Há mais ou menos 60 anos, organismos internacionais – inclusive a ONU – se embrenharam na tarefa de desvendar qual o perfil de empreendedor que dava certo e conseguia o sucesso. Foram realizadas pesquisas em diversos países e, a partir dos resultados desse estudo, foi criado um programa intensivo de treinamento para empreendedores.
Esse programa, que já foi aplicado com êxito nas nações em desenvolvimento e chegou até a “Meca do capitalismo”, Nova York, será lançado nesta segunda-feira, 21, em Ilhéus. A apresentação esta marcada para as 19 horas, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, sob a coordenação do Sebrae.
Chamado “Empretec”, o programa contará com facilitadores especializados para “despertar nos empreendedores as características necessárias ao gerenciamento de negócios de sucesso”, como define o gerente do escritório do Sebrae / Ilhéus, João Batista. Ele afirma que as técnicas do Empretec se baseiam em um conjunto de princípios e métodos que fazem sucesso em todo o mundo. “As técnicas são as mesmas que inspiram o programa Aprendiz, comandado pelo empresário Roberto Justus”, salienta Batista.
As orientações sobre como participar do Empretec serão apresentadas aos empresários durante evento no Centro de Convenções, onde estarão disponíveis os formulários para a inscrição. Os participantes também poderão assistir gratuitamente à palestra do professor Omar Souki, sobre o tema “Como desenvolver seu espírito empreendedor”. Souki é PhD em comunicação pela Universidade de Ohio e já lecionou na Universidade de Nova York, além de ter atuado em outras instituições de ensino superior americanas e ser autor de diversos livros.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, confirmou presença no evento, onde também serão lançados os prêmios MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Pequenas e Microempresas e o prêmio Mulher de Negócios, que busca valorizar e incentivar a mulher empreendedora.