Prefeitura Municipal de Ilhéus

Inspeção técnica aponta mudanças para normalização do aeroporto Jorge Amado

Agentes da dengue de Ilhéus trabalham com novo uniforme

Desfile de Sete de Setembro foi acompanhado pela população

Conselho de Assistência Social escolhe representantes amanhã

Inspeção técnica aponta mudanças para normalização do aeroporto Jorge Amado

Buscando a normalização dos vôos no aeroporto Jorge Amado, na última sexta-feira (05), foi realizada uma inspeção do local a fim de medir a distância dos obstáculos e ângulo de aproximação das aeronaves. A vistoria foi efetuada por técnicos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta).
Representantes da Secretaria Municipal Engenharia e Obras, operação e segurança do aeroporto, coordenação de navegação aérea, Coelba, Infraero e Departamento de Infra-estrutura e Transportes da Bahia (Derba) acompanharam a avaliação. O objetivo é que, após a adoção das medidas de segurança apontadas, as companhias aéreas possam voltar a operar durante a noite.
Entre algumas medidas que visam a normalização dos vôos no aeroporto Jorge Amado, foi definido que a Coelba e o Derba serão responsáveis pela retirada e recolocação de 12 postes de energia elétrica. A Prefeitura de Ilhéus tem a incumbência de relocar as cancelas e semáforos fora da linha de pista, sinalizar o tráfego, retirar árvores e coqueiros, além de notificar judicialmente e demolir obstáculos construídos em desacordo com a Lei de Zoneamento Municipal.
Após cumprir as exigências dos técnicos e adotar as medidas sugeridas, uma nova vistoria será feita no dia 15 deste mês para emissão do parecer final por parte do DECEA, Cindacta e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O objetivo é que, cumpridas as determinações, o aeroporto Jorge Amado possa ser habilitado a receber aeronaves de médio e grande porte. Atualmente, estão sendo oferecidos apenas vôos diurnos e com aviões de menores porte. Isto vem prejudicando, principalmente, o turismo e o Pólo de Informática, responsável por 20% dos computadores nacionais.

Agentes da dengue de Ilhéus trabalham com novo uniforme

A população de Ilhéus deve ficar atenta as novas cores dos uniformes dos agentes de combate à dengue. Desde esta segunda-feira (08), os profissionais estão utilizando camisas brancas e bolsas verdes, em substituição às amarelas. O antigo fardamento foi recolhido e inutilizado a fim de evitar apropriações e uso indevidos. “Em caso de dúvida, as pessoas podem solicitar a apresentação do crachá de identificação, antes de permitir a vistoria do imóvel”, informou o coordenador, Luciano Ferreira.
Os 129 agentes de combate à dengue de Ilhéus visitam imóveis residenciais e comerciais a fim de acabar com os focos do mosquito Aedes aegypti. Os profissionais aplicam larvicidas e eliminam possíveis criadouros, recipientes descobertos que acumulem água. Também é função do profissional orientar a população sobre as medidas que devem ser adotadas para evitar a proliferação do vetor.
Durante todo o ano, os agentes de combate a dengue realizam seis ciclos de monitoração do grau de infestação do mosquito. No momento, está sendo fechada a quarta etapa, cujos números parciais apontam focos em 2,4% dos imóveis ilheenses. “Apesar dos números serem baixos, a população precisa continuar colaborando, principalmente com a chegada da primavera, quando as temperaturas aumentam e favorecem a reprodução do mosquito”, orienta Luciano.

Desfile de Sete de Setembro foi acompanhado pela população

O desfile da independência em Ilhéus foi prestigiado por milhares de pessoas da sede e interior do município. Este foi considerado o maior desfile cívico dos últimos 15 anos e o destaque ficou por conta da grande participação dos clubes de serviços, entidades, escolas públicas e privadas nas comemorações pelos 186 anos de independência do Brasil. O prefeito Newton Lima abriu o desfile ao lado do comandante da 18ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM), tenente-coronel de Infantaria, Sérgio Correia, e do 2º Batalhão da Policiai Militar (BPM), tenente-coronel Julio Pereira da Silva Filho.
Secretários municipais e outras autoridades civis e militares também prestigiaram o desfile da Independência até a passagem do movimento Grito dos Excluídos, da Igreja Católica. Antes da abertura do evento, o prefeito Newton Lima participou da cerimônia de hasteamento de bandeiras, que aconteceu em frente ao palanque oficial. Os chefes militares e o prefeito se encarregaram deste momento, que teve como suporte a execução do Hino Nacional pela banda da Policia Militar. Num outro momento foi feita a revista às tropas.
Os ex-combatentes abriram o desfile militar da Independência do Brasil, vindo logo após o contingente do Tiro-de-Guerra 06/018. A Marinha do Brasil foi a terceira a passar pelo palanque oficial do desfile de 7 de Setembro. Puxada por sua banda, a corporação do 2º BPM desfilou com guarda-bandeira, pelotões de operações especiais, policiamento ostensivo e feminino. O Grupamento de Bombeiros trouxe para avenida 80 homens, 50 crianças do Projeto Bombeiro Mirim e seis viaturas de socorro e contra incêndio. A Guarda Municipal e os alunos do Colégio Militar Rômulo Galvão fecharam o desfile militar.
O Clube dos Aventureiros abriu o desfile civil de 7 de Setembro. Pela avenida passaram ainda outros clubes de serviços, a exemplo dos Desbravadores, União Federal dos Vigilantes do Mar do Brasil Almirante Barroso, Ordem Demolay Capítulo São Jorge dos Ilhéus e o Centro Social Urbano. Ainda dentro desta modalidade, desfilaram o Clube de Melhor Idade Arco-íris, Associação de Pré-idosos do Sul da Bahia, Lions Clube de Ilhéus-centro. Lions, Clube Norte, Rotary Clube Ilhéus Jorge Amado, Associação de Mulheres Ilheenses e Creche Solidariedade.
Praticamente todos os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada contribuíram para a realização do desfile da Independência. Pela avenida passaram as escolas Eduardo Catalão, Padre Luís Palmeira, Estadual de Ilhéus, Renato Leite da Silva, Dom Pedro II, Rui Barbosa,. Diretriz, Reino da Alegria, Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), Associação Sonho Meu , Aidil Pereira e Gente Miúda.
Escolas Municipal do Banco da Vitória, Nucleada de Banco Central, Municipal do Pontal e da Princesa Isabel, Temístocles Andrade e o Instituto Municipal Eusínio Lavigne e os colégios Impacto e Ideal também foram para a avenida. Os colégios Nossa Senhora da Vitória, Estadual Moysés Bohana, Modelo Luis Eduardo Magalhães, Professor Fabio Araripe Goulart, Sociocultural Arte-dança e Crie fizeram parte dos estabelecimentos que abrilhantaram o desfile da Independência em Ilhéus.

Conselho de Assistência Social escolhe representantes amanhã

A eleição que vai escolher os representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social está prevista para amanhã (9), de 8h30min às 12 horas, no Sindicato Rural de Ilhéus, localizado na rua Eustáuio Bastos, cento da cidade. Está é a primeira vez que o município faz uma eleição com esta finalidade, uma vez que a entidade existe desde 1994 sem nunca ter mudado sua formação, segundo informou a presidente do colegiado, Bernizzeth Zorthea,
. Para justificar a eleição, Bernizzeth Zorthea disse que junto com a Procuradoria Jurídica e com a aprovação da Câmara de Vereadores de Ilhéus, foi ampliada a participação da sociedade civil no Conselho. Em relação aos representantes do Executivo Municipal, somente ele pode mudar seus participantes na entidade. “A eleição foi comunicada ao Ministério Público e a toda sociedade civil organizada no âmbito municipal”, enfatizou.
Ela explicou que só terão direito a voto para escolha dos representantes da sociedade civil no Conselho de Assistência Social, as instituições que estejam devidamente documentadas e tenham serviços prestados na sua área de atuação, pelo menos foi o que explicou o presidente da Comissão de Eleição, Yolando de Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *