Prefeitura Municipal de Ilhéus

Agências do BB vão abrir neste fim de semana para funcionários da PMI

Secretaria de Obras implanta cronograma de reformas em escolas

Aterro do Itariri será recuperado através de convênio com a Conder

Reunião apresenta novos profissionais e discute ações do ProJovem em Ilhéus

Triatleta ilheense participa de campeonato baiano no domingo

Agências do BB vão abrir neste fim de semana para funcionários da PMI

Neste fim de semana, dia 26 e 27, as agências do Banco do Brasil localizadas no centro e no bairro do Malhado estarão abertas para atendimento exclusivo aos servidores da Prefeitura Municipal de Ilhéus. A abertura acontece devido a antecipação do pagamento do funcionalismo público para esta sexta-feira, dia 25. Por conta da mudança de agências bancárias, a partir desse mês, tanto o município quanto os funcionários municipais farão suas transações bancárias por meio do Banco do Brasil, e não mais por intermédio do Bradesco ou Itaú, como vinha acontecendo.
Visando facilitar o recebimento dos salários dos servidores este mês, a Prefeitura Municipal decidiu antecipar a folha salarial deste mês, embora o pagamento estivesse programado para o dia 29, segundo consta na tabela salarial divulgada no final do primeiro semestre desse ano. Segundo o secretário Municipal de Finanças, Gilvan Tavares, desta forma os servidores terão mais tempo hábil para realizar o saque nas agências do centro da cidade e no bairro do Malhado, inclusive no sábado e no domingo. “Sabemos que esse tipo de transição gera transtornos, mas estamos buscando diminuí-los ao máximo, e por isso, pedimos a compreensão de todos”, afirmou o secretário.

Secretaria de Obras implanta cronograma de reformas em escolas

Com o objetivo de possibilitar aos alunos da rede municipal estudar em escolas com ótimas condições, a Secretaria Municipal de Engenharia e Obras implantou um cronograma de intervenções estruturais que já vem beneficiando unidades escolares da zonas urbana e rural Do município. Ao todo, cinqüenta e duas escolas integram o cronograma da Secretaria. Dessas, trinta e seis já passaram por reformas nas partes elétrica e hidráulica, e receberam pintura interna e externa, a exemplo da escola Maria Tranqüilidade, no Japú II, e das unidades escolares de Banco Central, Couto, Mamõa e Ponta do Ramo.
Além dessas, encontra-se em fase de reconstrução o Centro Comunitário do Basílio, localizado na zona norte da cidade. Outras quinze unidades, como a escola Sônia Miguel, em Sapucaieira; Escola São José, em Rompedeira e a Escola Jerusalém, no Assentamento Itariri estão com reforma em andamento. Nessas dezesseis escolas, que compõem a segunda fase do cronograma de intervenções que vem sendo executado pela Prefeitura Municipal, as obras devem ser concluídas no prazo de 30 dias.
Na terceira fase do cronograma, encontram-se dez escolas em fase de orçamento e licitação para reforma e construção de nova sede, a exemplo da escola Pequeno Príncipe, no bairro da Conquista, cuja reforma deve ser iniciada já no próximo mês e da escola Municipal do Banco da Vitória, que será construída no mesmo local onde funcionou o Matadouro Municipal.
Na nova unidade escolar, que atenderá aos alunos do ensino fundamental, serão construídas 18 salas de aulas, área de socialização, cantina, banheiros e sala de coordenação. De acordo com a Secretaria de Engenharia e Obras, a construção da nova unidade escolar deve ser iniciada dentro de 45 dias. “Além dessas escolas, outras unidades escolares, tanto da zona rural, como da zona urbana, também deverão ser beneficiadas a fim de oferecer uma educação de qualidade para o aluno do município”, afirmou um dos técnicos da Secretaria.

Aterro do Itariri será recuperado através de convênio com a Conder

O Município de Ilhéus e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) assinaram convênio, ontem (24), com a finalidade de recuperar o aterro sanitário localizado no Itariri, o qual se encontra em péssimo estado devido o descaso das administrações anteriores que não cumpriram com suas obrigações contratuais.Antes da assinatura do convênio, técnicos da Conder realizaram um amplo levantamento da área e da forma como foi implantado o aterro, que também serviria para atender a demanda do município de Uruçuca.
De acordo com o relatório apresentado, o aterro do Itariri foi executado para disposição dos resíduos sólidos urbanos de Ilhéus/Uruçuca, através de convênio assinado em 23 de outubro de 2001. A obra foi executada no período de janeiro a dezembro de 2002, sendo que a pré-operação foi protelada até setembro de 2003 para aguardar a licença de operação. Em 05 de julho de 2005, a Conder finalizou o contrato da pré-operação e a Prefeitura de Ilhéus assumiu, então, a operação do aterro sanitário.
Ainda de acordo com o relatório, entretanto, o município, como interveniente, deixou de assumir as obrigações firmadas no convênio, como ausência de fechamento da poligonal, falta de treinamento e pessoal qualificado para operar o aterro, soluções para os catadores de lixo existentes no lixão do Cururupe, e a ausência de assinatura do TAC com o Ministério Público. Com isso, ao não dar uma solução para os catadores de materiais recicláveis do antigo lixão do Cururupe, o problema foi, aos poucos, sendo transferido para o aterro do Itariri.
Para reverter esta situação crítica no Itariri, que vem causando sérios danos à saúde de inúmeras famílias que residem naquela localidade, a Conder diz que a atual administração de Ilhéus solicitou apoio ao governador da Bahia, Jacques Wagner, que, sensibilizado, determinou a imediata análise do caso e a busca de soluções. Nesse sentido, a Conder criou um grupo de trabalho para diagnosticar, acompanhar e avaliar a situação real do aterro, chegando a conclusão de que se faz necessário três tipos distintos de intervenção: reestruturação da infra-estrutura; estruturação social-programa de coleta seletiva, e modelo de gestão, respaldado por ações políticas e institucionais.
A partir de agora, com todo o diagnóstico já pronto, a parceria da Prefeitura de Ilhéus com a Conder vai possibilitar, não só recuperar o aterro sanitário do Itariri, para que ele cumpra com a destinação correta do seu papel, como também possibilitará oferecer aos catadores de lixo dignidade na tarefa que exercem, coma implantação das coleta seletiva e acompanhamento social.

Reunião apresenta novos profissionais e discute ações do ProJovem em Ilhéus

Com o objetivo e integrar toda equipe e avaliar os trabalhos realizados pelo Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) Adolescente em Ilhéus, foi realizada uma reunião na Secretaria Municipal de Assistência Social, na última sexta-feira (25). Este foi o primeiro encontro com todos os 25 orientadores e facilitadoras desde que o programa foi implantado, em junho deste ano.
Ilhéus possui cerca de 900 adolescentes entre 15 e 17 anos cadastrados no ProJovem Adolescente. Durante dois anos, eles participam de atividades socioeducativas, como oficinas de artes, músicas e lazer, realizadas nos 36 coletivos espalhados pela cidade. O objetivo do programa é estimular e fortalecer a convivência familiar e comunitária, fazendo com que sejam agentes de transformação em suas comunidades. Outra meta é fazer com que freqüentem a escola e desenvolvam suas potencialidades.
O ProJovem Adolescente trabalha em parceria com os Centros de Referência em Assistência Social (Cras). De acordo com uma das coordenadoras do programa, Maria Marta de Carvalho, não só os adolescentes são atendidos, mas também suas famílias. “Através do contato com os jovens, descobrimos seus conflitos familiares e ajudamos a resolvê-los”, complementou a assistente social.
Para estar inscrito no ProJovem Adolescente, o adolescente deve estar inserido no Programa Bolsa Família, pertencentes a famílias pobres ou em situação de risco social. O benefício é oferecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e administrado pelo Governo Municipal, no caso de Ilhéus, pela Secretaria de Assistência Social.

Triatleta ilheense participa de campeonato baiano no domingo

O triatleta ilheense João Paulo Garcia participa neste domingo, dia 27, do Campeonato Baiano de Triathlon, que acontece na Avenida Contorno, cidade baixa, em Salvador, a partir das 8 da manhã. Único atleta a representar a cidade, Garcia vem intensificando seus treinamentos e promete chegar entre os primeiros na competição, válida pela segunda etapa do Estadual. Serão ao todo 750 metros de natação, mais 20 km de bike e outros 5 km de corrida.
Para os organizadores do evento, o aparecimento de pingüins nas praias de Salvador é um sinal de que as águas tiveram uma redução acentuada em sua temperatura, o que levou a Federação Baiana de Triatlon – Febatri, a permitir o uso da roupa de borracha. Conhecida por melhorar o desempenho dos atletas na água, o uso da roupa vem sendo questionado pelos atletas, inclusive por João Paulo. “A roupa de borracha permite que muitos atletas que não possuem o mesmo condicionamento físico dos atletas mais experientes, tenham seu desempenho equiparado, o que prejudica o nível da competição”, afirmou.
João Paulo Garcia acumula os títulos de terceiro lugar no mundial em 1996 e campeão sul-americano em 1998, além de ter faturado cinco vezes o título de campeão baiano profissional, duas vezes o de campeão brasileiro de triathlon na categoria sub 23. Integrante por seis anos consecutivos da equipe brasileira de triathlon, João Paulo venceu ano passado a Travessia Ilhéus – Pontal e este ano venceu a Primeira Etapa do Campeonato Regional Sul de Ciclismo realizado em Itabuna. Atualmente, o atleta conta com o apoio das empresas Posto Temático Jorge Amado, Solar Toldos e do Clube Social de Ilhéus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *