Inspeção no aeroporto de Ilhéus visa garantir sua normalidade
Mais de 5 mil pessoas devem desfilar durante 7 de setembro em Ilhéus
Interdição parcial da Ponte à noite começa a partir da próxima segunda
Atendimento odontológico será levado a mais de 20 mil alunos
Setur inicia curso de garçom nesta 2ª feira
Inspeção no aeroporto de Ilhéus visa garantir sua normalidade
As operações de vôos no Aeroporto Jorge Amado não sofrerão qualquer tipo de restrição, como chegou a determinar portaria da Agência Nacional de Aviação Civil -Anac , adiada em atendimento à reivindicação da sociedade organizada da região sul da Bahia. Até o resultado dos estudos que estão sendo feitos pelos técnicos do Instituto de Cartografia da Aeronáutica e do Departamento de Controle Aéreo Brasileiro, tudo continua como antes, o que ajuda a manter as companhias aéreas na rota.
Os técnicos dos órgãos governamentais foram recepcionados pelo prefeito Newton Lima, na manhã de hoje (5), no aeroporto de Ilhéus. Durante o encontro, o coordenador da inspeção, tenente-coronel de Aeronáutica, Afonso Heleno de Oliveira Gomes, tranqüilizou o prefeito em relação às restrições impostas pela Anac, considerando o aeroporto de risco para operações de aeronaves de médio e grande porte.
Newton Lima se mostrou bastante entusiasmado com as últimas informações a respeito do espaço, que se constitui num importante ponto de apoio econômico à região sul da Bahia. Em seguida reuniu a sociedade organizada no saguão do aeroporto, para transmitir as últimas determinações do governo federal em relação ao aeroporto, trazidas pelo tenente-coronel.
O tenente coronel disse ao prefeito que todas as medidas para retirar os obstáculos removíveis serão cumpridas. A equipe que fará o diagnóstico para detectar os pontos de maior risco vai concentrar os estudos no hotel Opaba e em outro prédio construído, também, em área indevida, assim como de vários outros itens, como a instalação de postes e a localização de árvores.
Vários obstáculos foram apontados pela Anac, para reduzir as operações de pouso no Aeroporto Jorge Amado, sendo assim duas companhias cancelaram seus vôos noturnos, trazendo sérios prejuízos ao Pólo de Informática, um dos principais vetores econômicos da região que ainda sofre com a crise da lavoura do cacau.
A portaria ainda restringe às operações às aeronaves menores, o que interfere de maneira significativa para a queda do turismo, outro fator impulsionador do crescimento regional. Por ano, passam cerca de 400 mil pessoas pelo Aeroporto Jorge Amado.
O Clube de Dirigentes Lojistas (CDL), Fórum Permanente em Defesa de Ilhéus, e a Associação Comercial de Ilhéus, entre outras representações da sociedade civil organiza, a exemplo do trade e de empresários e entusiastas pela luta em defesa do Aeroporto Jorge Amado estivem no aeroporto.
Mais de 5 mil pessoas devem desfilar durante 7 de setembro em Ilhéus
Representantes das entidades que participarão do desfile cívico de 7 de setembro, no próximo domingo, a partir das 8 da manhã, estiveram presentes na última quinta-feira, dia 04, na Fundação Cultural de Ilhéus em mais uma reunião para definir os últimos detalhes para o evento, que este ano deve contar com a participação de mais de 50 entidades, totalizando mais de 5 mil pessoas, entre escolas públicas e particulares, clubes de serviço, militares e cinco bandas marciais.
Com o tema: “Fazendo história e abrindo caminhos – por uma educação de qualidade socialmente referenciada”, o desfile cívico vem sendo coordenador pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Secretarias de Turismo, Governo, Transporte e Trânsito, Administração, Serviços Urbanos, Saúde e Assessoria de Comunicação. Entre as principais alterações previstas para este ano está o novo sistema de som abrangendo uma maior extensão das caixas retransmissoras e cinco carros de som, que integrarão o desfile.
Durante a reunião foram acertados outros detalhes sobre o desfile de 7 de setembro. Além do fechamento dos principais acessos à Avenida Soares Lopes, palco do desfile, a fim de garantir a segurança e organização do evento, outra alteração é a mudança do local do hasteamento da bandeira para ao lado do palanque, na Praça Castro Alves, ao invés da Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral.
Na tarde desta sexta-feira, dia 05, também na Fundação Cultural os representantes das entidades que desfilarão no domingo voltaram a se reunir para receber todo o material informativo referente ao desfile, a exemplo de mapas de posicionamento das entidades, roteiros de apresentação, além de caixas de água mineral, para serem distribuídas entre os participantes durante o evento. De acordo com a organização, foram distribuídos também os roteiros dos ônibus que farão o transporte dos estudantes, cujas escolas solicitaram esse apoio junto à organização.
Programação – As atividades oficiais do desfile serão iniciadas às 8h com hasteamento das Bandeiras e revista das tropas e grupamentos, realizada pelas autoridades militares e pelo prefeito da cidade. Após a revista e a execução do hino nacional tocado pela banda Marcial da Polícia Militar, será iniciado o desfile cívico em Ilhéus. A primeira instituição a desfilar pela Avenida Soares Lopes será a Associação dos Ex-Combatentes, seguido dos integrantes da 18ª Circunscrição de Recrutamento e do Tiro do Guerra. Logo após é a vez do Tiro de Guerra, seguido Marinha do Brasil e da Banda de Música do 2º Batalhão de Polícia Militar, seguido dos militares do 2º BPM, 5º Grupamento de Bombeiros, Guarda Municipal, alunos do Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão, integrantes do Clube dos Aventureiros, Clube dos Desbravadores, União Federal dos vigilantes do Mar do Brasil Almirante Barroso, Ordem Demolay Capítulo São Jorge dos Ilheos, Centro Social Urbano e Clube da Melhor Idade Arco-Íris.
O desfile de 7 de setembro prossegue com as apresentações da Associação de Pré-Idosos do Sul da Bahia, Lions Clube Centro, Lions Clube Pontal, Lions Clube Norte, Rotary Clube Ilhéus, Rotary Clube Jorge Amado, PETI, Associação de Mulheres Ilheenses (ASMI) e Creche Solidariedade, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Escola e Associação Sonho Meu, Escola Aidil Pereira, Escola Gente Miúda, Escola Dom Pedro II, Escola Rui Barbosa, Escola Diretriz, Escola Reino da Alegria, Colégio Impacto, Colégio Ideal e Colégio Fênix.
Finalizando a programação do 7 de setembro em Ilhéus desfilam ainda os estudantes do Colégio Nossa Senhora da Vitória, Escola Estadual Eduardo Catalão, Escola Estadual Padre Luís Palmeira, Colégio São Sebastião, Colégio Estadual de Ilhéus, Escola Rotary Renato Leite da Silveira, Colégio Estadual Moisés Bohana, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Colégio Estadual Prof. Fábio Araripe Goulart, Projeto sócio-cultural Arte-Dança, CRIE, Escola Municipal do Banco da Vitória, Escola Nucleada de Banco Central, Escola Municipal do Pontal, Escola Municipal Princesa Isabel, Escola Municipal Themístocles Andrade e Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne.
. Interdição parcial da Ponte à noite começa a partir da próxima segunda
A interdição parcial da Ponte Lomanto Junior começa na próxima segunda-feira (08), a partir das 20 horas. O tráfego de veículos ficará limitado à meia pista até as 6 horas do dia seguinte. De acordo com o Departamento de Infra-estrutura e Transportes da Bahia (Derba), este procedimento será adotado por cerca de 20 dias, exceto aos sábados. Durante este período, serão realizadas a remoção, lavagem e colocação da chapa de rolamento.
Para orientar os motoristas, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Setrans) disponibilizará sinalização semafórica, sinalização auxiliar e agentes de trânsito que estarão na Ponte Lomanto Junior. Prevenindo a população de possíveis transtornos, antecipadamente ela vem sendo informada sobre os horários em que o tráfego ficará parcialmente interrompido. Para isso, são utilizadas placas, faixas, carros de som e panfletos, além de comunicados no rádio e televisão.
Durante as obras de recuperação, o peso dos veículos que irão trafegar sobre a Ponte Lomanto Junior serão controlados, principalmente dos caminhões. Este serviço deverá continuar após os trabalhos, a fim de conservar o asfalto. Concluídas as intervenções, a operação e conservação da Ponte serão responsabilidade da Prefeitura, que também se comprometeu em realizar manutenção preventiva a cada quatro anos.
Atendimento odontológico será levado a mais de 20 mil alunos
A Coordenação de Saúde Bucal de Ilhéus tem como meta oferecer atendimento odontológico a mais de 20 mil crianças de escolas e creches da rede municipal de educação, através do Programa Piloto de Prevenção Bucal. O novo serviço será iniciado na terça-feira (9), visitando o Centro de Educação Fé e Alegria, no bairro Nossa Senhora das Vitórias. Os trabalhos serão realizados em um veículo adaptado com consultório portátil, que será instalado no próprio estabelecimento de ensino.
A equipe Programa Piloto de Prevenção Bucal será composta de dois cirurgiões-dentistas, um auxiliar de dentista, com supervisão de um odontólogo sanitarista. Os profissionais realizarão aplicação de flúor e cariostático (produto que interrompe a progressão da cárie) e uso de Restauração Temporária Atraumática (ART), que utiliza um cimento à base de ionômero de vidro em pequenas cavidades. Além dos atendimentos, serão realizadas ações educativas, como escovação supervisionada após a merenda.
De acordo com o coordenador de Saúde Bucal, Carlos Ocké, o Programa Piloto de Prevenção Bucal ajudará a evitar que problemas simples evoluam, impedindo que as crianças percam seus dentes permanentes ou adquiram outras doenças bucais. “Os casos mais complexos, que não poderão ser tratados no consultório portátil, serão encaminhados ao Centro de Referência Odontopediátrico, no Lions Clube Pontal”
Setur inicia curso de garçom nesta 2ª feira
A Fundação Cultural de Ilhéus vai sediar a partir da próxima segunda-feira, dia 08, as aulas do curso de capacitação para garçom, oferecido pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac. A existência de uma demanda muito grande por mão-de-obra qualificada, principalmente durante o período da alta estação foram os principais fatores que motivaram a Secretaria a implantar o treinamento, voltado tanto para iniciantes como para os que já atuam na área.
Entre os tópicos que serão abordados no conteúdo programático do curso, que prossegue até o dia 17 de outubro, estão ética e meio ambiente, introdução ao turismo e hospitalidade, noções de segurança no trabalho e matemática instrumental. Ainda de acordo à Secretaria de Turismo, estão inclusas noções de elaboração de menus, cardápio, fichas técnicas, funcionamento do departamento de Restaurantes, conhecimento e serviços de vinhos, serviços de restaurante, room service e bar, além da prática profissional do garçom.
De acordo com técnicos da Secretaria municipal de Turismo, ainda este ano devem ser oferecidas novas palestras sobre qualidade no atendimento para os servidores públicos municipais. “Nosso objetivo é oferecer capacitação de qualidade e torná-los aptos a prestar um bom atendimento”. Ainda segundo informações da Setur, assim como os outros cursos oferecidos, os participantes receberão certificado de conclusão.