Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura intensifica obras no Centro Comunitário do Basílio

Prefeitura realiza manutenção da rede pluvial da Soares Lopes

Prefeitura intensifica as ações em morros de Ilhéus

Inscrições para Oficinas de Arte chegam ao fim nesta sexta-feira

Atleta ilheense conquista 2° lugar no Campeonato baiano de Triatlon

Prefeitura intensifica obras no Centro Comunitário do Basílio

Seguem a ritmo acelerado as obras de reconstrução do Centro Comunitário do Basílio, localizado na zona norte da cidade. Esta semana, técnicos da Secretaria Municipal de Engenharia e Obras estiveram presentes ao local para acompanhar o início da última fase das obras. Localizada sob uma área com mais 400 metros quadrados, a reativação desta unidade escolar vai beneficiar dezenas de crianças e adolescentes que estão cursando o ensino médio.

Além de seis salas amplas e arejadas, a escola contará ainda com salas para os professores, diretoria e secretaria, além de recepção, sanitários, depósito, cantina e área de socialização. Com a conclusão da parte hidráulica e elétrica, já foram iniciados o polimento do piso para a aplicação da cerâmica de alta resistência. De acordo com técnicos da Secretaria, a próxima e última fase das obras, compreende, além da aplicação do piso, a pintura, a colocação de forro na cozinha e nas salas, além de pequenos reparos, inclusive na parte externa da unidade.

A obra, que foi iniciada na gestão anterior, foi abandonada logo em seguida, levando um grupo de moradores do bairro a entrar com uma ação judicial, que resultou no embargo. Durante meses, as ruínas das obras se encontraram abandonadas, servindo de abrigo para entulhos, lixo e até para a ação de marginais, fato que afligia os moradores do entorno. Com o fim do embargo, o Centro Educacional do Basílio vem passando por reforma total e, de acordo com os técnicos da Secretaria deve ser entregue à comunidade dentro do prazo de 40 dias.

Cronograma de reformas – Além do Centro Comunitário do Basílio, outras unidades escolares do município também estão sendo beneficiadas com o cronograma de intervenções criado pela Secretaria de Engenharia e Obras com o objetivo de possibilitar aos alunos da rede municipal de ensino escolas mais adequadas. Ao todo, cinqüenta e duas escolas integram o cronograma da Secretaria.

Dessas, trinta e seis já passaram por reformas nas partes elétrica e hidráulica, e receberam pintura interna e externa. Á exemplo do Centro Comunitário do Basílio, mais quinze escolas da rede municipal estão com reformas estruturais em andamento. Ainda de acordo com o cronograma, dez escolas encontram-se em fase de orçamento e licitação para reforma e construção de nova sede, a exemplo da escola Municipal do Banco da Vitória, que será construída no mesmo local onde funcionou o Matadouro Municipal.

Prefeitura realiza manutenção da rede pluvial da Soares Lopes

Pela primeira vez, a rede de drenagem pluvial da Avenida Soares Lopes está recebendo manutenção e limpeza. Há cerca de duas semanas, a Prefeitura de Ilhéus iniciou a desobstrução de 400 metros dos canais que estavam entupidos por areia e raízes de árvores. Os trabalhos estão sob responsabilidade da Secretaria de Engenharia e Obras, cujos técnicos acompanham as obras diariamente.

A rede de drenagem da Avenida Soares Lopes recebe um grande volume de água da chuva e como nunca haviam feito manutenção, os alagamentos eram constantes. Por se tratar de uma obra complexa, com limpeza, troca de algumas manilhas e correção do nível das galerias, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 30 dias.

Com a desobstrução da rede de drenagem pluvial da Avenida Soares Lopes, outros logradouros também serão beneficiados. As águas da chuva vindas dos Altos Teresópolis e Ceará, que são despejadas nos canais e galerias que estão sendo reparados, terão vazão, deixando de alagar as Ruas Visconde de Mauá e Bento Berilo.

As obras na Rua Maci Magi, que também integra a rede pluvial da Avenida Soares Lopes, deverão ser concluídas ainda nesta semana. Devido ao excesso de areia, as manilhas não suportaram o volume das águas da chuva, romperam, provocando erosão e abertura de uma cratera no local, que fica ao lado da Biblioteca Municipal Adonias Filho.

Prefeitura intensifica as ações em morros de Ilhéus

Com recursos próprios, a Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Obras e Engenharia e Serviços Urbanos intensifica novas frentes de trabalho visando contemplar os moradores dos altos da Esperança, Nerival, Soledade, Jamaica, Vidigal e do Cacau, com diversos serviços básicos, a exemplo de infra-estrutura, colocação de corrimões, implantação da rede de iluminação pública e construção de escadarias drenantes. Antes, porém, a prefeitura concluiu no alto do Coqueiro – na segunda travessa da rua Uruguaiana, bairro do Malhado –, rua São Mateus –, novas escadarias, colocação de corrimão, iluminação e construção de mirante.

Contente com a conclusão das obras implementadas pela prefeitura que mudaram todo o aspecto visual da localidade, uma das antigas moradoras do alto, Marinalva Jesus dos Santos, lembrou que “por muitos anos buscamos junto aos governantes anteriores uma pequena atenção para aqui, mas ao contrário das nossas reivindicações, o que vemos agora foi uma mudança radical que não sonhávamos em nunca ser concretizada”.

Outra moradora que também externa sua alegria depois da sua conclusão foi Cláudia Andrade Santos. “Fui testemunha o quanto lutamos para que todos os moradores tivessem uma melhor qualidade de vida e depois de muitos e muitos anos recebemos essas obras tão essenciais” No alto da Esperança, que tem uma população estimada em nove mil pessoas, a prefeitura está contemplando com obras de pavimentação em concreto armado em diversas ruas. Segundo os moradores, a carência de serviços essenciais vinha se arrastando há mais de cinco anos e nenhuma ação paliativa foi sequer aplicada pelos governos anteriores.

Outros serviços – Como parte do projeto que visa facilitar a vida de moradores do município de Ilhéus, a prefeitura, com recursos próprios, criou frente de trabalho e realiza obras de infra-estrutura nas imediações do conjunto habitacional Ceplus, situado na zona sul da cidade.

Inscrições para Oficinas de Arte chegam ao fim nesta sexta-feira

As inscrições para as Oficinas de Arte da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) terminam nesta sexta-feira (1º). Estão abertas turmas para aulas gratuitas de violino, violão, teatro, canto e pintura. Os interessados devem se dirigir à sede da entidade, que fica na Rua Jorge Amado, 21, Centro. Eles devem apresentar cópias da carteira de identidade e comprovante de residência.

As Oficinas de Arte estão previstas para começarem na primeira semana de agosto. Ao final das atividades, as turmas realizarão uma mostra do que foi trabalhado. As aulas de violino serão ministradas por Maikel Lelis, enquanto as de violão por Luciano de Lucas. Vicente D’Ávila ministrará o curso de teatro e Antônio Mello o de canto. Os interessados em aprender técnicas de pintura serão orientados por Carlos Makalé e Jô Ferreira ensinará arte em papel.

Além das Oficinas de Artes, a Fundaci desenvolve outras iniciativas gratuitas, no Teatro Municipal de Ilhéus. Às segundas-feiras, às 18 horas, há o projeto Ginga de Angola, com aulas de capoeira. Nas terças-feiras, às 18h30min, tem o Danças no Foyer e todas as quintas, às 14 horas, tem o projeto “Fascinarte”, voltado para homens e mulheres com mais de 50 anos.

Atleta ilheense conquista 2° lugar no Campeonato baiano de Triatlon

O atleta ilheense João Paulo Garcia conquistou a segunda colocação no Campeonato Baiano de Triatlon. O evento, realizado no último domingo, dia 27, na Avenida Contorno, na Cidade Baixa, em Salvador, reuniu os melhores atletas do estado. Único atleta a representar Ilhéus, João Paulo vinha intensificando seus treinos e se preparando para chegar entre os primeiros na competição, válida pela segunda etapa do Estadual.

Ao todo, os atletas percorreram 750 metros de natação, mais 20 km de bike e outros 5 km de corrida. Na categoria por idade, que no caso do atleta ilheense, foi de 25 a 29, João Paulo faturou o vice-campeonato e subiu ao podium ao lado de Vinícius Lago, que ficou em primeiro lugar e Fred Moraes, 3º colocado. Na classificação geral da competição, que contou com 160 triatletas, João Paulo faturou o 8º lugar.

Ao contrário de muitos atletas, João Paulo optou por não usar a roupa de borracha, que foi permitida pela Federação Baiana de Triatlon – Febatri dias antes da competição, devido a uma redução brusca nos níveis da temperatura das praias da capital baiana, o que foi reforçado com o aparecimento de pingüins. Para o atleta ilheense, o uso da roupa poderia atrapalhar seu desempenho. “A temperatura da água estava ótima e, caso estivesse com a roupa, eu poderia ter perdido segundos valiosos ao passar da etapa da natação para o ciclismo”, afirmou.

Além do título de vice-campeão do baiano 2008 de Triatlon, João Paulo Garcia acumula os títulos de terceiro lugar no mundial em 1996 e campeão sul-americano em 1998, além de ter faturado cinco vezes o título de campeão baiano profissional e duas vezes o de campeão brasileiro de triatlon na categoria sub 23. Integrante por seis anos consecutivos da equipe brasileira de triatlon, João Paulo se prepara agora para disputar o Triatlon do Sesc, no dia 31 de agosto. O João Paulo conta com o apoio das empresas Posto Temático Jorge Amado, Solar Toldos e do Clube Social de Ilhéus.

Veículos que seriam leiloados são recuperados em Ilhéus

Automóveis, caminhões e caminhonetes de toda frota municipal, extremamente danificados e que iriam a leilão, estão sendo recuperados pela Secretaria de Serviços Urbanos. Os veículos são completamente reparados pela oficina mecânica da Prefeitura de Ilhéus, reativada em outubro do ano passado. Antes, os serviços eram feitos por empresas terceirizadas, provocando gastos desnecessários.

Entre os trabalhos realizados pela Secretaria de Serviços Urbanos estão: mecânica, borracharia, solda e chaparia. Nestes setores, trabalham diariamente 15 funcionários municipais. Alguns automóveis aparentemente sucateados, mas com condições de recuperação, seriam leiloados por preços até 80% abaixo do seu valor comercial. Serviços voltaram a ser prestados após a manutenção dos veículos, a exemplo do ônibus que funciona como Unidade Móvel Odontológica, que visita bairros e distritos de Ilhéus.

Além de reparar veículos, a Secretaria de Serviços Urbanos de Ilhéus também vem recuperando e fabricando outros equipamentos públicos. Entre eles estão: portões, grades, placas de sinalização, postes de iluminação e traves de quadras poliesportivas. Com a realização destes serviços, é gerada alta economia aos cofres públicos.

Ilhéus vai sediar o lançamento de consórcio Social da Juventude Rural

Nesta quinta-feira, dia 31, a cidade de Ilhéus vai sediar o lançamento da segunda edição do Consórcio Social da Juventude Rural Aliança com Jovens. O evento acontece a partir das 14 horas no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães e é promovido em parceria pelos ministérios do Trabalho e Emprego, e Desenvolvimento Agrário, da Secretaria Estadual de Turismo e do Instituto Aliança.

O Consórcio Social da Juventude Rural é uma política de incentivo ao primeiro emprego que tem como objetivo qualificar jovens residentes em comunidades rurais para o emprego ou outras formas de geração de renda. Nesta edição serão capacitados três mil jovens, com idade entre 16 e 24 anos. Desse montante de vagas, quarenta por centro serão destinadas à Bahia e serão distribuídas entre os principais municípios das zonas turísticas do estado.

Para participar do lançamento do Consórcio foram convidados o secretário estadual de Turismo, Domingos Leoneli; o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; o ministro do desenvolvimento agrário, Guilherme Cassel; a deputada federal Lídice da Mata, prefeitos dos municípios que integram o Litoral Sul e setecentos jovens que participam do projeto em todo o estado. Ainda entre os convidados está o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, que já confirmou presença ao evento.

Ao todo, setenta e quatro municípios de sete estados brasileiros estão envolvidos na iniciativa. Na região nordeste, o programa possui vinte e seis empresas contratadas e beneficia mais de três mil jovens. Somente na Bahia, o programa beneficia vinte e dois municípios, sete empresas contratadas e um total de mil e duzentos. O projeto possui um total de R$ 5.152.106,00 de investimentos, sendo que R$ 4.791,050,00 foram investidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, R$ 240.000, 00 foram investidos pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e R$ 360.816,00 são do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Ilhéus promove semana para homenagear Jorge Amado

A 8ª Semana Jorge Amado de Cultura e Arte acontece de 6 a 10 de agosto, em Ilhéus, numa iniciativa promovida pela Prefeitura e a Fundação Cultural (Fundaci) para homenagear o filho mais ilustre da cidade. Esta versão do evento é diferente de tudo que já foi visto nos anos anteriores e as atividades de teatro, dança e música serão realizadas na rua que leva o nome do autor de Gabriela, Cravo e Canela. Apesar de ter nascido na vizinha cidade de Itabuna, Jorge Amado adotou Ilhéus como sua terra-mãe e lhe dedicou muito carinho.

Se estivesse vivo, o escritor grapiúna completaria 96 anos no próximo dia 10 e agosto também é o mês de morte do romancista mais popular do Brasil. Uma caminhada, que será realizada no dia 6, abre a programação da 8ª Semana Jorge Amado de Cultura e Arte. Para anunciar o início das atividades do evento, a caminhada vai levar para as ruas figuras como a personagem Gabriela e outros tipos do universo literário do escritor.

A presidente da Fundaci, Eugênia Célia, disse que a caminhada vai percorrer as principais ruas do comércio de Ilhéus, levando ainda para elas grupos de dança e afro, capoeiristas, baianas, entre outros que foram alvo das abordagens literárias de Amado. Da caminhada, participarão também pessoas ligadas ao teatro e a música,

Eugênia Célia falou que as sessões de cinema são as únicas atividades que serão realizadas em ambiente fechado. Acontecem em um dos auditórios da Fundaci, que fica na rua Jorge Amado. Este local será transformado em um grande palco, por onde passarão atores, músicos e dançarinas. O pessoal ligado aos grupos de terceira idade fará apresentações para homenagear Jorge Amado.

Ilhéus realiza este mês Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A inclusão de pessoas com deficiência, os seus direitos de acessibilidade e políticas públicas de inclusão social são alguns dos principais temas que serão discutidos em Ilhéus durante a reunião preparatória da II Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro está marcado para esta sexta-feira (31), a partir das 13h30min, no auditório do Abrigo São Vicente de Paulo, situado no alto da Conquista. O tema central é a “Inclusão, participação e desenvolvimento, um novo jeito avançar”. A conferência estadual está prevista para este semestre, em Salvador, quando serão debatidas políticas públicas que visem trazer melhorias para a vida dos deficientes físicos.

Os organizadores afirmam que o evento que tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar os mais diversos segmentos da sociedade, no sentido de unir esforços e ampliar a capacidade de participação em torno da dignidade dos direitos e da igualdade de oportunidades concitando a todos para um novo paradigma de respeito às diferenças ao assumir compromissos que levam à equiparação de oportunidades.

No encontro serão debatidas questões ligadas à saúde, reabilitação, trabalho, educação, acessibilidade, além de levantamento de propostas e eleição dos delegados. Dados coletados por representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência mostram que existem atualmente no país cerca de 24 milhões e 600 mil deficientes com ocorrência maior na região nordeste que aparece com mais de 802 mil.

Igreja Batista Lindinópolis realiza 8º Interlind

A Igreja Batista Lindinópolis está com inscrições abertas para a oitava edição do Interlind, marcado para acontecer de sexta-feira a domingo (1º a 03). Tendo como tema central: “Uma igreja cinqüentenária adorando ao Deus que é eterno”, o evento integra as comemorações do aniversário da igreja, que completa 50 anos no dia 05. Os oradores oficiais do evento serão os pastores Tércio Ribeiro, de Maceió; Edvar Gimenes, de Salvador e Adonias Oliveira, de São Paulo.

O VIII Interlind será composto de palestras sobre temas voltados à família e relacionamento com Deus. A abertura será às 19 horas de sexta-feira e a programação segue a partir das 9h do dia seguinte. Haverá grupos divididos por idade e conferências para público misto. À noite, será marcada pelo culto de louvor e adoração. O mesmo esquema acontece no último dia, com a abordagem de assuntos diferentes.

Além dos oradores oficiais do evento, o VIII Interlind contará com a presença de vários convidados. O pastor Oséias Silva Santos, de Valença, falará especialmente para os adolescentes e jovens, enquanto Lívia Góes Machado Santos e Ana Cristina de Paula, da Aliança Pró Evangelização das Crianças (APEC) de Salvador, realizarão atividades direcionadas aos pequenos. Segundo a ministra de Educação Cristã, Benildes Vasconcelos e Silva, o VIII Interlind é aberto ao público em geral. “Não só evangélicos de outras denominações como pessoas de diferentes religiões podem participar. Afinal, o evento objetiva o crescimento espiritual e pessoal”, complementou. A taxa de inscrição custa R$ 4,00.

Histórico da Lindinópolis – Presidida pelo Pastor Pedro Chagas, a Igreja Batista Lindinópolis foi fundada em 1958 e o seu nome significa “Linda Cidade”. Seu nascimento começou um ano antes, com a vinda de João Peixoto Cardoso da Vila de Inema, onde era membro da Igreja Batista Iesópolis, para trabalhar em Ilhéus e fundou uma congregação. Na época, a presidência ficava a cargo do Pastor Abílio Pereira Gomes, conhecido como “plantador de igrejas”.

Em sua fundação, a Lindinópolis contou com 19 membros, sendo 14 vindos da igreja-mãe, Iesópolis, e cinco de outras igrejas batistas. Atualmente, além da sede, no bairro da Conquista, a Igreja conta com as congregações da Princesa Isabel, Couto e Esperança, reunindo cerca de mil membros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *