5° Festeatro estréia nesta segunda-feira

Reunindo grupos de Ilhéus, Itabuna, Camaçari, Salvador e São Paulo, o 5º Festeatro começa nesta segunda-feira (22), e promete atender a todos os gostos e idades. O evento será aberto às 20h30min e segue até a quinta-feira (25) com apresentações no Teatro Municipal e também na rua. Os ingressos serão vendidos a preços populares, custando R$ 4,00 e R$ 2,00.
Organizado pelo Teatro Popular de Ilhéus e patrocinado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), a quinta edição do Festeatro terá espetáculos infanto-juvenis e adultos. A abertura da mostra será com a peça “Labirinto Reencarnado”, da Cia. Pessoal do Faroeste, de São Paulo. O drama aborda o nazismo, a decadência da pureza racial e os conflitos religiosos. A classificação é 14 anos.

Contando também com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus e da Associação de Turismo de Ilhéus, o 5º Festeatro não será composto apenas de espetáculos, já que sua programação inclui ainda oficinas, que serão oferecidas das 9 às 12 horas. À tarde, serão apresentados os espetáculos infanto-juvenis e, à noite, os adultos. “Com a opção de gêneros variados, esperamos despertar no público o interesse de assistir peças de teatro não apenas durante o evento”, declarou o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romuado Lisboa.
No segundo dia do Festeatro, às 15 horas, tem o infantil inspirado no universo circense “As Lavadeiras”, do Teatro de Experiência Grapiúna. Às 18 horas, será apresentado o drama “Noite na Taverna”, da Cia Teatral Palco, baseado na obra do escritor Álvares de Azevedo. E, às 20h30min, o grupo Maktub Performances encena “Das Matas ao Progresso”, contando histórias que vão do auge à decadência do cacau.
Na tarde do terceiro dia, o palco do Teatro Municipal recebe, às 15 horas, o infanto-juvenil “Auto do Boi da Cara Preta”, da Cia. Boi da Cara Preta, que conta como surgiu a famosa canção de ninar, inspirado no bumba-meu-boi de Urucutuca. A peça “Auto Falante”, do Grupo Monólogo, será encenada às 18 horas, retratando a experiência de um jovem do interior, que tenta a vida na capital e volta à sua terra.
Ainda na quarta-feira (24), o espetáculo de rua infantil “Quindim, o catador de sonhos”, do Grupo de Teatro Roda Moinho, se apresenta às 19h30min, no Largo Cultural. E às 20h30min, o Bando de Teatro Resistência apresenta o drama “Medéia in Process”, no palco do Teatro Municipal de Ilhéus.
As apresentações do último dia do 5º Festeatro começam às 15 horas, com “Os Prequetés”, da Cabriola Cia de Teatro. O infantil é uma adaptação da obra de Ana Maria Machado, explorando a imaginação, criatividade e poesia. O Grupo Mensageiro da Arte traz o espetáculo de rua “Um Dia de Cabra”, às 19h30min. E o Teatro Popular de Ilhéus promete arrancar gargalhadas com “Pega pá capá”, às 18 horas, e “Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito”, que encerra o evento, às 20h 30min.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *