Com este tema, o Ministério Público Estadual juntamente com o Centro de Controle de Zoonozes e a Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo nas escolas um amplo circuito de palestras cujo foco é alertar a necessidade de se discutir com a população A QUALIDADE DA CARNE consumida por todos nós.
O Programa foi montada a partir de alguns eixos escolares e, a cada final de semana, a equipe se desloca para a unidade escolar. O primeiro momento foi realizado nas escolas do Teotônio Vilela, para onde acorreu grande número de estudantes, pais, professores e membros da comunidade que assistiram, de perto, a real situação da carne consumida, a necessidade do seu resfriamento e exposição nos frigoríficos.
Um dos pontos mais focados pelos técnicos é a longa caminhada que o animal percorre desde a criação, os pastos, o transporte, o abatimento, a higiene, a exposição e o consumo.
A Dra.Karina, atenta a tudo, faz questão de fechar cada encontro, demonstrando a sua preocupação com a qualidade dos alimentos comercializados dentre os de origem animal, como a cerne e o leite.
A Secretaria de Educação conduziu o f oco nesta última sexta feira, para o IME Centro, pela manhã e, na Escola Municipal do Salobrinho à noite. Para o Secretário de Educação, que acompanha pessoalmente todos encontros, essa tem sido a forma encontrada para difundir uma cultura de direitos do consumidor que precisa ser amplamente divulgada em todos os setores para que a qualidade de vida seja ampliada, e a efetiva educação seja a melhor saída para o crescimento ocorra e que as pessoas ter uma Ilhéus melhor a cada dia.
O próximo encontro será na próxima 5ª feira na Escola Municipal da Princesa Isabel.No final do circuito será julgado um concurso premiando os melhores trabalhos quanto ao consumo de carne de qualidade. O Mote mais forte, de cunho da Dra.Karina é, “CARNE LEGAL SÓ, A SETE GRAUS” numa alusão ao resfriamento obrigatório que toda a carne deve passar nos frigoríficos.