Número de contratos em Ilhéus é ampliado pelo CrediBahia
Semana Nacional do Trânsito enfoca cuidados com crianças
Passeata mobiliza sociedade sobre a importância de doação de órgãos
CAPSia de Ilhéus atende crianças e adolescentes
Ilhéus sedia rodadas de negócios com agentes de viagem estrangeiros
Número de contratos em Ilhéus é ampliado pelo CrediBahia
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus tem intensificado o acesso ao crédito de micro e pequenos empreendedores do município, com o objetivo de estimular a geração de emprego e renda. Conforme recente diagnóstico elaborado por técnicos da secretaria, foram feitos 113 novos contratos e renovados 286 outros, com um incremento de 20% no período de setembro de 2007 a junho de 2008. Os técnicos explicam que a atual administração vem dando suporte à consolidação de diversos empreendimentos principalmente de pequeno porte.
O CrediBahia é um instrumento de política pública e inclusão social que objetiva apoiar as iniciativas de geração de ocupação e renda através de estrutura alternativa capaz de fornecer crédito ágil e desburocratizado para empreendimentos de pequeno porte que têm dificuldades de acesso ao sistema tradicional de financiamento.
O público-alvo são trabalhadores autônomos das áreas de produção, comércio ou prestação de serviços que possuam capacidade para desenvolver atividades econômicas e que possam suportar o pagamento das prestações. Os recursos são originários do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese) e do BNDES, sendo a Desenbahia responsável pelo repasse dos recursos.
Semana Nacional do Trânsito enfoca cuidados com crianças
Com ações educativas voltadas para motoristas, pedestres e estudantes, Ilhéus vai iniciar as atividades da Semana Nacional do Trânsito a partir da próxima segunda-feira (22). “A criança e o trânsito” é o tema central das atividades que serão desenvolvidas até o dia 25, enfocando as principais medidas de segurança adotadas a fim de proteger os pequenos.
A abertura da Semana Nacional do Trânsito em Ilhéus acontecerá a partir das 9 horas da manhã da segunda-feira, com um café da manhã oferecido às autoridades municipais, no Hotel Barravento. Na ocasião, será abordada a Lei Seca, a importância da Semana Nacional do Trânsito e o tema deste ano. Também será passada a programação, organizada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Setrans), CIRETRAN, Polícia Militar, Centros de Formação de Condutores, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Clínicas de Trânsito.
De acordo com o gerente de educação para o trânsito da Setrans, Maurício Rocha, a Semana Nacional do Trânsito busca conscientizar a população sobre os direitos e deveres dos pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores. “Como neste ano o foco dos trabalhos serão as crianças, serão dadas orientações sobre como elas devem ser conduzidas e quais os comportamentos que devem adotar para prevenir acidentes”, complementou.
Em Ilhéus, serão realizadas palestras voltadas aos motoristas de táxis e vans escolares, além de alunos de escolas públicas e privadas. Também serão montados stands na Rua Jorge Amado, com a distribuição de material informativo, e blitzes educativas nas ruas. Entre as orientações que serão passadas estão os cuidados ao atravessar as ruas, a importância da faixa de pedestres e do cinto de segurança, o respeito à sinalização, o uso correto da bicicleta e dos equipamentos de segurança.
Passeata mobiliza sociedade sobre a importância de doação de órgãos
A Central Nacional de Transplantes de órgãos elegeu o mês de setembro para sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, contribuindo para salvar a vida de milhares de pessoas no Brasil. Para isso, a coordenação do Núcleo de Doação Transplantes de órgãos que atua entre Ilhéus/Itabuna vai promover no próximo dia 24, uma passeata, com saída da sede da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 08:30h, que percorrerá as principais ruas de Ilhéus, objetivando chamar a atenção sobre o assunto.
Além de buscar a adesão pelo movimento nos mais diversos da sociedade, o evento acontece na cidade como forma de mobilizar principalmente as entidades ligadas à saúde para que promovam campanhas de apoio aos transplantes. De acordo com coordenadora do Núcleo Doação Transplantes Ilhéus/Itabuna, Anna Aragão, a doação no Brasil só é permitida com autorização de parentes de primeiro e segundo grau do doador. “Por isso, é tão necessário que o interessado alerte aos familiares sobre o desejo de se tornar um doador”, afirma.
Além de órgãos, Anna Aragão explica que a doação de tecidos também pode ajudar a salvar vidas. “Coração, pulmão, fígado, rim, pâncreas, intestino são os órgãos que podem ser doados. Porém, também é feito transplantes de córnea, medula óssea, pele, osso, tendão e valva cardíaca. Para ter direito a receber o órgão, o paciente deve estar inscrito na Central de Transplante do seu estado, que é vinculada ao Ministério da Saúde e cada órgão e tecido tem sua fila própria”, explica.
O transplante – um procedimento cirúrgico no qual um órgão ou tecido doente é substituído por um outro sadio – só pode ser feito caso haja o órgão compatível e dentro da ordem das filas de espera, o que leva, muitas vezes, o paciente ao óbito. “A falta de informação é um dos principais fatores que leva as pessoas a não permitir a doação. Por isso a necessidade de realizarmos constantemente eventos que chamem a atenção da população”. Ela explica ainda que todas as pessoas são doadoras em potencial, após avaliação médica da história clínica e das doenças prévias. Além disso, a pessoa viva, como falecida pode ser um doador.
CAPSia de Ilhéus atende crianças e adolescentes
O Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPSia) de Ilhéus já está funcionando. O serviço atende pacientes de zero a dezoito anos incompletos, com dificuldade de convivência, alteração do comportamento ou portadores de transtornos severos e persistentes a exemplo de autismo, psicoses e neuroses graves. Localizado na Avenida Osvaldo Cruz, no bairro Cidade Nova, o atendimento ao público acontece das 8 às 17 horas.
De acordo com a coordenadora, Simone Pitágoras, o CAPSia é um serviço de Saúde Mental extra-hospitalar, seguindo os princípio de ressocialização. “Procuramos estimular a autonomia e melhoria da qualidade de vida das crianças e seus familiares, para que o tratamento seja realizado na sua totalidade”, complementou.
A equipe do CAPSia é multiprofissional, formada por psiquiatra, pediatra, enfermeiros, educador físico, psicólogo, assistente social, cuidador e auxiliares de enfermagem. Entre os serviços oferecidos estão: Psicoterapia individual e em grupo, Consulta de Enfermagem, Atendimento Social, Consultas Médicas, Oficinas Terapêuticas, Grupos de Orientação, Grupos de Família e Visitas Domiciliares.
Dependendo do caso, as crianças e adolescentes que atendidas pelo CAPSia de Ilhéus podem desfrutar de atendimento intensivo, semi-intensivo e não intensivo, em período integral ou meio turno. Para ter acesso ao serviço, basta se dirigir ao local e efetuar o cadastro. Depois disso, é marcada a avaliação médica para que o tratamento seja iniciado.
Ilhéus sedia rodadas de negócios com agentes de viagem estrangeiros
Representantes de operadoras e de agências de turismo, jornalistas, empresários da Argentina, Uruguai, Chile, entre outros países da América do Sul, que atuam no ramo participam até o início de outubro de um evento promovido pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) com o objetivo de familiarizar os operadores estrangeiros aos destinos e produtos mais visitados e procurados no país. Na Bahia, a chapada Diamantina e a Costa do Cacau estão entre os locais escolhidos para sediar o Fam Tour.
Empresários do ramo hoteleiro de Ilhéus e de Canavieiras também participarão do evento, com a comitiva que integra o Fam Tour que visita a Costa do Cacau em três rodadas de negócios. Em Ilhéus, a primeira rodada do evento aconteceu na última quinta-feira, dia 18, no Hotel La Doce Vita. Durante cada rodada, os participantes de cada cidade se apresentam e um vídeo promocional das cidades que fazem parte da visita é exibido. O evento acontece em parceria entre a Embratur, a Secretaria Municipal de Turismo e Associação de Turismo de Ilhéus – Atil.
Os Fam Tours fazem parte do programa Caravanas do Brasil, da EMBRATUR, que visita alguns roteiros mais procurados pelos turistas no Brasil. Lugares como a Amazônia, Chapada Diamantina, Costa do Cacau, Chapada Diamantina, Fernando de Noronha e Florianópolis fazem parte do roteiro do programa. Em Ilhéus, as outras duas rodadas do Fam Tour prosseguem no dia 25 desse mês e no dia 02 de outubro.