Sociedade organizada de Ilhéus busca soluções para aeroporto Jorge Amado
Parque Luís Eduardo Magalhães será recuperado e ampliado
Dia Municipal contra rubéola acontece neste sábado na zona rural de Ilhéus
Sociedade organizada de Ilhéus busca soluções para aeroporto Jorge Amado
Após a determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), restringindo as aterrissagens no Aeroporto Jorge Amado para condições visuais, o prefeito Newton Lima, de Ilhéus, e a Sociedade Organizada do Sul da Bahia convocaram uma coletiva com a imprensa para falar sobre os prejuízos que poderão ser causados e as atitudes que irão adotar para reverter a decisão. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (21), no salão nobre do Palácio Paranaguá.
Caso a medida da Anac seja cumprida, a partir do dia 02 de setembro, as empresas TAM e Gol deixarão de operar em Ilhéus. Por isso, os representantes do comércio, informática, turismo, políticos, poderes Executivo e Legislativo municipais estão se unindo para pedir a intervenção do Governo Estadual junto à esfera Federal a fim de que a determinação que limita a operação do aeroporto seja sustada.
A Sociedade Organizada do Sul da Bahia já enviou um documento ao governador da Bahia,Jacques Wagner, pedindo que o aeroporto de Ilhéus não sofresse mais restrições e retornasse à normalidade. “Com a limitação de pousos vinculados às condições visuais, vários vôos serão cancelados devido à instabilidade do tempo, uma vez que Ilhéus possui um alto índice pluviométrico”, disse o presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem – Seção Sul da Bahia, Alfredo Landim.
Desde o início da crise aérea no país, em 2006, o aeroporto Jorge Amado vem sendo prejudicado. Há cerca de um ano, foram impostas restrições de pouso, passando de oito vôos diários para cinco. Além da redução de 110 metros da pista, não permitindo o tráfego de aeronaves como o A-320, que comporta 174 passageiros, permitindo apenas o pouso de aviões menores, a exemplo do A-319, com 144 assentos.
Explicou o prefeito Newton Lima que, com a retirada dos vôos de Ilhéus, houve um impacto significativo para toda região, uma vez que foram diminuídas ligações com Salvador e São Paulo, cidades responsáveis por grande parte do movimento turístico e de negócios. E, para tentar normalizar as operações, foi adotada uma série de providências, como implantação de semáforos e cancela na BA 001, perpendicular à cabeceira da pista. Mesmo assim, as restrições não foram suspensas.
Caso a nova determinação da Anac seja adotada, o aeroporto Jorge Amado poderá deixar de receber aeronaves durante 15 dias do ano, devido às condições climáticas que impedem de realizar pousos por contato visual. Diante deste quadro, as empresas que operam na cidade, e não podem sofrer esse tipo de prejuízo financeiro, anunciaram a suspensão de operações na cidade, causando alto impacto na região. Entre os prejuízos previstos estão: maior tempo para se chegar ao destino principal, São Paulo; aumento do preço das passagens, perdas no setor de informática; redução dos eventos em Ilhéus e aumento de demissões.
Entre as solicitações para resolver as dificuldades do aeroporto Jorge Amado, a Sociedade Organizada do Sul da Bahia solicita ao Governo Estadual um estudo aeronáutico com análise de riscos elaborado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). E para evitar informações contraditórias, a pesquisa deve ser aprovada em conjunto pela Anac e Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG). A Sociedade Organizada do Sul da Bahia é composta pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, Deputado Federal Raimundo Veloso, Deputada Estadual Ângela Sousa, Câmara Municipal de Ilhéus, Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Sindicato das Indústrias do Pólo de Informática de Ilhéus, Associação Comercial de Ilhéus, Costa do Cacau Convention & Visitors Bureau, Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Câmara de Dirigentes Logistas, Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus e Associação Brasileira dos Agentes de Viagem – Seção Sul da Bahia.
Parque Luís Eduardo Magalhães será recuperado e ampliado
A Prefeitura de Ilhéus acaba de adotar mais uma iniciativa para recuperar espaços destinados a prática esportiva e ao lazer da população fixa e dos turistas que visitam a cidade. A nova medida de valorização dos espaços vai contemplar o Parque Luis Eduardo Magalhães, com uma reforma que inclui a recuperação de suas quadras, passeios e demais áreas que compõem a estrutura do local, que fica na praia do Malhado, zona norte da cidade. O parque se constitui em um dos mais importantes espaços destinados ao ensino de esportes como futebol, vôlei e basquete, entre outros imprescindíveis ao desenvolvimento de jovens e adultos.
As obras foram iniciadas e neste primeiro momento os trabalhos estão voltados para a retirada das deformações existentes na extensão da calçada. Grande parte das pedras portuguesas se desprendeu das faixas e a pista de pedestres está em péssimo estado de conservação. Os buracos se tornaram uma grande ameaça à segurança das pessoas, principalmente, aquelas que costumam aproveitar a área para fazerem caminhadas diárias. As pessoas em idades avançadas ficam mais vulneráveis aos perigos.
Os trabalhos vão atender reivindicação de esportistas, estudantes e da população do bairro do Malhado. Apesar de apresentar muitas irregularidades, o parque ainda é bastante procurado por alunos e professores de educação física dos colégios que ficam próximos. Além deste segmento, o Parque Luis Eduardo Magalhães é também utilizado por crianças e pré-adolescentes de escolinhas de futebol. Seus instrutores aproveitam os espaços disponíveis para ensinar o esporte. As obras foram garantidas pela atual administração do município, em reunião realizada no primeiro semestre com vários segmentos.
A reforma do Luis Eduardo Magalhães vai contemplar todas as quadras de cimento existentes no espaço. Elas Serão reparadas e a base de sustentação do alambrado vai ser substituída, para maior comodidade dos esportistas. A alvenaria em pedras sofrerÁ intervenção, assim como os bancos. Em relação às quadras de areia e o campo de futebol, técnicos da Prefeitura informaram que aqueles que estiverem fora dos padrões serão nivelados., e que também está garantida a ampliação com a instalação de parques infantis.
Os recursos que serão disponibilizados para a realização das obras do Parque Luis Eduardo Magalhães sairão dos cofres do município e os trabalhos ficam sob a responsabilidade da Secretaria de Engenharia e Obras. Desde que foi inaugurado há mais de oito anos o espaço não recebe qualquer tipo de intervenção por parte das administrações anteriores.
Ainda este ano, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Serviços Urbanos, fez um trabalho de limpeza na Praia do Malhado, local onde fica situado o parque. A recuperação da área durou alguns meses, tendo em vista que o mato tomou conta da faixa de areia por muito tempo. Para tornar a praia e o parque em espaços mais humanizados, foi necessário utilizar máquinas pesadas e disponibilizar muitos homens.
Dia Municipal contra rubéola acontece neste sábado na zona rural de Ilhéus
A Secretaria de Saúde de Ilhéus vai realizar neste sábado (23), o dia municipal de vacinação contra a rubéola na zona rural. Serão mobilizadas 26 equipes de vacinadores para atender 18 localidades, entre vilas, distritos e povoados. O público-alvo são homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos. Para reforçar as ações, haverá ainda três postos de vacinação na Central de Abastecimento do Malhado.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, os vacinadores vêm visitando a zona rural de Ilhéus, mas não estavam encontrando as pessoas a serem vacinadas durante a semana, já que estavam em horário de trabalho. “Por isso, mudamos a estratégia e realizaremos o dia municipal de vacinação contra rubéola voltado, especialmente, aos moradores do interior”, complementou a diretora.
Até o dia 13 de setembro, a Secretaria de Saúde de Ilhéus pretende imunizar mais de 75.600 homens e mulheres contra a rubéola. A campanha terá como ponto alto o próximo dia 30, quando será o dia nacional de vacinação. “Mas, para atingir a meta, as equipes estão indo a campo, visitando escolas, igrejas, associações, cursinhos, comércio, durante o dia e a noite”, informou a coordenadora da Rede de Frios, Kátia Diaz.
A campanha de vacinação contra rubéola segue o compromisso firmado pelo Brasil junto à Organização Pan-americana de Saúde (Opas), que pretende erradicar a doença até 2010. A meta é, como conseqüência, dar fim à Síndrome da Rubéola Congênita que, nos três primeiros meses de gestação, pode causar aborto ou seqüelas graves no bebê. Por isso, mesmo as pessoas que já tiveram a doença ou foram vacinadas em outras campanhas devem tomar a vacina dupla viral, que também protege contra o sarampo.
Para que os trabalhos sejam realizados de forma dinâmica, Ilhéus foi dividida em sub-comandos de vacinação, reunindo o Departamento de Atenção Básica, a Vigilância Epidemiológica e a Coordenação de Imunização. Diferente das campanhas anteriores, a deste ano também será voltada a população do sexo masculino. Como as mulheres sempre foram o alvo principal, a fim de prevenir a doença em grávidas, os homens continuaram contraindo e transmitindo o vírus.
A rubéola é uma doença infecto-contagiosa, transmitida pelo ar. Seus sinais parecem com a gripe, a exemplo de febre baixa e dores no corpo. Também são comuns manchas vermelhas pelo corpo e ínguas no pescoço e nuca. Após o contágio, os sintomas aparecem em média após 18 dias. A única forma de proteção é através da vacina, que é injetável.