O Projeto de Lei é o de n.º 5476.

CANCELAMENTO DA TAXA TELEFÔNICA de: R$ 40,37 (residencial) e R$ 56,08 (comercial)
Quando se trata do interesse da população, nada é divulgado.
Ligue 0800-619619.
Não digite nada. Espere para falar com uma atendente. Diga que é para votar a favor do cancelamento da taxa de telefone fixo.
O Projeto de Lei é o de n.º 5476.

Esse tipo de assunto NÃO é veiculado na TV ou no rádio, porque eles não têm interesse e não estão preocupados com isso. Então nós é que temos de correr atrás, afinal quem paga somos nós!

O telefone a ser discado (0800-619619, de segunda à sexta-feira das 08h às 20h) é da Câmara dos Deputados Federal.

LIGUE: 0800-619619. Vamos divulgar.

Entrando em vigor esta lei, você só pagará pelas ligações efetuadas, acabando com esse roubo que é a assinatura mensal. Este projeto está tramitando na ‘COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR’, na Câmara.

Quantos mais ligarem, maior a chance.

O BRASIL AGRADECE!

Não adianta a gente ficar só reclamando.

Quando podemos, devemos tomar alguma atitude…

Anatel não pretende regular acesso à web pela rede elétrica

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer regulamentar os equipamentos e as faixas de freqüência em que a Internet pode trafegar pela rede elétrica, mas não pretende ditar regras sobre o modelo de negócios dessa nova opção de conexão.
A informação foi dada por Plínio de Aguiar Júnior, conselheiro da Anatel, ao participar do seminário Concentração & Concorrência.

A agência colocou o assunto em consulta pública por 30 dias, período encerrado nesta terça-feira. Foram recebidas 445 contribuições, que serão agora analisadas pela área técnica da agência e depois pelo conselho diretor.

O uso da infra-estrutura de rede elétrica para a conexão à Internet é conhecida no setor pela sigla PLC, de “power line communication”. O modelo já foi alvo de testes em várias regiões do Brasil como uma opção em áreas onde outro tipo de tecnologia não esteja disponível.

Como explicou o conselheiro aos jornalistas, a consulta “é uma parte mais técnica, mais ligada à certificação dos sistemas para homologação da Anatel”. A agência quer assegurar o bom uso do espectro e a eliminação de interferências.

Segundo ele, a opção de acesso à Internet pela rede elétrica “começa a ficar viável”, mas a agência “não vai regular o modelo de negócios”.

De acordo com Aguiar, “qualquer um vai poder fazer”, bastando pedir uma licença de telefonia fixa ou de comunicação multimídia.

Reuters

Para biógrafo inglês, Lula avançou economia, mas fracassa na educação

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva, “um dos presidentes mais significativos” da história do Brasil no século 20, caminha também para ser “um fracasso na educação”, na opinião do pesquisador britânico Richard Bourne, autor de um livro sobre Lula.
Lula of Brazil (Zed Books, Londres e Nova York), biografia política do ex-metalúrgico eleito e reeleito presidente, compila para o leitor do inglês os avanços e dificuldades do atual governo. O lançamento da obra, nesta terça-feira em Londres, vem a tempo de jogar uma luz sobre as razões que levam a popularidade de Lula a níveis recordes de 80%.

“Lula domina completamente a cena política no país. Ricos e pobres acham que Lula é uma pessoa que cuida do país”, avalia Bourne, ex-jornalista do The Guardian, hoje pesquisador sênior do Institute of Commonwealth Studies, em Londres.

Bourne não esconde a simpatia que sempre nutriu por Lula desde que o ex-metalúrgico se destacou no sindicalismo nos anos 1980 – ou, a rigor, não esconde a simpatia pelo Brasil. Diz que “deixou seu coração” no país quando desembarcou pela primeira vez no Rio, em 1965. É autor de um livro sobre Getúlio Vargas e outros sobre líderes latino-americanos.

Nesta entrevista à BBC Brasil, o pesquisador faz uma avaliação dos altos e baixos do governo. Sublinha avanços no combate à pobreza e na política externa. Mas não deixa de criticar com severidade o que chama de “fracassos” no impulso à educação e em relação à esperança de fundar no Brasil “um tipo mais ético de política”.

BBC Brasil – Seu livro vem em um momento em que a popularidade do presidente bate recorde e alcança 80%. Como explicar esse fenômeno?

Richard Bourne – Lula domina completamente a cena política no Brasil. Em parte, porque está no poder há muito tempo, em parte pelo que fez, em parte pelas suas características tão humanas. As pessoas se sentem muito seguras com Lula. Ricos e pobres acham que Lula é uma pessoa que cuida do país. Mas até por isso seu legado político será complicado…

BBC Brasil – Seria minha próxima pergunta…

Bourne – Lula sempre foi mais popular do que o PT. E muitas vezes ele até se mostrou muito impiedoso com o PT. Isso significa que não podemos pressupor que um petista o suceda. De certa forma, chegar à Presidência se tornou uma grande conquista pessoal de Lula, e é difícil que haja outro Lula. Felizmente, ele não deu ouvidos às pessoas que queriam convencê-lo a mudar a Constituição para poder se candidatar para um terceiro mandato. Isso seria um desastre para o Brasil.

BBC Brasil – Ampliando a questão do legado. O senhor é um estudioso de Vargas. Podemos comparar o legado de Lula e Vargas, os dois “pais dos pobres”?

Bourne – A comparação de que Lula e Vargas são pais dos pobres é adequada. Vargas criou os arranjos de seguridade social e era apoiado por movimentos operários. Mas esses movimentos eram apoiados pelo Estado. Já Lula fez muito mais pelos pobres que não estão na economia normal, ao introduzir o Bolsa Família e prover o recurso a 12 milhões de famílias só até o fim do 1º mandato. Acho que fez tanto como pai dos pobres quanto Getúlio.

BBC Brasil – O senhor diz que o Bolsa Família é um avanço na questão da pobreza, mas o programa tem ajudado em relação à educação?

Bourne – Acho que a educação é um dos grandes fracassos de Lula. Acho que ele perdeu o primeiro mandato ao não fazer nada pela educação pública no Brasil, algo que qualquer pessoa, qualquer observador internacional, qualquer brasileiro informado no Brasil enxerga como uma das maiores fraquezas do país.

Talvez porque ele mesmo tenha conseguido chegar ao topo sem educação formal ou porque se cansou de pessoas sabidas dizendo a ele que ele deveria ter se formado – não sei – mas parece que ele, pessoalmente, nunca considerou a educação tão importante para o seu país como deveria.

Esse é um grande contraste com outros líderes, como Nelson Mandela, da África do Sul, que estudou na prisão e obteve seu diploma na prisão, e mesmo Robert Mugabe, do Zimbábue, que privilegiou a educação quando chegou ao poder nos anos 1980. Acho que a questão da educação é um fracasso pessoal de Lula, e é bem difícil compensar isso.

BBC Brasil – Mas se há pouco investimento em algo tão estratégico no longo prazo, como a educação, o que resta?

Bourne – No seu segundo mandato, Lula tentou incluir seu pacote de crescimento, o que eu acho que funcionou, além de conseguir se beneficiar da expansão econômica. Há alguns avanços na parta da educação cultural. Houve um aumento no número de universidades, há bons avanços feitos na parte cultural pelo ex-ministro Gilberto Gil nas favelas. É uma tentativa de elevar um pouco o nível de alfabetismo. Mas, como disse, acho que a educação pública foi um certo fracasso ao não ser considerada como devia.

BBC Brasil – O senhor dedica um capítulo aos escândalos de corrupção. Como avalia esse quesito?

Bourne – A situação ética e política é uma parte ruim do legado de Lula. Simplesmente deu errado muito cedo, por conta do pacto com o demônio que ele fez logo no início da sua quarta tentativa para chegar à Presidência. Acho que Lula simplesmente se cansou de perder. E acho que isso foi uma traição do espírito que animou a fundação do PT no início dos anos 1980. Porque em qualquer grupo no qual você se incluísse no PT, fosse radical, marxista, moderado, a única coisa do qual estava totalmente certo era de que era preciso um tipo de política mais ético no Brasil. E nisso ele fracassou.

BBC Brasil – Há algo que se possa fazer em relação a isso?

Bourne – Sim, há uma série de coisas que podem e precisam ser feitas. Muito mais esforço deve ser dirigido à eleição dos políticos. Há bons políticos, nem todos do mesmo partido, nem todos de esquerda. E uma coisa é certa: a sociedade civil, ONGs, o terceiro setor, todos aqueles setores pressionando por transparência precisam ser reforçados. Obviamente, a imprensa e a mídia em geral têm um tremendo papel nisso. Eles fizeram um bom trabalho durante o mensalão. Esta vigilância é muito importante.

BBC Brasil – Mas o senhor crê que é possível reverter a sensação de que todos os políticos…

Bourne – …são bandidos e que a política é um negócio? Acho que isso é bem difícil, e digo por quê. O Brasil é um país muito grande e relativamente desorganizado. Um pouco como os Estados Unidos, onde política também pode se confundir com negócio. Você nunca consegue se livrar disso totalmente, mas acho que pode reduzir o mal. Mesmo assim, se olhar a história brasileira, vai ver que há diversos políticos honestos desde os primórdios, desde o século 19. Não gosto da idéia de simplesmente desistir do Brasil em relação a isso.

BBC Brasil – O senhor mencionou a relação da imprensa com o governo. Esta relação não é antagonista? Se sim, é visível?

Bourne – Acho que sim, é visível. Sempre houve uma hostilidade nesses interesses travestidos dos ricos por parte da imprensa. De certa forma, era uma questão de poder. Eles não queriam ter seus privilégios ou opiniões questionados. Mas acho que agora há algo diferente. Imagino que os jornalistas estão apenas cansados de Lula. O mesmo tipo de atitude que existe aqui em relação ao Gordon Brown. De certa forma, é natural e até bom. Eu sou um ex-jornalista, sei que é preciso algum grau de cinismo e ceticismo entre os jornalistas em relação a políticos.

BBC Brasil – O senhor diz no seu livro que a política externa do Brasil reflete os ideais iniciais do PT, e que a política econômica é a maior traição desses ideais. Pode explicar?

Bourne – Talvez a política econômica do PT tenha sido irrealista quando ele foi eleito. Voltar a uma era de controle estatal quase total das instituições é insustentável em um mundo globalizado. Já a política externa foi bem fundamentada.

Algo que não foi bem sucedido foi a tentativa de se tornar o líder dos latino-americanos – acho que foi mal pensado. O Brasil é muito grande e ameaçador aos olhos dos outros países, e apenas se o Brasil estiver trabalhando claramente nos interesses deles, eles vão concordar em ser representados pelo Brasil. Lideres nacionalistas como Hugo Chávez, Rafael Correa e Evo Morales quase inevitavelmente se viraram contra empresas brasileiras, como Odebrecht e a Petrobras.

De certa forma, o Brasil está pagando o preço de se tornar uma economia capitalista relativamente bem sucedida. E isso é um pouco duro para Lula, porque ele é um representante da esquerda, e de repente os interesses nacionais do Brasil e os interesses dos governos de esquerda entraram em colisão.

Mas há que fazer uma distinção entre a abordagem hispânica e brasileira. A do Brasil sempre foi a de acomodação, mesmo quando mudanças drásticas de rumo estavam ocorrendo. Enquanto no mundo hispano-americano, você atira e resolve o problema. Veja Pinochet no Chile, veja a Argentina. São duas culturas políticas muito diferentes. Para mim, para minha visão, o Brasil é um lugar muito mais civilizado.

BBC

Inscrições abertas para Residência Médica

A Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem) realiza até 15 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo Unificado de Residência Médica/Bahia 2009.
O interessado deve se inscrever pelo site da Consultec(http://www.consultec.com.br/), onde encontrará, a partir desta terça-feira (30), o Manual do Candidato, também disponível nas unidades integrantes da Residência e na sede do Cerem. A taxa de é de R$ 220. As provas serão realizadas no dia 6 de dezembro, das 14h às 18h.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura notifica donos de lotes que invadem áreas públicas

Mais abrigos serão instalados em pontos de ônibus de Ilhéus

Empresários e Prefeitura de Ilhéus discutem campanha de natal 2008

Teatro Municipal de Ilhéus define programação do mês de outubro

Parada Gay de Ilhéus supera expectativa novamente

Prefeitura notifica donos de lotes que invadem áreas públicas

Proprietários de lotes do Condomínio Luzimares estão sendo notificados em razão da invasão de área de domínio público e de Marinha. A fiscalização de Obras e Posturas do município começou a fazer o trabalho ontem (29) e deverá concluir ainda hoje (30). Por se tratar de propriedades de veraneio, eles encontram dificuldades para encontrar seus donos no condomínio que fica a 25 quilômetros da sede do município. A medida procura acabar com o avanço das cercas e dos muros que dificultam o acesso das pessoas ao mar.
A área que está sendo invadida pelos proprietários corresponde à alameda da frente do condomínio, justamente a que fica na parte mais próxima da praia, embora o problema não fique limitado apenas a este espaço, se estendendo para algumas áreas verdes. Por este motivo, dono de outros lotes e pessoas que procuram a praia para o lazer e entretenimento terminam sendo prejudicadas. Em várias propriedades a ocupação chega a grandes proporções, isso em relação ao tamanho dos lotes.
Evitar que seja retirado o direito de ir e vir das pessoas também é uma das questões que a Prefeitura levantou em relação ao avanço das cercas e das construções de muros e casas em áreas de domínio publico. Segundo técnicos lotados na Secretaria de Serviços Urbanos, estas áreas devem ser preservadas sob o domínio da Prefeitura. O objetivo é sua utilização para aberturas de vias públicas.
Com a notificação, a Prefeitura espera que os proprietários procurem o setor competente dentro do tempo determinado para os procedimentos previsto dentro do Código de Posturas do Município. O avanço das cercas, assim como a construção de muros em áreas de domínio público, estão causando constrangimento para as pessoas que procuram o lazer nas praias do condomínio.
A construção de espaços de lazer em áreas verdes foi outra questão abordada pelos fiscais. No condomínio Luzimares, situada na rodovia Ilhéus/Itacaré, os fiscais observaram, ainda, a construção de casas e muros de bloco de tijolos em área de domínio público. A Prefeitura espera que os proprietários tomem as devidas providências no sentido de retirar os muros, cercas e as casas que foram construídas em área inadequadas para estes tipos de edificações.

Mais abrigos serão instalados em pontos de ônibus de Ilhéus

Com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo, a Secretaria de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Setrans) continua instalando novos abrigos nos pontos de ônibus da cidade. Até sexta-feira (03), serão colocados sete novos equipamentos na Avenida Itabuna e Parque Infantil. E, na próxima semana, deverão ser instalados mais oito em diferentes locais da cidade.
O projeto prevê a instalação de 52 novos abrigos nos pontos de ônibus. Até o momento, já foram colocados 20 equipamentos não só nas principais vias de Ilhéus, mas também em vários bairros. Os novos abrigos são padronizados, seguindo um mesmo padrão estético para deixar a cidade ainda mais bonita. Eles ainda possuem cobertura e assento para que os passageiros possam aguardar os veículos com maior comodidade.
Os abrigos antigos, que ainda têm condições de serem utilizados, estão sendo reformados pela Setrans. Muitos estavam oferecendo risco à saúde da população, uma vez que estavam enferrujados e extremamente danificados. Entre os locais já beneficiados estão a Rua Bento Berilo, Avenidas Canavieiras, Osvaldo Cruz, Antônio Carlos Magalhães e Lomanto Junior, Rua 13 de Maio e Avenida Brasil, em frente ao Hospital Geral Luis Viana Filho.

Empresários e Prefeitura de Ilhéus discutem campanha de natal 2008

Empresários ilheenses estiveram reunidos na tarde da última segunda-feira, dia 29, com o representante do governo municipal para apresentar o projeto da campanha de natal para este ano, “Natal com Alegria”. A ação desenvolvida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) vai fazer um forte apelo para o sentimento de alegria e de felicidade característicos desta época do ano utilizando o circo, sem esquecer de símbolos natalinos, como o Papai Noel e a Arvore de Natal.
Durante a reunião, que também contou com a participação do presidente da Associação Comercial de Ilhéus, José Leite de Souza e do secretário de Governo, José Nazal Soub, os empresários apresentaram o mote e as peças publicitárias da campanha, que será lançada oficialmente no dia 29 do próximo mês. O objetivo da campanha, de acordo com os lojistas é o de envolver todo o comércio num clima festivo estimulando a alegria dentro e fora das lojas. “Com as ruas iluminadas e as vitrines das lojas devidamente ornamentadas, os consumidores ficaram mais motivados à comprar no comércio de Ilhéus”, salientaram.
Os empresários aproveitaram para agradecer ao apoio dado pelo atual governo às iniciativas propostas em favor do fortalecimento do comércio local. “Esta parceria tem sido fundamental para que a cada ano, a CDL, junto com os empresários da cidade possam apresentar projetos mais ousados, incluindo não só a distribuição de prêmios como também acesso ao entretenimento e novas opções de lazer para os nossos clientes”, afirmou o presidente da CDL de Ilhéus, Clóvis Júnior.
Outra novidade da campanha, além dos sorteios – inclusive nos bairros, será a apresentação de corais com crianças, a presença de um Papai Noel no comércio e dos projetos ‘O Circo vai à Rua’ e ‘Arte e ‘Cultura 6 ½ na escadaria do Palácio’, que prevê a realização de diversas artístico-culturais, a partir da segunda quinzena de dezembro, nas escadarias do Palácio Paranaguá. “Pretendemos criar uma programação diversificada que desperte o espírito natalino junto à alergia do circo”, lembraram.

Teatro Municipal de Ilhéus define programação do mês de outubro

Espetáculos teatrais, shows de humor e musicais, além de um Festival de Peças Infantis, compõem a programação de outubro do Teatro Municipal de Ilhéus. Os interessados em se informar sobre as atrações em cartaz durante a semana podem ligar para o Disk Teatro: (73) 3634-6183 ou receber a relação de todas as atividades, enviando solicitação para o e-mail: teatroilheus@click21.com.br.
O novo mês será aberto nesta quarta-feira (1º), com o espetáculo “Vem viver melhor idade”, que será apresentado às 17 horas. Com música e dança, iniciativa é da Associação de Pré-Idosos do Sul da Bahia e terá entrada franca. E, de sexta a domingo (03 a 05), estará em cartaz o humorístico “Fanfarrões – a peça”, sempre às 20 horas e com ingressos a R$ 20,00.
A partir de segunda-feira (06), começa o Festival de Peças Infantis. Em comemoração à semana da criança, cujo dia é comemorado no dia 12, a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) organizou a mostra com vários espetáculos voltados aos pequeninos. As apresentações vão até o dia 10 e acontecerão em horário escolar, sempre às 10 e 15 horas. As entradas custarão R$ 10,00 e R$ 5,00.
Além de ser o mês das crianças, em outubro também é celebrado o dia dos professores. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Educação organizou um show especial para os profissionais, que será realizado às 19 horas do dia 13. Na mesma semana, haverá outros musicais. No dia 15, às 19h30min, a cantora Louzedes lançará o seu primeiro CD, com o show “Simplesmente Louzedes”. Os ingressos custarão R$ 10,00. E a banda Eles 4 prestará homenagens a Jovem Guarda no dia 16, às 19h30min. As entradas serão vendidas a preços populares, custando R$ 8,00.
Renato Piaba volta aos palcos do Teatro Municipal de Ilhéus com o show “Intimidades Sem Censura”. Fazendo comentários sobre os mitos e curiosidades da intimidade da vida a dois, o humorista baiano fará apresentações às 21 horas do dia 18 e às 20 horas dos dias 19 e 20 de outubro. Os ingressos custarão R$ 24,00 (inteira) e R$12,00 (meia).
Os alunos do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães também marcarão presença no Teatro Municipal de Ilhéus neste mês de outubro. No dia 22, às 17 horas, haverá uma mostra de clipes culturais produzidos pelos estudantes. Nos dias 23 e 24, das 9 às 18 horas, haverá audições para a formação do elenco de “Lampião”, nova peça do diretor Pawlo Cidade.
O Teatro Municipal de Ilhéus segue com mais atrações em cartaz para os últimos dias de outubro. No dia 29, às 20 horas, o grupo de teatro “De corpo e alma” apresenta a peça “Apocalíptico”. E no dia 30, também às 20 horas, o Conservatório Schuman realizará um show musical com a participação dos seus alunos. As entradas para ambos os espetáculos custarão R$ 10,00 e R$ 5,00.
Além da pauta variada, o Teatro Municipal de Ilhéus ainda oferece atividades gratuitas para a comunidade. Todas as segundas-feiras, às 18 horas, tem o projeto Ginga de Angola, que oferece aulas gratuitas de capoeira. A iniciativa é fruto da parceria entre a Fundaci com a Associação de Capoeira Angola Mucumbo. Às 18h30min das terças-feiras, há o Danças no Foyer, aulas gratuitas de iniciação à dança com a professora e coreógrafa Soanne Marry. E, sempre às quintas-feiras, há o projeto Fascinarte, voltado para maiores de 50 anos. As atividades acontecem às 14 e 17 horas.,

Parada Gay de Ilhéus supera expectativa novamente

A avenida Soares Lopes se vestiu com as cores do arco-íris para a realização da IV Parada Gay da Diversidade de Ilhéus, evento que começou na tarde do último domingo (28) e se estendeu até às primeiras horas da noite. Milhares de pessoas compareceram ao local para pedir o fim da homofobia e protestar contra o preconceito sexual, além de denunciar crimes contra homossexuais. A cada ano, o evento coordenado pelo grupo Eros, supera a expectativa e se consolida como a realização que leva mais gente às ruas depois do carnaval.
Um dos pontos altos do desfile ficou por conta da performance dos go-go boys e go-go girls. O trajeto feito pelo trio elétrico permitiu que a música eletrônica se espalhasse na avenida, para alegria do público que acompanhou toda movimentação com curiosidade e participação. Não faltaram as figuras dos grupos de piranhas, jovens fantasiados de mulheres, numa demonstração de solidariedade ao movimento GLBT. Os drags também chamaram atenção do público pela descontração com que participaram do evento. Brilho, performances diversas e muita alegria marcaram a parada gay ilheense.
A parada gay ilheense foi apoiada pela Coordenação Municipal de DST/Aids do município, que deu suporte à Mostra de Cultura , Educação Sexual e Cinema GLBT e a 2ª Parada Mix, realizado no dia anterior ao desfile. A coordenação Municipal ofereceu outros serviços, a exemplo, da distribuição de preservativos, como forma de prevenção contra a Aids e as doenças sexualmente transmissíveis. A coleta de sangue para exames anti-aids foi umas das opções de serviços oferecidos pela Coordenação DST/Aids de Ilhéus.

Alunos da Uesc querem garantias de solução

Os cerca de 80 alunos que há quatro dias ocupam o restaurante da Uesc, dizem que só deixam o local com garantias de que os quatro itens principais da pauta de reivindicação serão atendidos. Eles estão usando a cozinha, improvisaram a parte superior como dormitório, e promovem reuniões e atividades culturais no salão do restaurante.
De imediato, eles querem que o Conselho Superior (Consu) aprove, na reunião que será realizada hoje, a reabertura do restaurante, sob administração da própria universidade, para oferecer alimentação subsidiada tipo bandejão, a R$ 1,50, como acontece na Uneb e Uefs. As outras três reivindicações são a construção da residência dos estudantes,; de um posto médico, e da creche.

4ª Parada Gay de Ilhéus foi sucesso total

4ª Parada da Diversidade realizada em Ilhéus foi um sucesso de público com mais de dez mil pessoas presentes na Avenida Soares Lopes. Parabéns ao Grupo Eros pela organização e divulgação. Parabéns aos munícipes que demonstraram que em Ilhéus o preconceito é coisa do passado e a homofobia aqui não tem vez.

Confira tudo clicando em:

http://catucadas.blogspot.com/2008/09/4-parada-gay.html

http://picasaweb.google.com.br/fotospoliticas/4aParadaGayDeIlhUs?authkey=8j4Ic0CgbFU#5251445928750977362

Sebrae lança programa para internacionalizar pequenas empresas

Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas vai atuar para fortalecer a presença das micro e pequenas empresas no mercado externo; lançamento será nesta quarta-feira (1º) em Brasília.
O Sebrae lança nesta quarta-feira (1º), às 12 horas, em Brasília, o Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas. A proposta é apoiar a manutenção desse segmento empresarial no mercado externo. O programa terá ainda ações para fortalecer as empresas no mercado doméstico, cada vez mais competitivo em função da globalização econômica.

O lançamento será na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), na 902 Sul. Participam o diretor-presidente do Sebrae, Paulo Okamotto; os diretores da Instituição, Luiz Carlos Barboza (Técnico) e Carlos Alberto dos Santos (Administração e Finanças); o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Welber Barral; o diretor de Comércio Exterior do Banco do Brasil, Nilo Panazollo; e o diretor de Gestão e Planejamento da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira.

A meta do Sebrae é capacitar 4 mil empresas de todo o País para atuar no comércio exterior nos próximos dois anos. Parte desse público será identificado pelo Sebrae e Apex-Brasil. Entre as ações estão consultorias, cursos e autodiagnóstico feito por meio do site www.internacionalização.sebrae.com.br, que estará disponível a partir do dia 1º de outubro.

O Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas está alinhado à Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada em maio deste ano pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Uma das quatro grandes metas dessa política é incrementar a participação das micro e pequenas empresas no comércio internacional.

O programa tem a parceria do Banco do Brasil, Apex-Brasil, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e MDIC.

Exportar x Internacionalizar

É importante ressaltar que existe uma diferença entre o conceito de exportar e o de internacionalizar. Uma empresa pode ter uma ação pontual de exportação, ou seja, fazer apenas uma venda para fora do País, e não ter capacidade suficiente para se manter no mercado externo por fatores como baixa capacidade de produção, qualidade ou promoção. Já a empresa que passa por um processo de internacionalização adquire condições para entrar e permanecer no mercado exterior.

Serviço:
Assessoria de Imprensa: Beatriz Borges (8111-6924) ou Alessandro Soares (9977-9529) ou 3348-7138

Correios apresentam oportunidades de negócios

Dos mobiliários adquiridos pelas empresas dos Correios, atualmente, apenas 4% são de micro e pequenas empresa. A informação é da gerente nacional de Normas e Padrões das Empresas de Correios e Telégrafos (ECT), Tânia Regina Texeira Munari. Ela falou na tarde desta sexta-feira (26) a empresários do setor moveleiro. O grupo participa do último dia do Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais, o Fomenta, que acontece em Brasília.

De acordo com Tânia, a área de mobiliário dos Correios representa uma grande oportunidade de negócios para as micro e pequenas empresas, visto que apenas 4% são explorados por esse segmento de empresas. No período de julho de 2007 a julho de 2008, os Correios acumularam no geral um montante de contratação de R$ 1,3 bi. Desse valor, as micro e pequenas empresas representam cerca de 10%.

Os números são expressivos, porém podem crescer ainda mais. Hoje, os Correios estão presentes em todos os municípios e estados do País. São 12.150 agências, distribuindo diariamente 45 milhões de objetos postais. Em cada município, há uma caixa postal ou uma agência comunitária dos Correios.

Jorge Domingos, que veio representando a empresa KO Indústria de Móveis Metalurgia Ltda. de Mato Grosso, ficou animado com os números que ouviu. A empresa onde trabalha já foi fornecedora de armários para os Correios. “Os Correios têm duas importantes características. A primeira é pagar o fornecedor no prazo e a segunda é ser rigorosa nas especificações técnicas do produto solicitado”, disse Jorge.

“Produzimos móveis para lojas comerciais. Porém, quando a produção está defasada, procuramos atender órgãos públicos. É vantajoso investir em compras públicas, porque as especificações do produto são dadas previamente”, explica.

Jorge conta que a empresa já ganhou licitações, por meio da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Em uma licitação ficamos empatados com uma empresa de grande porte. O valor que apresentamos estava dentro da margem dos 10% sobre o valor da concorrente, o que nos permitiu apresentar novo orçamento e cobrir o menor valor da outra empresa”. Atualmente a empresa fornece armários para a Secretaria de Administração de Mato Grosso.

A agência nacional dos Correios fica em Brasília e é responsável por comprar os itens estocáveis, que depois são distribuídos aos estados. E existem as agências dos Correios regionais, que também fazem suas compras de acordo com as necessidades locais. “Desta forma as micro e pequenas empresas têm duas oportunidades de negócio, uma na esfera nacional e outra na regional, em cada estado”, afirma Tânia Regina.

As micro e pequenas empresas podem fornecer para os Correios por meio de duas modalidades: Pregão Eletrônico e Dispensa de Licitação. No Pregão Eletrônico, as micro e pequenas empresas da Região Sudeste já correspondem a 28% das contratações do Correios, seguida da Região Nordeste, com 21%, Região Sul, com 19%, e regiões Centro-Oeste e Norte, com 18%.

“O micro e pequeno empresário tem que investir em informática, para poder participar com maior freqüência e eficiência dos pregões eletrônicos. A tendência é que cada vez mais as compras sejam informatizadas. O conselho é: invistam em informática”, afirma Tânia.

A outra modalidade, que é Dispensa de Licitação, pode ser feita via internet ou presencial, na agência nacional ou nas regionais. Esta modalidade é utilizada pelos Correios para realizar pequenas compras de objetos comuns e contratação de serviços, com valor até R$ 16 mil, e para obras e engenharia de até R$ 30 mil.

É vasta a lista de mobiliário de que os Correios necessita. São desde cadeiras para escritório e agências até sofás, estações de trabalho para escritório e agências, balcões de atendimento, gaveteiros, estantes e armários para escritório e agências, arquivos deslizantes, painéis de informação, mesas de reunião, mesas de carimbação, balcões de agência, entre outros.

Os Correios identificaram os principais problemas enfrentados pelas micro e pequenas empresas em processos de licitação e perceberam: falta de acesso à internet de qualidade e pouco domínio das ferramentas de informática; documentos de habilitação; cadastro e atualização documental no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf); cumprimento de prazos; conhecimento da legislação sobre Licitações e Contratos; a qualidade dos produtos, serviços e atendimentos; administração profissional; conhecimento e entendimento sobre a forma de processamento dos negócios públicos entre outros.

Como vender

O empresário interessado em ser fornecedor dos Correios deve buscar no site dos Correios as informações sobre as licitações a serem abertas e seus respectivos editais, atentando para a documentação de habilitação exigida – www.correios.com.br.

Outro passo importante é providenciar cadastro e senha de acesso ao sistema Licitações-e do Banco do Brasil, ambiente virtual no qual ocorrem os pregões eletrônicos – www.licitacoes-e.com.br. Por fim, o empresário deve efetuar cadastro no Sicaf, obrigatório pelo § 1º do Art. 25 do Decreto n.º 5.450/2005 – www.comprasnet.gov.br.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7153 / 2107-9362 / www.agenciasebrae.com.br

Mais de 870 motoristas baianos terão a carteira suspensa

Mais de 870 motoristas penalizados com infrações de trânsito na Bahia terão o direito de dirigir suspenso. A relação com o nome dos condutores infratores foi publicada no Diário Oficial do Estado do final de semana (27 e 28) e pode ser encontrada no site www.egba.ba.gov.br/diario no link Executivo – Secretarias – Administração.
O tempo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) varia de acordo com a reincidência ou não do motorista na penalidade cometida e da gravidade da infração. Do total, 810 motoristas foram suspensos por um mês, 42 por dois meses, 14 por três meses, sete por quatro meses, dois por seis meses, um por oito meses e dois por um ano. Este último caso, relacionado à combinação de álcool e direção.

Estes motoristas não foram penalizados por pontos acumulados, mas sim, por infrações diretas como disputa de corrida por espírito de emulação; por promover, na via, competição esportiva, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo; demonstração de manobra perigosa; por deixar de prestar ou providenciar socorro à vítima; transitar em velocidade superior a exigida para a via.

De acordo com o diretor de Habilitação do órgão, Daniel Figueiredo, para ter a situação regularizada, os infratores terão duas opções: entregar a CNH imediatamente no Detran-BA e fazer o curso de reciclagem, como prevê o Art. 20 da Resolução nº. 182, estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), ou interpor recurso à Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), em até 30 dias após a publicação deste edital no Diário Oficial (27 de outubro).

A defesa deve conter o nome do órgão de registro da habilitação a que se dirige; a qualificação do infrator; a exposição dos fatos, fundamentação legal do pedido, documentos que comprovem a alegação; a data e assinatura do requerente ou de seu requerente legal. O recurso de defesa pode ser entregue no Protocolo Geral do Detran-BA, nos postos do SAC ou nas Ciretrans. Mais informações pelo telefone (71) 3343-8888.

AGECOM

Municípios ainda falham na prevenção, dizem especialistas

Especialistas no setor de saúde afirmam que os grandes desafios dos municípios brasileiros nessa área estão mudando rapidamente e que um dos principais problemas atualmente é a falta de integração entre diferentes partes do governo e de programas de prevenção.
“Hoje, os principais desafios dos municípios são institucionais”, diz o Dr. Claudio Robson Fracalanza, especialista em saúde pública. “Faltam ações intersetoriais. Na maioria dos municípios, os diferentes setores ainda trabalham de forma separada”, afirma.

Segundo o especialista, a maior parte dos municípios ainda precisa aprender a integrar políticas em áreas como saneamento básico, coleta de lixo, canalização e tratamento de esgotos, fornecimento de água, proteção do meio ambiente e outras que estão relacionadas à prevenção e à qualidade de vida.

Muitas vezes, setores que à primeira vista não parecem diretamente relacionados à saúde acabam tendo impacto na melhoria de indicadores.

O coordenador da Unidade Técnica de Promoção da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Dr. Fernando Rocabado, afirma que o fornecimento de água tratada e o controle de dejetos, por exemplo, podem ser uma maneira de reduzir a mortalidade infantil com menos dinheiro do que seria gasto em internações hospitalares.

“Municípios que concentram tudo apenas em serviços de saúde estão limitados”, diz Rocabado.

Avanços

Especialistas afirmam que, apesar dos problemas, a saúde pública nos municípios brasileiros evoluiu muito nos últimos anos.

Avanços da medicina, campanhas de vacinação, maior acesso a serviços de saúde e até o aumento de escolaridade da população provocaram profundas transformações no setor de saúde.

“Antes, a principal causa de mortalidade eram as doenças infecto-contagiosas. Hoje, há outras causas, como doenças cardiovasculares, cânceres, trânsito e violência”, diz a Dra. Rosilda Mendes, coordenadora do Centro de Pesquisas e Documentação em Cidades Saudáveis (Cepedoc) da USP.

A expectativa de vida também vem aumentando no país. Segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida ao nascer subiu 3,4 anos de 1997 a 2007, passando para 72,7 anos.

De acordo com Fracalanza, com o aumento da expectativa de vida veio a necessidade de reduzir gastos no tratamento de doenças crônicas. Segundo ele, a melhor forma de fazer isso é com o trabalho de prevenção.

O especialista diz que os municípios deveriam investir em projetos de incentivo à atividade física, dança, saúde mental e outras formas de produção e prevenção de saúde, com uma visão mais ampla e integrada.

Entre as soluções sugeridas pelo especialista estão maior flexibilidade na hora de investir os recursos e capacitação contínua dos profissionais.

Segundo o especialista, muitos dos municípios que hoje ostentam bons indicadores na área de saúde conseguiram isso graças a um investimento de longo prazo, não apenas em hospitais e laboratórios, por exemplo, mas também em formação de capital humano.

BBC

Amamentar reduz risco de câncer de mama, diz estudo

Mães que amamentam seus filhos por um total de um ano reduzem em quase 5% os riscos de desenvolver câncer de mama, sugere uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha.
O estudo foi conduzido por pesquisadores da World Cancer Research Fund, uma organização de pesquisa sobre a doença. Eles fizeram uma revisão de quatro estudos sobre amamentação e concluíram que amamentar por pelo menos um ano reduz os riscos de desenvolver esse tipo de câncer em 4,8%.
De acordo com a pesquisa, os 12 meses de amamentação não precisam ser contínuos – amamentar dois bebês durante seis meses, por exemplo, teria o mesmo efeito na saúde das mães.

“Queremos levar adiante a mensagem de que amamentar é algo positivo que as mulheres podem fazer para reduzir o risco de câncer de mama”, disse Rachel Thompson, que coordenou o estudo.

“Reduzir o risco em 5% pode não parecer muito, mas quanto mais tempo uma mulher amamentar, mais irá reduzir esse risco”, afirmou Thompson.

Benefícios

Segundo os pesquisadores, a amamentação diminui os níveis de alguns hormônios relacionados ao câncer no sangue das mães.

Além disso, depois do período de aleitamento, o corpo elimina quaisquer células que podem ter o DNA danificado nas mamas, o que também contribui para uma diminuição no risco de desenvolver a doença.

O estudo ressalta ainda que os efeitos da amamentação não ocorrem apenas no corpo das mães, mas estendem-se para a saúde dos bebês.

A revisão das pesquisas sobre o aleitamento materno indica que bebês que foram amamentados são menos propensos a consumir muitas calorias ou proteínas em excesso e se tornarem obesos.

O excesso de gordura no corpo aumenta o risco de pelo menos seis tipos de câncer – nos rins, pancreático, no esôfago, de mama no período pós-menopausa, endometrial e nos intestinos.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que amamentar pode diminuir os riscos de desenvolver outros problemas de saúde nas mães, como artrite e a diabetes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que mães alimentem seus filhos exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade e continuem a oferecê-lo junto a outros alimentos até os dois anos de idade.

Os pesquisadores da World Cancer Research Fund recomendam a mesma prática.

“Porque as provas de que amamentar reduz os riscos de desenvolver câncer de mama são tão convincentes, recomendamos que as mulheres amamentem seus filhos durante seis meses e depois continuem com uma dieta complementar”, afirmou Thompson.

BBC

Desmatamento na Amazônia cresce 134%

O desmatamento na Amazônia em agosto foi 134% maior que em julho, de acordo com os números do Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter) divulgados nesta segunda-feira (29) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Em agosto, os alertas registraram 756 quilômetros quadrados de novas áreas desmatadas, em comparação com os 323 quilômetros quadrados detectados no mês anterior.
Se comparado com o mesmo período de 2007, quando o Inpe registrou 230 quilômetros quadrados no mês de agosto, o crescimento chega a 228%.

Pelo terceiro mês consecutivo, o Pará foi indicado como o estado com maior devastação. Em agosto, o Inpe registrou 435,27 quilômetros quadrados de desmatamento no estado, 57% do total.

Mato Grosso aparece em seguida, com 229,17 quilômetros quadrados de novos desmates, seguido por Rondônia, com 29,21 quilômetros quadrados. Cálculo do Deter considera as áreas que sofreram corte raso (desmatamento completo) e as que estão em degradação progressiva.

A cobertura de nuvens sobre os estados da Amazônia Legal no período impediu a visualização de 26% da área, principalmente nos estados do Amapá e de Roraima, que “não puderam ser monitorados adequadamente”, de acordo com relatório do Inpe.

A taxa anual de desmatamento, medida pelo Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (Prodes) deve ser divulgada até o fim do semestre. O número é calculado com base no acumulado de novos desmatamentos verificados pelo Deter entre agosto de 2007 e julho de 2008. No período, o desmate chegou a 8,1 mil quilômetros quadrados, 64% maior que nos 12 meses anteriores.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura urbaniza Luiz Gama e outros altos da cidade

Prefeitura reforma cemitério localizado em Banco da Vitória

Cães e gatos de Ilhéus são imunizados contra a raiva

Escola Heitor Dias apresenta peça sobre historia do cacau nesta terça

Creas Sentinela de Ilhéus realiza festa em homenagem às crianças

Prefeitura urbaniza Luiz Gama e outros altos da cidade

A Prefeitura de Ilhéus mantém cronograma de obras para contemplar as partes mais elevadas da cidade, com a proposta de melhorar as condições de moradia e o acesso das famílias carentes que residem em locais íngremes e sem infra-estrutura urbana. A comunidade do alto Luiz Gama, localizada entre o alto do Basílio e a avenida Itabuna, está sendo beneficiada com pavimentação, drenagem pluvial e contenção de encostas, além de ligações domiciliares e esgotamento sanitário. As obras são tocadas com recursos do próprio município e atendem solicitação de moradores.

Os moradores aguardam esta iniciativa há mais de 20 anos e só agora estão recebendo as obras da atual administração municipal. Um dos pontos levantados pela comunidade, em relação aos serviços, trata da questão da possibilidade do acesso de carro ao alto, uma vez que isso vai ajudar muito no traslado de enfermos. No trecho mais íngreme da ladeira foi necessário fazer o nivelamento e isso exigiu a retirada de pedras, em razão da formação do terreno, o que dificultou o avanço dos trabalhos. Mais da metade do trecho da via de acesso ao Luiz Gama já recebeu pavimentação à base de placas de concreto. As ligações domiciliares de água e a rede de esgoto sanitário foram instaladas anteriormente.

Os passeios residenciais são construídos de acordo com a progressão da pavimentação e isso dá uma idéia de como ficará a obra depois de pronta, como informou representantes da empresa que está executando os serviços. Os trabalhos coordenados pela Secretaria de Engenharia e Obras e de Serviços Urbanos já estão facilitando a locomoção da comunidade do Luis Gama.

A contenção prevista no projeto também foi construída e outros recursos serão utilizados com o propósito de impedir que a terra deslize em dias de chuvas, causando prejuízos materiais para as famílias que residem em áreas de risco. A medida pretende evitar que essas famílias fiquem expostas ao perigo.

Com as obras, a Prefeitura de Ilhéus promove serviços de infra-estrutura urbana para a comunidade e evita uma série de problemas, a exemplo daqueles relacionadas à mobilidade, acesso e segurança, entre outros que facilitam a vida das pessoas. Assegurar tranqüilidade é outra preocupação da Prefeitura com a obras, uma vez que todo trecho da ladeira receberá postes com iluminação. Isso vai permitir que a comunidade tenha mais segurança à noite, uma vez que a iluminação inibe a ação de marginais.

Diferentes – Em outros locais distintos e longe da Luiz Gama a Prefeitura de Ilhéus continua avançando com obras de infra-estrutura urbana. Na zona sul o destaque do projeto de melhoria das áreas íngremes da cidade fica por conta das obras que estão contemplando o alto do Mambape, comunidade carente que fica entre o Nelson Costa e o Hernani Sá.

No centro da cidade, as obras do alto do Boa Vista, conhecido ainda como Pacheco, foram retomadas. Neste caso, não se trata de uma comunidade carente, mas os trabalhos vinham sendo reivindicados há vários anos, sem que houvesse qualquer tipo de resposta por parte dos administradores anteriores. A via é um importante acesso ao Boa Vista e vai melhorar o tráfego de veículos e pedestres.

No Nerival, a Prefeitura constrói escadaria de acesso ao alto, que fica localizado no bairro da Barra, zona norte de Ilhéus. Outros trabalhos de infra-estrutura urbana estão sendo realizados nesta localidade, a exemplo de pavimentação, drenagem e construção de encostas. Os trabalhos mantêm o ritmo em outros altos.

Prefeitura reforma cemitério localizado em Banco da Vitória

A Prefeitura de Ilhéus realizou obras de reforma no cemitério do Banco da Vitória, bairro localizado na zona oeste, a cinco quilômetros da sede do município. Os trabalhos fazem parte da estratégia da Secretaria de Serviços Urbanos, no sentido de preparar o espaço para o Dia de Finados, 2 de novembro. A medida se estenderá para as demais unidades localizadas na grande faixa territorial de Ilhéus e visa oferecer bem-estar para familiares e amigos que visitam sepulturas de entes queridos.

Para melhorar o aspecto do cemitério do Banco da Vitória e dotá-lo de estrutura para a realização de sepultamentos, foi preciso construir uma capela, muro, alvenaria de contenção e passarela para facilitar o acesso. O espaço recebeu nova pintura e sua entrada, melhoramentos. A construção do muro foi necessária para impedir o trânsito de animais no interior da unidade. Como não existia caixa para o depósito de ossos, a Prefeitura mandou instalar este tipo de recurso, como informou o gerente de Cemitérios, Marcos Clement.

As instalações do cemitério do Banco da Vitória se encontravam em péssimo estado de conservação, devido ao descaso por parte das administrações anteriores, Sensibilizado com as condições do espaço, a atual gestão municipal autorizou a reforma, que correspondeu às expectativas de moradores do bairro, principalmente aqueles que possuem entes queridos sepultados no local.

Outros – Os trabalhos de limpeza no Cemitério do Basílio, este situado no bairro do Malhado, zona norte da cidade, já terminaram, e o espaço está passando por processo de pintura em sua capela. Até o Dia de Finados, quando os cemitérios recebem mais visitantes, a Secretaria de Serviços Urbanos se empenhará para deixá-los em condições de oferecer comodidade aos visitantes.

Trabalhos de limpeza são feitos normalmente nas unidades da Vitória e Barreira, ambas localizadas no perímetro urbano. A gerência de Cemitérios do município informou que a unidade do Salobrinho se encontra em boas condições de receber visitantes, mas antes do Dia de Finadas passará por serviços de limpeza e pintura. Outras unidades da zona rural terão este mesmo tipo de tratamento por parte da administração municipal.

Cães e gatos de Ilhéus são imunizados contra a raiva

Mais de 30 mil cães e gatos de Ilhéus deverão ser imunizados contra a raiva, cuja campanha de vacinação foi iniciada na última segunda-feira (22). O ponto alto dos trabalhos será no dia 18 de outubro, Dia Municipal. Na ocasião, a vacina estará disponível em postos fixos e volantes espalhados pela zona urbana de Ilhéus. “A vacina é de boa qualidade e só ela pode proteger os animais contra a doença, que não tem cura emata”, disse o Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Aloísio Correia Leite.

A Campanha Municipal de Vacinação Anti-rábica, que segue até 27 de outubro, começou pela zona rural do município, que é muito extensa. Para cobrir vilas, povoados e distritos, foram mobilizadas 10 equipes com vacinadores e motoristas. Além disso, os proprietários de cães e gatos da zona urbana podem levar seus animais para serem imunizados na sede do CCZ, localizada na entrada do bairro Teotônio Vilela, ou no CAE III (antigo Sesp), na Avenida Canavieiras.

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde recomenda que o proprietário leve o cartão de vacina de seus mascotes. Não há qualquer restrição, nem em caso de gestação ou idade avançada. “Contamos com a parceria da população, pois protegendo os animais da raiva, os seres humanos também são beneficiados”, disse o coordenador CCZ, Aloísio Correia Leite.

Os vacinadores e registradores que trabalharão na Campanha de Vacinação Anti-rábica participarão de um treinamento técnico, na próxima terça-feira (30). A capacitação começa às 9 horas e será realizada no auditório da Justiça Federal. Os profissionais aperfeiçoarão seus conhecimentos sobre o que é a doença, as técnicas de aplicação e conservação da vacina, que deve ficar na temperatura correta.

Escola Heitor Dias apresenta peça sobre historia do cacau nesta terça

A peça teatral “A história do ouro marrom” será apresentada em três sessões nesta terça-feira (30), no Teatro Municipal de Ilhéus. Fruto da idéia de dinamizar as aulas sobre a história de Ilhéus para turmas do ciclo II – fase I (equivalente à terceira série do Ensino Fundamental) da Escola Heitor Dias, a montagem poderá ser conferidas às 9, 15 e 2 horas e as entradas custarão um quilo de alimento não perecível.

O espetáculo conta a história desde como o cacau chegou à região, trazido da Amazônia, até sua decadência, com a vassoura-de-bruxa. “Esperamos que, através da peça, os alunos possam se interessar ainda mais sobre a história do nosso município”, disse a professora Ildemir dos Santos, responsável pela coordenação pedagógica de “A história do ouro marrom” junto com Ana Angélica Lima.

Escrita pela professora Maria Elizabeth Berhmann, a montagem conta com a participação de alunos, dos professores José Castro, Nilton Borges, Rita Santos, o funcionário Paulo César Reis e das ex-funcionárias Nilza Domiciano e Lucicleide Cruz. A vencedora do troféu Candango de melhor atriz coadjuvante com o filme “Eu me lembro” e avó de um dos estudantes da Escola Heitor Dias, Valderez Freitas, também faz parte do elenco.

Creas Sentinela de Ilhéus realiza festa em homenagem às crianças

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Sentinela de Ilhéus vai realizar um dia inteiro de atividades voltadas às crianças que acompanha. Nesta quarta-feira (1º), das 9 às 16h30min, na Associação de Funcionários da Ceplac (AFC), na rodovia Ilhéus-Olivença. Serão oferecidas refeições, lanches, brindes, além de brincadeiras e encenação da parte musical do espetáculo infanto-juvenil “Auto do Boi da Cara Preta”, da Cia. Boi da Cara Preta.

De acordo com a coordenadora do Creas Sentinela, Vânia Darri, o dia especial foi pensado como uma forma de oferecer experiências diferentes às crianças acompanhadas. “Com a proximidade do Dia das Crianças, planejamos uma festa que permitisse que elas saíssem do seu cotidiano, participando de atividades novas, incentivando a imaginação e elevando a auto-estima”, afirmou a coordenadora.

Para realizar a festa especial, o Creas Sentinela contou com o envolvimento de toda sua equipe, além da parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social, empresários, lojistas e voluntários. As crianças receberão camisetas e serão levadas, gratuitamente, para o local das atividades.

Estão sendo esperadas cerca de 70 crianças para a festa especial organizada pelo Creas Sentinela. “Além de terem um histórico triste, grande parte dos pequenos é de baixa renda e nunca teria acesso às atividades que iremos proporcionar. Por isso nossa equipe está se empenhado para oferecer o melhor”, declarou Vânia Darri.

Atendendo crianças e adolescentes vítimas de abuso ou exploração sexual, o Creas Sentinela oferece atendimento não só aos menores de18 anos, mas também às suas famílias. Também é realizado o trabalho preventivo, com palestras gratuitas e distribuição de material informativo. A orientação maior é que, para denunciar crimes sexuais ou maus tratos, basta ligar gratuitamente para o disque 100.

Estatinas retardam envelhecimento de artérias, diz estudo

Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, sugere que o uso de estatinas, substâncias utilizadas no combate ao colesterol, podem retardar o envelhecimento das artérias.
As artérias dos pacientes que sofrem de doenças cardíacas envelhecem em uma progressão mais acelerada do que o resto do corpo.
Isso acontece porque as doenças podem danificar o DNA das células que protegem as paredes das artérias, limitando sua habilidade de limpar os depósitos de gordura.

Segundo o estudo, publicado na revista científica Circulation Research, as estatinas estimulam a produção de uma proteína chamada NBS-1, capaz de detectar os danos no DNA das células arteriais e acelerar sua recuperação, atrasando dessa forma seu envelhecimento.

“É uma descoberta interessante descobrir que as estatinas não apenas reduzem o colesterol, mas estimulam o kit de recuperação do DNA das células, atrasando o envelhecimento das artérias”, disse Martin Bennett, que coordenou o estudo.

Funções

As células do corpo humano são capazes de se dividir apenas um número limitado de vezes. Nos pacientes com doenças cardíacas, as células arteriais se dividem entre sete e 13 vezes mais vezes do que o normal – o que resulta em um envelhecimento precoce das artérias.

As células das artérias mais “envelhecidas” não funcionam tão bem quanto a daquelas mais jovens. Por isso, são menos capazes de combater a ruptura dos depósitos de gordura, chamados de placas arterioscleróticas, o que pode bloquear as artérias e causar ataques cardíacos e derrames.

De acordo com o estudo, ao aumentar os níveis da proteína NBS-1, as estatinas aceleram a recuperação do DNA das células, aumentando o tempo de vida das artérias e prevenindo seu envelhecimento prematuro.

“Os principais fatores de risco que causam as doenças cardíacas – pressão alta, diabetes, colesterol alto, fumo, falta de exercício – aceleram um processo de envelhecimento comum, que é irreversível. Reduzir os riscos com algumas mudanças de estilo de vida pode ajudar a prevenir esse envelhecimento – e descobrimos que as estatinas podem contribuir nesse processo”, afirmou Bennett.

Segundo o pesquisador, se as estatinas forem capazes de agir da mesma forma em outras células, talvez possam proteger os tecidos normais dos danos causados no DNA como parte da quimioterapia ou radioterapia em pacientes com câncer, “potencialmente reduzindo os efeitos colaterais”.

Para o diretor médico da Fundação Britânica do Coração, Peter Weissberg, “níveis altos de colesterol no sangue induzem um ciclo repetitivo de danos e recuperação nas paredes arteriais que resulta em ataques cardíacos se o mecanismo de recuperação não é adequado”.

“As estatinas protegem contra ataques cardíacos ao reduzir os níveis de colesterol e os conseqüentes danos às paredes arteriais. Essa pesquisa demonstrou que as substâncias podem ainda aprimorar os mecanismos de recuperação naturais das artérias”, concluiu Weissberg.

BBC

Polícia italiana usa videogame no lugar de bafômetro

A polícia italiana está usando um videogame para verificar se motoristas estão drogados e alcoolizados.
O aparelho está sendo testado em algumas cidades italianas e chega para substituir o velho bafômetro usado em blitze normais no país.
O videogame DeeDee, desenvolvido por cientistas italianos, é composto de um joystick e de uma tela de computador.
As imagens criadas por um programa especial simulam situações de trânsito. A alavanca única reúne os controles de aceleração e frenagem de um carro virtual pilotado pelo motorista.
O DeeDee é o resultado de 15 anos de pesquisa neurológica e cibernética da equipe do engenheiro Alberto Rovetta, professor do laboratório de robótica do departamento de engenharia mecânica do Politécnico de Milão.

O método é bem mais prático e barato do que os bafômetros – além de ser menos agressivo psicologicamente – e poderá, após ser comercializado, ser disponibilizado em bares, restaurantes e para uso privado.

85% de acerto

A operação completa para identificar um motorista alcoolizado ou drogado dura cerca de um minuto. Um carro vermelho, uma rua cinza, um muro e um sinal de trânsito aparecem na tela.

O motorista, em pé no acostamento da estrada ou na calçada, deve seguir as instruções do semáforo virtual, movimentar o carro e pará-lo antes de bater na parede. Parece fácil, mas para quem bebeu além da conta ou se drogou a manobra elementar se torna quase uma missão impossível.

“O aparelho é capaz de medir a reação nervosa da pessoa. O nível desta reação recomenda ou não um exame clínico para constatar as causas. O índice de acerto é em torno de 85% se comparado com o método tradicional, mas queremos chegar aos 90%. Mais do que isso, eu acho que é difícil, pois é impossível adivinhar a natureza humana”, diz o professor Alberto Rovetta à BBC Brasil.

O tempo de reação, a velocidade dos dedos, a destreza dos movimentos e o tremor das pontas dos dedos são analisados por quatro nano-sensores localizados dentro do joystick.

Eles foram criados para decifrar o mecanismo de resposta do cérebro ao impulso do videogame e levam 5 milésimos de segundo para capturar os dados. O programa do computador recebe as informações neurológicas, faz os cálculos e apresenta o diagnóstico.

O resultado do teste de direção aparece na hora. O sinal verde indica a ausência de álcool ou drogas no organismo. A cor amarela revela a ingestão de drogas e de álcool. Já a luz vermelha acusa uma quantidade de álcool no sangue superior ao máximo previsto pela lei.

O professor Alberto Rovetta conta que em alguns testes foram detectados distúrbios psíquicos profundos.

“Era um motorista que não tinha bebido e nem estava drogado, mas tinha problemas mentais. Ele sofria de esquizofrenia”, contou o pesquisador.

O projeto nasceu em 1993, sob a batuta do prêmio Nobel de Medicina, John Carew Eccles (1903-1997), especialista no estudo da fisiologia dos neurônios. Em 2000, a pesquisa ganhou financiamento da União Européia. O primeiro protótipo nasceria seis anos depois, mas o programa de computador, capaz de produzir informações mais precisas, ficou pronto apenas agora.

O Politécnico de Milão tem um acordo com polícia italiana para implantar o projeto. O videogame tem surpreendido os motoristas que deixam as discotecas de cidades como Milão, Turim, Aosta e Novara. As cidades Alessandria. Cagliari, Arezzo, Foggia e Verona estão na fila.

Nesta fase inicial de testes, ele está sendo certificado e comparado ao método tradicional.

Álcool no trânsito

Os acidentes de trânsito causados por motoristas bêbados causam grande preocupação na Itália.

Em uma amostragem com 126 mil motoristas nos primeiros seis meses deste ano, 12.756 testaram positivo para álcool.

No mesmo período, foram registrados 764 mortes, dos quais 296 tinham menos de 30 anos de idade. No ano passado, 40 mil carteiras de motorista foram suspensas.

A partir da semana passada todos os bares e restaurantes que vendem bebidas alcoólicas deverão exibir na porta uma tabela que explica a relação entre um copo de vinho ou de cerveja e a taxa de álcool no sangue.

A planilha leva em consideração as variáveis como o peso da pessoa, o sexo e a quantidade de comida ingerida.

Pela lei italiana, uma pessoa pode dirigir com até 0,50 gramas de etanol por litro de sangue. Este limite é superado por um homem de setenta quilos que toma uma cerveja sem ter se alimentado antes.

BBC

Mudanças: lei de Estágio começou a valer

O Diário Oficial da União publicou na manhã da sexta-feira (26) a atualização da Lei do Estágio. De acordo com a Lei n.º 11.788, a partir de agora, os estagiários que tenham contrato com duração igual ou superior a um ano têm direito a 30 dias de recesso, preferencialmente durante as férias escolares.
Além disso, os dias de liberação previstos na norma serão concedidos, de maneira proporcional, nos casos de o estágio ter duração inferior a um ano. A legislação também prevê que o recesso deverá ser remunerado quando o estagiário receber bolsa ou outra forma de contraprestação.

Quanto à duração do estágio, a norma determina que estudantes da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental só podem ser contratados para a carga horária de quatro horas diárias de trabalho. Os alunos do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular podem trabalhar até seis horas diárias e os estágio de 40 horas semanais destinam-se aos matriculados em cursos que alternem aulas teóricas e práticas.

A manutenção de estagiários em desconformidade com a legislação caracteriza vínculo de emprego para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária. A instituição privada ou pública que reincidir na irregularidade ficará impedida de receber estagiários por dois anos.

Agência Brasil

Cinco ilheenses irão fazer parte da elite do surf nacional em 2009

Com uma virada nos instantes finais, o paranaense Peterson Rosa faturou a quinta e última etapa do SuperSurf 2008, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).
Em disputa acirrada com o campeão brasileiro Gustavo Fernandes, Peterson superou o carioca, que havia garantido a taça nacional na tarde do último sábado, depois de avançar às semifinais.
Pela vitória, Peterson fatura R$ 24 mil e soma 1000 pontos no ranking do SuperSurf.
Antes da prova, o paranaense ocupava a zona de rebaixamento no circuito e precisava de um bom resultado para permanecer na elite.
Peterson estava sem vencer no SuperSurf desde 2003, quando bateu Sávio Carneiro na final da etapa de Maresias (SP).

Para vencer a disputa na barra, o paranaense somou notas 6.00 e 4.50, contra 5.33 e 4.50 de Guga.

O segundo colocado Gustavo Fernandes foi premiado em R$ 12 mil e fechou sua participação na temporada com mais 860 pontos. Pelo

título brasileiro, Guga recebeu um Cross Fox.

Resultado da quinta e última etapa do SuperSurf 2008

1 Peterson Rosa (PR)
2 Gustavo Fernandes (RJ)
3 Guilherme Herdy (RJ)
3 Messias Félix (RJ)
5 Thiago de Sousa (CE)
5 Diego Rosa (SC)
5 Bruno Santos (RJ)
5 Leandro Bastos (RJ)

Ranking final do SuperSurf 2008

1 Gustavo Fernandes (RJ) 2830
2 Willian Cardoso (SC) 2550
3 Jano Belo (PB) 2510
4 Messias Félix (CE) 2360
5 André Silva (CE) 2350
6 Beto Fernandes (SP) 2340
7 Marco Polo (SC) 2330
8 Renato Galvão (SP) 2300
9 Jean da Silva (SC) 2290
10 Bruno Santos (RJ) 2190
11 Wilson Nora (BA- Ilhéus) 2160
12 Peterson Rosa (PR) 2040
13 Danilo Costa (RN) 2020
14 Diego Rosa (SC) 2010
15 Bruno Moreira (SP) 1950
16 Guilherme Herdy (RJ) 1930
17 Flávio Costa (BA-Ilhéus) 1930
18 Saulo Júnior (SP) 1930
19 Adilton Mariano (CE) 1910
20 Davi de Jesus (SC) 1900
21 Odirlei Coutinho (SP) 1850
22 Guga Arruda (SC) 1810
23 Marcelo Trekinho (RJ) 1800
24 Fábio Silva (CE) 1800

Os 28 surfistas que estão se classificando pelos rankings da divisão de acesso

Brasil Tour

Diego Santos (SP), Pedro Henrique (RJ), Jorge Spanner (RJ), David do Carmo (SP), Heitor Pereira (SP), Beto Mariano (SC), Tânio Barreto (AL), Michel Roque (CE), Guilherme Ferreira (SC), Rudá Carvalho (BA-Ilhéus), Ulisses Meira (PB), Tomas Hermes (SC), Bruno Galini (BA-Ilhéus) e Angelino Santos (CE).

Regionais

Halley Batista (PE), Franklin Serpa (BA-Ilhéus) e Thiago de Sousa (CE) pelo Circuito Nordestino,
Alexandre Almeida (RJ) pelo ranking estadual do Rio de Janeiro,
Daison Pereira (RS) pelo ranking estadual do Rio Grande do Sul,
Thiago Bianchini (SC) pelo ranking estadual de Santa Catarina,
Caetano Vargas (PR) pelo ranking estadual do Paraná,
Felipe Martins (CE) pelo ranking estadual de São Paulo.

Atletas estão ficando de fora do SuperSurf 2009

Márcio Farney (CE), Hizunomê Bettero (SP), Leandro Bastos (RJ), Ricardo Ferreira (SP), Lucinho Lima (CE), Yuri Sodré (RJ), Simão Romão (RJ), Wagner Pupo (SP), Michel Grattz (ES), Paulo Moura (PE), Igor Morais (RJ), Péricles Dimitri (PR), Guilherme Sodré (RJ), Pedro Norberto (SC), Fabrício Junior (RN), Robson Gobbato (RS), Pedro Muller (RJ) e Itim Silva (CE).

TÍTULOS À MÃO CHEIA

As autoridades responsáveis pela lisura do processo eleitoral precisam redobrar a atenção em Ilhéus. Sabe-se que alguns canididatos a vereador estão dispostos a tudo para vencer a eleição e pelo menos dois deles estão comprando títulos de eleitor no atacado. Cada lote de 30 títulos é adquirido por R$ 400,00.

Não é difícil chegar aos traquinos. Basta um pouco de interesse.

Pimenta na Muqueca
www.pimentanamuqueca.com.br