Prefeitura de Ilhéus vai iniciar obras do Projeto Shopping a Céu Aberto
Trânsito em Ilhéus retorna ao seu antigo itinerário
Prefeitura troca coqueiros por palmeiras na Eustáquio Bastos
Ilhéus sedia este mês feira de flores
Secretaria de Saúde de Ilhéus inicia vacinação contra pólio na zona urbana
Prefeitura de Ilhéus vai iniciar obras do Projeto Shopping a Céu Aberto
Uma antiga reivindicação da classe empresarial de Ilhéus será finalmente atendida nesta terça-feira, dia 10, às 11 da manhã, quando o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, acompanhado de secretários, assessores e de representantes de entidades comerciais do município, durante solenidade no salão nobre do Palácio Paranaguá, assinará a ordem de serviço para o início das obras do projeto Shopping a Céu Aberto.
A iniciativa, que visa revitalizar a principal região comercial da cidade – o centro histórico que abriga o Quarteirão Jorge Amado -, conta com recursos na ordem de R$ 1.560.000,00 e recebe o apoio da Prefeitura Municipal, Sebrae, Ministério do Turismo, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista, Associação Comercial e da Associação dos Empresários do Quarteirão Jorge Amado – ASSEJA. As obras devem ser iniciadas no próximo mês e estão previstos a instalação de novo piso, sistema de cabeamento subterrâneo para fios da rede elétrica e telefonia e nova iluminação nas vias que integram o Quarteirão Jorge Amado.
Para a presidente da ASSEJA, Nadja Argollo, essa iniciativa deve trazer entre outros benefícios, a valorização do comerciante, que durante todo o ano faz diversos investimentos em seu estabelecimento, a fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados e a comodidade do cliente. “Cito ainda com outros exemplos de benefício a pavimentação das ruas e o aumento da carga de energia para esta àrea do comércio, que tem presenciado constantes quedas de energia. Durante a implantação efetiva do Quarteirão Jorge Amado, também serão oferecidos cursos específicos para os empresários que integram o quarteirão a fim de capacitá-los e orientá-los sobre o projeto. “Com um comércio revitalizado, todos os setores ganham, além da cidades circunvizinhas, que também poderão dispor dessa melhoria”, afirmou.
Trânsito em Ilhéus retorna ao seu antigo itinerário
A partir desta quarta-feira, 11, os ônibus do transporte coletivo urbano retornarão ao antigo itinerário, ou seja, pelas vias Osvaldo Cruz, Visconde de Mauá, Bento Berilo e Tiradentes. A medida foi adotada pela Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Ilhéus, sob a alegação de que a comissão encarregada de analisar e apresentar propostas para minimizar os transtornos no trânsito causados pela interdição de uma das faixas da ponte Lomanto, ainda não definiu a data de reinício das obras de recuperação.
Além disso, afirma a secretária Elza Nogueira, não consta da programação da Prefeitura a implantação de novos abrigos de ônibus para beneficiar a avenida Soares Lopes, “o que vem causando desconforto aos usuários do transporte coletivo, face à época de chuvas e ventos”, afirmou. Ainda de acordo com ela, a faixa de rolamento da avenida Dois de Julho está apresentando problemas de recalque, em função da carga dos ônibus urbanos.
A mudança no trânsito, com passagens pelas avenidas Dois de Julho e Soares Lopes, foi definida devido as obras de recuperação da ponte Lomanto Júnior, que liga o centro de Ilhéus ao bairro do Pontal, zona sul, sendo esta uma das alternativas para minimizar o problema de engarrafamentos verificados nos dias 1 e 2 de maio último, quando uma das faixas foi interditad. Nesses dois dias, o transtorno alcançou tal dimensão que o prefeito Newton Lima determinou a imediata reabertura para que a cidade não fosse prejudicada em todas as suas áreas.
Prefeitura troca coqueiros por palmeiras na Eustáquio Bastos
A Prefeitura de Ilhéus vai trocar os coqueiros da rua Eustáquio Bastos, centro histórico da cidade, por palmeiras imperiais. A medida tem como principal objetivo melhorar aspectos da área que fica em frente ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e evitar acidentes em decorrência das constantes quedas de cocos, o que vem ameaçando a integridade física das pessoas e causando prejuízos aos proprietários de veículos que estacionam no espaço.
O secretario Carlos Freitas informou que a iniciativa faz parte do projeto de humanização e jardinagem que a Prefeitura está desenvolvendo, tendo como fim deixar a cidade mais bonita e com um visual mais agradável. Segundo ele ainda, os frutos dos coqueiros se tornaram uma séria ameaça à vida das pessoas que transitam pelo local, uma vez que pode vir a atingi-las, “como aconteceu com uma senhora de 64 anos de idade e isso não pode continuar acontecendo”.
As mudas que a prefeitura vai plantar nos lugares dos coqueiros são da mesma espécie das utilizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos, no canteiro central da avenida Soares Lopes, principal cartão-postal da cidade. Carlos Freitas acredita que o ambiente ganhará nova vida, já que a espécie é de beleza incontestável e suas palmas produzem os efeitos ideais.
Carlos Freitas adiantou que a Prefeitura pretende deixar todos os espaços públicos com ótima aparência e em condições de oferecer qualidade de vida à população e bem-estar às pessoas que procuram Ilhéus para passear. O SAC recebe centenas de pessoas diariamente e durante o verão o fluxo dobra em conseqüência do movimento de turistas que buscam o mercado de artesanato para comprar souvenir, ouvir música e apreciar petiscos. O mercado fica ao lado do SAC.
Ilhéus sedia este mês feira de flores
Uma exposição de flores e comercialização de mudas e arranjos florais fazem parte da programação da Feira de Flores de Holambra de Ilhéus, que acontece de 12 a 22 deste mês, na avenida Soares Lopes. As flores ficarão expostas em oito estandes, das 9 às 21 horas e serão comercializadas a preços populares. Em paralelo ao evento, sempre a partir das 17 horas, haverá apresentação de voz e violão com artistas regionais, grupos musicais e corais. Um dos objetivos é arrecadar fundos para os trabalhos assistenciais desenvolvidos pela Casa da União de Ilhéus na periferia da cidade.
A coordenação da feira informa que as flores de Holambra são a principal fonte de renda do município que dista cerca de 125 quilômetros de São Paulo e é responsável por 30% das flores colhidas e comercializadas em todo o país. A participação em exposições e feiras da cooperativa de Holambra tem sido sucesso em várias localidades, se tornando uma tradição em inúmeros municípios. Promovida pela Casa da União de Ilhéus, a feira tem o apoio da Prefeitura, Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), dentre outras entidades e empresas locais.
Ações desenvolvidas na Casa União – Fundada em 2001, a entidade tem caráter filantrópico, educacional e cultural. Atualmente, assiste cerca de 300 crianças na creche Nossa Senhora da Vitória, com atendimento médico, promoções interativas, palestras educacionais, doações de agasalhos e brinquedos. Além disso, desenvolve o projeto “Luz das letras”, que visa alfabetizar jovens e adultos em programas de inclusão digital.
Secretaria de Saúde de Ilhéus inicia vacinação contra pólio na zona urbana
Uma semana depois de começar a atender vilas, distritos e povoados, a Secretaria de Saúde de Ilhéus iniciou a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Poliomielite na zona urbana, nessa segunda-feira (9). O objetivo é que, até o dia 28 deste mês, sejam vacinadas 95% das mais de 19 mil crianças menores de cinco anos que compõem a meta municipal.
A Campanha de Vacinação contra Poliomielite terá seu ponto alto no próximo sábado (14), Dia Nacional. Nesta data, estarão disponíveis 51 postos fixos e volantes espalhados por toda a cidade. Entre vacinadores, motoristas e voluntários, a ação envolverá mais de 600 pessoas.
Os trabalhos começaram no último dia 02, pelas localidades que fazem limites com municípios vizinhos. Para imunizar as crianças menores de cinco anos da zona rural, foram mobilizadas oito equipes volantes, que continuam com a vacinação contra a pólio. “Nossos esforços são para que a vacina chegue a todos os pontos do município”, afirmou o secretário, Eduardo Salomão.
O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Mas o vírus, que causa a paralisia infantil, continua ativo em alguns países da África e Ásia. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cássia Virgínia Brito, “como Ilhéus é uma cidade turística, que recebe visitantes de vários lugares do mundo, é o nosso dever proteger nossas crianças para que a doença não volte a fazer vítimas”.
Durante o período da Campanha, a Secretaria de Saúde também estará oferecendo todas as outras vacinas do calendário regular, a exemplo das contra o rotavírus oral, BCG, hepatite B, tetravalente, tríplice viral, febre amarela e DTP. A coordenadora da Rede de Frios, Kátia Diaz, diz que é importante que o responsável não esqueça o cartão de vacinação da criança. “Será uma oportunidade para checar se tudo está em dia e regularizar, caso haja alguma falta”, aconselhou.
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. Ela ocorre por contato direto entre pessoas, pelas vias fecal-oral ou oral-oral, através de gotas contaminadas que saem da boca ao falar, tossir ou espirrar. O quadro clássico acomete, geralmente, os membros inferiores. Em algumas pessoas a doença pode levar a paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição.