UESC implanta projeto Identidade, Alteridade e Paisagem: educação pelo Olhar

A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC está implantando o projeto “Identidade, Alteridade e Paisagem: educação pelo olhar”, do Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência – do Ministério da Educação (MEC). O objetivo principal promover a integração entre estudantes e professores dos dez cursos de licenciatura da UESC.
Coordenado pela vice-Reitora Adélia Pinheiro e a professora Cristina Rangel, o projeto foi aprovado no edital 2007, do Prodocência do MEC. Realizou o primeiro encontro entre estudantes, professores e coordenadores dos colegiados participantes.

A vice-reitora acredita que “as ações do projeto vão estimular a construção do conhecimento de forma interdisciplinar a partir das vivências anteriores dos componentes da equipe de trabalho, partindo de diferentes olhares sobre a paisagem nos aspectos de preservação do ambiente e da inclusão de portadores de necessidades especiais”.

Foram constituídas oito equipes de trabalho compostas, no máximo por 12 estudantes cada e dois professores instrutores, contando com o apoio dos coordenadores de colegiados, totalizando 98 pessoas diretamente envolvidas.

As atividades foram planejadas para realização em três blocos. O primeiro olhando para a paisagem do campus da UESC, o segundo sobre a paisagem de um bairro e o terceiro bloco sobre uma escola do bairro.

A etapa dentro da UESC já foi concluída, após um período em que as equipes estiveram olhando, fotografando, refletindo e dialogando sobre a nossa paisagem, teorizando sobre os problemas identificados e propondo as intervenções possíveis. Os trabalhos da primeira etapa foram apresentados durante o I Seminário Integrador de Vivências, realizado no auditório Jorge Amado.

A professora Adélia Pinheiro acrescenta que “o projeto está fundamentado em metodologia ativa de aprendizagem, com o estudante ocupando a centralidade do processo de construção do conhecimento, o que traz grande expectativa quanto às possibilidades criativas dos grupos, ao tempo em que permite o aprofundamento e a reflexão como base da formação complementar do futuro professor”.

Prodocência

O Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência constitui-se em uma iniciativa da Secretaria de Educação Superior do Ministério de Educação que visa fortalecer os programas de formação de professores já existentes no âmbito desse Ministério e dar continuidade às suas ações de melhoria da qualidade da Graduação. A prioridade são os cursos de licenciatura das Instituições Federais de Ensino Superior.

Os objetivos são estimular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do Ensino Superior no país; ampliar as ações voltadas à formação de professores, priorizando a formação inicial desenvolvida nos cursos de licenciatura das Instituições Federais de Ensino Superior; e apoiar a implementação das novas Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *