Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus realiza pagamento salarial dia 30

Prefeitura inicia as obras de infra-estrutura no Mambape

Ilhéus acerta últimos preparativos do desfile cívico de 7 de Setembro

Idosos e deficientes de Ilhéus são orientados sobre seus direitos

Fundaci reforma parte da Casa Jorge Amado

Prefeitura de Ilhéus realiza pagamento salarial dia 30

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Finanças, está comunicando aos servidores públicos municipais que, obedecendo a tabela de pagamento salarial, em vigor desde o último mês de maio, o salário referente ao mês de agosto deveria ser quitado nesta quarta-feira, dia 27. Entretanto, de acordo com a gerência do Banco do Brasil, a burocracia para a saída das agências do Itaú e Bradesco das dependências do Anexo das Secretarias, para a instalação de seus equipamentos, aliando-se ao fato de que o BB também realiza o pagamento da folha salarial do Estado na mesma data, ficou estabelecido que o pagamento salarial da Prefeitura de Ilhéus ocorrerá desta sexta-feira para o sábado, dia 30. A medida procura evitar a ocorrência de tumultos ou espera prolongada em filas.

Devido a esse contratempo, ao solicitar compreensão e paciência dos seus servidores nesta fase de transição bancária, a Prefeitura de Ilhéus também salienta que, desde setembro de 2007 a folha salarial vem sendo quitada, impreterivelmente, dentro do próprio mês trabalhado, como acontecerá agora em agosto; e que também, em junho e julho passados, o pagamento foi realizado com antecipação da tabela. Esclarece ainda que, embora ainda continuem ocorrendo alguns problemas nesta fase de transição bancária, o servidor público municipal pode ficar tranqüilo, pois o resultado final demonstrará que a mudança foi benéfica para todos.

Prefeitura inicia as obras de infra-estrutura no Mambape

Com o objetivo de facilitar a vida das pessoas que residem em comunidades localizadas em áreas íngremes da cidade, a administração municipal já iniciou as obras de infra-estrutura urbana no alto do Mambape. Os trabalhos compreendem drenagem pluvial, pavimentação a paralelo e a base de asfalto. As obras vão permitir mais mobilidade aos moradores que residem nas áreas mais íngremes do morro, alcem de facilitar o acesso de carros e pedestres. As obras estão sendo realizadas com recursos do próprio município, pela Secretaria de Engenharia e Obras.

Técnicos da Prefeitura informaram que todos os acessos ao alto do Mambape estão incluídos no projeto de urbanização, uma vez que as ladeiras apresentam péssimo estado de conservação. Devido a falta de manutenção, as depressões existentes nas pistas ocasionam obstruções, principalmente em dias de chuvas. As obras de infra-estrutura urbana atendem solicitação dos moradores da localidade, uma vez que se sentiam bastante prejudicados pela falta de intervenções por parte das administrações anteriores.

Segundo os técnicos da Secretaria, algumas vias do Mambape passarão por processo de recuperação, através da recomposição dos paralelos. A medida visa nivelar a pista de rolamento com a correção das depressões. Todos os logradouros que a Prefeitura está contemplando na localidade receberão serviços de reforma e implantação de rede pluvial.

Outras vias do alto passarão por processo de pavimentação pela primeira vez. Umas com placas de concreto e outras com paralelos. As obras do Mambape, assim como as de diversas áreas íngremes de Ilhéus, serão realizadas com o propósito de dotar a localidade dos mecanismos capazes de criar melhores condições de vida para os moradores de morro.

Ilhéus acerta últimos preparativos do desfile cívico de 7 de Setembro

Faltando menos de duas semanas para o evento que celebra os 186 anos da independência do Brasil, a Prefeitura de Ilhéus está acertando os últimos preparativos para o desfile cívico de 7 de Setembro. Com o tema: “Fazendo história e abrindo caminhos – por uma educação de qualidade, socialmente referenciada”, estão sendo esperados mais de cinco mil desfilantes, reunindo militares, clubes, entidades, associações, escolas e cinco fanfarras.

O desfile cívico está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Secretarias de Turismo, Governo, Transporte e Trânsito, Administração, Serviços Urbanos, Saúde e Assessoria de Comunicação. Após três reuniões entre a comissão organizadora e os participantes do evento, foram sugeridas algumas mudanças. Entre as alterações previstas estão o recuo da banda marcial para ao lado do palanque e sistema de som abrangendo uma maior extensão da Avenida Soares Lopes, indo até as proximidades do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Outros detalhes que estão sendo acertados para o desfile de 7 de setembro são o fechamento da Avenida para garantir a segurança e organização do evento e mudança do local do hasteamento da bandeira para ao lado do palanque, na Praça Castro Alves, ao invés da Praça Dom Eduardo, em frente a Catedral. A alteração foi solicitada pelo grupamento militar e será analisada na última reunião, marcada para o dia 04, às 14 horas, no auditório da Fundação Cultural de Ilhéus.

Idosos e deficientes de Ilhéus são orientados sobre seus direitos

O Setor de Apoio ao Deficiente e ao Idoso de Ilhéus vem orientando as pessoas com deficiências e maiores de 65 anos sobre como terem seus direitos garantidos. Entre as ações desempenhadas estão o encaminhamento para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e emissão de passe livre no transporte coletivo. O serviço funciona na Secretaria Municipal de Assistência Social, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Ter direito ao passe livre, o Setor de Apoio ao Deficiente e ao Idoso informa que o interessado deve se enquadrar dentro de algumas categorias. O deficiente pode ser físico, auditivo, visual, mental ou com ostomias e problemas renais crônicos. Já os idosos precisam ser maiores de 65 anos. “Cada problema possui parâmetros a fim de avaliar o nível das limitações”, informou uma das coordenadoras do Setor, Alba Magnólia.

Crianças menores de cinco anos com doenças degenerativas ou adultos com deficiências que comprometam muito sua locomoção ainda têm direito ao passe livre no transporte coletivo para um acompanhante. Segundo Senhora D’Assunção, também responsável pelo atendimento a pessoas com deficiência, “os casos específicos são avaliados para comprovar a real necessidade da gratuidade a terceiros”.

Para dar entrada na solicitação do passe livre, basta apresentar laudo médico recente com o Código Internacional de Doenças (CID), cópias da carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência. A pessoa é encaminhada para perícia no Núcleo de Atenção Especializada (NAE). Em seguida, é feita a fotografia e confeccionado o cartão no Sistema Inteligente de Transporte (SIT).

Sobre o BPC, o Setor de Apoio ao Deficiente e ao Idoso orienta que os interessados apresentem os mesmos documentos exigidos para o passe livre. Lá é feito o processo para encaminhamento ao INSS, onde será agendada a perícia médica a fim de comprovar os problemas. Caso a solicitação seja aprovada pelo órgão, a pessoa passa a receber a ajuda mensal equivalente a um salário mínimo, ficando impossibilitada de ter outra fonte de renda formal.

A responsável pelo atendimento dos idosos, Leonor Souza, lembra ainda que o Setor recebe denúncias de maus tratos ou violência contra pessoas maiores de 65 anos. “Os casos são encaminhados ao Ministério Público a fim de que sejam tomadas as providências tanto para punir os agressores quanto para amparar as vítimas”, complementou.

Fundaci reforma parte da Casa Jorge Amado

A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) já fez a substituição de parte do piso da Casa de Cultura Jorge Amado, espaço que fica localizado na rua que leva o nome do escritor grapiúna. Neste primeiro momento, os trabalhos foram concentrados em uma das salas do imóvel, construído pelo pai do escritor, e compreendeu a troca de toda madeira que dá sustentação ao piso. O imóvel, que começou a ser construído depois que o pai de Jorge ganhou um prêmio na loteria, em 1920, foi inaugurado seis anos depois.

O piso do cômodo que servia de sala de jantar da família Amado também recebeu intervenções, uma vez que as madeiras ameaçavam desabar devido ao péssimo estado de conservação, Desde que começou a abrigar a instituição cultural, inaugurada em 27 de junho do ano de 1997, não foi feita reparação necessária no piso, tendo em vista o funcionamento regular da Casa de Cultura Jorge Amado.

Considerado um dos mais importantes imóveis do Quarteirão Jorge Amado, a casa se tornou em ponto turístico bastante procurado por visitantes do país e de outras partes do mundo. Funcionários da Fundaci, mantenedora da Casa de Cultura, informaram que o piso encontrava-se em avançado estado de deterioração, por essa razão as madeiras foram substituídas por pau rocho e garoupa. A composição foi feita em desenhos geométricos, semelhante ao anterior.

Construção neoclássica, o imóvel traz o requinte da época. Paredes revestidas em madeira dão charme a casa, que possui dois pavimentos e tetos com afrescos pintados por um artista italiano. Neste local, o escritor que já tinha despertado para a literatura, começou a dá vida aos personagens de sua primeira obra, “O País do Carnaval”. O imóvel chegou a abrigar a inspetoria da Fazenda e a Faculdade de Direito de Ilhéus.

Por se tratar de um imóvel construído há mais de 70 anos, receber um grande número de pessoas anualmente, se faz necessária manutenção permanente. Peça de grande valor do legado deixado pelo grande romancista baiano, o imóvel faz parte da memória da cidade escolhida como terra-mãe pelo escritor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *