílio, as ruínas do estabelecimento escolar estavam servindo de depósito de lixo e entulhos, além de abrigo para marginais. A iniciativa da prefeitura permitiu à reconstrução de toda estrutura física, que passou por processos de intervenções nas seis salas de aula e a dos professores, depósito e cantina, sanitários masculinos e femininos, piso, pintura e reparos na parte externa do prédio.
As intervenções promovidas pela Prefeitura de Ilhéus no Centro Comunitário do Basílio compreendem, ainda, instalação de forro na cozinha e outras dependências, polimento do piso e colocação de antiderrapante. O espaço destinado à socialização também foi recuperado. A escola é construída numa área de 400 metros quadrados e vai proporcionar mais comodidade para os estudantes e tranqüilidade para suas famílias.
Outras obras estão sendo realizadas em escolas da rede municipal com o intuito de oferecer espaços apropriados ao ensino e ao aprendizado. O organograma da Secretaria de Obrai inclui um total de 52 escolas, sendo que, desse numero 36 já passaram por processos de intervenções nas partes elétricas e hidráulicas. Com as reformas, a Secretaria de Educação do município busca meios para permitir que o ensino se torne mais prazeroso para o educando e o educando.
As intervenções que estão sendo realizadas pela Prefeitura nos estabelecimento da rede municipal irão continuar enquanto houver necessidade de recuperar as salas que irão permitem o ensino infantil e fundamental.