Bancada baiana cria comissão para acompanhar providências para o aeroporto Jorge Amado

O deputado federal Raymundo Veloso(PMDB) convocou a bancada baiana na Câmara dos Deputados para entrar na luta em defesa do aeroporto de Ilhéus. Os deputados se reuniram na manhã desta quarta(03) e solicitaram ao presidente da Casa, Arlindo Chinaglia, a designação de uma Comissão Externa para acompanhar as negociações junto ao Ministério da Defesa, Anac, Infraero e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA). Esta comissão será formada pelos deputados Veloso, Alice Portugal e Mário Negromonte. No mesmo dia, no período da tarde, os parlamentares já têm a sua primeira atividade: participar de uma reunião no Ministério da Defesa com a Anac, DCEA, representantes do governo estadual e o ministro Jobim.

Dentro do cronograma de ações deliberadas pela bancada, está o agendamento de uma audiência com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, para pressionar para o adiantamento da construção do novo aeroporto de Ilhéus, que está previsto no PAC. O coordenador da bancada, Colbert Martins, anunciou ainda que irá solicitar o DCEA que agilize a instalação dos equipamentos de segurança VOR/DME e um PAPI para auxiliar a navegação aérea no atual aeroporto. Estes instrumentos já foram solicitados pelo deputado Veloso desde o ano passado.

A expectativa da bancada baiana é de que agora o problema do aeroporto de Ilhéus encontre uma solução definitiva. “Todos os deputados demonstraram preocupação e empenho com a situação. Portanto, tenho certeza que a articulação da bancada irá forçar os órgãos envolvidos a apresentar uma solução para o problema e liberar completamente as operações no terminal ilheense”, acredita o deputado Veloso. Participaram também da reunião os parlamentares Colbert Martins, Jorge Khouri, Mário Negromonte, Daniel Almeida, Márcio Marinho, Maurício Trindade, Edgar Mão Branca, Alice Portugal, Sérgio Brito, Cláudio Cajado e o secretário de estado de ciência e Tecnologia, Ildes Ferreira. O senador César Borges teve que se ausentar, mas comunicou o seu apoio.

Os deputados afirmaram que a Bahia não irá permitir este duro golpe no desenvolvimento do turismo e da economia do estado, com a possível desativação do aeroporto ilheense. Eles aproveitaram também para defender o terminal de Caravelas, Barreiras e Vitória da Conquista. “Resolver o problema do aeroporto de Ilhéus é prioridade dentre as atividades da bancada baiana”, ressaltou o coordenador Colbert Martins.

O deputado Veloso relatou o clima de revolta e inquietação que tomou conta da população da região, com as medidas restritivas da Anac. Ele afirmou que na última terça (02) cerca de dois mil manifestantes marcharam do centro de Ilhéus até o aeroporto em protesto os prejuízos causados. O deputado disse ainda que os danos já começaram a aparecer. A TAM demitiu 15 funcionários, os dois vôos noturnos operados no aeroporto já foram cancelados e as empresas GOL e TAM ameaçam deixar de voar para Ilhéus. “Se faz urgente uma solução para o caos social e econômico gerado”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *