Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura realiza obras em ruas do alto da Esperança

Fundação Cultural reforma Casa de Cultura Jorge Amado

Concurso elege rainhas do samba adulta e da terceira idade de Ilhéus

Ilheenses desfrutam de serviços odontológicos especializados

Prefeitura realiza obras em ruas do alto da Esperança

O alto da Esperança, comunidade que fica localizada na zona norte da cidade de Ilhéus, está sendo contemplado com obras de pavimentação em concreto armado em diversas ruas. Com uma população estimada em quase nove mil pessoas, os moradores aguardavam medidas por parte da administração municipal, no sentido de solucionar os problemas causados pela falta de pavimentação. A questão vinha se arrastando há cinco anos sem que houvesse qualquer medida para isso, segundo disse o líder comunitário José Antonio Alves dos Santos.

Autorizada pela gestão atual, as obras fazem parte de um projeto de urbanização das áreas íngremes da cidade. Os trabalhos são executados pela Secretaria de Serviços Urbanos e a de Engenharia e Obras do município, Também com recursos próprios, a Prefeitura de Ilhéus vai instalar rede pluvial em todos os logradouros que estão recebendo benefícios de infra-estrutura, para facilitar a vida dos moradores. Técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos informaram que as ruas que receberão pavimentação a paralelos são as ruas de numeração Dez, Quatro, Cinco e Dois.

Eles disseram que a rua Quatro vai receber 400 metros de pavimentação e a Dois,1.488 metros de placas de concreto armado. Já a rua Dez terá mais de 300 metros de pavimentação e a Cinco um pouco mais que isso. Das ações de infra-estrutura urbana promovidas pela administração atual em mais uma área carentes de serviços básicos, constam ainda ligações domiciliares referentes a rede pluvial e de esgoto. Estes vão ser realizados em todas as residências dos logradouros.

A outra ação de infra-estrutura e de valorização urbana que está sendo processada trata da construção de uma alvenaria para reforçar a contenção de encostas da rua Quatro do alto da Esperança. Serão feitos 86 metros no intuíto de reforçar a encosta e impedir que a terra deslize e venha prejudicar as famílias.

O líder comunitário José Antonio Alves dos Santos, um dos moradores mais empenhados na concretização dos trabalhos, disse que a luta valeu a pena e que a partir de agora a comunidade do alto da Esperança vai poder desfrutar dos benefícios promovidos pela Prefeitura de Ilhéus. Entende que as obras saíram do papel devido à sensibilidade da atual administração municipal, que não poupou esforços para corresponder com as expectativas dos moradores da área.

O líder comunitário destacou o empenho da Secretaria de Serviços Urbanos, visando à execução das obras que envolvem ainda a realização de outros trabalhos, tudo para facilitar a vida dos moradores e melhorar a qualidade de vida de quem vive nos morros e outras áreas carentes de Ilhéus.

Fundação Cultural reforma Casa de Cultura Jorge Amado

Visitada por milhares de brasileiros e estrangeiros, a Casa de Cultura Jorge Amado é um dos pontos turísticos ilheenses mais procurados. Para garantir mais segurança e preservar a beleza do lugar, a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) está reformando o imóvel. As intervenções no piso, telhado e portas foram iniciadas há pouco mais de uma semana.

Por se tratar de um imóvel de alto valor histórico e cultural, as intervenções são feitas de forma detalhada a fim de preservar as características originais da época. Segundo a diretora-presidente da Fundaci, Eugênia Célia Siqueira, uma das salas principais da Casa de Cultura, que possui um afresco, estava fechada há três anos por oferecer risco de desabamento. A previsão é que tudo esteja pronto para as comemorações do aniversário de Jorge Amado, celebrado em agosto.

A Fundação Cultural de Ilhéus também reformou outros espaços. O Teatro Municipal de Ilhéus teve o gesso do teto de sua galeria trocado. Já o auditório Sosígenes Costa e a sala da presidência da entidade receberam novas pinturas. “Estão sendo trocados o piso em madeira e algumas vigas de sustentação. Muitas estavam com broca e cupim”, informou a diretora-presidente.

Fundada no dia 27 de junho de 1997, a Casa de Cultura Jorge Amado foi construída em 1929 pelo pai do escritor que dá nome ao local, o coronel João Amado Faria. O local foi residência da família na primeira metade do século passado. Foi neste imóvel, que o romancista escreveu o seu primeiro livro, o País do Carnaval, quando tinha 18 anos. O palacete em estilo neoclássico já abrigou a Faculdade de Direito em Ilhéus e a Delegacia Estadual da Fazenda.

Concurso elege rainhas do samba adulta e da terceira idade de Ilhéus

Enquanto o mundo escolhia sua miss Universo, no último domingo (13), Ilhéus elegeu suas Rainhas do Samba. O evento aconteceu no Clube 19 de Março, reunindo a comunidade em geral e representantes dos clubes da melhor idade: Arco-Íris, Nova Vida e Associação de Pré-idosos do Sul da Bahia. A vencedora da categoria Adulta foi Zeni do Mingau enquanto a eleita da terceira idade foi Marilene Nogueira.

A primeira edição do concurso “Rainha do Samba 2008” reuniu seis candidatas na categoria adulta, para mulheres até 49 anos, e oito concorrentes da terceira idade, acima de 50 anos. Segundo a organizadora, Flávia Weschenfelder, um dos objetivos da competição foi viabilizar a integração e socialização entre os clubes e associações. “Também procuramos a elevação da auto-estima, fortalecer os laços de amizade e ser uma alternativa de lazer”, complementa.

As candidatas à Rainha do Samba fizeram apresentações individuais e conjuntas. Para escolher as melhores, os jurados observaram alguns quesitos: elegância, simpatia, comunicação com o público e samba no pé. A animação musical foi feita pela dupla “Luiz e Flávia – Os Gaúchos” e “Banda Boa Semente”. Familiares e amigos das concorrentes estiveram presentes, formando a torcida e aproveitando a festa.

Ilheenses desfrutam de serviços odontológicos especializados

Inaugurado no aniversário de Ilhéus, em 28 de junho, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) vem funcionando regularmente. São oferecidos serviços de periodontia (gengiva), endodontia (tratamento de canal), cirurgia oral menor, diagnóstico e prevenção do câncer de boca. Pacientes com necessidades especiais também estão sendo atendidos, uma vez que o imóvel é totalmente adaptado.

De acordo com o coordenador do CEO, Ledson Nogueira, por estar funcionando há pouco mais de três semanas, a expectativa é que o número de atendimentos cresça progressivamente. “Como só atendemos pacientes referenciados pelas unidades básicas de saúde e Programas de Saúde da Família (PSF) e o Centro é muito novo, gradativamente a demanda irá aumentar”, disse.

O único serviço que não está sendo oferecido pelo Centro de Especialidade Odontológicas é o de prótese dentária. O laboratório foi atingido por uma infiltração causada por um vazamento no imóvel vizinho. “Já foram tomadas providências, os reparos começaram a ser feitos e em alguns dias tudo estará regularizado”, explicou o coordenador.

Resultado da parceria entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Ilhéus, que aderiu ao programa “Brasil Sorridente” o CEO fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. O serviço funciona na Avenida Soares Lopes, nº. 1044, nas antigas instalações do Colégio Castro Alves. Ao todo são 14 profissionais de diferentes especialidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *