Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura assina convênio para abertura de urgência e emergência em hospital da zona sul

Prefeitura de Ilhéus inaugura mais um PSF no Alto do Coqueiro

Técnicos do CCZ de Ilhéus aprendem a usar novo produto contra caramujo

Fundaci faz recadastramento de grupos culturais do município

Espetáculo explica a função dos Bombeiros

Prefeitura assina convênio para abertura de urgência e emergência em hospital da zona sul

Mais um hospital em Ilhéus passa a contar com o serviço de urgência e emergência clínico durante 24 horas, todos os dias da semana. Com o Convênio de Auxílio Financeiro assinado na tarde da última quinta-feira, dia 03, pelo prefeito de Ilhéus Newton Lima, o secretário municipal de saúde Eduardo Salomão e o representante do Day Hospital Procedure and Diagnostic Vidamedi, Ronaldo Lavigne do Nascimento, serão destinados recursos na ordem de mais de R$ 400 mil reais para a realização de diversos procedimentos.
O Hospital que funciona na zona sul da cidade desde 2007 oferece serviços de atendimentos em radiografia, ultra-sonografia geral, biopsias, exames laboratoriais, internação, cirurgias até o porte 5, cirurgias plásticas e demais procedimentos. Com o convênio, o Hospital passará a disponibilizar também atendimentos clínicos, pequenas cirurgias e pequenas urgências ortopédicas com imobilização e demais procedimentos inclusos na Ficha de Programação Orçamentária – FPO. Segundo o diretor administrativo do Grupo VIDAMEDI, Ronaldo Lavigne, a estimativa é que sejam realizados até 1.200 atendimentos por mês, após a implantação dos novos serviços, que devem ser iniciados no prazo de 15 dias.
De acordo com o convênio, ficará a cargo do município repassar os recursos estabelecidos , bem como acompanhar as aplicações financeiras e as atividades inerentes ao Hospital, e analisar e emitir pareceres sobre as prestações de contas parciais e finais, que deverão ser encaminhadas pelo Hospital à Auditoria Geral do Município, em prazos convencionados. Já ao Day Hospital ficará a responsabilidade de providenciar, dentro do prazo de 30 dias a instalação de toldos e cadeiras na parte externa do Hospital, bem como a adequação dos consultórios para atendimento de urgência e emergência e implantação de um gerador no prazo de 45 dias.
Um dos principais articuladores para a concretização do convênio, o vereador Alcides Kruschewsky lembrou, durante a assinatura do convênio, que essa reivindicação vinha sido feita há muitos anos pelos moradores da zona sul, que chegaram a entregar um abaixo-assinado com quase quatro mil assinaturas ao prefeito, que de imediato solicitou que a Secretaria de Saúde fizesse um estudo de viabilidade. “Após esse estudo, se chegou à conclusão de que esse serviço poderia ser prestado no Day Hospital”.
Durante o ato de assinatura do convênio, o prefeito Newton Lima enfatizou que novas parcerias devem ser fechadas no sentido de oferecer mais qualidade de vida à população. “A atual gestão vem dado muitos exemplos de como é possível administrar com seriedade, tendo as necessidades dos ilheenses como prioridade”, afirmou.

Prefeitura de Ilhéus inaugura mais um PSF no Alto do Coqueiro

Na tarde da última quinta-feira, dia 03, foi entregue à comunidade do Alto do Coqueiro, na zona norte de Ilhéus, mais uma sede do Programa Saúde da Família, – PSF. A solenidade de inauguração contou as presenças do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus, Jorge Luís; a coordenadora do Programa Saúde da Família em Ilhéus, Juliana Sena, e do prefeito de Ilhéus Newton Lima. Representantes de entidades que atuam no Alto também estiveram presentes à inauguração.
Durante a solenidade, Juliana Sena e Jorge Luís falaram sobre a importância da integração de toda a comunidade para contribuir na melhoria dos serviços prestados àquela população. “É preciso que todos os órgãos que atuam no Alto do Coqueiro estejam juntos para atuar na discussão da melhoria dos serviços prestados à comunidade”, afirmou. Já o vereador Aldemir Almeida lembrou que o atual governo tem viabilizado toda a infra-estrutura necessária, “seja com a inauguração desse importante equipamento, seja com a reestruturação das ruas e da escadaria, a atual administração vem mostrando comprometimento com a coisa pública”, ponderou.
Ainda durante a solenidade, Lima afirmou que muito já foi feito pela cidade, mas ponderou que muito ainda precisa ser feito. “É primordial o apoio da comunidade, para que a Prefeitura, por meio de seus técnicos, possa sanar as necessidades básicas da população”, afirmou. Além do prefeito Newton Lima, foram convidados para inaugurar oficialmente o PSF do Alto do Coqueiro, o secretário de Saúde, Eduardo Salomão, a coordenadora dos PSFs em Ilhéus e a representante dos moradores do local, Corina Maria da Silva Souza, de 83 anos de idade.
O PSF do Alto dos Coqueiros está dotado com salas onde funcionarão consultórios de enfermagem, odontológico e médico, além de farmácia, sala de procedimentos, banheiros e farmácia, no andar térreo e de sala de esterilização, banheiros, copa, almoxarifado, além de uma área, no primeiro andar. Lá uma equipe formada por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem dará todo o suporte às famílias do local, que passarão a contar com ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde de forma integral e contínua.
A solenidade de inauguração foi prestigiada ainda pelos secretários Eduardo Salomão (Saúde), Jose Nazal (Governo), Gilvan Tavares (Finanças), Antonio Olimpio (Meio Ambiente), Hermano Fahning (Turismo), João Fraga (Administração), Maria Elza (Transporte), pelo assessor da Secretaria da Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Dino Rocha, pelo presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Marinho Santos, assim como também por grande parte da comunidade.

Técnicos do CCZ de Ilhéus aprendem a usar novo produto contra caramujo

A equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus foram capacitados sobre como utilizar de maneira eficiente a nova isca contra caramujos africanos (Achatina fulica). O curso foi ministrado na última quinta-feira (3), pelo biólogo do laboratório De Sangossi, Rildo Belarmino. “Os animais são atraídos, comem o produto e morrem dentro de 48 horas”, informou.
O molusquicida, liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o mesmo utilizado na Europa e começou a ser usado em Ilhéus há cerca de uma semana. Segundo o coordenador do CCZ, Aloísio Correia Leite, a nova isca contra o caramujo africano teve 100% de eficácia nos primeiros testes realizados em área fechada. “Depois precisamos reaplicar o produto para eliminar os animais que ainda estavam nos ovos”, informou o veterinário.
O novo produto contra o Achatina fulica deve estar chegando ao mercado em breve. Por enquanto, apenas o Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus está fazendo a aplicação. “Iremos observar se os animais morrerão sobre o solo ou enterrados, pois não podemos deixar que suas conchas vazias sirvam de berçário para o mosquito da dengue”, explicou o coordenador do CCZ.
Quando contaminado, o caramujo africano pode transmitir doenças graves aos seres humanos, além de destruir jardins e hortas. Como não tem predadores, o molusco é uma praga que se reproduz rapidamente. Ele se diferencia das espécies nativas por ser maior, de concha rajada nas cores bege e marrom. Na fase adulta, pode colocar até 400 ovos por ano. Caso haja identificação da presença do Achatina fulica, é recomendável acionar o CCZ pelo telefone (73) 3634-4434.

Fundaci faz recadastramento de grupos culturais do município

A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) vai recadastrar todos os grupos e associações culturais. O processo será iniciado na próxima segunda-feira (7) e vai até o dia 08 de agosto. O atendimento é das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, na sede da instituição, localizada na Rua Jorge Amado, Centro.
Para participar do recadastramento, os representantes de grupos e associações culturais devem apresentar um breve currículo com os principais trabalhos desenvolvidos. Também é necessário informar o ano de fundação, o responsável, telefones, endereço e, de preferência, alguma fotografia. Segundo a diretora-presidente da entidade, Eugênia Célia Siqueira,“nosso objetivo é conhecer todas as manifestações artísticas desenvolvidas e traçar um perfil cultural do município”.
O último censo foi realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, em 2002. Na ocasião, foram cadastrados espaços e entidades culturais, patrimônio cultural, manifestações artísticas e socioculturais, serviços e comércios, calendário de eventos, escritores, artesãos, atores, bailarinos, bandas, músicos, grupos folclóricos, fanfarras, filarmônicas e academias de balé. O recadastramento promovido pela Fundaci dará prioridade aos grupos e associações culturais.

Espetáculo explica a função dos Bombeiros

Visando conscientizar a comunidade sobre a importância dos bombeiros e sua função, o espetáculo “193 – o número que salva” foi apresentado na última quinta-feira (3), no Teatro Municipal de Ilhéus. O elenco, com civis e militares, foi formado após o Curso Avançado de Teatro, oferecido pela Fundação Cultural de Ilhéus.
A apresentação do espetáculo “193 – o número que salva” integra atividades comemorativas da Semana dos Bombeiros, que foram iniciadas no dia 30 de junho. Antes da encenação, a tenente Ana Isabel e o major Resende falaram um pouco a respeito da atividade. “A partir da estréia, a peça poderá ser encenada em escolas, empresas e igrejas. Para solicitar a apresentação, que é gratuita, basta procurar o Corpo de Bombeiros ou Teatro Municipal, disse a tenente.
Abordando a prevenção de acidentes e primeiros socorros, o espetáculo ainda alerta o público sobre a importância de chamar os bombeiros para evitar que a situação seja agravada. Os transtornos causados pelos trotes telefônicos também são enfatizados, já que vítimas reais podem deixar de ser socorridas por causa de ligações falsas.
O texto de “193 – o número que salva” é assinado pela Sargento Luciana, a direção fica a cargo de Vicente D’Ávila, o cenário é de Lucas Ribeiro, a iluminação, de Paulo Rosário e cenotécnica de Du Moura. Os bombeiros que fazem parte do elenco são: David Barbosa, Rosimeire Nogueira, Wendel Rodrigues e Fábio Muniz. Já os civis envolvidos na peça e que participaram do curso de Teatro são: Layza Cavalcante, Kaique Cavalcante, Andrezza Ceciliano, Shailla Leal, Anilda Carolin, Danilo Silveira, Lucas San’tana Oliveira, Bruno Rodrigues, Giselle Duarte, Maiaa Santos, Wllington Paiva, Gabriela Isaías e Carla.
Dando seqüência às atividades que comemoram o dia dos Bombeiros, no sábado (5), às 8 horas, será realizada a X Corrida do Fogo. Com um percurso de 10 quilômetros, a competição terá como ponto de partida a Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião. A inscrição será apenas um quilo de alimento não perecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *