O ilheense Franklin Serpa recebeu uma das melhores notícias da sua vida nesta quarta-feira.
Entre os dias 7 e 17 de outubro, o atleta participa do Oakley Pro Junior Global Challenge em Bali, Indonésia. A competição distribui US$ 75 mil em prêmios e reúne apenas 18 surfistas da nova geração mundial.
Serpa foi convocado para substituir o paulista Thiago Camarão, vencedor do campeonato brasileiro pro junior deste ano em Itamambuca, Ubatuba (SP). O baiano foi derrotado na semifinal, justamente por Camarão, que não vai mais ao evento devido ao choque de datas com as etapas brasileiras do WQS.
A novidade não pára por aí. Os custos da passagem e hospedagem serão pagos pela Oakley, patrocinadora da competição. “Eu nem sei o que dizer, estou aqui sem palavras. Muito obrigado, muito obrigado mesmo. É um sonho, não estou nem acreditando, muito obrigado”, repetia um emocionado Franklin Serpa ao receber a notícia do amigo Ader Oliveira, editor dos sites SurfBahia e Waves.
Outros brasileiros classificados são o paranaense Peterson Crisanto e o paulista Miguel Pupo. Petersinho foi o vice-campeão da etapa brasileira e responsável pela eliminação de Rudá Carvalho nas quartas-de-final em Ubatuba, numa bateria muito acirrada.
Pupo dividiu a terceira posição com Franklin Serpa e conseguiu a vaga depois de vencer a etapa francesa em agosto deste ano, nas ondas de Lacanau.
Resta apenas à Oakley decidir quem serão os seis wildcards no evento. Em sua primeira edição, o Oakley Pro Junior Global Challenge 2008 contou com seis etapas eliminatórias ao redor do planeta.
Além de Brasil e França, o circuito passou também pela Austrália, África do Sul, Califórnia (EUA) e Japão.
Formato – A prova conta com o mesmo sistema de baterias utilizado no WCT Feminino. Na primeira fase, os 18 atletas são divididos em seis baterias, com os dois primeiros avançando e o terceiro caindo para a repescagem.
São duas baterias de três atletas na repescagem e apenas o terceiro é eliminado. A partir da terceira rodada, os confrontos rolam no formato homem-a-homem.
Confira lista dos surfistas classificados
Lincoln Taylor (Aus)
Mitch Crews (Aus)
Shaun Joubert (Afr)
Nick Godfrey (Afr)
Sebastian Zietz (Haw)
Jason Harris (EUA)
Peterson Crisanto (Bra)
Franklin Serpa (Bra)
Miguel Pupo (Bra)
Nobuyuki Osawa (Jap)
Shota Nakamura (Jap)
Marc Lacomare (Fra)