Prefeitura Municipal de Ilhéus

Após reparos em laboratório CEO inicia serviço de prótese

Alto Renascer também recebe benefícios de infra-estrutura

Prefeitura de Ilhéus entrega quadra ao bairro da Sapetinga

Setur lança edição de agosto do informativo Ilhéus Acontece

Fundação Cultural comemora 50 anos do ‘Gabriela, Cravo e Canela’

Após reparos em laboratório CEO inicia serviço de prótese

Funcionando regularmente desde a sua inauguração, em 28 de junho deste ano, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Ilhéus dará início ao serviço de prótese dentária ainda nesta semana. Após reparar o laboratório que foi atingido por infiltração causada por um vazamento no imóvel vizinho, os atendimentos começarão a partir desta quinta-feira (7).
Como o CEO atende apenas pessoas referenciadas por postos de saúde ou Programas de Saúde da Família, o coordenador, Ledson Nogueira, orienta os pacientes que necessitam de próteses dentárias sobre como ter acesso ao serviço. “Basta procurar as unidades de saúde do município, que serão encaminhados ao Centro”, disse.
Dados do Ministério da Saúde apontam que 75% dos idosos brasileiros e 30% da população adulta são desdentados. A ausência de dentes é causada, na maioria das vezes, pela má higiene bucal, fumo e visitação irregular ao dentista. Além de problemas estéticos, a falta de dentes causa desde doenças na gengiva, que podem afetar o coração, até problemas estomacais, devido ao comprometimento da mastigação.
Além de prótese dentária, o Centro de Especialidades Odontológicas tem oferecido serviços de periodontia (gengiva), endodontia (tratamento de canal), cirurgia oral menor, diagnóstico e prevenção do câncer de boca. Pacientes com necessidades especiais também são atendidos, uma vez que o imóvel é adaptado para cadeirantes ou pessoas com dificuldades de locomoção. O CEO fica na Avenida Soares Lopes, nº. 1044, nas antigas instalações do Colégio Castro Alves. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

Alto Renascer também recebe benefícios de infra-estrutura

A Prefeitura de Ilhéus beneficiou mais áreas íngremes da cidade com a reconstrução e recuperação de escadarias de acesso, drenagem pluvial, contenção de encostas e instalação de guarda-corpo, isso para possibilitar mais segurança às crianças e idosos. Abandonada pelas administrações passadas, a ladeira que fica no final da rua Santa Inês, no bairro Princesa Isabel, foi totalmente reconstruída, numa iniciativa de valorização das condições de moradia das famílias carentes que residem no alto Renascer.
Parte do projeto que tem como proposta maior oferecer condições dignas às pessoas que residem em áreas íngremes e sem infra-estrutura urbana, a escadaria do alto Renascer passou por um processo envolvendo a colocação de novos degraus, construção de alvenaria de contenção, drenagem pluvial, instalação de corrimão, pintura e iluminação. Antes das obras, o local estava tomado pelo mato e os degraus apresentavam muitas deformações, o que dificultava a locomoção das pessoas e criava insegurança aos moradores.
As intervenções realizadas pela Prefeitura para melhorar aspectos da qualidade de vida dos moradores do alto Renascer, vão facilitar a entrega de gás dentre outros produtos e mercadorias nas residências. Além disso, as obras proporcionaram mudança no visual do lugar, que ficou mais humanizado.
Os recursos aplicados nas obras do renascer saíram do cofre do próprio município. Os trabalhos e projetos ficaram sobre a orientação das secretarias de Serviços Urbanos e de Engenharia e Obras. Com este tipo de procedimento, a Prefeitura procura transformar a realidade de famílias que tentam sobreviver em locais que não oferecem infra-estrutura urbana.
Mais – As intervenções feitas pela Prefeitura na Princesa Isabel não ficam por aí. A escadaria que serve aos moradores do alto do Vidigal também mereceu atenção da administração municipal, que não mediu esforços para fazer os reparos necessários. Para facilitar a rotina das famílias que residem nesta área foram realizados serviços de drenagem pluvial da escadaria, recuperação dos degraus, além de outros procedimentos. Áreas próximas às localidades do Vidigal e Renascer também foram contempladas com outros serviços, a exemplo da instalação de corrimão.

Prefeitura de Ilhéus entrega quadra ao bairro da Sapetinga

A população do bairro da Sapetinga, localizado na zona sul de Ilhéus, já pode contar novamente com um espaço para a prática de esporte e de atividades de lazer. No último fim de semana, dias 1º e 02, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia e Obras, entregou aos moradores a reforma da quadra poliesportiva do bairro. Localizada próxima a igreja Católica, numa área central da Sapetinga, a quadra é um dos pontos preferidos de lazer entre os moradores.
Na oportunidade, a Secretaria de Esporte e Cidadania promoveu um torneio de futsal, com a participação de oito equipes da cidade. O evento aconteceu em parceria com a Associação de Moradores da Sapetinga e foi coordenado pelo Prof. Renato Peixoto. A equipe campeã foi a APG Cargas, do Pontal, e o vice-campeonato ficou com o time da Associação da Sapetinga. Participaram ainda do torneio alunos do Instituto Nossa Senhora da Piedade e moradores de diversas ruas do bairro.
De acordo com o Secretaria de Esporte e Cidadania, com a entrega da quadra, a zona sul passa a contar com mais uma opção adequada para a prática esportiva e recreativa. A Prefeitura de Ilhéus já recuperou as quadras de esporte situadas em Olivença e no bairro Nossa Senhora da Vitória. De acordo com o Secretaria municipal de Engenharia e Obras, já foram iniciadas as reformas de recuperação das quadras localizadas na Litorânea Norte e no Pontal.

Setur lança edição de agosto do informativo Ilhéus Acontece

A edição de agosto do guia eletrônico Ilhéus Acontece já está disponível no site da Secretaria do Turismo de Ilhéus (Setur), www.ilheusdabahia.tur.br. O informativo, que traz várias alternativas de lazer é distribuído via e-mail para o trade turístico e meios de comunicação. Assim, nativos e turistas podem se programar antecipadamente para aproveitar os principais eventos e atividades promovidas na cidade.
O destaque da capa do Ilhéus Acontece de agosto é 5º Festeratro, cujas inscrições estão abertas até o dia 22 deste mês. A mostra não-competitiva selecionará dez grupos teatrais de palco e seis de rua para se apresentarem entre os dias 22 e 25 de setembro, no Teatro Municipal de Ilhéus. O evento é organizado pelo Teatro Popular de Ilhéus, grupo residente da Casa dos Artistas, com patrocínio da Fundação Cultural do Estado da Bahia e apoio da Fundação Cultural de Ilhéus.
Na primeira página do Ilhéus Acontece também estão disponíveis alguns telefones úteis e, ao longo do informativo, os leitores podem conhecer algumas datas comemorativas do mês e os motivos pelos quais são lembradas. Em agosto, os destaques são o dia nacional do selo (1º), dia nacional da Saúde (5), dia dos Pais (10) e dia da informática (15).
O guia Ilhéus Acontece disponibiliza a programação completa do Teatro Municipal de Ilhéus e da Casa dos Artistas. Os espetáculos, atividades e shows que estarão em cartaz durante este mês podem ser conferidos com detalhes de datas, horário e preço dos ingressos. Já na seção “Seminários, Congressos e Convenções”, há a relação dos eventos que acontecerão no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães. Os principais deste mês são o Festival da Canção Estudantil (11), Show de Jorge Vercilo (15) e 2ª Conferência Territorial dos direitos da pessoa com deficiência (29).
O horário de funcionamento dos principais espaços culturais da cidade também estão disponíveis no guia Ilhéus Acontece. Há informações sobre a Casa de Cultura Jorge Amado, do Museu do Instituto Nossa Senhora da Piedade, da Biblioteca Municipal Adonias Filho e do Arquivo Público João Mangabeira. Há ainda o telefone do Cine Santa Clara, cuja programação está disponível pelo telefone 3231-5409.
Informações sobre o curso de garçom, que será oferecido pela Secretaria do Turismo em convênio com o Senac também estão disponíveis no Ilhéus Acontece . As aulas começam já no dia 25, das 18 às 22 horas, no IME. Os interessados devem ter o ensino fundamental completo, apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência além de pagar uma taxa de R$ 35,00. As inscrições devem ser feitas até o dia 15, na sede da Setur, que fica na Rua Antônio Lavigne de Lemos, número 19, no Centro.
Os amantes da música ao vivo, podem ficar atualizados sobre a programação de diversos bares, restaurantes e pizzarias que oferecem o serviço ou dos principais shows que acontecerão durante o mês. O guia traz os telefones e endereços dos estabelecimentos comerciais ou produtores que oferecem as atrações.
Aqueles que desejam cuidar mais do corpo podem conferir na seção “Cursos e Aulas de Esportes”, a relação de alguns locais que oferecem aulas de várias modalidades esportivas como: surf, canoagem, capoeira, futebol, tênis, vela, capoeira e musculação. Já para os interessados em alimentar seu lado espiritual, há a seção cultos e missas, com endereço e telefone de igrejas católicas, protestantes e religiões orientais.
Para ter sua programação inserida, gratuitamente, no informativo Ilhéus Acontece, os organizadores de eventos e empresários devem as informações até o dia 28 de cada mês, pelo e-mail seturilheus@hotmail.com, ou procurar a Secretaria do Turismo. Para mais informações, basta ligar para 3634-6008.

Fundação Cultural comemora 50 anos do ‘Gabriela, Cravo e Canela’

Foi iniciada na tarde desta quarta-feira, dia 06, as atividades da Semana Jorge Amado de Cultura e Arte, promovida pela Prefeitura de Ilhéus através da Fundação Cultural. Performances teatrais, apresentações de danças, amostras de filmes e workshop fazem parte da programação que marca o aniversário do escritor grapiúna Jorge Amado e presta homenagem aos 50 anos do romance “Gabriela, Cravo e Canela.
Na manhã desta quinta-feira, dia 07, a apresentação de Gabrielas e a performance do grupo teatral Maktub, abrem as atividades do segundo dia do evento. Ainda pela manhã acontece a apresentação do grupo de capoeira Ilhéus Show. Pela tarde, o Grupo Maktub volta a se apresentar e logo após é a vez dos atores do Teatro Popular fazerem apresentação. Também se apresentam no segundo dia do evento, o ator Zé Delmo, que se apresenta como “O Contador de Histórias Grapiúnas”, às 14 horas, os integrantes do projeto Fascinarte com a Dança Country, 14h30min, o grupo Chorinho Brasil, às 17h, o ballet Sôanne Marry, às 18h e a Quadrilha Cia. do Forró, às 18h30min.
Na sexta-feira, dia 08, as baianas recepcionam os convidados com banho de cheiro e fitinhas de São Jorge no portal de entrada da fundação Cultural, logo após é a vez do grupo de capoeira Ilhéus Show e dos integrantes Maktub. Já pela tarde, após as performances das Baianas, Gabrielas e Maktub, se apresentam “O Contador de Histórias Grapiúnas”, às 14h e a dança “Filhas do Sol, Brasil, brasileiro”, com o grupo dos Pré-Idosos do Sul da Bahia, às 16h. Já o cantor Luciano de Lucas se apresenta, às 17h e às 18h tem apresentação de dança Árabe dos sete véus. Ainda na sexta, após o desfile da Quadrilha Forró dos Dinossauros, às 18h30min, será exibido o filme “Gabriela”, no Cine-Teatro Fernando Leite Mendes, às 19h30min.
No sábado, dia 09, pela manhã, as atividades seguem a programação mantida na quinta e na sexta-feira. Á tarde, o grupo do Teatro Popular recebe os convidados na Casa dos Artistas para performance teatral, a partir das 15h. Entre as atrações do terceiro dia, estão o cantor Edu Neto, que se apresenta às 16h, projeto Fascinarte, às 17h, quadrilha Cravo e Canela, às 17h45min e Núcleo de Dança, às 18h. No domingo, dia 10, pela manhã a Fundação Cultural realiza em parceria com a FUNCEB, o IV Workshop de Elaboração de Projetos Culturais, no auditório da Fundaci.
Ainda no domingo, as atividades da Semana Jorge Amado de Cultura e Arte prosseguem, a partir das 15 horas, com a recepção de baianas com banho de cheiro e fitinhas e São Jorge, Gabrielas, performance do Maktub, orixás e baianas, solenidade de entrega do novo piso da Casa de Cultura Jorge Amado, apresentação de grupos de capoeira, dança e percussão com o Ballet Afro Gongombira e da quadrilha junina Explosão da Esperança. Na segunda-feira, dia 11, pela manhã, acontece a segunda etapa do IV Workshop de Elaboração de Projetos Culturais, também no auditório da Fundaci.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *