Sentinela de Ilhéus realiza ações educativas e de conscientização
Nova isca contra caramujo obtém excelentes resultados
Prefeitura desobstrui rede pluvial para evitar alagamentos
Embaixadores do Esporte participam de atividades sociais em Ilhéus
Obras de infra-estrutura no Mambape estão avançando
Sentinela de Ilhéus realiza ações educativas e de conscientização
Combatendo à exploração e abuso sexual de criança e adolescentes, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Sentinela de Ilhéus busca conscientizar as pessoas sobre a importância de serem parceiras deste trabalho. Através de ações educativas, são ministradas palestras em escolas e associações, além da participação em eventos, conversando com o público e distribuindo material informativo.
Na semana passada, a equipe de educadoras foi convidada para a quarta edição da Caravana Siga Bem Caminhoneiro, realizada na manhã da última quarta-feira (3), no núcleo da Petrobrás de Itabuna. Entre as ações abrangidas pelo evento nacional está Campanha de Conscientização sobre Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e divulgação do Disque 100 para denúncias.
No mesmo dia, pela tarde, a equipe de educadoras do Creas Sentinela foi ao povoado de Maria Jape a fim de ministrar palestra aos pais de alunos das escolas da localidade. “Com os caminhoneiros enfocamos a exploração sexual de crianças e adolescentes. Já com as famílias, procuramos trabalhar o que é o abuso sexual, como identificá-lo e combatê-lo, uma vez que, na maioria dos casos, o autor é alguém próximo”, informou a coordenadora, Vânia Darri.
Além das palestras e presença em eventos, o Creas Sentinela de Ilhéus continua realizando ações educativas nas Centrais de Abastecimento da Urbis e do Malhado. Nestes locais, o objetivo é combater a prostituição de menores de 18 anos. “A exploração sexual de crianças e adolescentes se difere do abuso porque o sexo é praticado em troca de dinheiro. E, mesmo que aja consentimento do menor, o adulto comete um crime passível de prisão e multa”, adverte a coordenadora.
Nova isca contra caramujo obtém excelentes resultados
Utilizada desde julho, a nova isca contra caramujos africanos (Achatina Fulica) utilizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus vem obtendo 100% de eficácia. O produto, à base de metaldeído, é aplicado no solo e ingerido pelo molusco, que morre depois de 48 horas. “A população já pode solicitar a aplicação do molusquicida gratuitamente, pelo telefone (73) 3634-4434”, informou o coordenador do órgão, Aloísio Correia Leite.
A nova isca contra caramujos africanos, liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é a mesma utilizada por países europeus. Segundo o coordenador do CCZ de Ilhéus, o produto é bastante atrativo aos moluscos, por isso o sucesso na eliminação deles. Segundo o coordenador, “antes, o controle era feito através da catação e incineração, o que demandava tempo e não era tão eficaz”.
O Achatina fulica é uma espécie que, quando contaminada, pode causar sérios danos à saúde humana, além de destruir jardins e hortas. Ele é um animal hermafrodita, possuindo órgãos sexuais masculinos e femininos, sua reprodução é alta. Na fase adulta, pode colocar até 400 ovos por ano. E como não tem predadores naturais, o molusco se transformou numa praga.
O caramujo africano difere-se das espécies nativas por ser maior, de concha rajada nas cores bege e marrom. Como seu nome diz, ele foi trazido da África há cerca de 20 anos como uma alternativa mais barata ao escargô francês. Com o fracasso da tentativa de criação, eles foram soltos no ambiente silvestre, espalhando-se pelo Brasil. Ele se desenvolve muito bem nas matas e em áreas úmidas.
Prefeitura desobstrui rede pluvial para evitar alagamentos
A prefeitura de Ilhéus está empenhada no trabalho de recuperação da rede pluvial da cidade e o propósito é acabar com os alagamentos ocasionados pelas chuvas. O problema se agravou ao longo dos anos devido à falta de manutenção da rede e de sua obstrução em decorrência do acúmulo de terra, lixo, folhas e raízes das amendoeiras que arborizam a cidade. Os alagamentos deixam indignados moradores dos pontos onde ocorrem os problemas com maior gravidade e chama atenção da população.
Uma das medidas encontradas pela Secretaria de Serviços Urbanos foi à poda de árvores e este procedimento visa reduzir as folhas que caem das árvores e se acumulam na canalização da rede, impedindo a passagem das águas. Técnicos lotados na secretaria responsável pelos serviços pedem que a população tenha este entendimento, no sentido de melhorar a qualidade de vida dos munícipes, principalmente daqueles que residem nos pontos mais prejudicados.
Segundo os técnicos, a avenida Soares Lopes é uma das áreas da cidade mais atingidas com o problema, justamente porque é um dos pontos do perímetro urbano mais arborizados com amendoeiras. Este tipo de arborização chega a obstruir a rede, uma vez que suas raízes entram nas manilhas e deterioram a tubulação. A grande quantidade de terra, lixo e outros detritos são, em grande parte, os vilões dos alagamentos que ocorrem na cidade em épocas de chuvas, como explicaram.
Também, neste sentido, a Secretaria de Engenharia e Obras está contribuindo para desobstrução da rede pluvial em toda extensão da avenida Soares Lopes. As duas pastas estão juntas nesta tarefa, com o objetivo de deixar os pontos de alagamentos livres do problema. Outras soluções estão sendo procuradas pela Prefeitura.
Os técnicos comentaram que não tem sido fácil, uma vez que a rede não vinha recebendo qualquer tipo de manutenção por parte de gestores passados, tanto que o acumulo de terra é muito grande. Este fator que tem contribuído muito para os alagamentos. Bairros e outros locais do centro da cidade também estão sendo contemplados com serviços de desentupimento da rede pluvial.
Embaixadores do Esporte participam de atividades sociais em Ilhéus
Mais de seiscentas crianças e adolescentes compareceram ao ginásio de esportes do Instituto Nossa Senhora da Piedade no último sábado, dia 13, para assistir ao jogo de exibição dos ex-jogadores da seleção brasileira de voleibol e campeões olímpicos em 1992, Marcelo Negrão, Maurício, Paulão e Carlão, que fazem parte do projeto Embaixadores do Esporte, desenvolvido pelo Banco do Brasil. Em Ilhéus, a partida reuniu, principalmente, alunos de escolas da rede municipal e particular de ensino, entre outros fãs dos atletas olímpicos.
Desde 2003, o projeto é realizado pelo BB e permite a aproximação dos atletas olímpicos com a população, oportunidade em que os atletas falam sobre suas conquistas, preparação para os jogos e transmitem exemplos positivos, incentivando a prática do esporte principalmente para o público jovem. Em Ilhéus, o evento contou com o apoio da Prefeitura Ilhéus, por meio das secretarias de Esporte, Assistência Social, Educação e Transporte e Trânsito.
Durante a passagem por Ilhéus, os ex-campões olímpicos participaram de várias atividades sociais, além do jogo de exibição. Além da entrevista coletiva concedida no Opaba Praia Hotel, Marcelo Negrão, Maurício, Paulão e Carlão conheceram o trabalho desenvolvido pela Creche Dom Bosco e pela Escolinha Meninos de Ilhéus. Os ex-atletas visitaram ainda a sede esportiva e de lazer do Bando do Brasil, a AABB. Antes do início do jogo de exibição, os atletas realizaram oficina de vôlei com quarenta estudantes do INSP.
O Jogo de exibição contou com a participação de atletas da seleção ilheense e de ex-atletas de vôlei, que jogaram apenas dois sets de 25 pontos. Mesmo com a vitória do time comandado por Maurício e por Paulão, a partida foi considerada histórica entre os atletas que participaram do evento. “Foi um dos melhores exemplos de como o esporte é importante para o estudante”, afirmou José Guilherme. Já a estudante Priscila Bonfim, considerou a partida histórica. “A presença dos ex-atletas olímpicos nos motiva, ainda mais, a praticar esporte”. Após o término da partida eles participam de seção de fotos e autógrafos.
Para o gerente da Agência do BB de Ilhéus, Lael Guimarães o evento foi de fundamental importância para mostrar aos estudantes ilheenses, que é possível ser uma referência no esporte. Ainda de acordo com o gerente do BB de Ilhéus, os alimentos arrecadados com a partida, devem ser distribuídos ainda este mês. “Junto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, esperamos distribuí-los ao maior número de entidades beneficente possível”, afirmou.
Obras de infra-estrutura no Mambape estão avançando
As obras de infra-estrutura que a Prefeitura de Ilhéus está realizando no alto do Mambape, comunidade localizada na zona sul da cidade, estão em ritmo acelerado. A ladeira que dá acesso ao morro pelo bairro Nelson Costa recebe pavimentação a paralelos e no logradouro também está sendo instalada rede pluvial. Este recurso vai permitir o escoamento das águas em dias de chuvas e acabar com alguns problemas que têm afligido os moradores, a exemplo da erosão. As obras de drenagem e pavimentação atendem antiga reivindicação da comunidade.
Com as obras de urbanização numa das áreas mais carente da zona sul da cidade, serão eliminados obstáculos para o acesso de carros de entrega de produtos e mercadorias na parte mais íngreme do morro. As obras de pavimentação e drenagem, que vão facilitar a mobilidade dos moradores do Mambape, são tocadas com recursos do próprio município. Fazem parte do projeto de urbanização de áreas deficitárias de serviços essências e visam melhorar condições de moradia das famílias que residem em locais de difícil acesso.
Tocados pela Secretaria de Engenharia e Obras do município, os trabalhos vão se estender para outros logradouros, a exemplo da ladeira que permite o acesso ao alto pelo bairro Hernani Sá. Neste, as primeiras medidas para a pavimentação e instalação de rede pluvial foram tomadas, através de serviços de nivelamento e terraplenagem da via. Algumas ruas passarão pelo mesmo processo e outras serão recuperadas, isso através da recomposição a paralelos.
Técnicos da Prefeitura informaram que todos os acessos ao alto do Mambape receberão pavimentação, isso devido ao péssimo estado de conservação, tanto das ladeiras quanto de outras ruas.que necessitam de serviços de infra-estrutura urbana. Elas apresentam muitas depressões, o que ocasiona obstruções das pistas e dificulta o tráfego de carros e pedestres.
A pavimentação à base de placas de concreto é outro recurso que a Prefeitura vai utilizar para melhorar às condições de moradia da comunidade do alto do Mambape. Este tipo de recurso vai ser usado nos logradouros mais estreitos e que ficam localizados nas partes mais altas. Em todos eles a Prefeitura vai fazer canalização para o escoamento da água. Em uma das subidas será feito recapeamento asfáltico, no inicio da ladeira.