Veja como ser um mesário voluntário

Universitários, secundaristas e servidores públicos podem se inscrever na Campanha Mesário Voluntário do Tribunal Regional Eleitoral. As funções são de presidente, primeiro e segundo mesários, e secretário.
Dentre as atividades desempenhadas pelos voluntários estão a instalação das urnas eletrônicas e verificação de que as máquinas correspondem à Zona Eleitoral e Seção, localização do nome do eleitor no caderno de votação, colhimento de assinatura ou impressão digital dos eleitores e recolhimento, para pesquisa, dos documentos dos eleitores sem título.

Os interessados em atuar como mesário voluntário podem se inscrever no site do TRE-BA (http://www.tre-ba.gov.br/mesariovoluntario/), no cartório da sua zona eleitoral, ou ainda preenchendo a ficha de inscrição disponível nas faculdades conveniadas. Outra forma de se voluntariar é através do Disk-Mesário, pelo telefone (71) 3373-7273.

Consulte- As eleições municipais serão realizadas no próximo dia 5 de outubro. Você está com o título de eleitor regularizado para dar seu voto? Clicando aqui(http://www.tse.gov.br/sadEleicaoTituloDeEleitor/pesquisa/) você pode consultar a situação do seu documento junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O prazo dado pelo órgão para que os eleitores tirassem a primeira via do documento ou regularizassem a situação do título terminou no último dia 7 de maio. O único documento que a Justiça Eleitoral continua emitindo é a segunda via do título de eleitor, que será expedida até dez dias antes das eleições.

O TRE informa que quem não compareceu para ficar em dia com as obrigações eleitorais (não votou nas três últimas eleições, não justificou e não efetuou o pagamento das respectivas multas) perderá não apenas o direito de votar, como também não poderá exercer alguns direitos civis.

Ficará impedido, por exemplo, de tirar CPF, não podendo movimentar conta em banco, de matricular-se (nem matricular filhos e dependentes) em escolas públicas e universidades federais, de tirar passaporte, de tomar posse de qualquer cargo caso seja aprovado em concurso público e de tomar empréstimo em bancos oficiais.

IBAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *