FACULDADE DE ILHÉUS VOLTA AO PROJETO RONDON, NO PIAUÍ, A PEDIDO DA PREFEITA

Uma equipe da Faculdade de Ilhéus embarcou nesta quinta-feira (10) para participar novamente, este ano, do Projeto Rondon 2008 (Operação Inverno), no município de Nossa Senhora de Nazaré, no estado do Piauí, a pedido da prefeita Lucienne Silva. A solicitação foi feita ao Ministério da Defesa, que coordena o projeto, em razão do bom desenvolvimento dos trabalhos pela equipe que participou do Rondon no último mês de janeiro, coordenada pela professora Cristiane Nunes.

O grupo embarcou para Salvador e seguiu para Brasília, onde, nesta sexta-feira, participará das comemorações do Dia do Rondonista. No sábado, haverá o embarque para Teresina. A chegada a Nossa Senhora de Nazaré, a 110 quilômetros da capital do Piauí, está prevista para domingo. Participam do grupo os estudantes Ariane Ferreira, Mário Schneider, Marcos Barreto, Thais Gavazza, Milena Montenegro, Regina Ávila e Ryane Britto, do curso de Administração.

Para o diretor da Faculdade de Ilhéus, Almir Milanesi, a instituição fica honrada com a solicitação das autoridades para o retorno da equipe ao projeto, “porque fica reconhecida a importância e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos nossos rondonistas junto à comunidade local”. Ele disse que esse tipo de experiência fortalece a ação extensionista da Faculdade e revelou que é projeto da instituição promover atividades semelhantes em comunidades de Ilhéus e da região.

O Projeto Rondon caracteriza-se por ser o esforço concentrado do Governo e das Instituições de Ensino Superior, pela aliança entre os estudantes universitários e as comunidades na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar comunitário. O objetivo é contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrá-lo ao processo de desenvolvimento nacional; estimular o universitário na produção de projetos locais, em pareceria com as comunidades assistidas, no sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.

Proposta – O município de Nossa Senhora de Nazaré possui cerca de 4.000 habitantes, sendo que 70% estão na zona rural. A principal atividade econômica é a agricultura de subsistência. A comunidade possui uma grande criação de caprinos que não são devidamente aproveitados para a venda e nem para o consumo, como o leite da cabra, por exemplo, que é jogado fora.

A proposta de trabalho da equipe objetiva a geração de ocupação e renda para o município, que tem a prefeitura como principal empregador. Segundo a professora Cristiane Nunes, dentre as ações estão a criação de uma cooperativa agropecuária com os pequenos produtores visando melhor aproveitamento da matéria-prima local, transformando-a em produtos para comercialização; e a capacitação mercadológica em artesanato com matéria-prima local, utilizando carnaúba e tucum.

VM – DRT/Ba 2459
Em 10.07.2008

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *