Prefeitura recupera estrutura do telhado da central do Malhado
Prefeitura atende solicitação dos assentados do Dom Helder
Ilhéus inicia atividades da Semana de incentivo a aleitamento materno
Ilhéus terá grande mobilização durante campanha de vacinação contra rubéola
Teatro Municipal inicia programação de agosto
Prefeitura recupera estrutura do telhado da central do Malhado
A Prefeitura de Ilhéus já começou o trabalho de recuperação do telhado do pavilhão C da Central de Abastecimento do bairro do Malhado, zona norte da cidade. Construído há mais de 20 anos, um dos locais da central, conhecido como Malvinas, está com a estrutura do telhado seriamente comprometida, o que ameaça a integridade física de comerciantes e consumidores. A obra atende reivindicação dos vários segmentos que atuam no maior entreposto comercial do município.
Os trabalhos são tocados com recursos do próprio município, pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior. Além dos serviços no telhado, a administração municipal vai fazer a troca de 700 metros quadradas de piso, isso para possibilitar mais higiene.e segurança. O piso encontra-se em estado de deterioração e apresenta rachaduras e depressões, o que também pode provocar acidentes, principalmente nas pessoas idosas.
Localizado entre os setores que comercializam roupas, farinha, frutas, carnes e legumes, o pavilhão C se tornou em ponto de viciados em drogas licitas e ilícitas. A Prostituição é outro agravante. Nenhuma intervenção dos gestores municipais anteriores foi realizada ali, apesar dos apelos da sociedade neste sentido. Com a medida, a gestão publica do município dá um passo importante para acabar com os demais problemas que afligem às pessoas.
Com o passar dos anos, a estrutura foi praticamente deteriorada em decorrência da ação do salitre, do tempo e a falta de manutenção. Parte da cobertura foi arrancada, deixando micro-comerciantes que trabalham na área à mercê da ação de marginais e vândalos que se utilizam do abandono para tirar proveito da situação.
Prefeitura atende solicitação dos assentados do Dom Helder
A Prefeitura de Ilhéus vai fazer intervenção no assentamento Dom Helder Câmara, comunidade do distrito de Banco do Pedro, a mais de 30 quilômetros da sede do município. A ação faz parte da pauta de reivindicações feita durante encontro realizado, na manhã de ontem (30), com a administração municipal e assentados. A reunião aconteceu na sede do Dom Helder Câmara e contou com a participação de representantes da Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior, e do Instituto de Gestão das Águas e Climas (Inga) do governo do estado.
Solicitado pela coordenação do Dom Helder Câmara, o encontro foi presidido por Moacir Pinho, que se encarregou de apresentar a pauta de reivindicações das 26 famílias assentadas em 2002 e os projetos que deverão ser implantados pela comunidade. A terraplanagem do terreno onde serão construídas as casas é uma das solicitações que a administração municipal vai atender no sentido de contribuir para a melhoria da infra-estrutura do local e a qualidade de vida das 84 pessoas que estão vivendo na comunidade.
Questões relacionadas aos horários do transporte coletivo que serve o Banco do Pedro e a construção de quadra esportiva para ser utilizado como meio de afastar possíveis alvos dos perigos das drogas, tanto no assentamento quanto na comunidade do distrito, também foram levadas ao gestor. Num breve relato da situação que encontrou o município e das dificuldades que tem para tocar projetos importantes, em decorrência das ingerências passadas, a administração municipal se prontificou a ajudá-los dentro das possibilidades reais.
Projeto de educação infantil, a exemplo de creche para atender aos filhos dos assentados, além de criação de peixes em tanques-redes e da recomposição da mata ciliar do rio que banha o local, estavam na pauta de reivindicação feita ao administrador municipal e a representante do governo do estado. Já existe educadora cedida pela prefeitura e serão estudadas medidas para ampliar este serviço no assentamento.
Sobre a possibilidade da cessão de boxs das centras de abastecimento do Malhado e do Hernani Sá também será estudada pelos técnicos da Prefeitura e membros da coordenação. Segundo Moacir Pinho, os boxs serão destinados à comercialização de produtos que serão produzidos no assentamento. Eles pretendem desenvolver vários projetos de diversificação agrícola e necessitam de um local para expor a mercadoria, como explicou.
Os representantes da Secretaria de Agricultura, Pesca e Interior e do Instituto de Gestão das Águas e Climas (Inga), também se manifestaram em relação aos projetos apresentados pelos assentados. Na oportunidade, a Secretaria se disponibilizou para auxiliar à comunidade no que concerne a pasta.
Ilhéus inicia atividades da Semana de incentivo a aleitamento materno
Com o tema “Nada mais natural do que amamentar. Nada mais importante que apoiar. Amamentação: participe e apóie a mulher”, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta sexta-feira, dia 1°, as atividades da XVII Semana Mundial de Amamentação, que este ano foi antecipada para o mês de agosto. Para chamar a atenção da comunidade sobre a importância da amamentação, os profissionais da rede pública de saúde vão realizar atividades educativas nas unidades de saúde das zonas urbana e rural durante os sete dias de mobilização.
Além de reforçar a consciência sobre a necessidade do aleitamento materno, durante toda a semana os profissionais de saúde do município vão fortalecer a consciência sobre a necessidade do aleitamento materno, como única fonte de alimentação do bebê até os seis primeiros anos de vida. “Após essa idade, a alimentação da criança deve ser complementada, porém, recomenda-se que a amamentação deva continuar até o 2° ano de vida”, afirma a coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança, Juliana Rocha.
Ainda de acordo com a coordenadora do Núcleo de Saúde da Criança municipal, médicos, enfermeiros e técnicos da área de saúde e demais profissionais que atuam nas quarenta e nove unidades de saúde. Entre os benefícios que o ato da amamentação pode trazer para a mãe estão a recuperação mais rápida, já que “a sucção do leite estimula o útero a contrai e liberar todo o material que ainda restou no momento do parto, além de garantir que a mãe retorne à sua forma anterior de maneira mais saudável e rápida”.
Já para o bebê, o leite materno ajuda na diminuição de infecções, além de aumentar a produção de anticorpos e, assim a resistência imunológica e a diminuição incidência de reações alérgicas, entre outros benefícios. “O leite materno é considerado o alimento mais completo até os primeiros seis meses de vida, já que contém todos os nutrientes e a temperatura certa para o bebê”, afirma Juliana Rocha.
Campanha mundial – A Semana de incentivo ao Aleitamento Materno foi instituída em 1991, pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), com o apoio do Unicef, OMS (Organização Mundial de Saúde) e FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e é realizada em mais de 120 países, com a finalidade de facilitar e fortalecer a mobilização social em torno da a importância do aleitamento materno.
Na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado, através da área técnica de Saúde da Criança e em parceria com outras instituições, como o Grupo Integrado de Incentivo ao Aleitamento Materno (GIIAM), secretaria municipal de Saúde de Salvador e diretorias regionais de Saúde, promove diversas atividades, que incluem palestras, oficinas, distribuição de material educativo e uma Feira de Saúde no próximo dia 5, no Shopping Lapa.
Ilhéus terá grande mobilização durante campanha de vacinação contra rubéola
Assim como em toda a Bahia, Ilhéus terá uma grande mobilização durante a vacinação contra rubéola, que começa no próximo dia 9, junto com a segunda etapa da campanha contra poliomielite. Até o dia 13 de setembro, pretende-se vacinar todos os homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos, independente de já terem sido imunizados ou não. Os trabalhos estão sendo coordenados pelos Departamentos de Atenção Básica e de Vigilância à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.
Para que os homens e mulheres de Ilhéus sejam vacinados contra a rubéola, estão sendo montadas algumas estratégias. Os trabalhos foram iniciados na zona rural na última segunda-feira (27) e chegarão à zona urbana no dia 9. Além de disponibilizar a vacina nas unidades de saúde, durante as cinco semanas de campanha, serão visitadas escolas, agências bancárias, comércio, associações e igrejas.
Segundo a diretora de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, “a meta do Ministério da Saúde é acabar com a doença até 2010, conforme foi acordado junto à Organização Pan-americana de Saúde (Opas)”. Como conseqüência, pretende-se acabar também com a Síndrome da Rubéola Congênita nos recém-nascidos, que causa seqüelas como surdez, retardo mental, diabetes, cardiopatias, autismo e cegueira. Caso a mãe seja infectada nos três primeiros meses de gravidez, há risco de aborto.
Diferente das campanhas anteriores, a deste ano também será voltada a população do sexo masculino. Como as mulheres sempre foram o alvo principal, a fim de prevenir a doença em grávidas, os homens ficaram desprotegidos, contraindo e transmitindo o vírus. Todos deverão tomar a vacina dupla viral, que protege contra sarampo e rubéola.
A rubéola é uma doença infecto-contagiosa, cuja transmissão se dá pelo ar. O período de incubação varia de duas a três semanas. Os principais sintomas são febre baixa, manchas vermelhas pelo corpo e ínguas no pescoço e nuca. Após o contágio, os sintomas aparecem em média após 18 dias, mas a doença ainda é transmissível por até dois meses após a infecção. A única forma de prevenção é através da vacina.
Teatro Municipal inicia programação de agosto
O Teatro Municipal de Ilhéus promete várias atrações para públicos de gostos e idades diferentes, durante o mês de agosto. A nova programação será aberta neste sábado (2), com o show “Bossa Eternamente Nova”, de Edu Neto e Família, às 20 horas. As entradas custarão R$ 10,00 e R$ 5,00. “Os interessados em conhecer quais espetáculos estarão em cartaz podem ligar para o Disk Teatro, 3634-6183, ou enviar e-mail para teatroilheus@click21.com.br”, informou o diretor do espaço, Vicente D’Ávila.
Os projetos gratuitos da Fundação Cultural de Ilhéus continuam sendo realizados no Teatro Municipal. Todas as segundas-feiras, às 18 horas, têm o projeto Ginga de Angola, desenvolvido em parceria com a Associação de Capoeira Angola Mucumbo. Às terças-feiras, às 18h30min, são oferecidas aulas de iniciação à dança, no projeto Danças no Foyer. E, nas quintas-feiras, a partir das 14 horas, há o projeto Fascinarte, com atividades voltadas para maiores de 50 anos.
No dia 11 de agosto, em homenagem ao dia do estudante, os alunos do Colégio São Jorge irão apresentar o “Show de Talentos”, no Teatro Municipal. A atração é limitada a convidados e acontecerá em horário escolar. Na mesma semana, no dia 14, a Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) realizará o 1º Seminário sobre a qualidade do ar e combate à poluição, das 9 às 19 horas. O público-alvo do evento gratuito são alunos do Ensino Fundamental e Médio.
A programação de agosto do Teatro Municipal de Ilhéus também tem espetáculos para o público infanto-juvenil. Nos dias 16 e 17, às 17 horas, estará em cartaz a peça “O Menino que queria parar o tempo”. As entradas custarão R$ 10,00 e R$ 5,00. Os adolescentes poderão aprender mais sobre as doenças sexualmente transmissíveis assistindo “É Positivo”, no dia 19. O espetáculo, promovido pelo GAPA e ProJovem Adolescente, será apresentado às 10 e 15 horas, com entrada franca. E, no dia 20, o “Auto do Boi da Cara Preta”, da Cia. Boi da Cara Preta, volta aos palcos do Municipal. A peça será encenada às 10 e 15 horas. As entradas custam R$ 10,00 e R$ 5,00.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) também marcará presença na programação de agosto do Teatro Municipal. No dia 20, a partir das 18h30min, acontecerá a abertura da Semana da pessoa com necessidade educativa, com show da cantora Chica de Cidra. A entrada será um quilo de alimento não perecível. Outro musical que acontecerá no mesmo mês será o “Nay Oliveira… Simples Assim”, no dia 21, às 19h30min. A apresentação resultará na gravação de um DVD.
As artes cênicas terão ainda mais espaço durante agosto. Nos dias 22 e 23, a comédia “Pequenos quadros, grandes bobagens”, da Cia. Baiana em Cena, será apresentada às 21 horas. Nos dias 29 e 30, será a vez do espetáculo “Das Matas ao Progresso”, encenado pelo grupo Maktub Performances, às 20 horas. As duas peças terão ingressos vendidos a R$ 10,00 e R$ 5,00. E, fechando a programação do mês, estará em cartaz “Dois perdidos numa noite suja”, no dia 31, às 20 horas. As entradas custarão R$ 30,00 e R$ 15,00.