Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura prorroga prazo para regularização de concessão

Rua da Saboaria é contemplada com obras de infra-estrutura

Vacinação contra paralisia e rubéola prossegue nos postos de saúde em Ilhéus

Ilhéus inicia preparativos para desfile cívico de 7 de Setembro

Setrans inicia ações da campanha “Via Livre”

Maramata e Meio Ambiente realizam seminário sobre qualidade do ar e poluição


Prefeitura prorroga prazo para regularização de concessão

A Prefeitura estendeu o prazo para regularização dos terrenos existentes nos 33 cemitérios pertencentes ao município de Ilhéus e os proprietários de solo com concessão e aforamento devem comparecer ao local de competência até o dia 31 de agosto. Segundo o gerente de cemitérios de Ilhéus, Marcos Clement, o recadastramento está sendo realizado no cemitério onde está a concessão e tem como objetivo melhorar as condições e estrutura dos espaços distribuídos nas zonas rural e urbana do município.

Marcos Clemente disse que, com a regularização de toda documentação dos mausoléus, jazigos e jardineiras que estão sem documentação, pode-se buscar junto do IPHAN o tombamento desses locais, que em grande parte guardam um pouco da história da região. Com a regularização será mais fácil viabilizar a construção de uma sede para abrigar a administração de todos os 33 cemitérios do município.

Alerta o gerente que se o proprietário de concessão não comparecer até o dia 31 de agosto, prazo prorrogado mais uma vez, poderá correr o risco de perder o terreno onde estão enterrados entes queridos.

Rua da Saboaria é contemplada com obras de infra-estrutura

A Prefeitura de Ilhéus está reorganizando a cidade com a proposta de oferecer vida mais digna às comunidades, principalmente àquelas que habitam em locais carentes de infra-estrutura urbana. Uma destas iniciativas está beneficiando a antiga rua da Saboaria (3ª travessa da avenida Princesa Isabel), com ações que compreendem recomposição a paralelos, escadarias, contenção, serviço de iluminação e drenagem pluvial. As obras são de responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos e os recursos são do próprio município.

As obras da 3ª travessa da avenida Princesa Isabel atendem reivindicações de moradores da localidade, tendo em vista que o logradouro não passava por ações de urbanização há alguns anos. Com os trabalhos que estão sendo realizados na antiga rua da Saboaria, a Prefeitura procura devolver um ambiente capaz de expressar sentimento de cidadania aos moradores, além de oferecer qualidade de vida à comunidade que sentia-se abandonada devido as condições que foi submetido o logradouro, um dos mais antigos do bairro.

Técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos informaram que a primeira etapa das obras compreende a recomposição a paralelos, uma vez que a pista de rolagem de veículos encontra-se em péssimas condições de tráfego e apresentam depressões causadas pela erosão. Outro aspecto observado pelos técnicos diz respeito à limpeza da rede que foi obstruída pelo acúmulo de detritos e areia ao longo dos anos. Este procedimento foi realizado antes da recomposição.

Recuperação de escadarias é um dos procedimentos utilizados pela Secretaria de Serviços Urbanos para devolver o logradouro em ótimas condições para os moradores da antiga Saboaria. Das ações que estão sendo implementadas pela Prefeitura de Ilhéus na localidade destaca-se ainda a construção de alvenarias, isso para impedir que a terra deslize e provoque acidentes.

Oferecer mais segurança às pessoas que residem às margens do alto do Formoso é o que pretende a Prefeitura com as alvenarias de pedras que serão construídas na rua da Saboaria. O serviço de iluminação pública foi outra medida adotada pela administração municipal, no sentido de humanizar o espaço e evitar possíveis assaltos à noite.

Vacinação contra paralisia e rubéola prossegue nos postos de saúde em Ilhéus

Acompanhando o lançamento oficial da campanha nacional de vacinação contra rubéola, a Secretaria de Saúde de Ilhéus iniciou no último sábado, dia 09, as atividades da campanha nos 51 postos fixos e volantes espalhados pela cidade. Junto com o lançamento da campanha contra a rubéola, Ilhéus também imunizou crianças com até cinco anos de idade durante o Dia Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil. Em Ilhéus, a mobilização contra a paralisia tem como meta a imunização de 95% das mais de 19 mil crianças do município até o próximo dia 15.

De acordo com o Núcleo de Atenção Básica, todos os postos da rede municipal de saúde estão habilitados a imunizar tanto as crianças que ainda não receberam as duas gotinhas que protegem contra a poliomielite quanto os adultos que ainda não foram vacinados contra a rubéola. No caso dos adultos que residem fora do perímetro urbano, será realizado Dia Municipal de Vacinação no próximo dia 23, quando 18 localidades da zona rural de Ilhéus receberão a visita das equipes de vacinação. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar, até o dia 12 de setembro, 75 mil e 600 pessoas, entre homens e mulheres, com idade entre 20 e 39 anos.

Numa ação conjunta entre o Departamento de Atenção Básica, a Vigilância Epidemiológica e a Coordenação de Imunização, desde a última semana de julho, a zona rural já recebe visita constante das equipes de vacinação contra rubéola, “Na zona rural, oito equipes volantes vacinam crianças contra paralisia infantil e os adultos contra rubéola. Na zona urbana, o trabalho também é feito de casa em casa, inclusive em creches, escolas e cursos noturnos, buscando assegurar que o máximo de pessoas seja imunizada”, afirma a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito.

No dia 30 desse mês, o município realiza o Dia Nacional de Vacinação, quando haverá uma quantidade maior de postos de vacinação espalhados pela cidade. A campanha também é voltada para os homens e mulheres, que já foram vacinados, já que a vacina dupla viral, também protege contra o sarampo e vem seguindo as determinações da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), que busca erradicar a doença infecto-contagiosa até 2010.

Ilhéus inicia preparativos para desfile cívico de 7 de Setembro

Para marcar os 186 anos da independência do Brasil, a Prefeitura de Ilhéus já iniciou os preparativos do desfile de 7 de Setembro. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, o evento cívico conta com as parcerias das Secretarias de Turismo, Governo, Transporte e Trânsito, Administração, Serviços Urbanos, Saúde e Assessoria de Comunicação. Para garantir a organização da festa, estão sendo acertados os participantes, estrutura, segurança e programação.

Na semana passada, houve a primeira reunião envolvendo os organizadores do desfile. Foram convidados representantes do segmento militar, clubes, entidades, associações e escolas interessados em participar do evento cívico. O próximo encontro será nesta quarta-feira (13), às 14 horas, no auditório da Fundação Cultural de Ilhéus.

O tema do desfile de 7 de setembro deste ano será: “Fazendo história e abrindo caminhos – por uma educação de qualidade, socialmente referenciada”. Em 2007, a tradicional marcha cívica reuniu mais de quatro mil pessoas na Avenida Soares Lopes, entre militares e civis participantes.

Setrans inicia ações da campanha “Via Livre”

A Secretaria de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Setrans) iniciou as atividades da campanha educativa “Via Livre”, na última segunda-feira (11). Os agentes municipais de trânsito começaram a conscientizar a população orientando sobre a necessidade e obrigatoriedade de desobstruir as vias de circulação, retirando mercadorias, cavaletes e outros tipos de equipamentos das calçadas e pistas de rolamento.

O objetivo maior da campanha “Via Livre” é dar maior segurança a pedestres e motoristas, uma vez que, para desviar dos obstáculos nas calçadas, as pessoas vão para as pistas, arriscando-se junto aos veículos. “A obstrução das vias públicas é uma infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Iremos primeiro educar para depois punir”, disse o gerente de educação para o trânsito, Maurício Rocha.

De acordo com Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a obstrução de vias públicas é uma infração que prevê autuação, notificação e aplicação de penalidades sejam pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem a utilização de veículos. “Além de prevenir acidentes, colocar obstáculos nas calçadas e pistas desrespeita o direito de ir e vir dos cidadãos”, afirmou o gerente de educação para o trânsito.

Maramata e Meio Ambiente realizam seminário sobre qualidade do ar e poluição

A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) realizam, nesta quinta-feira (13), o 1º Seminário sobre a qualidade do ar e combate à poluição. O evento, que será voltado aos estudantes, acontecerá no Teatro Municipal de Ilhéus, pela manhã e tarde. Haverá música, apresentações teatrais e palestras sobre vários assuntos ligados ao tema central.

Entre os assuntos que serão abordados durante o 1º Seminário sobre a qualidade do ar e combate à poluição estão: “Causas e efeitos da poluição dá água”, “Causas e efeitos da poluição do ar” e “Causas e efeitos da poluição sonora”. Os ministrantes serão profissionais da Embasa, da Sema e Maramata, respectivamente.

O evento, em comemoração ao Dia Internacional da Qualidade do Ar e Dia de Combate à Poluição, contará com performances artísticas dos alunos da Creche Escola Meira, que apresentarão a música “Xote Ecológico”, de Luiz Gonzaga e os alunos do Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira, encenando uma peça teatral. O músico e cantor, Robson Carvalho, também se apresentará no encerramento das atividades pela manhã e tarde, cantando a música “Lamento Ecológico”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *