O Índice Geral de Cursos (IGC), novo indicador lançado nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC), apontou a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) como a melhor instituição de ensino superior do Brasil. A faculdade obteve a pontuação de 439 pontos.
De acordo com o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INep), o IGC de cada instituição sintetiza a qualidade de todos os seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).
No cálculo do indicador, são utilizados a média dos conceitos preliminares dos cursos da instituição (CPC) – componente relativo à graduação – e o conceito fixado pela Capes para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).
Para esta primeira divulgação do IGC, foram utilizados os CPCs referentes às edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2005 a 2007. Por isso, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não integraram o ranking já que não participaram do Enade.
O indicador de cursos considera, além de resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.
UESC 281 pontos
FTC 202 pontos
CESUPI 238 pontos
Resultado completo:
http://educaterra.terra.com.br/vestibular/igc_mec.xls