Ilhéus mantém cronograma de obras para recuperar vias
Provas práticas serão reaplicadas para candidatos a guarda municipal e salva-vida
Devotos realizam festejos à Nossa Senhora das Vitórias
Novos itinerários para a Uesc já beneficiam alunos ilheenses
Ilhéus mantém cronograma de obras para recuperar vias
Reorganizar a cidade e criar as condições ideais para a população poder desfrutar de ambientes humanizados e com infra-estrutura que atenda aos anseios das comunidades, é o que pretende a Prefeitura com as obras de urbanização realizadas nos quatro cantos de Ilhéus. Na rua Monsenhor Evaristo, importante rua do alto da Conquista, o processo já foi iniciado com a recomposição a paralelos de toda extensão do logradouro, além da reparação de possíveis danos causados na rede pluvial, isso devido a falta de manutenção por parte dos governos anteriores.
Como as demais obras realizadas nas zonas sul, norte, oeste e central de Ilhéus, os recursos são oriundos dos cofres do próprio município e o objetivo está relacionado também à melhoria da qualidade de vida da população. Além desses propósitos, com os trabalhos na rua Monsenhor Evaristo a Prefeitura procura atender solicitação dos moradores, tendo em vista que há muito tempo o logradouro não recebia intervenções por parte das administrações passadas. .
Os serviços estão sob a responsabilidade da Secretaria de Engenharia e Obras e fazem parte ainda do projeto de recuperação da malha viária da cidade. Eles consistem no nivelamento da rua e visam oferecer segurança para os motoristas e pedestres que utilizam o logradouro. Para acabar com as depressões existentes na pista de rolagem da Monsenhor Evaristo, a Secretaria de Engenharia e Obras utilizará de consertos e vedação da tubulação da rede pluvial e, assim, impedir fugas de água, o que provoca erosão e deformação na pista.
Técnicos da Secretaria informaram que o processo utilizado na recuperação da rua Monsenhor Evaristo é o mesmo aplicado em logradouros, como as ruas Ipanema (Malhado), Bonfim (Pontal) e dos bairros Nelson Costa, Banco da Vitória, Barra e outros. A meta do projeto de recuperação de ruas e praças de Ilhéus é atingir todos os locais que necessitam de serviços de pavimentação, recomposição e drenagem pluvial na cidade, por essa razão a Prefeitura mantém o cronograma de obras.
Morador da rua Monsenhor Evaristo há mais de 18 anos, Diego Bonfim Pinheiro disse que não esperava que a comunidade fosse atendida tão rapidamente. Esta reivindicação foi encaminhada aos governos anteriores, mas os benefícios de infra-estrutura urbana só chegaram agora.
Provas práticas serão reaplicadas para candidatos a guarda municipal e salva-vida
O concurso público para a Prefeitura de Ilhéus reaplicará as provas práticas aos candidatos aprovados na avaliação objetiva para guarda municipal e salva-vidas. Os testes físicos serão aplicados nos próximos dias 23 e 24 deste mês, a partir das 8 horas, em locais determinados de acordo com o cargo.
A reaplicação das provas práticas foi decidida após dúvidas quanto aos métodos utilizados pela empresa responsável pelo processo seletivo, Serviço de Nacional de Seleção Pública (Senasp). Por isso, a Prefeitura de Ilhéus acatou a decisão do Ministério Público em refazer os testes físicos para os cargos de guarda municipal e salva-vidas. Diferente da prova prática aplicada no dia 28 de junho, a próxima acontecerá em dois dias e os candidatos serão separados por turmas de 30 componentes.
Os candidatos ao cargo de salva-vidas deverão comparecer na Praia do Cristo, na Cabana Conde de Badaró, para serem submetidos à prova de natação, na qual deverão nadar 50 metros. Em seguida, farão barra e abdominais na Avenida Lomanto Junior, ao lado do restaurante Chinaê. A corrida de 2.100 metros, que precisa ser concluída em até 12 minutos, será realizada na Praia do Sul.
Já os candidatos a guarda municipal serão submetidos à prova física no Estádio Mário Pessoa. Eles deverão correr por 12 minutos, cujo número de metros mínimos que deverão ser percorridos varia de acordo com a idade. Os examinadores darão um sinal sonoro ou verbal quando completar 10 minutos do tempo, com o intuito de incentivar os avaliados a melhorarem seus desempenhos.
A lista com o nome dos convocados está afixada no térreo do Anexo das Secretarias, na Rua Santos Dumont, na Secretaria de Educação, no Centro Administrativo e na Biblioteca Municipal. A relação também está disponível nos sites da Prefeitura e do Senasp: www.ilheus.ba.gov.br e www.senasp.com.br, respectivamente.
Devotos realizam festejos à Nossa Senhora das Vitórias
Homenageada há mais de 400 anos pelos ilheenses, Nossa Senhora das Vitórias terá sua grande festa nesta sexta-feira (15). À meia-noite, haverá alvorada festiva, com fogos e soar de sinos e, às 7 horas, Missa das Intenções, com animação do Coral Dom Eduardo. A Missa Solene será celebrada às 9h30min, com participação musical do Grupo Nossa Senhora das Vitórias. O encerramento dos festejos em honra à padroeira será depois da Caminhada de Fé, marcada para as 16h30m.
A festa em homenagem à Nossa Senhora das Vitórias vem acontecendo desde a semana passada, com o novenário iniciado na quarta-feira (6), cujo tema central é: “Maria, figura da mulher livre e forte que emerge do Evangelho”. As atividades vão até esta quinta-feira (14), iniciando a partir das 19 horas, na sede da igreja.
Como vem acontecendo nas noites anteriores, sempre são convidadas entidades e escolas de Ilhéus. Para o encerramento, foram chamados a 18ª CSM, Marinha, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, CIRETRAN e Setrans. Os participantes da novena devem levar alimentos diferentes e, amanhã, a oferta pedida será de leite. A animação desta quinta-feira será conduzida pelo Grupo do Outeiro.
Em Ilhéus, a devoção à Nossa Senhora das Vitórias começou no século XVI, quando os colonos começaram a atribuir suas conquistas à milagres da santa. Primeiro, lutaram contra os índios aimorés, depois contra os piratas franceses e holandeses. Durante a construção do atual templo, as mulheres e crianças da vila carregavam as pedras para a obra, pedindo à santa a vitória de seus maridos e pais. Alcançada a graça e finalizada a igreja, mudaram a padroeira, que era Nossa Senhora das Neves, e puseram a imagem da Senhora com o título da Vitória.
Novos itinerários para a Uesc já beneficiam alunos ilheenses
Desde a última terça-feira, dia 12, os novos itinerários para a Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc já estão beneficiando diversos estudantes ilheenses. A medida era uma solicitação antiga feita por dezenas de alunos que freqüentam diariamente a Universidade e que, muitas vezes, precisam pagar até duas passagens de ônibus, por não residir próximo aos pontos onde os ônibus, com destino ao Salobrinho, costumam passar.
Adotada pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito em parceria com as empresas de transporte público urbano que atuam na cidade, a medida, além da economia, traz outros benefícios aos estudantes. Para Patrícia Bernedet estudante de Biomedicina e residente no bairro Sapetinga, zona sul, o novo itinerário também auxilia num melhor rendimento escolar. “Desta forma gasto muito menos tempo para chegar à Uesc, e tenho condição de assistir às aulas desde o início, já que antes acabava chegando atrasada”, afirmou.
Além do Salobrinho e Terminal Urbano, já estão disponíveis as linhas com saída do Iguape, via Avenida Esperança e Circular Zona Sul, via Avenida Princesa Isabel, todas tendo como destino final a Uesc. De acordo com os técnicos da Secretaria, seis ônibus foram destinados às novas linhas e as tabelas com os horários e os novos itinerários já estão disponíveis na sede da Setrans, no Centro Administrativo localizado na Avenida Itabuna, n ° 2222.