Prefeitura Municipal de Ilhéus

Aprovados em concurso da Prefeitura devem se apresentar até 12 de agosto

Setrans busca maior segurança no trânsito

Escadarias vão beneficiar o alto da Esperança

Padroeira Rio do Engenho será festejada no sábado

Creas Sentinela realiza palestras em escolas

Aprovados em concurso da Prefeitura devem se apresentar até 12 de agosto

Os aprovados no concurso para a Prefeitura de Ilhéus devem apresentar os documentos necessários para admissão até o dia 12 de agosto. Eles devem se dirigir à Seção de Pessoal, no segundo andar do Anexo da Prefeitura, entre meio-dia e 18 horas. Caso os convocados não compareçam no prazo estabelecido, serão considerados desistentes. Já aqueles que comparecerem, forem considerados habilitados e nomeados, devem tomar posse no prazo máximo de 30 dias após a publicação do ato de provimento.

A lista com o nome dos convocados está disponível no térreo do Anexo das Secretarias, na Seção de Pessoal e na sede da Secretaria Municipal de Educação, que fica no Centro Administrativo, localizado na Avenida Itabuna. A relação também pode ser conferida no site da Prefeitura de Ilhéus e do Serviço Nacional de Seleção Pública: www.ilheus.ba.gov.br e www.senasp.com.br.

O concurso público para a Prefeitura de Ilhéus aconteceu em duas etapas. No dia 18 de maio, foram realizadas as provas objetivas. Aqueles que obtiveram 50% de acertos ou mais foram aprovados. Já os candidatos para os cargos de motorista categoria “D”, guarda municipal, salva-vidas e agente administrativo passaram por prova prática no dia 28 de junho. Ao todo, foram disponibilizadas 1.193 vagas para 134 cargos de diferentes níveis de escolaridade, do ensino fundamental ao superior.

Setrans busca maior segurança no trânsito

Visando a segurança de motoristas e pedestres, a Secretaria de Transporte e Trânsito de Ilhéus (Setrans) iniciou a construção de equipamentos para ordenar o trânsito. Nesta semana, foi iniciada a instalação de um jardinete entre as Ruas Bento Berilo e Dom Manoel Paiva (Rua do Café). Nesta quarta-feira (23), também começaram os procedimentos para a implantação de uma lombada na entrada do bairro Teotônio Vilela, atendendo à reivindicação antiga dos moradores.

A Setrans também prevê a construção de jardinetes em outros locais: na Ponta da Pedra e no cruzamento entre as Avenidas Princesa Isabel e Itabuna. O equipamento funciona como uma barreira para que os veículos sigam pelo sentido correto, evitando colisões e atropelamentos. Já a lombada na entrada do bairro Teotônio Vilela servirá para diminuir a velocidade dos automóveis, ônibus e caminhões.

Outra medida que será adotada pela Secretaria de Transporte e Trânsito é a manutenção da sinalização horizontal. Nesta quarta-feira, foi aberta licitação para contratação de empresa que fará a pintura de faixa de pedestres, áreas de estacionamento, cruzamentos e eixo das vias. Ao todo serão pintados cerca de 7.500 metros quadrados em toda zona urbana de Ilhéus.

A Setrans também anunciou que, em breve, será aberta licitação para a complementação da sinalização horizontal. Serão adquiridos calotas e tachões (olhos de gato) refletivos para serem instalados nas principais vias de Ilhéus. Com estes produtos, pretende-se deixar as faixas de trânsito mais visíveis, prevenindo possíveis acidentes.

Escadarias vão beneficiar o alto da Esperança

A Prefeitura de Ilhéus autorizou as obras das escadarias que dão acesso ao alto da Esperança, no bairro do Malhado, zona norte da cidade. A iniciativa de infra-estrutura urbana foi reivindicada pela comunidade à administração municipal e vai beneficiar mais de oito mil moradores. Os trabalhos serão tocados com recursos do próprio município pelas secretarias de Obras e Engenharia e de Serviços Urbanos, com o objetivo de facilitar a vida das pessoas que moram nas áreas de difícil acesso.

Segundo o líder comunitário José Antonio Alves dos Santos, conhecido como Balaio, estas obras representam a possibilidade de garantir melhores condições de moradia, já que irão facilitar o deslocamento das pessoas e permitir mais segurança às crianças, aos jovens e idosos. Outro fator que destacou o líder comunitário diz respeito à criação de meios para facilitar o abastecimento de gás e outros produtos necessários para manutenção das famílias.

Servidores lotados na Secretaria de Serviços Urbanos informaram que as escadarias darão acessos para a avenida Ubaitaba, rua da Horta, e se constituem em importantes mecanismos de valorização humana. Tudo isso tendo em vista os benefícios que proporcionarão para a comunidade que se vê obrigada a utilizar de caminhos irregulares e perigosos.

Também para proporcionar qualidade de vida aos moradores do alto da Esperança, a Prefeitura está fazendo pavimentação à base de concreto armado nas ruas Quatro, Cinco e Dois. Ainda no alto da Esperança faz contenção de encostas no intuito de impedir deslizamentos de terras.

Padroeira Rio do Engenho será festejada no sábado

Senhora de Sant’Ana, padroeira do povoado do Rio do Engenho, será homenageada com grande festa no sábado (26), quando é comemorado o seu dia. As comemorações começam à meia-noite, com alvorada festiva. Às 18 horas, acontecerá uma procissão e, às 19 horas, será celebrada uma missa solene. As atividades são organizadas pela Comunidade do Santuário Senhora Santana do Rio do Engenho, que pertence à paróquia São Francisco de Assis.

As festividades em homenagem à Senhora Sant’Ana começaram no último dia 17, com a novena realizada até a última quarta-feira (23). O tema central das celebrações foi: “A exemplo de Senhora Sant’Ana queremos ser uma comunidade missionária para toda humanidade”. Cada noite contou com a presença de convidados a exemplo de escolas, associações, comerciantes e comunidades vizinhas. E no dia 20, após as reuniões, foram realizados batizados de crianças.

A capela rural de Senhora de Sant’Ana é considerada a mais antiga do país, já que sua construção data do primeira metade do século XVI. Ela faz parte do antigo engenho de açúcar que pertenceu ao terceiro Governador Geral do Brasil, Mem de Sá, e também à Ordem dos Jesuítas. Há uma lenda sobre a localização da igreja, contando que a santa padroeira apareceu várias vezes, indicando o lugar ideal para sua construção. Dizem que a marca dos seus pés ainda pode ser vista nas pedras, na beira do rio.

Segundo a Igreja Católica, Senhora de Sant’Ana é a avó materna de Jesus. Casada com São Joaquim, os santos são considerados padroeiros dos avós. De acordo com evangelhos apócrifos, que não são considerados autênticos do ponto de vista teológico, os pais da Virgem Maria eram idosos quando conceberam sua filha Maria, aquela que viria a ser mãe do filho de Deus.

Creas Sentinela realiza palestras em escolas

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Sentinela de Ilhéus, vem realizando uma série de palestras em escolas do município. Os temas giram em torno do que é o serviço e como identificar e denunciar casos de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. Na última quarta-feira (23), duas educadoras estiveram no Grupo Escolar do Japu e, na tarde desta quinta-feira (24), visitaram a Escola Estadual Odete Medauar, no Malhado.

De acordo com a educadora Janaína Clement, as palestras servem tanto para os alunos quanto para os professores e os temas são trabalhados de acordo com a idade dos estudantes. Com as crianças, são utilizadas brincadeiras e histórias para falar sobre o que é o abuso sexual. Quando são turmas de adolescentes, falam também sobre o que é o Creas Sentinela e exploração sexual. “Disponibilizamos ainda o material informativo para que os professores utilizem durante as aulas”, disse a educadora.

As palestras oferecidas pelo Creas Sentinela são gratuitas e podem ser solicitadas não só por estabelecimentos de ensino, mas também associações, clubes de serviços, igrejas e empresas. Segundo a coordenadora do serviço, Vânia Darri, “quanto mais a comunidade conhecer o programa e o que são o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, mais poderemos evitar e combater estes tipos de crimes”.

Dependendo do tamanho e faixa etária do público, as atividades podem ser conduzidas por duas ou quatro educadoras. Além da exposição oral, para que a mensagem seja absorvida com sucesso, são utilizadas ferramentas como: músicas, poesias e dinâmicas de grupo. Para solicitar as palestras do Creas Sentinela, os interessados podem ligar para (73) 3231-8353.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *