Há 50 anos atrás surge no Brasil um movimento musical a que chamaram de Bossa Nova. Músicos da nova geração da época se encontravam para experimentar diferentes formas de expressão musical, muitas vezes em casas de amigos na zona sul do Rio, tais com a da cantora Nara Leão. Naqueles tempos, a música que mais se ouvia era do gênero bolero e samba-canção a moda tradicional, com suas interpretações e seus temas melodramáticos que não agradavam uma parte da juventude da época.
Na década de 40, músicos como Custódio Mesquita, Garoto e Valzinho já experimentavam novas maneiras de se tocar samba-canção, já com influências da música clássica e do jazz, aproximando-se do movimento que na década de 50daproximando-se da as maneiras de se tocar samba-canç Rio ossa Nova. oanna Carvalho. seria reconhecido sob o nome de Bossa Nova.
Canção do Amor demais, disco gravado com a voz da cantora Elizeth Cardoso, é considerado um dos marcos representativos da Bossa Nova, tendo João Gilberto ao violão tocando a música Chega de Saudade do compositor e maestro Tom Jobim. O banquinho e o violão viraram imagem do movimento, e o toque singular do violão somado a um jeito sutil de cantar de João Gilberto, revolucionou a música na época, sintetizando o que viria a ser Bossa Nova. Apesar de o próprio João ter preferido que se diga que ele toca “samba de maneira diferente” ao invés de bossa nova, foi sob esta denominação que o movimento se consolidou.
Assim nascia no Brasil a Bossa Nova. Mas foi nos Estados Unidos que seu reconhecimento e a maior venda de disco se deram naquele momento. A passagem de João Gilberto e principalmente de Tom Jobim pelo país contribuíram para a expansão da Bossa Nova. Foi quando a canção Garota de Ipanema ganhou versão em inglês, por Astrud Gilberto, e quando, segundo Tom Jobim, a música brasileira começou a influenciar a norte-americana.
Considerando a importância musical da Bossa Nova, com sua riqueza em expressões harmônicas, melódicas e poéticas, a Casa dos Artistas apóia e cede espaço para os músicos Ivan Bittencourt, Joanna Carvalho e convidados apresentarem todas as sextas-feiras do mês de agosto o show em homenagem ao movimento, o que vem a ser também uma homenagem à música popular brasileira.
O quê: Homenagem aos 50 anos de Bossa Nova
Onde: Casa dos Artistas-Ilhéus-BA (na Rua Jorge Amado)
Quem: Bossa 2 & convidados
Quando: Às sextas-feiras, dias 8, 15, 22 e 29 de agosto
Quanto: 5 reais (antecipado e meia), 10 reais (inteira)
Joanna Carvalho (juanita_mc80@yahoo.com.br)