Trazendo temas interessantes abordados por palestrantes de grande renome em todo o país, a segunda edição do Seminário de Educação e Cultura da Bahia, o EducarBahia, vai reunir centenas de pessoas no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, no próximo sábado, 12 de julho. Os interessados em participar que ainda não se inscreveram, podem efetuar suas inscrições na sede do Ibec (F: 3633-3205) e na Casa dos Artistas, em Ilhéus, no Ibec de Uruçuca (F: 3239-2001), de Ipiaú (F: 3531-3339), de Eunápolis (F: 3281-5608), na Empresa Junior da Facsul Itabuna ou pelo site: (www.ibeceventos.com).
O credenciamento dos participantes será feito às 8h do sábado, e às 9h, a programação do evento será aberta com a conferência “Pedagogias Freirianas”, ministrada pelo professor José Eustáquio Romão. Ele é doutor em História Social e Educação pela Universidade de São Paulo (USP), diretor fundador do Instituto Paulo Freire no Brasil e autor de vários livros, como “Poder local e educação”, “Avaliação Dialógica”, “Dialética da Diferença” e “Pedagogia Dialógica”.
A segunda conferência terá início às 11h, trazendo o tema “O avanço da Educação à Distância no Brasil”, abordado pelo Diretor Executivo do Ensino à Distância da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Carlos Lenuzza. Ele vai discorrer sobre esta modalidade de ensino, iniciada por volta de 1900 e que ao longo dos anos passou a contar com o suporte das emissoras de rádio e tv, e mais recentemente, da internet. O professor considera que o avanço das tecnologias da informação e da comunicação tem impulsionado o ensino à distância, e que a incorporação das mais diversas mídias à web transformou a rede mundial de computadores em uma verdadeira sala de aula virtual.
Das 14h às 15h30min haverá o momento cultural, com apresentação da Casa dos Artistas de Ilhéus, e a última conferência, com o tema “A Ética do Fazer Pedagógico” será ministrada às 16h pelo professor Hamilton Werneck, doutorando em Educação pela Wisconsin International University de Idaho (USA). Werneck tem 21 livros publicados, sete DVDs educativos, e já realizou mais de 1.250 conferências em todo o Brasil.
O II EducaBahia está sendo organizado pelo Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Turismo (Ibec). Segundo Reinaldo Soares, diretor do Instituto, o grande objetivo deste evento é estimular o intercâmbio de conhecimento entre pessoas de diversas regiões, possibilitando a troca de experiências e o conhecimento de novas técnicas pedagógicas.