Os alunos da Faculdade Madre Thaís voltaram às aulas na semana passada, mas, para 23 estudantes do curso de Administração, o retorno à faculdade teve um sabor especial. Eles participaram entre os dias 14 e 26 de julho, da Operação Inverno 2008 do Projeto Rondon e, através de atividades voluntárias, puderam conhecer mais de perto a realidade do país e contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes.
Liderados pelos professores Vânia Darri e Pompílio Neto, os universitários foram para as cidades de Japaratuba, interior de Sergipe, a cerca de 30 quilômetros de Aracajú, Quatipuru, no Pará e Patins, em Minas Gerais. No primeiro dia de atividades, os estudantes conheceram os principais pontos da cidade. Nos outros dias, os rondonistas ensinaram para um grupo de 217 alunos, noções de oratória, ferramentas do Corel Draw, e noções para a prática do webdesign, além de ministrarem aulas sobre secretariado executivo e preservação ambiental.
Os estudantes receberam todo o suporte da Prefeitura Municipal de Japaratuba, que ficou muito satisfeita com a atuação dos novos rondonistas. Para o professor do Rondon, Rafael Cerqueira, aluno do curso de Administração da FTM, a experiência foi muito gratificante. “Tivemos a oportunidade de passar 10 dias praticando a cidadania”, disse. O aluno Gladson Nunes, 21 anos, participante do Rondon pela terceira vez, contou que agora aprendeu a fazer planilhas no Excel, o que será muito útil em sua vida profissional. A mesma emoção foi compartilhada pela rondonista Euza Cirineu, que dividiu seu tempo ensinando turmas formadas pela manhã, tarde e noite.
Idealizado pelo Ministério da Defesa e coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), com a colaboração das prefeituras e das Instituições de Ensino Superior, o Projeto Rondon tem conseguido alcançar seu objetivo, de proporcionar a integração social e levar a cidadania e o conhecimento para as diversas regiões do país. O Projeto empenha-se em desenvolver a capacitação de organizações da sociedade civil na defesa dos direitos de cidadania, como também, a capacitação de educadores do ensino fundamental para a prática de leitura. A produção de textos e atendimento aos portadores de necessidades educativas especiais e a organização de implantação de atividades comunitárias solidárias também são destaques no projeto. Os voluntários preocupam-se, ainda, em orientar o desenvolvimento da agricultura familiar, bem como, colaborar na elaboração de projetos que atendam à infra-estrutura municipal, em particular nas áreas de saneamento básico e de meio ambiente.
O coordenador municipal do projeto, Ronaldo Silva, destacou a importância de passar para a comunidade local, importantes conhecimentos que podem ajudá-los a entrar no mercado de trabalho. Ele conta que nesta edição, as atividades foram melhor planejadas, os alunos foram devidamente matriculados e receberam material didático virtual, a fim de colaborar com a preservação ambiental.
O professor Newton Aranha, parabenizou o excelente desempenho dos rondonistas da Faculdade Madre Thais, e salientou a importância da parceria entre a instituição de ensino e o governo, a fim de criar uma forte aliança entre os universitários e as comunidades, na busca por soluções que contribuam com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar comunitário.