Prefeitura Municipal de Ilhéus

Ilhéus vai às ruas pedir solução definitiva para o Aeroporto

Ilhéus inaugura moderna e ampla sede da Central de Regulação do SUS

Prefeitura contempla mais um alto da cidade com obras

Secretaria de Saúde continua com campanha contra rubéola

TMI disponibiliza programação semanal via telefone e internet

Ilhéus vai às ruas pedir solução definitiva para o Aeroporto

Nem a ameaça de chuva impediu que uma grande multidão de pessoas se aglomerasse no início da manhã desta terça-feira, dia 02, na Praça Cairú, centro de Ilhéus, para participar da segunda manifestação pública em favor do Aeroporto Jorge Amado e contra a medida da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC em suspender a orientação de vôo por instrumentos. A medida que entraria em vigor nesta terça-feira vem preocupando a sociedade civil organizada e toda a população que, mais uma vez, caminhou em direção ao Aeroporto em protesto.
Embalados pelo som da música “Caminhando e Cantando”, de Geraldo Vandré, centenas de pessoas caminharam com faixas e apitos pedindo a suspensão definitiva da medida da ANAC que já causou a interrupção dos vôos noturnos realizados pela empresas áreas Gol e Tam. Da sacada dos prédios ou da porta das casas, as pessoas que não puderam acompanhar a passeata acenavam e também deram apoio à manifestação. Os motoristas que também não puderam participar do movimento, promoveram buzinaços como forma de manifestar apoio ao Aeroporto.
A exemplo do primeiro ato público realizado no último dia 23 – quando centenas de pessoas interditaram a cabeceira do Aeroporto –, a passeata também foi marcada pela presença de personagens irreverentes, como a abelhinha viajante, interpretada pela atriz Janete Lainha e por Santos Dumont montado em seu “Jegue Bis”, fazendo alusão ao primeiro modelo de avião criado por Dumont. Manifestantes também trouxeram malas de viagem e um grupo trouxe até uma cama de UTI para simbolizar a situação de fragilidade na qual se encontra o Aeroporto.
Em frente ao Aeroporto Jorge Amado, representantes da sociedade civil organizada fizeram questão de agradecer ao apoio dado pela população. O presidente da Associação Comercial e do Fórum Permanente em Defesa de Ilhéus, José Leite de Sousa, afirmou que a cidade precisa de uma decisão definitiva. “Junto com mais de 80 municípios que utilizam os serviços do Aeroporto, Ilhéus merece respeito e o retorno de seus oito vôos diários”, lembrou. Já o delegado da secção sul da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem, Alfredo Landim, afirmou que “a população vai continuar se mobilizando enquanto essa situação de descaso não for resolvida”.
Também integraram o segundo ato público pelo Aeroporto Jorge Amado a deputada estadual Ângela Souza e representantes do Sindicato do Comércio Varejista, CDL, Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus e Itabuna – Sinec, Associação de turismo de Ilhéus, Convention Bureau, Sindicato dos Estivadores, Associação dos Municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia – AMURC, Lions Clube, Rotary Clube, entre outras entidades. O evento também contou com a presença de secretários municipais e com o apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Transporte e Trânsito.

Ilhéus inaugura moderna e ampla sede da Central de Regulação do SUS

A fim de oferecer mais comodidade, conforto e agilidade no atendimento aos ilheenses que utilizam os serviços de saúde municipais, foi entregue na tarde da última segunda-feira, dia 01, as novas instalações da Central de Regulação, Controle e Auditoria do SUS de Ilhéus. Localizada na Avenida Lindolfo Collor, número 777, no bairro do Malhado, a nova Central conta com salas informatizadas e climatizadas para atendimento e marcação de exames, além de abrigar serviços que vinham sendo oferecidos em locais distintos.
Durante a solenidade de inauguração, que reuniu profissionais de saúde, conselheiros municipais, médicos conveniados ao Sistema Único de Saúde, além de secretários municipais e o vereador Marcos Flávio, o representante do prefeito Newton Lima e secretário municipal de governo, José Nazal Pacheco Soub, afirmou que este novo equipamento representa o respeito da atual gestão com a saúde pública. “Com nova sede, a Secretaria de Saúde poderá contribuir de maneira mais rápida e eficaz para o acesso da comunidade à uma saúde de qualidade”, afirmou.
A diretora de Departamento de Auditoria, Controle e Regulação do SUS, Marleide Figueiredo lembrou que além da marcação de exames de média complexidade, a Central também abrigará autorização de internamento hospitalar, entre outros serviços já oferecidos. “Com a total informatização da Central de Regulação, será possível manter uma melhor comunicação entre as unidades, otimizando a realização dos atendimentos”, afirmou. Ainda de acordo com a responsável pela Central, “o agendamento dos demais exames continua sendo feito pelas próprias unidades de saúde”, acrescentou.
A nova central de Regulação do SUS conta com salas para atendimento ao público, reuniões, análise de contas, controle de avaliação, copa e banheiros, além de estar totalmente adaptada para pessoas portadoras de deficiência. Outros serviços oferecidos pela Central e que vinham funcionando em locais separados também foram integrados e já estão em funcionamento no local, a exemplo do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que funcionava no antigo Sesp e do Departamento de Auditoria, que estava alocado na Secretaria Municipal de Saúde.

Prefeitura contempla mais um alto da cidade com obras

O alto Nerival, comunidade do bairro da Barra, zona norte da cidade, foi incluída no cronograma de obras da Prefeitura de Ilhéus e os trabalhos já foram iniciados sob a coordenação das secretarias de Serviços Urbanos e de Engenharia e Obras do município. Com recursos próprios, as secretarias estão executando serviços reivindicados pelos moradores da comunidade aos administradores anteriores, isso ao longo dos últimos anos. Contemplar áreas íngremes com obras de infra-estrutura é uma das formas encontrada pela administração atual, para oferecer melhoria das condições de moradia às comunidades carentes.
No Nerival, conhecido também como alto do Cuscuz, a Prefeitura está pavimentando algumas vias que nunca receberam qualquer tipo de beneficio urbanístico, além de recuperar outras que se encontravam sem manutenção. Através da iniciativa, voltada para a melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem em locais de difícil acesso, a prefeitura busca alternativas para oferecer condições mais dignas às pessoas. Um dos recursos utilizados, pela prefeitura para garantir segurança aos moradores do alto Nerival que possuem casas em áreas de riscos, é a construção de alvenarias de contenção de encostas.
Com a utilização das contenções, a Prefeitura vai levar tranqüilidade às pessoas que tentam sobreviver em habitações que ficam à beira de barrancos, o que representa uma séria ameaça à vida de muitas famílias, como disse os coordenadores dos trabalhos no local. Este tipo de recurso protege ainda as casas que ficam em áreas abaixo das contenções. As obras, tocadas pela prefeitura para dotar o alto Nerival de infra-estrutura básica não param por ai.
Os técnicos disseram que o alto Nerival está sendo contemplado ainda com pavimentação à base de placas de concreto e drenagem pluvial. Em algumas ruas, a drenagem está sendo recuperada, pois se encontrava deteriorado pela ação do tempo e pela falta de manutenção. Em outras vias, a Prefeitura instala a rede de drenagem pluvial e faz a pavimentação onde não existia.
Além do Nerival, atualmente a Prefeitura também está realizando obras em vários outros altos da cidade, a exemplo do Amparo, Esperança e Coqueiro (Malhado), Mambape (Nelson Costa), Luiz Gama, Gamboa (avenida Itabuna) e Nossa Senhora das Graças (Princesa Isabel).

Secretaria de Saúde continua com campanha contra rubéola

Apesar do Dia Nacional de Vacinação contra Rubéola ter acontecido no último sábado (30), a Secretaria de Saúde de Ilhéus dará prosseguimento à campanha até o dia 12 deste mês. Segundo dados do Departamento de Vigilância à Saúde, já foram imunizados 62,9% dos 75.668 homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos que compõem a meta do município. O objetivo é que, até o final dos trabalhos, todos possam estar imunes contra a doença.
Iniciada em todo o Brasil em 09 de agosto, a campanha de vacinação contra rubéola pretende erradicar a doença do país até 2010, compromisso assumido junto à Organização Pan-americana de Saúde (Opas). Como conseqüência, pretende-se acabar com a Síndrome da Rubéola Congênita que, adquirida no primeiro trimestre da gestação, pode causar aborto ou seqüelas graves nos bebês, como cegueira e doenças cardíacas.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, os homens estão demonstrando maior resistência em tomar a vacina contra rubéola. Das 47.594 pessoas vacinadas, 66% são mulheres enquanto 59,32% são homens. “Se todos não forem imunizados, o vírus continuará circulando e a doença não será erradicada”, alerta Cássia.
Vacinando todos os homens e mulheres contra a rubéola, será montada uma barreira contra o vírus, que é transmitido pelo ar. Para que ninguém deixe de ser imunizado, a partir da próxima semana, equipes de vacinadores da Secretaria de Saúde irão casa a casa. Mas, até o final da campanha a vacina continuará disponível em todas as unidades de saúde.
A rubéola apresenta sintomas parecem com a gripe, causando de febre baixa e dores no corpo. Também são comuns manchas vermelhas pelo corpo e ínguas no pescoço e nuca. A única forma evitar o contágio é através da vacina dupla viral, que é injetável e também protege contra o sarampo.

TMI disponibiliza programação semanal via telefone e internet

Qualquer pessoa pode ter a programação do Teatro Municipal de Ilhéus sem sair de casa. Para ficar por dentro dos espetáculos em cartaz durante toda semana, é necessário discar o número 3634-6183 e se inteirar dos eventos. É a maneira mais prática encontrada pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) para oferecer comodidade ao expectador. O sistema funciona através de gravação, com todos os eventos agendados, e a proposta tem como finalidade tornar mais ágil a divulgação de sua programação.
Mas quem não quiser utilizar o sistema via telefone para ficar a par dos eventos agendados para acontecer no Municipal de Ilhéus, pode utilizar outro mecanismo tão eficaz quanto o primeiro. A segunda opção é ainda mais moderna tecnologicamente do que o sistema de gravação telefônica. Neste caso trata-se de recurso por meio da Internet. Para acessar o endereço o expectador deve solicitar as informações via e-mail no endereço teatroilheus@click21.com.br, e saberá o nome dos espetáculos da semana, preços e horários, tudo isso está disponível nos dois sistemas de informações.
Estas opções para obtenção de informações sobre a programação do Municipal, os sistemas disponibilizados pela Fundaci através do disque teatro e da internet, se constituem na maneira mais rápida de ter dados importantes a respeito dos espetáculos em cartaz no teatro. A presidente da Fundaci, Eugênia Célia. Disse que eles permitem que as pessoas ganhem tempo ao utilizá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *