Uma emenda parlamentar do deputado federal Raymundo Veloso (PMDB), no valor de R$ 350.000,00, vai possibilitar a construção do Fórum Eleitoral de Ilhéus, que funcionará como pólo regional, sendo um importante ponto para armazenamento e manutenção de urnas eletrônicas, com capacidade para 2.144 cabines. A unidade será a segunda maior do interior do estado e contará com área total construída de 900m², onde além de depósito para os equipamentos, terá ainda espaço adequado para o funcionamento dos cartórios eleitorais das duas zonas que funcionam em Ilhéus, sala de treinamento e uma central de atendimento ao público.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o projeto da obra e os editais para a licitação já estão prontos, restando apenas a doação do terreno pela prefeitura municipal. O vice-presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, já esteve em Ilhéus junto com sua equipe técnica para visitar o local escolhido para implantação do Fórum, no bairro Nova Esperança. A previsão é que as obras se iniciem em outubro e sejam concluídas no final do próximo ano.
O TRE afirma que a construção busca sanar, de forma definitiva, o problema de instalação da estrutura administrativa da Justiça Eleitoral no município de Ilhéus, cujo cartório eleitoral está instalado em salas cedidas pelo Judiciário Estadual, no Fórum Epaminondas Berbert de Castro. Com a aquisição do prédio próprio, a estrutura da Justiça Eleitoral na cidade será ampliada e permitirá ainda uma grande economia com despesas de locação de imóveis para armazenamento de urnas e melhoria da logística das eleições, além de proporcionar condições necessárias para o atendimento de excelência e qualidade aos cidadãos. O Fórum de Ilhéus irá atender também Canavieiras, Una, Uruçuca e Itacaré.
No interior do estado, apenas Juazeiro, Vitória da Conquista, Barreiras, Cruz das Almas e Guanambi contam com imóveis próprios para o cartório eleitoral, mas já estão em construção os das cidades de Feira de Santana, Camaçari, Jequié, Alagoinhas e Jacobina. Preocupado com a precariedade das instalações da Justiça Eleitoral de Ilhéus, o deputado Veloso se empenhou para viabilizar recursos que possibilitassem o município estar incluído no plano de expansão do TRE. “Uma cidade que é o quinto maior colégio eleitoral do estado não pode continuar operando em condições inferiores a municípios menores. Ilhéus merece um serviço a altura do seu eleitorado e aparelhar a Justiça Eleitoral é investir na consolidação da democracia”, argumentou o deputado Veloso.
A cidade de Ilhéus conta com 126.569 eleitores, distribuídos em duas zonas eleitorais (25ª e 26ª), sendo que grande parte encontra-se na zona rural, em distritos que ficam distantes da sede, o que exige uma logística e uma estrutura ainda maior da Justiça Eleitoral durante os pleitos. Neste ano, ocorrerá as eleições municipais no dia 05 de outubro.