Prefeitura Municipal de Ilhéus

Zona Sul da cidade conta com atendimento médico 24 horas

Prefeitura dá continuidade a obra no acesso ao alto Boa Vista

Prefeitura recupera áreas e cria espaços esportivos

Curso capacita profissionais das farmácias municipais


Zona Sul da cidade conta com atendimento médico 24 horas

Os moradores da zona sul de Ilhéus podem ficar mais tranqüilos em relação a serviços médicos, pois contam com atendimento 24 horas pelo SUS, convênios e particular. O serviço, oferecido pelo Day Hospital Vidamedi, começou a ser prestado desde a última terça-feira (15) e já beneficiou várias pessoas que puderam ser atendidas sem precisar se deslocar ao centro da cidade.

Além do serviço de urgência, o Day Hospital Vidamedi oferece outros serviços pelo SUS. Os usuários têm direito à consulta médica, exames laboratoriais, radiografia, ultra-sonografia e eletrocardiograma. Também são oferecidos atendimento ortopédico com imobilização provisória, cateterismo evacuador de bexiga, curativos, sutura, administração de medicamentos e retirada de pontos de cirurgias.

Com o atendimento médico pelo SUS oferecido pelo Day Hospital Vidamedi, na zona sul, o serviço de urgência de Ilhéus ganha mais um reforço. Graças a um convênio firmado pela Prefeitura, desde dezembro do ano passado, a Coci garante serviços de ortopedia, enquanto o hospital São Jorge oferece atendimento pediátrico das 19 às 7 horas nos dias úteis e 24 horas aos finais de semana e feriados. Há ainda o Hospital São José, com clínica médica, e o Hospital Geral Luiz Viana Filho.

Prefeitura dá continuidade a obra no acesso ao alto Boa Vista

A Prefeitura de Ilhéus recomeçou a obra de pavimentação e drenagem pluvial na ladeira do alto Boa Vista que dá acesso para a avenida Petrobras. Os trabalhos, que chegaram a ser suspensos devido às condições climáticas, são executados com recursos do município pela Secretaria de Engenharia e Obras. Os serviços de infra-estrutura vinham sendo reivindicados por moradores do local, motoristas e outras pessoas que costumam utilizar o logradouro.

Técnicos ligados a Secretaria responsável pelos serviços informaram que a obra compreende uma extensão de cerca de 300 metros. A colocação de meio-fios faz parte da primeira etapa dos trabalhos que estão sendo executados. Em seguida, a empresa encarregada da obra dará inicio a acomodação dos paralelepípedos que serão afixados na camada de areia. A camada de cimento que é jogada em cima dos paralelepípedos é a última etapa do processo de pavimentação.

Ainda na ladeira de acesso ao alto Boa Vista, a Prefeitura de Ilhéus vai instalar a rede pluvial para evitar que águas em épocas de chuvas provoquem erosão, numa ameaça a obra que será de grande importância para a vida da comunidade. Com a obra, que é um dos pontos onde ilheenses e turistas podem dispor de uma visão privilegiada de parte da panorâmica da cidade, passa a ter mais outra opção de entrada e saída, melhorando serviços como entrega de gás e outros imprescindíveis à comunidade.

Prefeitura recupera áreas e cria espaços esportivos

O reaproveitamento dos espaços ociosos da cidade e sua transformação em áreas de lazer e entretenimento é parte da política de urbanização da Prefeitura de Ilhéus que é desenvolvida pela Secretaria de Serviços Urbanos. Algumas dessas áreas já estão recebendo os benéficios que irão favorecer adeptos de práticas esportivas, isso por meio da instalação de campos de futebol e quadras de vôlei, além de outros instrumentos. A iniciativa representa a possibilidade de criar condições para afastar crianças e adolescentes dos perigos sociais e humanizar as áreas.

Uma das primeiras áreas beneficiadas pela iniciativa de cunho esportivo e social da Prefeitura de Ilhéus é a praia do Malhado, na extensão de areia que começa em frente ao antigo depósito da Petrobras e termina no final da avenida Litorânea Norte. Anteriormente, esta área passou por um processo de recuperação que incluiu limpeza, capinagem, roçagem e ainda envolveu máquinas pesadas para finalizar o trabalho devido às péssimas condições em que se encontrava.

Segundo moradores do local e funcionários da Secretaria, a praia foi relegada ao esquecimento pelas administrações anteriores, o que possibilitou o crescimento do mato e a proliferação de insetos e outras espécies de bichos que costumam ameaçar à saúde pública. Depois de terminada a recuperação da praia, a administração municipal propôs o reaproveitamento dos espaços como mecanismo de incentivo às atividades esportivas.

Num primeiro momento depois da recuperação, a Prefeitura demarcou a área que servirá para a prática de futebol de areia. Além disso, instalou traves e refletores no intuito de possibilitar jogos à noite no espaço que localiza-se em frente ao antigo depósito da Petrobras. O próximo passo será a construção de quadra poliesportiva que vai ocupar uma área próxima ao campo.

A Iluminação de toda extensão da área recuperada pela Prefeitura de Ilhéus é um dos pontos do projeto de transformação dos espaços ociosos da cidade. Segundo funcionários lotados na Secretaria de Serviços Urbanos, está iniciativa vai tornar o local mais agradável e seguro, além de possibilitar o aumento de práticas esportivas em horários noturnos.

Curso capacita profissionais das farmácias municipais

Um curso básico de dispensação e gerenciamento de medicamentos está sendo oferecido para cerca de 100 profissionais da Secretaria de Saúde de Ilhéus. Eles foram divididos em duas turmas, sendo que a primeira participou das aulas na quinta-feira (17), enquanto a segunda receberá as orientações nesta sexta-feira (18). As aulas são ministradas pela farmacêutica Simone Soares, que aborda todas as etapas percorridas pelo produto até chegar aos pacientes.

O curso é obrigatório aos funcionários que trabalham como dispensadores nas farmácias da rede municipal de saúde. A maioria dos participantes foram os convocados do último concurso para a área farmacêutica. “Medicamentos são insumos estratégicos, que exigem uma capacitação dos profissionais para o bom gerenciamento”, disse o coordenador da Assistência Farmacêutica do Município, Antônio Jorge Marques.

O conteúdo da capacitação abrange desde o atendimento ao público até o ciclo logístico da assistência farmacêutica. O objetivo é que melhorar ainda mais a qualidade do serviço para os cidadãos. São explicadas como são feitas a entrega, aquisição, dispensação e prestação de contas dos produtos. Também é abordada como é feita a programação dos remédios para as doenças mais comuns no município

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *