A Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia confirmou a aprovação de um projeto que prevê a instalação do novo Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus na sede da 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior. O anúncio foi comemorado pela deputada estadual Ângela Sousa (PSC) que, desde maio do ano passado, reivindica do governo uma solução para o DPT.
“Estávamos bastante preocupados com o sucateamento do DPT, que funcionava precariamente nas dependências do Hospital Geral Luiz Viana Filho”, afirma a parlamentar. Por falta de equipamentos, estrutura física adequada e pessoal, o Departamento de Polícia Técnica tornou-se inviável, até chegar ao ponto das necropsias terem que ser realizadas em Itabuna.
A deputada expôs o problema a Jaques Wagner, ainda no quinto mês do mandato do governador. Um mês depois, em junho de 2007, Ângela Sousa protocolou a indicação de número 15.568, solicitando a implantação de um novo DPT, bem como o reaparelhamento da unidade.
A mobilização continuou, em seguidas reuniões da deputada com autoridades do governo baiano, como a ocorrida em maio último com o delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, o diretor-geral do DPT, Raul Coelho Barreto e o diretor do DPT-Interior, Claudemiro Pires.
Após essa série de audiências e muita mobilização legislativa, que contou inclusive com o apoio de outros parlamentares da Assembléia, a deputada Ângela Sousa vê “com muita satisfação” o anúncio de que o novo DPT será instalado na sede da Corpin. “Além de dar condições ao trabalho dos peritos e legistas, o governo também resolve outra questão incômoda, que era o funcionamento do Departamento de Polícia Técnica dentro de um hospital”, considera Ângela Sousa. O projeto para Ilhéus já se encontra em fase de licitação e, de acordo com Claudemiro Pires, está orçado em R$ 300 mil.