Lançado nesta sexta-feira(1) em Itajuípe, no Sul do estado, a 430 quilômetros de Salvador o Projeto de Fortalecimento da Gestão Ambiental da Apa da Lagoa Encantada e Rio Almada, vai beneficiar 7 municípios sul baianos e seu entorno e uma população estimada em 600 mil pessoas. Participaram do lançamento do projeto três secretários de estado, dirigentes da Petrobras que é a patrocinadora do projeto, prefeitos dos municípios da área da Apa da Lagoa e cerca de 400 pessoas entre ambientalistas, secretários municipais e membros de movimentos sociais.
A Petrobras apoiou o projeto como forma de compensação ambiental pela construção do gasoduto cacimbas-catu que passará no entorno da APA. A empresa fez a doação de kits tecnológicos para os conselhos de meio ambiente dos municípios. Eles serão entregues no dia 5 de outubro, após o período eleitoral. O projeto é coordenado pela Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais (Abará).
Para Uélita Soares da área de comunicação institucional da Petrobras, a empresa cumpre o seu papel social ao apoiar o projeto. Na opinião de Marcos Medeiros que atua na comunicação empresarial da empresa a nova matriz energética vai contribuir com o Meio Ambiente a Petrobras fez um investimento social. “A Apa da Lagoa Encantada e Rio Almada é uma das principais do estado”, ele disse.
O Secretario de Agricultura da Bahia, Geraldo Simões afirmou que a região vive um dos melhores momentos de sua história. “Em uma semana recebemos a vários secretários de estado”, disse. Ele disse que a Petrobras tem sido uma das maiores investidoras no sul do estado. O secretário Edmon Lucas que a empresa está investindo em uma região que tem a maior biodiversidade do planeta.