Quadro eleitoral em Ilhéus 2008

Mais de 230 candidatos vão disputar eleições em Ilhéus para prefeito e vereador. Apesar de, no inicio do ano, onze se anunciarem pré-candidato à prefeitura, o número final de concorrentes foi reduzido a cinco. Para vereador, são 225 candidatos, sendo 195 por coligações e 30 individuais.

O Democratas (DEM) parte sozinho para a disputa, tendo como candidato a prefeito o médico Espírito Santos e vice o professor Dorival Filho. O DEM apresentou oito nomes para vereador. O Partido Republicano (PR) também segue solitário na sucessão municipal.

O candidato a prefeito será o empresário Carlos Alberto Machado, o “Cacá Colchões”, com Eduardo Lima na vice. O PR registrou o nome de sete candidatos a vereador.

Já a coligação “Trabalho e Transparência” é formada pelo Psol e o PDT. Na disputa pelo Palácio Paranaguá entra o ex-candidato a senador em 2006, professor Andre Luís. O vice será Raimundo Nonato. A coligação registrou 26 candidatos a vereador.

Encabeçada pelo PSB do prefeito Newton Lima, a coligação “É mais Ilhéus”, formada ainda por PTB, PMN, PV, PTdoB, PSC, PSDC, PPS e PSL apresenta como candidato a vice o médico Mário Alexandre (PSDB).

“É mais Ilhéus” apresentou 25 candidatos a vereador, sendo que os atuais Alcides Kruschewsky, Marcos Flávio, Reinaldo Oliveira e Maria de Lurdes tentam a reeleição para mais um mandato no legislativo ilheense.

Já a coligação “Acelera Ilhéus” tem na cabeça da chapa o PT, com Ruy Carvalho, e a vice ocupada por Joabs Ribeiro, do PP. A coligação ainda é integrada por PCdoB, PRB, PMDB, PTC, PRTB, PTN, PHS e PRP.

A coligação apresenta 25 nomes para concorrer ao Legislativo, dentre eles o do presidente da Câmara, Allison Mendonça (PT), que tenta permanecer mais quatro anos.

Proporcionais

A disputa pelas 13 vagas na Câmara de Ilhéus reúne várias coligações proporcionais. Uma delas é formada por PSDC e PTB, que registraram 26 candidatos para concorrer ao legislativo, mesmo número de concorrentes dos coligados PSC e PV.

O PMN registrou 10 candidatos, sendo que a disputa vai ser acirrada. O partido, nanico em outros municípios, em Ilhéus tem quatro nomes que tentam reeleição.

Rodolfo Macedo, Zerinaldo Sena e Jailson Nascimento são vereadores desde o início da legislatura e Antônio Bezerra ocupou a cadeira no inicio de abril, depois das mortes dos vereadores Marcus Paiva e Claudinê do INPS.

A coligação “Acelera Ilhéus”, composta por PP e PHS, apresentou 22 nomes. A segunda coligação proporcional homônima, composta por PRB e PMDB , registrou 23.

Dos atuais, 12 vereadores vão tentar a reeleição. A exceção é Joabs Ribeiro, que concorre a vice-prefeito na chapa petista, encabeçada pelo médico Ruy Carvalho.

Apesar da Câmara ter aprovado emenda à Lei Orgânica do Município aumentando número de cadeiras de 13 para 17, a resolução 22.823 do TSE destruiu as expectativas de um número maior de vereadores nestas eleições.

A REGIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *