Publicado resultado da primeira fase do concurso para Prefeitura de Ilhéus
Convênio traz esperanças ao futebol amador ilheense
Ilhéus em Flor recebe grande público em noite de abertura
Prefeitura otimiza entrega de correspondências em Olivença
Corpo de bombeiros de Ilhéus promove semana de prevenção contra incêndios
Igreja Batista Lindinópolis promove dia de Ação Social
Publicado resultado da primeira fase do concurso para Prefeitura de Ilhéus
O resultado da primeira fase do concurso público para a Prefeitura de Ilhéus já está disponível. A relação com os nomes dos mais de três mil classificados para a próxima etapa está disponível no térreo do Anexo das Secretarias, na Biblioteca Municipal e na Secretaria de Educação. A lista também pode ser acessada na página da Prefeitura: www.ilheus.ba.gov.br e no site da empresa responsável pelo processo seletivo, o Serviço Nacional de Seleção Pública: www.senasp.com.br.
Foram classificados no concurso os candidatos que obtiveram nota igual ou superior a 50% de acertos na avaliação objetiva, com múltiplas escolhas. Nos próximos dias 16 e 17, eles devem se dirigir a Biblioteca Municipal, na Praça Castro Alves, para entregar os documentos para a prova de títulos. O atendimento será das 8 às 18 horas, sem horário para almoço.
Para passar pela prova de títulos, que é facultativa, os classificados para cargos de nível fundamental e médio devem apresentar documentos que comprovem experiência profissional em serviço público ou iniciativa privada relacionada ao cargo a que concorre. Os candidatos para nível superior precisam apresentar diploma de graduação e pós-graduação, certificado de especialização e aprovação comprovada em concurso público. As notas atribuídas aos títulos servem para efeitos de classificação.
Após a avaliação dos títulos, será divulgada a data das provas práticas e de sanidade física e mental. O dia e os locais serão indicados pela comissão do concurso através de edital, que estará disponível no Anexo das Secretarias e também no site da Prefeitura de Ilhéus. A informação estará disponível até o quinto dia antes da avaliação.
A primeira fase do concurso para a Prefeitura de Ilhéus aconteceu no dia 18 de maio, com 9.024 inscritos. Estão disponíveis 1.193 vagas para 134 cargos de diferentes níveis de escolaridade, indo do ensino fundamental ao superior. Os vencimentos variam de um salário mínimo até R$ 1.159,20.
Convênio traz esperanças ao futebol amador ilheense
O esporte ilheense tem muito que comemorar com o convênio assinado entre a Prefeitura e a Liga de Futebol do município. A iniciativa de valorização do esporte consiste na consolidação da prática futebolística, isso por meio de alternativas de colaboradores e do apoio da torcida durante as competições. Viabilizar ações e recursos para fortalecer a Seleção Municipal de Futebol é o objetivo do acordo que permitiu formar um selecionado de qualidade, tendo como principal proposta à conquista de títulos.
O secretário do Esporte e Cidadania de Ilhéus, Ivanilton Lima, apresentou o projeto para resgatar o futebol amador e estimular a torcida a prestigiar sua equipe nas ocasiões das competições, a exemplo do Campeonato Intermunicipal. A apresentação aconteceu na manhã de hoje (13), no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). O evento contou com a participação da comissão técnica da seleção, do vereador Marcos Flávio (colaborador) e dos presidentes do Colo-Colo, José Maria Almeida, e da Liga Ilheense de Futebol, Dário Bonfim.
O secretário acredita que com o convênio, o selecionado ilheense vai ter participação marcante na XXXIV Campeonato Intermunicipal 2008, tendo em vista a qualidade da comissão técnica e dos atletas convocados para a equipe de futebol. A comissão técnica é formada por nomes do peso de Carlos Vieira, o “Goiabão” (técnico); Margela Rossi (diretor-técnico), Robélio Bastos (preparador-físico), Paulo, o “Papau” (treinador de goleiro) e Pedro Iauka (roupeiro).
O projeto para resgatar o futebol amador e proporcionar momentos de alegria aos torcedores, foi detalhado pelo diretor de Eventos da Secretaria do Esporte e Cidadania, Renato Peixoto. Disse que, com o convênio será possível atingir um grau elevado de qualidade técnica e tática; valorizar 80 por centos dos atletas ilheenses; buscar parcerias com empresas privadas e quebrar o jejum de 22 anos sem titulo no Campeonato Intermunicipal de Futebol.
Além de tudo isso, ele acredita que através do acordo firmado entre a Prefeitura de Ilhéus e a Liga Ilheense de Futebol, ficará mais fácil resgatar a alto-estima e a paixão do torcedor pelo futebol amador, revelar novos talentos e buscar parcerias com a imprensa local.
O vereador Marcos Flávio entende que é preciso unir esforços para fortalecer o esporte e nesse sentido fez comentários a respeito da iniciativa do prefeito Newton Lima de apoiar o futebol amador. Da mesa fizeram parte também o presidente da Liga Ilheense de Futebol, Dário Bonfim, que parabenizou o Executivo municipal pela injeção de estímulo ao esporte na cidade. “Goiabão” e Margela Rossi destacaram a formação do quadro, sua qualidade e a disposição de todos os atletas para defender as cores da bandeira de Ilhéus.
Os membros da comissão técnica, “Goiabão” e Margela Rossi, destacaram a iniciativa da Prefeitura de Ilhéus a respeito da doação de recursos para resgatar o futebol amado, Foram bastante claros sobre a importância do convênio firmado com o intuito de mudar a realidade do esporte na cidade. José Maria Almeida colocou a estrutura do Colo- Colo a disposição do selecionado ilheense.
Os atletas que disputarão o Campeonato Intermunicipal 2008 são: Eliano e Beto (goleiros), Diogo, Daniel, Kiko, Babau e Tiago (lateral), Luis Carlos Marcos Messias, Russo, Wellington, Nelito e Matheus (zagueiro). Val, Gel, Sandro, (volante), Kojak, Ramirez, Marcelinho, Marlon, Guily (meia),Zequinha, Fernando,Sidei, Hugo e Dú (atacante). A maioria dos atletas é de Ilhéus, para valorizar o talento da terra. Serão contratados mais dois atletas ilheenses, além da possibilidade de mais três de outras cidades.
Ilhéus em Flor recebe grande público em noite de abertura
Antes mesmo da abertura da primeira feira de flores de Holambra já realizada na Bahia, um grande público já se aglomerava próximo a Catedral de São Sebastião. Aberta na última quinta-feira, dia 12, a Feira “Ilhéus em Flor” recebeu ainda em sua primeira noite a presença do secretário de cultura do estado da Bahia, Dr. Márcio Meirelles, do diretor da Feira de Holambra, Arnaldo Ito e do secretário municipal de Governo, José Nazal, demais autoridades municipais e profissionais da imprensa.
Na primeira noite do evento os visitantes puderam conferir toda a beleza das flores de Holambra, além das apresentações dos Corais da Casa da União e da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc. O nome da Feira faz referência a cidade de Holambra, um município do estado São Paulo, cujo nome foi criado com as primeiras letras das palavras de Holanda, América e Brasil, e é responsável pelo abastecimento de 35% do mercado nacional de flores. Além da exposição de mais de 3 mil espécies de flores, que também estão sendo comercializadas, a feira oferece ainda a venda de mudas e de arranjos florais e funciona até o próximo dia 22, das 9 às 21h.
Distribuídas em oito estandes, as flores, mudas e arranjos não só chamaram atenção dos visitantes somente pela beleza. Os preços populares fizeram com que o público aproveitasse a data do Dia dos Namorados, para lotar o setor de compras da Feira. Bonsai de Jabuticaba, Crisântemos, begônias, orquídeas e lágrima de Cristo foram algumas das espécies mais procuradas pelo público. A advogada Suelen Farias e sua mãe, Maria Rita Farias aproveitaram suas férias em Ilhéus para conhecer a feira. Vindas de Manaus, ambas aprovaram a iniciativa. “As flores são lindas e muito acessíveis. Estamos encantadas com a estrutura do evento”, afirmaram.
A feira tem como proposta homenagear a cidade, que este mês completa 474 anos de fundação, proporcionar aos visitantes apresentações culturais e arrecadar fundos para o trabalho realizado na Casa da União de Ilhéus, entidade assistencial que atende a 300 crianças, promovendo palestras educativas, serviços médicos, doações de agasalhos e brinquedos com serviços médicos, entre outras ações. A Casa da União, fundada em 2001, desenvolve ainda o projeto Luz das Letras, alfabetizando adolescentes e adultos, e funciona atualmente no km 21 da Rodovia Ilhéus/Olivença.
O evento abriga em paralelo apresentações voz e violão com artistas regionais, grupos musicais e corais, sempre a partir das 17h. A feira “Ilhéus em Flor – Feira de Flores de Holambra,” está sendo realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, Viametro Transportes, Associação do Turismo de Ilhéus, Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Casa dos Artistas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial, II Batalhão da Polícia Militar, dentre outras entidades e empresas locais.
Prefeitura otimiza entrega de correspondências em Olivença
O serviço de entrega das correspondências à comunidade da estância hidromineral de Olivença foi otimizado esta semana após uma ação conjunta entre a Secretaria de Indústria e Comércio com uma Agência dos Correios e Telégrafos, que funciona na distribuição de correspondências naquela localidade, ao lado do Balneário. O atendimento à comunidade é feito de segunda e sexta-feira, das 13h às 17.
A responsável pela coordenação das agências dos Correios no Interior, Andréa Jamile Santos, solicita aos moradores de Olivença que evidenciem os números de suas casas, a fim de facilitar o trabalho de identificação por parte dos Correios no período de entregas das cartas, boletos, entre outros. “Desta forma, os moradores vão garantir que suas correspondências cheguem dentro do período”, afirmou.
A entrega do pacote das correspondências endereçadas aos moradores da estância é feita diariamente pela agência central dos Correios e repassado à população por intermédio de um funcionário da prefeitura municipal que atua no Posto de distribuição. A Secretaria reforça este mesmo apelo aos moradores das localidades de Inema, Pimenteira e Salobrinho.
Corpo de bombeiros de Ilhéus promove semana de prevenção contra incêndios
“Não prevenir é fogo” é o tema central deste ano da Semana de Prevenção Contra Incêndios que o 5º Grupamento de Bombeiro Militar de Ilhéus promove de 30 deste mês a 5 de julho, com uma série de atividades, na sede da entidade, situada na Barra, zona norte da cidade. De acordo com a programação, o evento inicia com palestras de prevenção contra incêndios e primeiros socorros dirigido à comunidade, atividades sociais nos hospitais pelo grupo de bombeiro “Saúde e Alegria”, amostra de equipamentos de bombeiros no Teatro Municipal; simulações de ações de bombeiros, apresentação do coral da Ceplac em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro, encenação da peça teatral “193, o número que salva”, pela Companhia de Artes Cênicas e Fantoches Bombeiros de Ilhéus e artistas locais, III Torneio Dia do Bombeiro e encerramento da X Corrida do Fogo, prova com 10 quilômetros de percurso.
A comissão organizadora informa que o evento visa através da interação com a comunidade, “sensibilizá-la quanto à importância da prevenção e riscos de envolvimento em incêndios e acidentes, cujo cotidiano revela a suscetibilidade de qualquer cidadão, formando uma consciência quanto a essas questões e conscientização de caráter preventivo e de cidadania à comunidade”, lembrou o major Rezende. A inscrição para a corrida será realizada no quartel do 5º GBM, na Barra, com a doação de um quilo de alimento não-perecível.
Já a tenente Ana Isabel, diz que as atividades marcam também o 152º aniversário do bombeiro nacional que tem como data de comemoração o dia em que foi criado o primeiro Corpo de Combate a Incêndio no Brasil. “De acordo com o decreto federal é imperiosa a necessidade de ser ensinada ao povo, pelos nossos bombeiros, a prática de medidas preventivas capazes de evitar a ocorrência de sinistros de proporções catastróficas”, explica.
Histórico – No dia 2 de julho de 1856, o imperador Dom Pedro II criou o corpo provisório de bombeiros da corte. O major João Batista de Castro Moraes Antas foi o primeiro comandante do corpo de engenheiros do Exército e o primeiro uniforme usado na corporação foi criado pela princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon, esposa do imperador. Quatro anos depois, diante do êxito do serviço, o corpo de bombeiros deixou a condição de “provisório” e passou a denominar Corpo de Bombeiros da Corte.
Igreja Batista Lindinópolis promove dia de Ação Social
Integrando as atividades comemorativas do seu cinqüentenário, celebrado no mês de agosto, a Igreja Bartista Lindinópolis realizará o “Dia de Ação Social”, na creche de Vila Nazaré. Das 8 às 17 horas, serão oferecidos atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos e jurídicos. Também haverá evangelização, corte de cabelo e brinquedoteca para as crianças. Além do bairro que receberá os serviços, também serão contemplados moradores da entrada do Teotônio Vilela e da Rua Floresta Manguezal.
Na área médica e odontológica, serão oferecidos atendimentos de pediatria, dermatologia, aferição de pressão arterial, análise clínica e aplicação de flúor. Ainda haverá acompanhamento psicológico e assistência jurídica gratuita. “As atividades da brinquedoteca serão coordenadas pelo grupo Bombeiros da Alegria, do Corpo de Bombeiros”, informou uma das coordenadoras da iniciativa, a ministra de educação cristã, Benildes Vasconcelos e Silva.
Todos os serviços oferecidos no “Dia de Ação Social” promovido pela Igreja Batista Lindinópolis serão gratuitos. “Estamos contando com a colaboração de voluntários e membros da congregação”, disse a representante do Instituto Lindviver, Antônia Bizerra, que também está à frente da organização do evento.
Segundo o pastor presidente da Lindinópolis, Pedro Chagas, o “Dia de Ação Social” segue a filosofia da igreja, que é realizar atividades além do seu espaço físico. Ele ainda complementa que uma congregação que está completando 50 anos de existência precisa se relacionar com a comunidade em que está inserida. “Ajudar o próximo é pôr em prática o mandamento maior, que é o amor”, afirmou o pastor.