Prefeitura Municipal de Ilhéus

Shopping a Céu Aberto vai mudar concepção de comércio em Ilheus

Grandes festas juninas começam em Ilhéus nesta sexta-feira

Creas Sentinela de Ilhéus realiza ação educativa antes do São João

Centro de Referência DST/AIDS realiza Arraiá da Prevenção dia 19

Shopping a Céu Aberto vai mudar concepção de comércio em Ilheus

Os comerciantes do centro histórico de Ilhéus, especialmente aqueles que trabalham numa das ruas integradas ao Quarteirão Jorge Amado, têm muito que comemorar. Isso graças à ordem de serviço assinada, na semana passada, pelo prefeito Newton Lima, para o inicio das obras do Projeto Shopping a Céu Aberto. A primeira fase da iniciativa vai contemplar as ruas Jorge Amado, Dom Pedro II e travessa Ernesto Sá, esta área que fica localizada atrás do Teatro Municipal. Com o projeto, os empresários estão prevendo uma nova realidade em termos de crescimento das vendas e mudanças de concepção em relação ao comércio local
Os trabalhos que irão permitir a revitalização das áreas estão previstos para começar no inicio do próximo mês e a primeira fase do empreendimento envolve recursos da ordem de R$ 1.560.000. O projeto do Shopping a Céu Aberto é assinado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-Ba) e deverá transformar as ruas do Quarteirão Jorge Amado, dando um visual mais moderno e atrativo a estes locais. Conta com o apoio da Prefeitura, Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), associações Comercial e dos Empresários do Quarteirão Jorge Amado (Asseja). Os recursos são oriundos do Ministério do Turismo.
O prefeito Newton Lima está bastante entusiasmado com o empreendimento. De acordo com ele, a iniciativa vai permitir que os empresários possam investir melhor em promoção, propaganda, capacitação, diversificação de produtos e serviços. A diversificação de negócios foi outro ponto destacado pelo prefeito, para justificar o empreendimento, além do fortalecimento do comércio em geral e do oferecimento de serviços de qualidade para os consumidores.
Uma das pessoas que mais vibram com a expectativa de ver o shopping a céu aberto em pleno funcionamento é Nadja Argolo, presidente da Associação dos Empresários do Quarteirão Jorge Amado (Asseja), por acreditar que a iniciativa vai impulsionar o comércio. Segundo ela, o empreendimento compreende a modernização das áreas contempladas, através de serviços de urbanização. Troca de piso, substituição da fiação aérea por subterrânea e reforma de fachadas estão previstas no projeto de revitalização. As fachadas de prédios antigos serão mantidas e isso é uma das exigências do projeto no sentido de preservar o casario.
“Serão verificadas as instalações elétricas em todos os estabelecimentos, assim como os pontos de água”, disse a presidente da Asseja, que atua como fiscalizadora da execução do projeto. Com o shopping a Céu Aberto, os comerciantes poderão trabalhar à noite, isso tendo em vista a infra-estrutura que será disponibilizada aos consumidores da cidade e aos turistas que visitam Ilhéus em qualquer época do ano. A segurança é uma das questões enfocadas por Nadja para enaltecer a iniciativa.

Grandes festas juninas começam em Ilhéus nesta sexta-feira

A partir das 20 horas desta sexta-feira, dia 20, o forró toma conta de Ilhéus com duas grandes festas juninas que acontecem paralelamente, na Praia da Avenida Soares Lopes (Forró na Praia) e na Estância Hidromineral de Olivença (Forró Sem Fim), com ambas apresentando atrações do porte de Fala Mansa, Daniela Mercury, Margareth Menses, Lordão, Rasta Chinela e Melaço de Cana. A abertura do evento contará com as presenças do prefeito Newton Lima e primeira-dama, Inês Tavares, secretários, assessores e convidados.
O primeiro dia junino no Forró na Praia terá como atrações as quadrilhas juninas, que se apresentarão das 19 às 20h30mon, estando previsto o início dos shows às 20h30min sob a responsabilidade de Itassucy, seguindo-se de Circuito Fechado, às 22h30min, e de Melaço de Cana às 00h30min. Como última atração, o grupo Zabumbahia ficará com a incumbência de agitar a galera forrozeira das 02h30min até às 04 horas da manhã.
Já em Olivença, quem, abrirá os festejos de São João é a Banda Estância, às 20h30min, vindo posteriormente a Severina Chic, às 22h30min e Açucena Cheirosa às 00h30min. O Forró Disíaco foi o escolhido pelos promotores para garantir a permanência do público, sempre com muita alegria e descontração, das 02 até às 04 horas.
De acordo com a programação, Daniela Mercury se apresenta no Forró na Praia a partir da 00h30min da segunda-feira, dia 23, e Margareth Meneses fará sua apresentação na mesma hora e local, na terça-feira, dia 24. Já o grupo Fala Mansa está pautado para fazer a alegria doso público do Forró Sem Fim, no sábado, dia 21, das 00h30min às 02 horas da manhã.
Os dois eventos ainda contam com atrações do gabarito de Forró Saracu, Forró Bom, Castanha de Caju, Gang Cidade, Sapeka, Afro Pop Bossa Nova, Calypso do Pará, S4 & Cia, Simone Lessa & Banda, Forró Du Kaiçara, Sérgio & Rodrigo, Luiz Bob e os Gonzaga, Xote Pegado, Nu Estilo, Forró 4 Estações, Di Bali, Xote Apimentado, Bom de Calypso, Legião do Forró, Mister Kuka, e Tony Fernandes.
Ambos os eventos juninos contam com o apoio e patrocínio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, Secretaria de Turismo do Estado, Ministério do Turismo e Banco do Brasil.

Creas Sentinela de Ilhéus realiza ação educativa antes do São João

Antes de começarem as festas juninas, quando centenas de pessoas estarão na cidade, o Centro de Referência Especializado (Creas) Sentinela de Ilhéus vai realizar uma ação educativa a fim de prevenir o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesta sexta-feira (20), uma equipe da entidade estará distribuindo panfletos na rodovia Ilhéus – Itabuna. O trabalho acontecerá com a ajuda da Polícia Rodoviária Estadual.
A ação, que visa conscientizar a população sobre como denunciar e identificar crimes sexuais contra crianças e adolescentes acontecerá das 8 às 10 horas e das 16 às 18 horas. “Escolhemos estes horários por serem os que concentram o maior fluxo de veículos”, explicou a coordenadora do Creas Sentinela, Vânia Darri.
O material que será distribuído pelo Creas Sentinela de Ilhéus possui informações sobre como denunciar crimes sexuais contra menores de 18 anos, ligando grátis para o Disque 100. Para isso, não é preciso se identificar e a ligação pode ser até de orelhões. O atendimento é feito diariamente, das 8 às 22 horas.
Outros dados que o material informativo traz são as verdades e mentiras sobre a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Entre os mitos estão que as pessoas estranhas são as mais suspeitas de praticarem os crimes e que é fácil identificar indícios dos atos. “A maioria dos casos acontece envolvendo pessoas próximas das famílias, inclusive parentes. E os sinais só são identificados quando acontece o estupro, após uma série de outros abusos”, explicou Vânia.
O objetivo do Creas Sentinela de Ilhéus é fazer com que mais pessoas sejam parceiras no combate aos crimes sexuais contra as crianças e adolescentes. Além de realizar o trabalho preventivo, a entidade também dá assistência às vítimas e suas famílias. Atualmente, estão sendo acompanhados 350 casos, que recebem atendimento psicológico, social, educativo e jurídico.

Centro de Referência DST/AIDS realiza Arraiá da Prevenção dia 19

O Centro de Referência DST/AIDS, vinculado à Secretaria de Saúde de Ilhéus realiza nesta quinta-feira, dia 19, o Arraiá da Prevenção a partir das 17 horas no estacionamento da Avenida Dois de Julho, onde serão oferecidos exames de AIDS e sífilis. A equipe do Centro também aproveitará o Arraiá para esclarecer dúvidas sobre essas doenças e distribuir preservativos. Além de serviços relacionados aos cuidados e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, durante o Arraiá serão distribuídos brindes, e haverá degustação de bebidas e comidas típicas.
A programação segue ate à noite, quando as bandas Zabumbaía e Luís Bob e os Gonzaga prometem agitar o Arraia, a partir das 20 horas. A coordenadora do Centro de Referência DST/AIDS, Kátia França, faz um apelo à comunidade que, ao participar do evento, leve um quilo de alimento não-perecível, que será destinado aos pacientes com AIDS assistidos pelo Centro. “O lema do nosso evento é Prevenção com Alegria e por isso, queremos oferecer à comunidade nossos serviços, integrando-os à animação do São João e proporcionar aos nossos pacientes uma condição melhor de alimentação”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *