Ilhéus comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente
Iniciada a demolição da chaminé do Kaufmann
Prefeitura implanta sistema de drenagem no Posto Floresta
Karatecas ilheenses representam a Bahia no Campeonato Brasileiro da categoria
Prefeitura de Ilhéus realiza mutirão no distrito de Inema
Ilhéus comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente
O diretor-presidente da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Geerdhson Ribeiro, abriu as comemorações pelo Dia Internacional do Meio Ambiente, em Ilhéus, chamando a atenção dos estudantes sobre os efeitos causados pela devastação ecológica. Destacou também a necessidade do engajamento da sociedade em defesa do Planeta Terra e do trabalho de conscientização que deve ser feito através das gerações. Segundo ele, tudo isso para evitar queimadas, desmatamentos e mortandade de animais, entre outras espécies de crimes ambientais.
Ele participou das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, evento promovido pela Prefeitura, através da Maramata e da Secretaria do Meio Ambiente. Na solenidade, ocorrida hoje (5), na praça J.J. Seabra, centro histórico da cidade, Geerdhson falou da preocupação do governo municipal em empreender políticas públicas de defesa ambiental, isso com o intuito de impedir que mananciais como a Mata Atlântica sofram com as ações nocivas do homem.
O efeito estufa, dentre outros fenômenos provocados por ações que dizimam a natureza, foi citado pelo secretário de Meio Ambiente, Antonio Olimpio, durante a solenidade. Lembrou que o ar, os rios, mares e matas devem ser preservados para a continuação da espécie humana, “sendo necessária a união de todos os órgãos ambientais para impedir o avanço dos depredadores”.
O artista Sobral provocou a platéia com repentes de motivos ecológicos. Houve exposições de artesanatos confeccionados a partir de materiais reciclados. Além disso, os coordenadores apresentaram réplicas de animais silvestres, como forma de alertar os estudantes sobre os efeitos da degradação ambiental. O ato foi acompanhado por estudantes da Creche Meira e do Colégio da Policia Militar. Na parte da tarde aconteceu encenação teatral sobre tema ecológico.
Iniciada a demolição da chaminé do Kaufmann
Após a demolição das ruínas da antiga fábrica de Chocolate Kaufmann, foi a vez da chaminé começar a ser demolida na tarde da última quarta-feira, dia 04. Com cerca de 10 metros de altura, a chaminé vinha oferecendo sérios riscos à população, já que mostrava sinais latentes de deterioração. Mesmo com a tentativa dos antigos proprietários de camuflar a situação da chaminé com pintura e novo letreiro, o estado preocupante da chaminé ainda pode ser visto à olho nu. Uma equipe formada por três homens vem fazendo a remoção dos tijolos de forma gradativa, realizando pequenas fraturas na chaminé.
Além disso, todo o resíduo do material demolido vem sendo jogado dentro das próprias ruínas, assegurando a segurança e tranqüilidade dos ônibus e dos passageiros que trafegam pelo Terminal Urbano. De acordo com o técnico da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Hélio Moura, que está coordenando a demolição da chaminé muitas rachaduras e inúmeros focos de umidade foram encontrados na base que dá sustentação a chaminé.
“É possível também que haja ainda focos para a proliferação do mosquito da dengue”, afirmou. Nesta primeira fase, serão retiradas ainda algumas abraçadeiras – argolas de ferro – que estão no topo da chaminé, mas a previsão é de que o serviço seja encerrado neste fim de semana.
Prefeitura implanta sistema de drenagem no Posto Floresta
O sistema de escoamento de águas pluviais que a Prefeitura de Ilhéus está implantando no Posto Florestal, comunidade do bairro do Malhado, zona norte da cidade, vai acabar definitivamente com os problemas causadas pelas chuvas. Além da localidade, a obra determinada pelo prefeito Newton Lima para atender reivindicação de moradores, beneficiará áreas próximas. Os trabalhados consistem na canalização do córrego, construção de caixas coletoras e colocação de telas para evitar entupimento na rede.
O secretário de Engenharia e Obras, Paulo Goulart, informou que já foi instalada a maioria das manilhas que levam as águas para o canal do Malhado. No momento, a está sendo realizada a limpeza de parte do córrego e em seguida se utilizará do mesmo procedimento para fechar a área. Com a conclusão da obra do Posto Florestal, os moradores ficarão livres de vários problemas de saúde pública. Eles reclamavam também dos alagamentos em épocas de chuvas, quando as casas eram invadidas pelas águas.
Segundo Goulart, a obra é bastante complexa, uma vez que as águas do córrego vêm de uma nascente que fica no alto do Basílio. Desta maneira, os serviços começam na origem do problema. “Canalizar a água deste ponto, levando-a até o sistema de escoamento do Posto florestal, foi à medida adotada pela Prefeitura para deixar a comunidade mais tranqüila em relação á drenagem pluvial”, destacou o secretário. .
Sobre a construção das caixas coletoras, o secretario disse que todas já foram construídas e que está faltando apenas o acabamento. Para evitar que a rede fique obstruída por resíduos, a Secretaria de Engenharia e Obras vai instalar redes de proteção nas caixas. As coletoras serão limpas periodicamente, isso para que o sistema possa fluir normalmente.
Antes do inicio desta fase da obra de saneamento básico, o prefeito determinou a execução da primeira etapa dos trabalhos, tendo em vista o surgimento de uma verdadeira cratera na avenida Ubaitaba, causada pelas águas do córrego. O trecho ficou intransitável e o buraco chegou a provocar acidentes envolvendo carros.
Karatecas ilheenses representam a Bahia no Campeonato Brasileiro da categoria
Os karatecas ilheenses Matheus Correia e José João Neto foram convocados pela Federação de Karatê a fazerem parte da Seleção Baiana. Eles irão participar no período de 13 a 15 de julho, em Vitória da Conquista (sudoeste da capital), em suas categorias, Mirim e Infanto Juvenil, no Campeonato Brasileiro de Karatê. Ambos conquistaram o título do Campeonato Baiano em suas respectivas categorias, juntamente com outros seis atletas que se classificaram entre 1º e 4º lugar nas modalidades katá e kumitê individual.
A previsão é que no evento estejam presentes delegações de 20 estados com um total esperado de seiscentos karatecas disputando competições nas modalidades katá (forma) e kumitê (luta) individual. Por ser realizado na Bahia, a coordenação está sob a tutela da Federação Bahiana de Karatê, tendo à frente o Diretor Técnico como anfitrião, Prof. Hudson Castro.
Os karatecas Ilheenses – que são Faixa Verde – , filiados ao Ilhéus Karatê Clube, têm como técnico o Prof. Maurício Rocha, o qual estará presente naquela cidade apoiando seus alunos.
Prefeitura de Ilhéus realiza mutirão no distrito de Inema
A Prefeitura de Ilhéus realiza nestas quinta e sexta-feira, dias 05 e 06, um Mutirão de Cidadania para atender a demanda social da comunidade do distrito de Inema. Diversos serviços serão prestados aos moradores daquela comunidade durante esses dois dias, a partir das 7h30min da manhã, se estendendo ao longo do dia. Na quinta-feira, profissionais da Secretaria de Saúde realizarão atendimentos e procedimentos odontológicos, exame ginecológico preventivo, hemograma, exames de urina e fezes. A equipe do DST/AIDS também realizará exames para a detecção de doenças sexualmente transmissíveis como HIV e sífilis.
Na sexta-feira, com a presença do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e de secretários, serão realizados, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho, além dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, cadastros e orientações com a equipe do programa Bolsa Família, fotografias 3×4 para documentos e cabeleleiro. Serão realizadas ainda orientações sobre o Benefício de Prestação Continuada, passe-livre no transporte coletivo e cadastramento de CPF, segunda via de certidão de nascimento, RG, com a equipe do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, entre outros procedimentos.
“Profissionais capacitados e experientes das equipes da Saúde e da Assistência Social estarão durante esses dois dias oferecendo todo o suporte necessário para os moradores daquela comunidade. Sabemos o quanto é difícil o acesso dessa e de outras comunidades a esses serviços e por isso estamos nos mobilizando para que todos possam ser beneficiados”, afirmou o prefeito Newton Lima, que salientou ainda que “a intenção da Prefeitura é estender esses serviços para outros distritos da cidade”.