Com apoio de 315 dos 327 associados, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca (Sindicacau) ganha uma nova diretoria. A chapa “Compromisso e Luta”, eleita com mais de 96% dos votos, é encabeçada por Luiz Fernandes Ferreira Andrade, até então vice-presidente do sindicato. As eleições aconteceram nos dias 15 e 16 de setembro e a posse da nova diretoria para o triênio 2008-2011 acontecerá no dia 10 de outubro, na sede do Sindicacau, no bairro do Iguape, em Ilhéus.
Como novo presidente, Luiz Fernandes, que é operário da Delfi Cacau Brasil, agradeceu em nome de todos os membros da chapa, “aos companheiros que confiaram em nossas propostas”. Ele garantiu que a nova chapa fará um mandato à altura da história de luta do Sindicacau. Participaram da votação, trabalhadores das empresas Cargill Cacau, Adm Joanes e Barry Callebaut e da Delfi Cacau Brasil (ex-Nestlé), em Itabuna. A nova diretoria é composta por 28 membros e traz como principal bandeira de luta, a redução da jornada de trabalho, o combate à terceirização nas empresas e ao assédio moral, a maior integração entre o sindicato e os trabalhadores, através da realização de atividades de esporte e lazer, além da transparência em todas as ações desenvolvidas.
Luiz Fernandes foi o fundador e primeiro presidente do Sindicacau, em 1986, nomeado pelo então Ministro do Trabalho, com a incumbência de organizar a entidade sindical. Naquela época, foi realizada uma greve histórica, pela primeira campanha salarial das indústrias moageiras de cacau, que parou todas as empresas do distrito industrial. Luiz conta que naquela época, as empresas pagavam salário mínimo, os funcionários não tinham fardamento nem plano de cargos e salários. Ele coleciona outras importantes conquistas para os trabalhadores. A maior delas foi a vitória na luta pelos galpões da Itaísa, que passaram a pertencer aos trabalhadores, por conta de dívidas trabalhistas deixadas pela empresa.
Assessoria do Sindicacau