Prefeitura Municipal de Ilhéus

Sebrae de Ilhéus faz encontro com empreendedores culturais

Ex-árbitro de futebol recebe homenagens no domingo

Ministro garante obras para ampliação do Porto de Ilhéus

Prefeitura pavimenta mais uma via na cidade

Unidade Móvel presta serviços odontológicos e consultoria social

Ilhéus sedia etapa de surf válida para campeonato baiano

Sebrae de Ilhéus faz encontro com empreendedores culturais

Formar multiplicadores de metodologia de redes associadas, tendo em vista a difusão da cultura, da cooperação, e os empreendimentos coletivos existentes na Bahia, o Sebrae de Ilhéus se reuniu com diversos artistas da Costa do Cacau, para propor uma política para o desenvolvimento da cultura. O encontro aconteceu no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural de Ilhéus, sob a responsabilidade do coordenador estrutural da carteira organizada do Sebrae, Richard Alves. Atento às explicações didáticas do consultor do programa, Fernando Portela, o público ouviu a sua palestra que mostrou projetos viáveis sobre a qualificação de conscientização de agentes de cultura em cada município e como por ser executado.
As ações do programa iniciam com o cadastramento de todos os municípios que integram a Costa do Cacau, a exemplo de Itabuna, Ilhéus, Uruçuca, Itacaré, Una, Canavieiras e Santa Luzia, seguido da elaboração do projeto de desenvolvimento dos pequenos empreendimentos culturais voltado para a profissionalização do mercado cultural e também prevê revitalização de projetos ligados à artesanato, festas populares, de expressão e de teatro.
Segundo o consultor Fernando Portela, o programa tem dentre outros objetivos desenvolver no segmento cultural uma mentalidade empreendedora, introduzindo novos empreendimentos no mercado baiano, incentivar a criação de mecanismos favoráveis a geração de inovações na área cultural através da associação entre universidades e instituições de ensino e pesquisa, governos e instituições empresariais, além de transformar projetos culturais inovadores em bons negócios através de ambiente favorável para o início das suas operações, minimizados suas dificuldades e aumentando suas chances de se consolidar no mercado.
Opiniões – O músico Letto Nicolau, que coordena uma filarmônica no bairro Nelson Costa e programas voltados para o incremento da arte e cultura na zona sul de Ilhéus, considerou o encontro de suma importância. Pontuou que no mercado cultural a realidade não é diferente e se agrava à medida que se constata que os artistas carecem de profissionalização e comportamento empreendedor.
Já o diretor da Casa dos Artistas de Ilhéus, Romualdo Lisboa, destacou que os artistas necessitam de projetos viáveis e importantes como o apresentado pelo Sebrae, que visam melhorar a capacidade gerencial e estimular a formação de comportamentos empreendedor, facilitar o acesso a fornecedores, financiadores e compradores, buscar financiamentos para os pequenos empreendimentos culturais em bancos de fomento e fundos de capital de risco, além de ampliar as oportunidades de negócios no mercado cultural.
Uma nova reunião será agendada para os próximos meses pela equipe que coordena o projeto de empreendedores culturais da Costa do Cacau, assim que forem cadastrados todos o pessoal que na região nesse setor.

Ex-árbitro de futebol recebe homenagens no domingo

O ex-árbitro de futebol Sidrack Marinho vai ser homenageado por sua atuação de destaque no futebol brasileiro. As reverências serão realizadas na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), que fica localizada no km 0 da rodovia Ilhéus/Canavieiras, e estão previstas para começar às 9 horas de domingo (20). O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, vai prestigiar a solenidade que contará com a participação de diversas autoridades do mundo do esporte no município.
O evento é promovido pelos amigos do ex-árbitro, Ubirajara Madureira e João Batista Soares Lopes. Na data das homenagens Sidrack Marinho completa 55 anos de idade, dos quais a maioria dedicada ao futebol. As reverências serão feitas com a entrega de placa de reconhecimento assinada pelos amigos, desejando felicidades pelo aniversário. Homenagens orais também vão marcar a ocasião.
Por duas vezes Sidrack Marinho foi escolhido o melhor árbitro do futebol brasileiro. Isso aconteceu na década de 90 e hoje ele é comentarista esportivo da Rádio Cultura de Sergipe. Como atleta, se destacou no futebol ilheense na década de 80.

Ministro garante obras para ampliação do Porto de Ilhéus

O Ministro-Chefe da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito, esteve em Ilhéus na última quinta-feira (18) e garantiu obras de ampliação do Porto Internacional. O anúncio foi feito durante reunião, no salão nobre do Palácio Paranaguá. Estiveram presentes o prefeito Newton Lima, o presidente da Codeba, Marco Antônio Rocha e membros do Conselho de Autoridade Portuária de Ilhéus (CAP).
Com a ampliação do Porto Internacional de Ilhéus, além do transporte de cargas, deve ser beneficiado o turismo marítimo, que cresce a cada temporada. A última registrou 44 escalas de transatlânticos e, para a próxima, que começa em novembro e vai até março, a expectativa é que haja cerca de 50 escalas.
De acordo com o Ministro-Chefe dos Portos, pelas leis internacionais de navegação, os navios de passageiros têm prioridade em relação aos de carga. Assim, a perspectiva é que, com as obras no Porto Internacional, o turismo marítimo de Ilhéus possa oferecer uma melhor estrutura para os visitantes e prestadores de serviços.
Dados da Secretaria Municipal do Turismo (Setur) apontam o turismo marítimo como uma grande injeção na economia local, uma vez que vários segmentos são beneficiados, a exemplo do transporte terrestre, artesanato, grupos e espaços culturais. Caso a estimativa para a próxima temporada de transatlânticos seja alcançada, a previsão é de que o setor proporcione lucros de até R$ 4 milhões ao município.
Durante o encontro, o prefeito Newton Lima parabenizou Pedro Brito e Marco Antônio Rocha, além dos integrantes do CAP, pelo esforço conjunto em buscar recursos para as obras tão necessárias para o Porto, além da garantia dada pelo Ministro-Chefe da Secretaria Especial dos Portos, que estão sendo viabilizados para recuperar áreas degradadas na zona norte da cidade, afetadas pela erosão marítima.

Prefeitura pavimenta mais uma via na cidade

A rua vereador José Adri, no centro histórico de Ilhéus, está sofrendo intervenções por parte da Prefeitura da cidade e o objetivo é recuperar a pavimentação em toda sua extensão. Os recursos para a execução da obra são do próprio município e os trabalhos estão sob a responsabilidade das Secretarias de Serviços Urbanos e de Engenharia e Obras. Além da pavimentação a paralelos, a prefeitura está fazendo serviços de drenagem pluvial, incluindo construção de novos bueiros e limpeza daqueles que se encontram entupidos devido a falta de manutenção.
Técnicos ligados às duas secretarias informaram que os trabalhos foram reivindicados pelos moradores, uma vez que o logradouro não recebia intervenção por parte da administração municipal há vários anos. Com a recomposição serão corrigidas as deformações em decorrência do desgaste provocado pelo tempo, a movimentação de carros pesados e a negligencia dos gestores anteriores.
O trabalho de recomposição a paralelos em ruas do centro e bairros da cidade faz parte de uma estratégia da Prefeitura para recuperar os logradouro e oferecer qualidade de vida para a população. Diversas ruas já passaram pelo processo e a proposta e atingir todos os locais que necessitem dos serviços. Da mesma iniciativa integra-se ainda a proposta de composição a paralelos que a prefeitura está empreendendo nos três cantos da cidade.
A valorização dos logradouros, através da pavimentação e drenagem pluvial, está possibilitando mudanças de aspectos, uma vez que varias delas] apresentavam imperfeições como deformações e outros tipos de empecilhos que obstruem as vias e torna a malha imprópria para o trafego de automóveis e pedestres.

Unidade Móvel presta serviços odontológicos e consultoria social

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde, continua levando serviços odontológicos e sociais para as comunidades rurais do município. Além disso, localidades carentes da cidade também estão sendo beneficiadas com as visitas da Unidade Móvel Odontológica – Odontomóvel, Desde o mês de abril, além de prestar atendimento e tratamento dentário, a Unidade Móvel Odontológica oferece também trabalho preventivo, por meio de palestras, e suporte às famílias atendidas pelo programa Bolsa Família.
Seguindo a programação de atendimentos do mês de julho, na próxima segunda-feira, dia 21, a equipe da Unida Móvel de Saúde realizará atendimento aos moradores do Japú, já na terça-feira é a vez da comunidade de Sambaituba receber os serviços do Odontomóvel. No dias 23 e 24, a Unidade faz expediente na zona urbana para atender os alunos do Colégio Militar, mas já no dia 25 retoma seu itinerário rural e beneficia os moradores da comunidade de São José.
De acordo com o Núcleo de Assistência Básica da Secretaria Municipal de Saúde, a Unidade Móvel de Atendimento Odontológico encerrará a programação de visitas do mês de julho nas comunidades de Ponta da Tulha, no dia 28 e de Ponta do Ramo, no dia 29. Nos dias 30 e 31, o Odontomóvel volta a fazer atendimento dentro do perímetro urbano, dessa vez na Rua Fabiana, no bairro Nossa Senhora da Vitória. Os atendimentos das 7 às 17h e podem ser acionados pelo telefone (73) 3234 – 3712.

Ilhéus sedia etapa de surf válida para campeonato baiano

Será realizada nos dias 26 e 27 deste mês, na cabana Renascer, praia do Sul, a I Copa Kibon de Surf – que engloba a primeira etapa litoral sul –, válida para a IV Etapa Baiana de Surf, categoria amador. Em paralelo ao evento acontece no dia 27, às 14 horas, o primeiro desfile beach girl, com a participação de dezesseis garotas com idade a partir de 14 anos. Os prêmios serão troféus e brindes às três primeiras colocadas. As inscrições podem ser feitas através do telefone (73) 8809-6170.
Organizada pela Associação Litoral Sul de Surf e uma escolinha de surf da zona sul, o campeonato contará com categoria masculino, petit, infantil, iniciante, mirim, júnior e open. Esta última categoria contará apenas com surfistas femininas de qualquer idade. Um dos destaques do evento é o surfista ilheense Gustavo Aragão, atual campeão baiano na categoria infantil. A copa é homologada pela Federação Baiana de Surf. As premiações são pranchas e brindes.
Trabalho social – Segundo o professor Jabes Souza, que coordena a Escola de Surf Jabes Local, um trabalho social é feito com crianças dos bairros Nelson Costa, Barreira e Nossa Senhora da Vitória. “Atualmente, a nossa escola executa o projeto “Bom na escola, bom no surf”, voltado para crianças na faixa etária de 4 a 13 anos. Duas vezes no mês fazemos monitoramento nos colégios de cada participante para checar a freqüência e notas dos alunos. Quando detectamos algum problema nos reunimos com diretores, pais e professores para que ele seja sanado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *