Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeito e empresários reivindicam ao governador solução para o aeroporto

Prefeitura realiza mais obras no alto da Esperança

Ilhéus tem projeto de turismo sustentável para a Lagoa Encantada

Prefeitura de Ilhéus doa terreno para construção do Fórum Regional Eleitoral

Prefeito e empresários reivindicam ao governador solução para o aeroporto

Durante a visita do governador da Bahia, Jacques Wagner, à Itabuna, na tarde da última segunda-feira, dia 04, uma comitiva de representantes de diversos setores econômicos de Ilhéus, tendo a frente o prefeito Newton Lima, entregou a Wagner documentação solicitando uma solução definitiva para o Aeroporto Jorge Amado, que desde setembro do ano passado, teve 110 metros da pista suprimidos por recomendação da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

No documento, os empresários relataram que durante reunião com representantes da ANAC, da Infraero de Ilhéus, da prefeitura municipal e o deputado federal Raimundo Veloso, realizada no dia 30 do último mês, foi entregue relatório do Cindacta, órgão ligado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, sugerindo a perda de mais 77 metros de pista, o que poderia vir a rebaixar o aeroporto de Ilhéus da categoria 3 para a 2. “Desta forma, somente aviões como bandeirante, fokker -50 e outros de igual tamanho poderiam pousar no aeroporto”, explicaram.

Sobre a importância do aeroporto para a região, os empresários lembraram ainda que em 2007, cerca de 380.000 pessoas trafegaram no aeroporto, e que este ano a estimativa é que este número ultrapasse os 450.000. “A redução de categoria desse aeroporto implicará em prejuízos para todo o sul da Bahia, incidindo sobre o fechamento das indústrias que atuam no pólo de informática de Ilhéus,responsáveis pela produção de 20% de todos os computadores do Brasil, e pelo enfraquecimento do turismo emissivo, receptivo e de negócios”, afirmaram.

No documento, assinado por diversas entidades ligadas ao comércio, indústria e turismo da região, os empresários acreditam que é fundamental a interferência do governador do estado junto ao DECEA e à ANAC, órgãos subordinados ao Ministério da Defesa, com o objetivo de verificar quais as pendências realmente existentes no aeroporto de Ilhéus e, desta forma, “buscar as soluções a serem apontadas em curtíssimo prazo, para o retorno das aeronaves A-320 e similares”, salientaram.

Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Luigi Massa; o presidente Sindicato das Indústrias de Informática e Eletro-Eletrônicos do Sul da Bahia, Gentil Pires; o presidente da Associação Comercial de Ilhéus e também representante da CDL local, José Leite de Souza; o delegado da Associação Baiana das Agências de Viagem – Seção Sul da Bahia, Alfredo Landim, o presidente do Convention Bureau, Marco Lessa; a deputada estadual Ângela Souza e o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que fez a entrega do documento a Wagner.

Prefeitura realiza mais obras no alto da Esperança

Melhorar a qualidade de vida das comunidades que residem em locais de difícil acesso, oferecendo a elas os serviços de infra-estrutura capazes de criar condições dignas de moradia, é o objetivo das obras que a Prefeitura de Ilhéus está realizando em seis morros da cidade. Com as intervenções de urbanização nos altos, a Prefeitura beneficia mais de 40 mil moradores que vivem sujeitos a riscos em áreas sem esgotamento sanitário, drenagem pluvial e pavimentação, o que dificulta o deslocamento rotineiro e o transporte de produtos e mercadorias.

O alto da Esperança, comunidade do bairro do Malhado, zona norte da cidade, é uma dessas áreas que está sendo contemplada com as intervenções da Prefeitura. Os trabalhos são executados com recursos próprios pelas secretarias de Serviços Urbanos e de Engenharia e Obras. As obras, que vinham sendo reivindicadas há vários anos pela comunidade, através da associação de moradores, avançam pelos 627 metros de extensão da via.

Para terminar com os problemas relacionados ao esgotamento sanitário, a exemplo de doenças de varias naturezas, estão sendo construídas 18 caixas e instalada tubulação adequada para o escoamento, como informou a Secretaria de Serviços Urbanos. Segundo ela, a tubulação possui diâmetro suficiente para receber o esgoto de todas as casas, levando-o para a rede que fica na rua Roberto Santos.

Todas as casas terão pontos de ligações domiciliares, o que vai permitir acabar com esgoto a céu aberto. Além disso, na rua Quatro do alto da Esperança a Prefeitura está construíndo 70 metros cúbicos de alvenaria de pedras, isso para conter os deslizamentos de terras que ameaçam muitas famílias do local e áreas próximas, em épocas de chuvas.

Os técnicos explicaram que a contenção vai evitar ainda que a erosão obstrua o logradouro, isolando moradores que vivem em áreas de maior risco. A drenagem pluvial é outro recurso utilizado pela Prefeitura para acabar com o problema que pode causar acidentes com mortes.

Ilhéus tem projeto de turismo sustentável para a Lagoa Encantada

A Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Turismo, firmou parceria com a Lagoa Encantada Cidadania e Turismo Sustentável (Lects), que visa instalar infra-estrutura para unir voluntários e patrocinadores a fim de desenvolver um modelo sustentável e autônomo adaptado na localidade. Por meio de intercâmbio cultural com estudantes franceses acaba de ser inaugurada a primeira etapa do projeto de desenvolvimento e turismo sustentável da Lagoa, com a adução de água potável e implantação de rede de esgoto em cerca de 45 residências. Os estudantes permaneceram mais de um mês em Ilhéus desenvolvendo o projeto que é financiado por empresários europeus. Eles sempre devem retornar à localidade para acompanhar o seu desenvolvimento, segundo garantia de técnicos da secretaria.

Nesse projeto, a Secretaria de Turismo entra com ações de capacitação e formação do destino turístico e vem dando apoio e orientando a comunidade no diz que respeito à construção de fossas sépticas, enquanto os estudantes fornecem informações sobre levantamento das fontes de água alternativas, instalação de nova rede e água, reabilitação de rede de adução principal.

A Lagoa Encantada Cidadania e Turismo Sustentável (Lects) é uma entidade sem fins lucrativos que mantém intercâmbio cultural com estudantes franceses dos cursos de engenharia e meio ambiente. Formada por empresários, produtores rurais e comunidade, a entidade desenvolveu projeto de captação e adução da água, orienta a comunidade na formação de planos e ações para fomentar o turismo na localidade, além de ajudar no destino de resíduos sólidos usados como adubo. Os integrantes do projeto são Nicolas Maillot (fazenda Vitória) e Jailson Costa dos Santos-Joca (da Lects).

Prefeitura de Ilhéus doa terreno para construção do Fórum Regional Eleitoral

A Prefeitura de Ilhéus enviou mensagem à Câmara de Vereadores nesta terça-feira (5) com o Projeto de Lei que autoriza a doação de terreno ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A área de 2.025 metros quadrados, localizada na Avenida Esperança, será destinada à construção do Fórum Regional Eleitoral.

O Projeto de Lei enviado à Câmara foi com encaminhado com pedido de urgência, uma vez que a doação terreno ao TRE apenas será concretizada após a apreciação dos vereadores. Caso a autorização não seja liberada a tempo, o órgão perderá os recursos federais destinados especificamente à construção.

A área cedida para a implantação do Fórum Regional Eleitoral foi escolhida pela Prefeitura de Ilhéus em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral. O terreno faz parte do antigo Parque de Operações, desativado pela administração anterior. Segundo a Secretaria Municipal de Governo, na mesma área doada ao TRE também será construida uma escola infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *