Servidores municipais da educação recebem salário nesta terça-feira
Prefeitura retoma obras de infra-estrutura no Boa Vista
Contratos em Ilhéus é ampliado pelo CrediBahia
Passeata visa chamar atenção dos ilheenses para doação de órgãos
Continuam abertas inscrições para Canoagem Viagem ao Mato Virgem
Servidores municipais da educação recebem salário nesta terça-feira
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Finanças vai realizar nesta terça-feira, dia 23, o pagamento salarial dos professores e demais profissionais que atuam na rede municipal de ensino. De acordo com informações de técnicos da Secretaria de Educação, o pagamento acontece neste período devido ao setor receber verba direta do governo federal, o Fundo da Educação Básica – Fundeb. Para os demais servidores efetivos, ocupantes de cargos comissionados e contratados, o pagamento salarial está previsto para a próxima sexta-feira, dia 26, acompanhando a tabela salarial, implantada pela atual gestão no início do ano.
Para o mês de outubro, o pagamento salarial está previsto para o dia 28, sendo que no dia 21, a Prefeitura também realizará o pagamento de 20% do décimo terceiro salário, que será dividido em três parcelas. Em novembro, mais 30% do décimo será liberado também no dia 21, enquanto que o pagamento salarial ocorre dia 27. No último mês do ano, o restante do décimo terceiro será quitado no dia 19, enquanto que o pagamento do salário acontece dia 30.
Prefeitura retoma obras de infra-estrutura no Boa Vista
A Prefeitura de Ilhéus retomou as obras de pavimentação a paralelos e drenagem pluvial na ladeira do alto Boa Vista que dá acesso a avenida Petrobras, no bairro Cidade Nova. Os trabalhos chegaram a ser paralisadas por necessidade de realização de serviço de topografia mais detalhado, isso para correção de irregularidades na pista de rolamento, a exemplo do desnível. A ladeira não recebia qualquer tipo de manutenção por parte das administrações passadas, o que originou deformações causadas pela erosão.
As obras atendem reivindicação dos moradores do Boa Vista e de motoristas que costumam utilizar a via. A solicitação vinha se arrastando por muitos anos, sem haver qualquer tipo de iniciativa com o objetivo de melhorar as condições de tráfego no local. Além da extensão que compreende a parte que fica ao lado da avenida Petrobras, a Prefeitura está pavimentando um outro trecho da ladeira que permite o acesso a outros locais do alto. Mais de 500 metros de pista serão beneficiados, através das obras de pavimentação e drenagem promovidas pela administração municipal.
Para urbanizar uma das poucas vias de acesso ao Boa Vista, conhecido ainda como alto Pacheco, a Secretaria de Engenharia e Obras do município, responsável pela coordenação dos trabalhos, faz colocação de meios-fios. Depois disso, vai ser instalada a rede pluvial, por meio de manilhamento e construção das caixas coletoras para o escoamento das águas de chuvas.
A fase final dos trabalhos vai compreender a colocação dos paralelos e em seguida a nata de cimento será aplicada, no sentido de compactar e vedar a pavimentação. As obras são tocadas com recursos oriundos dos cofres do município, segundo informou técnicos lotados na Secretaria de Engenharia e Obras.
Beneficio. Outras obras estão sendo tocadas pela secretaria no perímetro urbano e a proposta e melhorar as condições de moradia da população da cidade. A rua Esperidião Durval, logradouro transversal à avenida Petrobras, passa por este processo. Neste local, o manilhamento da rede pluvial está sendo trocado e esta fase dos trabalhos termina, ainda, esta semana. As obras beneficiam centenas de moradores.
Depois disso, vai ser realizado o recapemanto asfáltico em toda extensão da rua, uma vez que a pista de rolamento está praticamente obstruída. São várias deformações, o que vinha ocasionando insatisfação por parte dos moradores e motoristas. As obras da via, como as do alto Boa Vista, também atende reivindicação da comunidade e do Sindicato dos Taxistas de Ilhéus (Sinditaxi), que através do seu presidente, pediu ao gestor municipal, interferência neste sentido.
Contratos em Ilhéus é ampliado pelo CrediBahia
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus tem intensificado o acesso ao crédito de micro e pequenos empreendedores do município, com o objetivo de estimular a geração de emprego e renda. Conforme recente diagnóstico elaborado por técnicos da secretaria, foram feitos 113 novos contratos e renovados 286 outros, com um incremento de 20% no período de setembro de 2007 a junho de 2008. Os técnicos explicam que a atual administração vem dando suporte à consolidação de diversos empreendimentos principalmente de pequeno porte.
O CrediBahia é um instrumento de política pública e inclusão social que objetiva apoiar as iniciativas de geração de ocupação e renda através de estrutura alternativa capaz de fornecer crédito ágil e desburocratizado para empreendimentos de pequeno porte que têm dificuldades de acesso ao sistema tradicional de financiamento.
O público-alvo são trabalhadores autônomos das áreas de produção, comércio ou prestação de serviços que possuam capacidade para desenvolver atividades econômicas e que possam suportar o pagamento das prestações. Os recursos são originários do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese) e do BNDES, sendo a Desenbahia responsável pelo repasse dos recursos.
Passeata visa chamar atenção dos ilheenses para doação de órgãos
Ilhéus participa nesta quarta-feira, dia 24, de uma ação da Central Nacional de Transplantes de órgãos que atua em todo país sensibilizando a população sobre a importância da doação de órgãos. O evento, que conta a parceria do Núcleo de Doação Transplantes de órgãos que atua entre Ilhéus/Itabuna, acontece a partir das 08:30h com saída da sede da Secretaria Municipal de Saúde, e deve percorrer as principais ruas da cidade para chamar a atenção dos ilheenses sobre o assunto.
De acordo com coordenadora do Núcleo Doação Transplantes Ilhéus/Itabuna, Anna Aragão, o movimento a favor da doação de órgãos vem buscando adesão nos mais diversos da sociedade. “Além disso, o evento acontece na cidade como forma de mobilizar principalmente as entidades ligadas à saúde para que promovam campanhas de apoio aos transplantes”, afirma. No Brasil, a doação só é permitida com autorização de parentes de primeiro e segundo grau do doador.
Ainda de acordo com a coordenadora do Núcleo de Doação, o transplante só pode ser feito caso haja o órgão compatível e dentro da ordem das filas de espera, o que leva, muitas vezes, o paciente ao óbito. “Todas as pessoas podem ser doadoras, desde que façam avaliação médica da história clínica e de doenças prévias. Por isso, é tão necessário que o interessado alerte aos familiares sobre o desejo de se tornar um doador”, afirma.
O transplante é um procedimento cirúrgico no qual um órgão ou tecido doente é substituído por um outro sadio. Além dos órgãos – coração, pulmão, fígado, rim, pâncreas e intestino – também é feita transplantes de tecidos a exemplo de córnea, medula óssea, pele, osso, tendão e valva cardíaca. Para ter direito a receber o órgão, o paciente deve estar inscrito na Central de Transplante do seu estado, que é vinculada ao Ministério da Saúde.
Continuam abertas inscrições para Canoagem Viagem ao Mato Virgem
Com a transferência da data de sua realização para 09 de novembro, continuam abertas as inscrições para a 10ª Canoagem Viagem ao Mato Virgem. Os interessados em participar do evento podem se inscrever, gratuitamente, na sede da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) ou nas Colônias de Pesca Z-19 e Z-32. A única exigência é possuir embarcação e apresentar um documento de identificação.
A 10ª Canoagem Viagem ao Mato Virgem acontecerá a partir das 8 horas, após a bênção de um padre e um pastor evangélico. A saída é da praia da Maramata, seguindo pela baía do Pontal, subindo o Rio Cachoeira, finalizando no Banco da Vitória. A organização do evento prevê o percurso seja concluído em duas horas. “A atividade é uma recriação da aventura do príncipe austríaco Ferdinand Maximilian, realizada no século XIX. O evento serve para despertar na população a necessidade de preservar o nosso patrimônio natural”, explicou o presidente da Maramata, Geerdshon Ribeiro.
Após dois anos sem ser realizada, a nova edição da Canoagem conta com a parceria das Secretarias Municipais de Saúde, Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito, Esportes, Turismo e Administração, através do Corpo de Salva-Vidas. Também estão dando suporte ao evento a Capitania dos Portos, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e as Colônias de Pesca Z-19, Z-32 e Z-34.
A mudança de data da Canoagem Viagem ao Mato Virgem ocorreu após estudos sobre as condições da maré. O adiamento se deu por causa das correntes mais fortes e do curto intervalo de tempo que a maré fica cheia. Caso fosse realizada no primeiro dia programado, para que fosse aproveitada a maré mais alta a atividade teria que ser realizada muito cedo. Assim, a organização do evento decidiu adiar a realização a fim de proporcionar maior tranqüilidade e segurança aos participantes.