Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeitura realiza obras que revitalizam a zona urbana

Prefeitura intensifica ações para recuperar a malha viária rural

Estudantes de escolas municipais aprendem sobre qualidade da carne

Ilhéus viveu cinco dias de festejos juninos

Clima de forró continua até o aniversário de Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus realiza pagamento salarial correspondente ao mês de junho

Saúde inaugura novos serviços no dia do aniversário de Ilhéus

Provas práticas do concurso serão realizadas no sábado

Ilhéus faz aniversário e promove grandes shows

Prefeitura constrói escadaria e melhora realidade de comunidades

Semana de prevenção contra incêndios é realizada pelo Corpo de Bombeiros

Prefeitura realiza obras que revitalizam a zona urbana

Ao comemorar mais um aniversário de elevação à categoria de cidade, a prefeitura mostra à população que tem projetos sólidos voltados para revitalizar a zona urbana de Ilhéus. Embora o prefeito Newton Lima tenha assumido o município com diversos problemas principalmente de ordem financeira, de setembro de 2007 a maio deste ano vários investimentos em infra-estrutura urbana foram realizados. Assim, um volume de recursos da ordem de 2 milhões e 194 mil reais foi aplicado em diversos pontos da cidade.
Dentre as obras já executadas em todo o município destacam-se a reforma do estádio Mário Pessoa, da avenida 2 de Julho e do balneário de Tororomba, em Olivença. No bojo desses serviços incluem-se também a construção da contenção de encosta na avenida Brasil, recomposição de drenagem pluvial de vias centrais e ainda operação tapa-buracos em todas as ruas e avenidas com pavimentação asfáltica.
Mas a ação da atual administração pára por aí, porque como todo o município estava em estado de abandono, principalmente a zona urbana, num esforço concentrado mais um lote de recursos próprios foi disponibilizado – 5 milhões e 380 mil reais – pela prefeitura para implementar os projetos de obras em andamento já chegando a ultrapassar à casa dos 7 milhões de reais.
Nesses projetos que vêm revitalizando a zona urbana estão em andamento as obras de reforma da praça da igreja católica e ruas adjacentes do povoado de Sambaituba e das quadras poliesportivas dos bairros Nelson Costa, Sapetinga, Hernani Sá e Olivença.
Além desses investimentos que estão sendo mobilizados para a infra-estrutura do município, a prefeitura também investe na drenagem e repavimentação da rua Guanabara e 19 de Março; drenagem e pavimentação do Horto Florestal; repavimentação das inúmeras ruas dos bairros Nelson Costa e Hernani Sá; execução de serviços de drenagem pluvial e pavimentação em paralelepípedos nas ruas de acesso ao alto Boa Vista (alto do Pacheco); e finalmente, recomposição de pavimentação asfáltica em diversas ruas do centro urbano da cidade.
Com todas e essas a prefeitura está empenhada na proposta de fazer uma administração realizadora que busca o desenvolvimento de Ilhéus, aliados aos projetos de enorme significado para as pessoas que vivem mais afastadas da sede do município.
Uma breve retrospectiva pode ser feita por qualquer cidadão observador ou não, uma vez que de setembro de 2007 a maio deste ano o aspecto visual de Ilhéus mudou para melhor em termos de infra-estrutura básica. Nessas intervenções do atual governo podem-se constatar inúmeras transformações positivas em todos os setores.Exemplo disso estão as intervenções que vêm priorizando a limpeza urbana e coleta de lixo comercial e domiciliar, novos investimentos no setor de saúde, recuperação de postos de atendimentos, convênio que possibilitou a reabertura de plantão emergencial nos hospitais da cidade, reforma de escolas municipais, projetos voltados para o resgate das festas populares e do setor cultural, além do incremento do turismo.
Parceria com o governo federal – Através de parceria com o governo federal, abriu licitação pública para as obras de reforma do ginásio de esportes Herval Soledade; reurbanização da orla sul e o bairro Teotônio; implantação do shopping a céu aberto e o fornecimento e aplicação de duas mil toneladas de asfalto. Todos esses projetos estão orçados em 24 milhões e 400 mil reais.

Prefeitura intensifica ações para recuperar a malha viária rural

Em menos de sete meses de governo cerca de 80 por cento de toda a malha viária rural de Ilhéus vem recebendo atenção especial da atual administração. Devido a situação precárias das estradas da zona rural, o prefeito Newton Lima determinou que o secretário Isidoro Gesteira, de Agricultura, Pesca e Interior, promovesse a imediata recuperação desses importantes acessos. E isso vem ocorrendo tão logo ele assumiu o cargo, pois foi um compromisso já firmado com produtores e moradores de diversas localidades rurais.
Como o município possui uma grande extensão territorial o que dificulta sobremaneira as ações da prefeitura a curto prazo e diante do descalabro que gerou a herança maldita deixada pelo governo anterior, a atual administração vem aos poucos minimizando o problema.
Mesmo assim nos últimos meses a prefeitura já promoveu ações que melhoraram grande parte das estradas de acesso a diversas comunidades. Apesar das chuvas que castigaram a região nas últimas semanas, elas já estão oferecendo ótimas condições de trafegabilidade, “o que já é um alento para todos, governo municipal e moradores de diversas localidades”, argumenta o secretário.
Embora as condições climáticas sejam fatores preponderantes para que os serviços sejam executados com sucesso, nesse caso, com as chuvas que chegaram a castigar o município, a prefeitura foi obrigada a interromper os serviços que serão retomados assim que ocorrer a estiagem. O secretário Isidoro Gesteira acredita que com a intensificação dos trabalhos de recuperação todos os pontos da zona rural de Ilhéus serão contemplados.
Isidoro Gesteira explica que o objetivo do trabalho de recuperação está relacionado principalmente à necessidade de facilitar o escoamento da produção agrícola e o deslocamento das pessoas que residem nas localidades distantes da sede do município. “A melhoria das estradas rurais também está ligada à criação de condições para fixar o homem no campo, uma vez que com bons acessos às suas moradias, estas comunidades se sentem mais seguras”, salienta.
Outro ponto que ele considera importante também é a necessidade da população da zona rural ser contemplada com a visita rotineira da equipe médica e odontológica da secretaria municipal de Saúde que se desloca para algumas comunidades que ainda não contam com postos de saúde próximos a localidades que moram. Isidoro Gesteira diz que com a malha viária rural intransitável o prejuízo é ainda maior para todos, principalmente para crianças e idosos.
Além de Lagoa Encantada, Retiro, Aderno, Juerana, Ponta do Ramo e outras localidades, a prefeitura já fez intervenções nas estradas vicinais de Japu, Maria Jape, Couto, Santo Antonio, e Areia Branca. Na visão do secretário, a extensão territorial do município de Ilhéus e as chuvas são dois dos fatores que mais contribuem para o atraso dos serviços que a prefeitura está realizando nas estradas rurais. “Mas mesmo assim vamos concluí-las num curto tempo e fazer a periódica manutenção”, garante.
10 anos sem recuperação – Assim que assumiu a secretaria, Isidoro Gesteira ficou estarrecido com a informação da comunidade de Japu que relatou que a estrada vicinal que conta com cerca de 17 quilômetros de extensão não recebia nenhuma intervenção há mais de 10 anos. “Na realidade, não sabemos como as famílias daquela região faziam para escoar a produção agrícola. Mas o prefeito sensível com o problema de quem reside no povoado de Japu não mediu esforços e autorizou a imediata recuperação e posterior manutenção. E isso a nossa secretaria já está fazendo não só naquela estrada, mas com todas as outras”.
Antes, a maioria das estradas vicinais estava abandonada e em precárias condições de tráfego e todos, produtores e famílias viviam um verdadeiro retrocesso em função do abandono das estradas rurais. “E a atual administração preocupada com a tendência de que no futuro os produtores se desloquem para suas fazendas a cavalo, como acontecia no passado mais remoto, evitou que isso pudesse acontecer”.

Estudantes de escolas municipais aprendem sobre qualidade da carne

Após realizar uma série de ações educativas voltada à população em geral, o Ministério Público, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está conscientizando os estudantes a cerca da importância da qualidade da carne. E, para estimular os alunos, está sendo promovido um concurso cultural, com premiação. São aceitas músicas, poesias, peças teatrais, frases temáticas, redações sobre o assunto.
Os estabelecimentos de ensino da rede municipal foram divididos em sete pólos: Nelson Costa, Teotônio Vilela, Salobrinho, Princesa Isabel, Banco da Vitória, Centro e Pontal. Estão Podem participar do concurso cultural alunos da 4ª a 8ª série dos turnos diurno e noturno. Os melhores da escola serão premiados pela Secretaria de Educação. Já o Ministério Público garantiu a premiação dos primeiros colocados de toda a cidade: um almoço para quatro pessoas numa churrascaria e uma diária numa pousada.
Trabalhando o tema geral sobre a qualidade da carne, as palestras ministradas nas escolas municipais, abordam as formas adequadas que o produto deve ser tratado desde a criação do gado até os açougues. Na ocasião, também são distribuídos materiais informativos e exibido vídeo sobre o assunto. “Falamos sobre os riscos que a carne oferece não só para as pessoas, mas também ao meio ambiente”, explica o veterinário do CCZ, Pedro Leite.
Entre os principais pontos abordados na palestra estão: o abate clandestino, as doenças que podem ser transmitidas, os riscos de contaminação durante a venda e os cuidados de higiene necessários para manusear a carne. Segundo Pedro, “a comercialização da carne irregular só acontece porque os consumidores não estão conscientizados. Por isso é importante que os jovens aprendam sobre os riscos e exijam o cumprimento da Lei”.
Os estudantes aprendem como deve ser feito o abate correto, em local adequado e com o acompanhamento técnico. Entre as principais doenças que podem ser transmitidas estão: brucelose, raiva, tuberculose, botulismo, toxoplasmose, salmonelose, teníase (solitária) ou cisticercose. A qualidade da carne também é afetada, estragando mais rápido, já que o animal passa por situações de estresse. Há ainda os danos ambientais, uma vez que os restos dos animais, bem como seu sangue e fezes, são dispersados no solo, rios e lagos.
A cerca do consumo é enfatizada a importância do resfriamento do produto, como diz o lema sugerido pela promotora, Karina Cherubini: “Carne legal, só a sete graus”. “Muitas pessoas ainda têm resistência em comprar carne resfriada sem saber do risco que correm, já que a proliferação de bactérias nocivas acontece a partir de oito graus”, informou o veterinário do CCZ. Ele ainda complementa que “estes microorganismos não alteram o aspecto ou cheiro do produto, mas causam várias doenças”.
Além de aprenderem mais sobre a qualidade da carne, os alunos também conhecem como funciona o Centro de Controle de Zoonoses. Técnicos explicam as atribuições do órgão. “Muitos pensam que serve apenas para capturar animais soltos, sem saber que o CCZ atua no controle e combate de doenças transmitidas dos bichos para os seres humanos”, disse a bióloga Taís Trípode.

Ilhéus viveu cinco dias de festejos juninos

Os requisitos que fez do São João de Ilhéus em um dos mais animados do interior baiano foram animação do público, quantidade e qualidade de atrações, além dos dois palcos instalados em locais distintos. Tanto no arraial do Forró na Praia da avenida Soares Lopes, quanto no Sem Fim, na Estância Hidromineral de Olivença, o público prestigiou os shows promovidos pela Prefeitura, Ministério e Secretaria Estadual do Turismo, Associação Comercial de Ilhéus, Banco do Brasil e Costa do Cacau-Convention Bureau.
O clima começou esquentar logo na sexta-feira (20) e só baixou quando a última banda se apresentou nas primeiras horas da manhã de hoje (25), apesar da chuva que castiga a cidade desde a noite de ontem (24). Margareth Menezes fez a festa do público que foi vê-la no Forró na Praia e Zabumbahia fez a alegria dos forrozeiros do Sem Fim. Essas foram as principais atrações de ontem dos arraiais ilheenses. Gente bonita foi uma das marcas do arraial de Olivença.
No último dia dos festejos de São João, nomes como Sergio & Rodrigo, Luiz Bob & os Gonzaga e Fetiche contribuíram muito para o sucesso do Forro na Praia. Já os nomes que subiram ao palco do Fórro Sem Fim, para alimentar um pouco mais as “chamas da fogueira” foram Mister Kuka, Zabumbahia, e Tony Fernandes.
Na segunda-feira, véspera do dia de São João, Daniela Mercury levou muita gente para a avenida e promoveu um grande show para a alegria do público que foi prestigiar uma das maiores estrelas do axé cantando forró. Em todos os dias de festa, turistas e ilheenses compareceram aos dois locais onde aconteceram os festejos juninos. A cidade viveu cinco de arrasta-pé e tudo com direito a fogueira, licor, comidas típicas e muito forró.

Clima de forró continua até o aniversário de Ilhéus

Oficialmente, os festejos do São João foram encerrados, mas o clima de festa junina continua com o concurso de quadrilha promovido pela Fundação Cultural (Fundaci), como parte da programação dos 474 anos de fundação e 127 de cidadania de Ilhéus. O XI Concurso Ilheense de Quadrilha Junina começa amanhã (26) e se estende até sábado (28), contando com a participação de 12 concorrentes. O evento acontece na arena do Forró na Praia da avenida Soares Lopes, sempre a partir das 19 horas, com o objetivo de estimular manifestações populares.
Algumas das quadrilhas já conseguiram consagração em certames realizados anteriormente, tanto na cidade quanto em municípios de outros estados. A quadrilha que abre o concurso é a Harmonia do Forró, que se apresenta de 19 horas às 19h35min de quinta-feira (26). O regulamento determina trinta e cinco minutos para a apresentação de cada quadrilha e as três primeiras classificadas receberão troféus, como informou a presidente da Fundaci, Eugênia Célia.
A segunda apresentação fica por conta da Cia.do Forró, que entra no tablado depois da Harmonia. Em seguida vêem Nós não Liga (20h15min) e Junina do Iguape (20h40min). Na sexta-feira (27) é a vez das quadrilhas Lume da Fogueira, Faísca de Fogo, Forró do Dinossauro e Chama de Estrelas . No Dia da Cidade, sábado (28), a primeira a se apresentar é a Explosão da Esperança e logo após a Cravo e Canela, Valentes Guerreiros e Explosão do Arraiá..
Regulamento – Segundo Eugenia Célia, a realização do concurso procura manter viva as manifestações tradicionais, promovendo a integração e a troca de experiências entre as quadrilhas juninas. O regulamento prevê o mínimo de 10 e o máximo de 20 pares para cada quadrilha, incluindo o casal de noivos. Em caso de componentes menores de 12 anos será necessária autorização dos pais ou do Ministério Público.
As quadrilhas deverão se apresentar no local do evento 30 minutos antes da performance. Cada participante deve apresentar cinco passos tradicionais, a exemplo de caracol, serrote, túnel, grande-roda, cesta de flores, galope, cumprimento de damas e cavalheiros, caminho na roça, entre outros. Sobre a comissão julgadora, a presidente disse que é composta por pessoas escolhidas pela comissão organizadora, ligadas as seguintes áreas profissionais: artes cênicas e plásticas e educação. O corpo de júri será formado por cada um dos representantes dos seguimentos acima.

Prefeitura de Ilhéus realiza pagamento salarial correspondente ao mês de junho

A Prefeitura de Ilhéus, cumprindo tabela fixada pelo prefeito Newton Lima, com a finalidade de assegurar os direitos, e, de também possibilitar que os servidores públicos municipais possam manter equilíbrio econômico-financeiro, está realizando no dia de hoje, 26, o pagamento total da folha salarial correspondente ao mês de junho, incluindo-se ainda os funcionários lotados na Secretaria de Educação. A informação é do secretário de Finanças, Gilvan Tavares, salientando que, mesmo com os investimentos que foram realizados nos festejos juninos, e somando-se às comemorações do Dia da Cidade, a determinação do prefeito é que não houvesse qualquer tipo de atraso na quitação da folha salarial.
Ainda de acordo com o secretário, os ocupantes de cargos comissionados irão receber o pagamento salarial amanhã, dia 27, estando confirmada as demais datas do calendário salarial, que ficou assim definidi: julho, dia 29; agosto, dia 27; setembro, dia 26; outubro, 20% do 13º no dia 21 e pagamento salarial no dia 28; novembro, 30% do 13º no dia 21 e pagamento salarial no dia 27; e dezembro, 50% do 13º no dia 19 e pagamento salarial no dia 30.

Saúde inaugura novos serviços no dia do aniversário de Ilhéus

No dia em que Ilhéus comemora 474 anos de fundação e 127 anos de elevação à cidade, a Secretaria Municipal de Saúde vai inaugurar novos serviços para a comunidade. Neste sábado (28), serão oficialmente abertos o Centro de Especialidade Odontológicas (CEO) e Centro de Atenção a Hipertensão, Diabetes e Idoso (Cadhi). A solenidade de inauguração dos dois serviços, marcada para as 9h30min, na Avenida Soares Lopes, contará com a presença do prefeito Newton Lima, o secretário de Saúde, Eduardo Salomão, e demais autoridades.
Os imóveis onde funcionarão CEO e o Cadhi passaram por reformas em sua parte estrutural, inclusive com banheiros e rampas de acesso para deficientes físicos. Os dois centros irão atender apenas pacientes encaminhados pelas unidades básicas de saúde ou Programas de Saúde da Família. “Os pacientes da rede municipal poderão dar continuidade aos seus tratamentos com maior eficiência e comodidade”, disse o secretário de saúde.
O CEO é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Ilhéus, que aderiu ao programa “Brasil Sorridente”. O Centro de Especialidades Odontológicas funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Serão 14 profissionais, que oferecerão serviços em periodontia (gengiva), endodontia (tratamento de canal), cirurgia oral menor, prótese, diagnóstico e prevenção do câncer de boca.
Unindo os programas de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) e do Idoso, o Cadhi reunirá diversas especialidades médicas em um só local. Serão oferecidos atendimentos em cardiologia, endocrinologia, nutrição, angiologia, clínica médica, ortopedia, geriatria, assistência social, psicologia e educação física serão. Ainda serão desenvolvidas ações educativas, a exemplo de palestras e atividades físicas.

Provas práticas do concurso serão realizadas no sábado

As provas práticas do Concurso Público para a Prefeitura de Ilhéus serão realizadas neste sábado (28). Deverão participar os candidatos aprovados na prova objetiva para os cargos de salva-vidas, motorista “D”, agente administrativo e guarda municipal. A lista dos habilitados pode ser acessada na página da Prefeitura: www.ilheus.ba.gov.br e no site da empresa responsável pelo processo seletivo, o Serviço Nacional de Seleção Pública: www.senasp.com.br.
Os candidatos ao cargo de salva-vidas deverão comparecer às 10 horas na Praia do Cristo, na Cabana Conde de Badaró, para serem submetidos à prova de natação, na qual deverão nadar 50 metros. Em seguida, farão barra e abdominais na Avenida Lomanto Junior, ao lado do restaurante Chinaê. A corrida de 2.100 metros, que precisa ser concluída em até 12 minutos, será realizada na Praia do Sul.
Os habilitados à prova prática para agente administrativo deverão comparecer ao Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME) e ao Centro de Educação Álvaro Melo Vieira (Ceamev), na Avenida Canavieiras, às 8 horas. Eles serão submetidos à avaliação de digitação, que consistirá na confecção de um texto. Serão exigidos, no mínimo, 1.200 dígitos corretos em 10 minutos. Cada candidatos terá cinco minutos para preparar o computador e dez minutos para digitar o texto.
A prova prática para o cargo de motorista “D” acontecerá a partir das 8 horas, no Centro Administrativo, na Avenida Itabuna, número 2222, próximo à Rodoviária. Os candidatos terão 20 minutos para demonstrar controle da lâmina em diversos ângulos, pilotagem da máquina para frente e para trás e manobras.
Os candidatos ao cargo de guarda municipal passarão pela prova física, que acontecerá às 8 horas, no Estádio Mário Pessoa. Eles deverão realizar uma corrida de 12 minutos, cujo número de metros mínimos que deverão ser percorridos varia de acordo com a idade. Durante a prova os examinadores darão um sinal sonoro ou verbal quando completar 10 minutos do tempo, com o intuito de incentivar os avaliados a melhorarem seus desempenhos.
O Concurso Público para a Prefeitura de Ilhéus disponibiliza 1.193 vagas para 134 cargos de diferentes níveis de escolaridade, indo do ensino fundamental ao superior. Os vencimentos variam de um salário mínimo até R$ 1.159,20. Antes de passarem pela prova prática no sábado, os candidatos habilitados foram submetidos à avaliação objetiva, no dia 18 de maio. E, nos últimos dias 16 e 17, aqueles que obtiveram mais de 50% de acertos passaram pela prova de títulos, quando puderam entregar documentos que comprovaram experiência na área, aprovação em concurso público, diplomas e certificados.

Ilhéus faz aniversário e promove grandes shows

A programação do aniversário de Ilhéus, que faz 474 anos de fundação e 127 de cidadania, no sábado, 28 de junho, inclui uma série de shows musicais com participações de nomes do pagode, axé, forró e MPB. O palco é o mesmo onde passaram as atrações do Forró na Praia, na avenida Soares Lopes, e os shows acontecem de sábado até 1º de julho, sempre depois das 19 horas. A gravação do DVD da banda Patrulha do Samba é o carro-chefe da programação cultural do Dia da Cidade de Ilhéus, que tem como objetivo oferecer lazer e entretenimento para a população e os turistas que visitam o município nesta época do ano.
O primeiro a subir ao palco é a banda Patrulha do Samba e os convidados do início das gravações do seu DVD, o grupo É o Tchan e Selaquatro, que tocam pagode e axé, Forró do Kaissara e Luiz Bob e os Gonzaga apresentam-se nesta mesma seqüência. As atrações e a programação não param por aí e no domingo, Dia de São Pedro, a Patrulha do Samba volta ao palco da avenida para continuar as gravações do DVD e manter a alegria do público.
No domingo, os convidados do Patrulha do Samba são É o Tchan, Grupo Kortesia, Selaquatro, Gil Melandia e MC Pelé, este do hip hop. Quem for prestigiar os espetáculos neste dia terá a oportunidade ainda de assistir As Meninas, Maristela Miller e Beto Jamaica, encerrando as gravações. Na segunda-feira (30) não haverá shows, mas no dia seguinte, véspera do feriado da Independência da Bahia, a rapaziada vai poder cair no pagado com o grupo Desejos e o cantor Netinho de Paula.
Ainda na terça-feira, o pagodeiro Rodriguinho, ex-Travessos, mostra o ritmo do seu estimo musical preferido, para satisfação dos apreciadores. Para encerrar a programação musical do Dia da Cidade de Ilhéus, Simoni vai fazer espetáculo nesta mesma data. O prefeito Newton Lima disse que a programação cultural é uma forma de retribuir o carinho que os ilheenses têm com a cidade e de traduzir a relação de amor entre o município e seus moradores, além de oferecer opção de lazer e entretenimento para aqueles que gostam de música em datas importantes.

Prefeitura constrói escadaria e melhora realidade de comunidades

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Serviços Urbanos, está fazendo os últimos arremates na obra que facilita o acesso ao alto do Coqueiro, comunidade do bairro do Malhado, zona norte da cidade. Compreendendo cerca de 150 metros de extensão, a escadaria mudou completamente a paisagem do local, que liga o morro à rua Uruguaiana e se constitui em um dos mais importantes meios para se chegar a diversas ruas do alto.
Além da escadaria, a Secretaria de Serviços Urbanos está fazendo trabalhos de contenção em suas laterais, isso para evitar que a terra deslize, obstrua o serviço de drenagem e destrua a pavimentação. Os serviços vinham sendo reivindicados por moradores da região e áreas adjacentes há muitos anos, sem que houvesse qualquer iniciativa das administrações municipais anteriores. A obra dispõe ainda de serviço de canalização de águas pluviais e pavimentação nos inícios das ruas que fazem ligação com a escadaria.
Também como parte da obra, a Prefeitura recuperou a área que fica no pé da ladeira, uma vez que este espaço estava completamente degradado e servia de depósito de lixo. Para evitar que moradores continuassem jogando detritos no local, a Secretaria de Serviços Urbanos construiu passeio e bueiros. Na área, o chorume chegou a se tornar uma séria ameaça à saúde humana, já que possibilitava a proliferação de ratos e insetos.

Semana de prevenção contra incêndios é realizada pelo Corpo de Bombeiros

Uma série de atividades marca este ano a Semana de Prevenção Contra Incêndios que o 5º Grupamento de Bombeiro Militar de Ilhéus promove de 30 deste mês a 5 de julho, em sua sede, situada na Barra, zona norte da cidade, que tem como tema central“ Não prevenir é fogo”. De acordo com a programação, o evento inicia com palestras de prevenção contra incêndios e primeiros socorros dirigido à comunidade, atividades sociais nos hospitais pelo grupo de bombeiro “Saúde e alegria”, exposição de equipamentos de bombeiros no Teatro Municipal; simulações de ações de bombeiros, apresentação do coral da Ceplac em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro, encenação da peça teatral “193, o número que salva”, pela Companhia de Artes Cênicas e Fantoches Bombeiros de Ilhéus e artistas locais, III Torneio Dia do Bombeiro e encerramento da X Corrida do Fogo, prova com 10 quilômetros de percurso.
O evento visa através da interação com a comunidade, “sensibilizá-la quanto à importância da prevenção e riscos de envolvimento em incêndios e acidentes, cujo cotidiano revela a suscetibilidade de qualquer cidadão, formando uma consciência quanto a essas questões e conscientização de caráter preventivo e de cidadania à comunidade”, lembrou o major Rezende, um dos integrantes da comissão organizadora. A inscrição para a corrida será realizada no quartel do 5º GBM, na Barra, com a doação de um quilo de alimento não-perecível.
A tenente Ana Isabel, da comissão organizadora, diz que as atividades marcam também o 152º aniversário do bombeiro nacional que tem como data de comemoração o dia em que foi criado o primeiro Corpo de Combate a Incêndio no Brasil. “De acordo com o decreto federal é imperiosa a necessidade de ser ensinada ao povo, pelos nossos bombeiros, a prática de medidas preventivas capazes de evitar a ocorrência de sinistros de proporções catastróficas”, explica.
Histórico – No dia 2 de julho de 1856, o imperador Dom Pedro II criou o corpo provisório de bombeiros da corte. O major João Batista de Castro Moraes Antas foi o primeiro comandante do corpo de engenheiros do Exército e o primeiro uniforme usado na corporação foi criado pela princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon, esposa do imperador. Quatro anos depois, diante do êxito do serviço, o corpo de bombeiros deixou a condição de “provisório” e passou a denominar Corpo de Bombeiros da Corte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *