Finalmente, nesta terça-feira, dia 8 de Julho, foi aprovado, com unanimidade em segundo turno, o anteprojeto de emenda à Lei Orgânica do Município (L.O.M.) nº 073, que institui a obrigatoriedade de elaboração e cumprimento do “Programa de Metas” pelo poder executivo.
Uma vitória da sociedade ilheense. Os vereadores deram demonstração de compromisso com as iniciativas da sociedade civil organizada. O anteprojeto foi proposto pelo vereador Joabs Ribeiro (PP), acatando sugestão da Associação Ação Ilhéus (AAI), tendo assinatura de Associação Aritaguá, Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Associação dos Moradores da Lagoa Encantada, Associação dos Moradores do São Miguel, Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos (ARENA), Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESB), Instituto Floresta Viva, Rotary Club Jorge Amado e Teatro Popular de Ilhéus (TPI).
O projeto, inspirado nos movimentos “Nossa São Paulo” e “Nossa Ilha Bela”, visa incentivar a construção de um processo permanente de desenvolvimento sustentável, aos cidadãos de todos os setores da sociedade, para que sejam garantidos:
* Ambiente salutar de justiça social nos níveis de qualidade de vida.
* Atendimento às legítimas necessidades da população.
* Boas oportunidades de trabalho digno, bem como de crescimento profissional.
* Condições apropriadas para a sua livre manifestação cultural.
As próximas metas da AAI são a realização dos seguintes itens:
* Programa de Indicadores e Metas, que consiste em selecionar e organizar os principais indicadores de qualidade de vida do cidadão de cada bairro e distrito da cidade.
* Educação Cidadã, onde será feita a campanha do VOTO CONSCIENTE.
A AAI tem sido solicitada, constantemente, pela Câmara Municipal de Ilhéus, para intermediar assuntos de interesse do cidadão ilheense. Na segunda-feira (7), participou de reunião, na Câmara, pela manhã, com moradores da Conquista insatisfeitos com a notícia de que as mesas da praça Santa Rita, reformada, seriam utilizadas para clientes e associados da Associação Chap Chap beberem cerveja. Além do mais, não agradou aos moradores a construção de um quiosque enorme, que impede a visão da bela praça. À noite, os mesmos grupos reuniram-se com o prefeito Newton Lima (PSB), que tomou a decisão – a qual agradou a todos os presentes – de solicitar a polícia que ocupe o quiosque, com o fim de guarnecer a praça.
Ilhéus tá, cada vez mais, mais abençoada, caminhando nos trilhos da cidadania e do progresso.
—
* Marcos Pennha é bacharel em Ciências Econômicas. Redige, periodicamente, matérias para o WWW.cdlilheus.com.br , bem como assina uma coluna de humor. É redator do jornal Foco Regional,que tem, também, o WWW.jornalfoco.com.br , além da coluna de humor. Escreve artigos para o WWW.r2cpress.com.br