Prefeitura Municipal de Ilhéus

Começam obras no Ginásio de Esporte Herval Soledade

Manifestação pelo aeroporto reúne dezenas de pessoas no Pontal

Coleta participativa é realidade em morros

Maramata realizará 10ª edição da Canoagem “Viagem ao Mato Virgem”

Começam obras no Ginásio de Esporte Herval Soledade

Construído entre os anos de 1956 e 1959, o Ginásio de Esporte Herval Soledade começou a ser recuperado, e as obras serão concluídas num prazo de 120 dias. Além da reforma total, a administração municipal vai ampliar o espaço com a construção de 12 salas nas áreas externas que ficam embaixo das arquibancadas. Elas serão ocupadas pelas secretarias de Esporte e Cidadania e de Educação, o que vai possibilitar maior integração entre as duas pastas que lidam com a atividade esportiva.

Priorizar o esporte como forma de ajudar no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, é o que pretende a Prefeitura com a recuperação do Ginásio de Esportes Herval Soledade. O espaço não passou por reforma total desde que foi entregue à população do município e a falta de manutenção comprometeu sua estrutura. As bases de sustentação da cobertura estão seriamente ameaçadas e as vigas de ferro apresentam deteriorações.

A ação do tempo e do salitre promoveu a oxidação das bases de apoio do telhado, tornando o ginásio impróprio para os jogos, uma vez que oferece perigo à vida do público e dos atletas. As infiltrações são aparentes e grande parte das placas da fachada se desprendeu, facilitando a entrada da chuva e o excesso de luminosidade. As madeiras da quadra se encontram em péssimo estado de conservação e para corrigir as imperfeições a Prefeitura vai fazer a substituição do material podre, no intuito de promover comodidade aos atletas.

Para facilitar a movimentação dos atletas, comissão técnica e árbitros, a quadra será ampliada e a área em frente à cantina terá o espaço reduzido. O alambrado vai ser trocado, isso para possibilitar mais segurança aos jogadores. Salas destinadas a depósitos serão construídas e os banheiros para o público contarão ainda com espaços para deficientes. As arquibancadas também terão áreas e rampas para facilitar a vida e o acesso dos portadores de necessidades especiais. O objetivo e garantir conforto para o segmento.

Diante do quadro de abandono a que foi submetido o Herval Soledade, a Prefeitura vai fazer intervenções em todos os vestiários. A troca das portas e dos vasos quebrados, do piso e dos demais equipamentos que necessitam de reparos, estão no projeto de recuperação do ginásio. Os bancos superiores das arquibancadas receberão obstáculos para evitar acidentes envolvendo expectadores.

As vigas de cimento que dão apoio à base de sustentação do telhado é um dos problemas mais graves do Ginásio de Esportes Herval Soledade. Atingida pelas chuvas ao longo dos anos, elas se tornaram frágeis. Para acabar com a irregularidade, todas as providências serão tomadas, visando reforçá-las, segundo a RDR Construções Ltda, empresa que ganhou a concorrência para a realização das obras, que serão executadas com recursos próprios.

Técnicos ligados a Secretaria de Engenharia e Obras, responsável pela execução dos trabalhos de recuperação do Herval Soledade, informaram que as telhas serão substituídas para acabar com as goteiras que tanto incomodam o público e jogadores em dias de chuvas.

O acesso de árbitros, comissões técnicas e atletas será por uma das laterais externas do ginásio, como exige as especificações. A medida vai possibilitar mais comodidade e segurança para eles, uma vez que ficarão em espaços privados. As cabines destinadas à imprensa também passarão por reforma. A pintura da fachada e da parte interna do prédio do ginásio também será feita.

Manifestação pelo aeroporto reúne dezenas de pessoas no Pontal

Dezenas de pessoas tomaram às ruas do bairro do Pontal, no último sábado, dia 23, para pedir um basta à situação caótica que se abateu sobre o Aeroporto Jorge Amado. A mobilização promovida pelas entidades que compõem o Fórum Permanente em Defesa de Ilhéus foi provocada após anúncio de que a Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC – baixou portaria liberando apenas pousos e decolagens no aeroporto por sistema visual e não mais por instrumentos. A medida, que deve começar a valer a partir do dia 2 de setembro já provocou o anúncio do cancelamento de alguns vôos.

O ato público foi iniciado às 10 da manhã e às 11h as cancelas situadas na cabaceira do Aeroporto foram baixadas como forma de protesto durante 30 minutos. Com o auxílio da Secretaria Municipal de Trânsito e da Polícia Militar, a manifestação prosseguiu pela Rua 13 de Maio, Av. Lomanto Júnior e Rua Benjamin Constant até se concentrar no saguão do Aeroporto Jorge Amado, onde representantes da sociedade civil organizada lembraram a importância do equipamento para a região.

O presidente do Fórum Permanente em Defesa de Ilhéus e da Associação Comercial local, José Leite de Souza, afirmou que a região sul não pode perder seu único aeroporto. “Sem ele, perderemos a rota para o desenvolvimento, afetando, logo de início, a geração de emprego e renda e o desempenho do Pólo de Informática, que responde por 20% da produção nacional”. O presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens, Seção Sul da Bahia, Alfredo Landim, enfatizou a necessidade da mobilização de toda a sociedade. “Este ato visa reafirmar a importância do aeroporto para a região e o quanto nossa sociedade depende desse equipamento para crescer”.

Uma das empresas áreas que atua em Ilhéus, a TAM, já anunciou o cancelamento de alguns vôos para o próximo dia 2. Os vôos 3226, que opera de segunda a sábado, exceto aos domingos, partindo de Salvador às 00:28 com chegada à Ilhéus às 01:08h e o 3201 com saída de Ilhéus às 04:30h com chegada em Salvador às 05:10h com conexão para São Paulo, e que também operava diariamente, exceto no domingo, devem ser suspensos por não estar de acordo às normas de segurança praticadas pela empresa.

Participaram do ato público pelo Aeroporto Jorge Amado a Associação Comercial de Ilhéus, Sindicato do Comércio Varejista, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus e Itabuna (Sinec), Delegacia Regional da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem, Associação de turismo de Ilhéus, Secretaria Municipal de Obras e Planejamento, Associação de Moradores do bairro Nossa Senhora da Vitória, Associação dos Cabaneiros do Litoral Sul, Lions Clube Centro e Lions Internacional, Rotary Clube, entre outras entidades.

Coleta participativa é realidade em morros

Um projeto de conscientização ambiental, que conta com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos do município, está mudando a realidade da comunidade do alto da Esperança, na zona norte de Ilhéus. A experiência voltada para a coleta participativa é coordenada pelo líder comunitário, José Antonio Alves dos Santos, e já chegou às localidades dos altos do Carvalho e Coqueiro, também na zona norte. O projeto é pioneiro e significa o engajamento dos moradores nas questões relacionados à melhoria da qualidade de vida.

Para participar da experiência pioneira nas áreas íngremes da cidade, a Prefeitura cedeu os garis e demais equipamentos indispensáveis para realização da coleta. O processa começa com o acondicionamento do lixo em sacos cedidos pela prefeitura, em seguida o material é transportado de carro de mão para a parte inferior do morro, uma vez que em determinadas áreas não existem acessos para o carro coletor.

Apesar de ter sido implantado no ano de 1997, a iniciativa de valorização ambiental foi incentivada na atual administração do município, que não mede esforços para manter a cidade limpa e humanizada. No alto da Esperança, o projeto segue naturalmente e no Carvalho e Coqueiro, a experiência começou a ser administrada recentemente, mas já mostra sinais de eficiência, tendo em vista a boa vontade dos moradores, segundo o líder.

Maramata realizará 10ª edição da Canoagem “Viagem ao Mato Virgem”

A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) estará promovendo no próximo dia 21 de setembro, a nova edição da canoagem denominada “Viagem ao Mato Virgem”, que sempre foi realizada como um evento comunitário patrocinado sobretudo, pelo espírito do canoeiro tradicional, tendo um significado especial como manifestação cultural. Além disso, a canoagem constitui-se em excelente oportunidade para a conscientização pública, resgate histórico e valorização da cultura ambiental da região cacaureira.

canoagem, que já integra o calendário turístico de Ilhéus, reconstrói de forma alegórica e estilizada a viagem feita pelo Príncipe Maximiliano da Áustria, em 1860, e também a presença do Príncipe Maximiliano Wield-Neuwied, da Alemanha, em Ilhéus, no ano de 1815, quando ele veio em busca de estudos sobre as riquezas naturais do município.

Esta será a 10ª edição da canoagem e as inscrições serão gratuitas podendo ser feitas a partir do dia 25 de agosto a 05 de setembro, na própria Maramata, e nas Colônias dos Pescadores no seguintes horários: Maramata, das 8:00 h às 18:00 hrs, fone 3632-3474; Colônia de Pesca Z-19: das 8:00 às 12:00 hrs, e, das 14:00 às 17:00 hrs; Colônia de Pesca Z-32,das 8:00 às 12:00 hrs, e, das 14:00 às 17:00 hrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *